🐪 Venha conhecer Marrocos « Viagem de grupo 7 dias por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara 🐪

Visitar Eslováquia – Roteiros e Dicas de Viagem

João Leitão
Actualizado em 28 Julho, 2018
Visitar Eslováquia – Roteiros e Dicas de Viagem

Visitar Eslováquia – Roteiros e Dicas de Viagem

Guia de Viagem da Eslováquia

Viajar na Eslováquia – informação de viagem.

Tudo sobre visitar os melhores locais e destinos da Eslováquia. Ideias de roteiros e itinerários com informação de alojamento, transporte, muitas galerias de fotografias, restaurantes, vídeos e mapas.

Organize as suas férias na Eslováquia. Alguma pergunta ou opinião deixe um comentário no fim da página.

Nesta página você encontra:

  1. Turismo na Eslováquia – Apresentação
  2. História, Geografia e Cultura
  3. Vídeo da Eslováquia
  4. Resumo de viagem à Eslováquia
  5. Guia de Viagem: artigos para consultar
  6. Roteiros na Eslováquia
  7. Locais UNESCO na Eslováquia
  8. Kit de Viagem

Obrigado.

Turismo na Eslováquia, Roteiros de Viagem

Calvário de Banská Stiavnica, Visitar Eslováquia

Calvário de Banská Stiavnica, Visitar Eslováquia

A Eslováquia é um país fascinante para passar férias.

Visitei a Eslováquia duas vezes, a primeira caminhando nas montanhas, atravessando a fronteira a pé nas Montanhas Tata, e a segunda foi quando voltei da Finlândia de carro. Assim e com transporte próprio visitei muitos dos lugares mais conhecidos do país.

A Eslováquia tem várias cidades com uma arquitectura muito bonita e há também uma boa preservação da Natureza. É um país um pouco desconhecido e que pouca gente visita, mas que se revela simpático e uma boa escolha.

Apresentação da História, Geografia e Cultura:

Calvario em Basnka Stavnica
A história da Eslováquia conta que este país foi integrado na Coroa Húngara no século XI, sendo que no século XV, foi o povo Hussita Checo que se instalou neste território. No século seguinte os Eslovacos assumiram-se como luteristas e calvinistas e, no século XVI os Habsburgos da Áustria governaram a Eslováquia até ao século XX, com o catolicismo romano a substituir as anteriores doutrinas religiosas presentes nesta sociedade. Foi no final da Primeira Guerra Mundial que a Eslováquia se uniu à Boémia, à Morávia e a uma parte da Silésia, os quais em conjunto formaram o novo Estado da Checoslováquia, mas em 1938, Hitler pretendeu desmembrar esta nação, levando os Eslovacos a declararem-se como unidade autónoma dentro do Estado Checo-Eslovaco. Só por volta do ano 1990 é que este povo lutou pela sua independência, onde depois da conversação entre os checos e eslovacos, se deu a separação dos dois territórios, a fim de seguirem o seu caminho independentemente.

A geografia da Eslováquia conta com a área territorial de 48 845 Km2, situada na Europa Central. Este país faz fronteira a Oeste com a República Checa, a Norte com a Polónia, a Leste com a Ucrânia, a Sul com a Hungria e a Sudoeste com a Áustria. O cenário paisagístico aqui presente é composto, principalmente, por um relevo bastante montanhoso, caracterizado pelos Montes Cárpatos, que se estendem pela a maioria do Norte do país. Aqui, localizam-se os imensos e altos Montes Tatra, sitio bastante procurado pelos amantes de desportos de Inverno, onde também se situam lindos e enormes vales e lagos; o ponto mais alto da Eslováquia é ilustrado pelo Monte Gerlachovsky Stit, com 2 655 metros de altitude. Nas margens do Rio Danúbio encontramos algumas terras baixas, situadas no extremo Sudoeste, tal como no Sueste da Eslováquia. Outros rios importantes de destacar são o Rio Váh e o Rio Hron.

A cultura da Eslováquia está bastante ligada à sua localização geográfica, uma vez que o Rio Danúbio foi um local de passagem de muitas culturas, especialmente devido a ser um importante entreposto comercial. Sendo assim muitas tradições e costumes, passaram por aqui, deixando muito conhecimento para as outras culturas e para os povos que aqui residiam. Os Eslovacos têm conservado as suas tradições até aos dias de hoje, inclusivamente o traje tradicional, que ainda é utilizado nas festividades e no dia-a-dia. Os trajes são muito especiais, pois os tecidos são decorados com bordados em forma de cruz, onde utilizam formas geométricas, tal como motivos de vegetais e provenientes da natureza (flores e plantas). É um povo que trabalha muito com o artesanato, nomeadamente nos têxteis, no barro e cerâmica, na madeira e com palha. A Música Folclore, hoje em dia, está mais presente nas aldeias, onde existem centenas de grupos folclóricos, a fim de dar continuidade à sua tradição musical.

O que visitei / Resumo de viagem à Eslováquia

Por ordem de visita.

Bardejov, Eslováquia
Bardejov, EslovaquiaBardejov: é uma pequena cidade no Norte da Eslováquia perto da fronteira com a Polónia. Na Idade Média era um centro de comércio, sendo o linho um dos principais produtos. A cidade apresenta uma arquitectura muito peculiar. No meio da Praça central fica o edifício da Câmara, isolado, à sua volta mas um pouco afastados e formando um rectângulo, estão os outros monumentos como a Igreja de Santo Egídio e casas todas elas mantendo o mesmo estilo arquitectónico. A cidade de Bardejov é Património Mundial da UNESCO por ser um belíssimo exemplo de cidade medieval fortificada, extremamente bem conservada. A cidade é também muito conhecida pelas suas termas. No Museu ao ar livre das Termas (Spa) de Bardejov podemos observar duas belíssimas igrejas de madeira do início do século XVII. Fora das muralhas fica o histórico bairro judeu do século XVII com a sinagoga que funciona agora como memorial aos judeus vítimas do Holocausto.


Top 10 locais a visitar em Bardejov:


  1. Edifício e Praça Central da Câmara Municipal
  2. Igreja de Santo Egídio
  3. Muralhas e bastiões defensivos da cidade
  4. Bairro e cemitério judeu
  5. Igreja da Natividade da Virgem Maria
  6. Igreja de São João Batista e Mosteiro Franciscano
  7. Museu ao ar livre das Termas
  8. Museu Saris
  9. Sinagoga Velha
  10. Memorial ao Inverno de Juraj
Banska Stiavnica, Eslováquia
Banska Stiavnica, EslovaquiaBanska Stiavnica: é uma cidade que fica no centro da Eslováquia, entre Bratislava e Korsice. A cidade fica nos Montes Stiavnica, ricos em metais preciosos: Ouro e Prata. Foi a primeira cidade mineira do país e tornou-se um centro de estudos e desenvolvimento de técnicas ligadas à exploração mineira. A cidade foi fundada no século XII e o negócio da extracção de metais preciosos durou do século XIII até ao VXII. O centro da cidade e os edifícios técnicos ligados à exploração mineira em volta estão inscritos no Património Mundial da UNESCO. O belíssimo centro histórico da cidade integra vários monumentos que deixam antever a riqueza dos seus tempos áureos, como a coluna da Santíssima Trindade, a Igreja da Ascensão da Virgem Maria, a Igreja de Santa Catarina bem como edifícios privados, casas burguesas de ricos empresários. Nas encostas encontramos dois castelos o Castelo Antigo do século XII num estilo Romântico e o Castelo Novo, do século XVI em estilo renascentista. Na colina Scharffenberg fica o Monte Calvário um surpreendente complexo religioso jesuíta construído entre 1744-1751. O complexo tem 24 estações espalhadas ao longo da colina que representam o sacrifício de Jesus e, no topo, fica a bonita igreja.


Top 10 locais a visitar em Banska Stiavnica:


  1. Castelo Velho ( Starý zamok )
  2. Castelo Novo
  3. Sinagoga
  4. Igreja de Santa Catarina
  5. Igreja da Ascensão da Virgem Maria
  6. Coluna e Praça da Santíssima Trindade
  7. Monte Calvário
  8. Edifício Kammerhof
  9. Edifício da Câmara Municipal
  10. Porta Piargska (Piargska Gate)
Svidnik, Eslováquia
Svidnik, EslovaquiaSvidnik: esta vila fica no Nordeste da Eslováquia, nas terras altas de Ondava onde confluem os Rios Ondava e Ladomírka. A cidade foi criada no traçado da Rota do âmbar que vinha do Mar do Norte até ao Norte de África. A história desta cidade ficou marcada pelas duas Guerras Mundiais, tendo a Operação Carpátos-Dukla, na Segunda Guerra Mundial (1944), resultado na morte de 9000 soldados. Nos arredores da cidade pode-se visitar o Museu Militar, o cemitério e o Memorial no local onde terá ocorrido a batalha. Para conhecer mais acerca das raízes deste território e das suas gentes visite o museu ao ar-livre da Eslováquia em Svidnik, onde poderá ver como viviam no passado os locais desta região que eram rutenos e ucranianos.


Top 10 locais a visitar em Svidnik:


  1. Museu Nacional Eslovaco
  2. Museu Militar
  3. Memorial do Exército Soviético
  4. Memorial do Exército Checoslovaco de Dukla
  5. Museu Etnográfico ao Ar Livre SNM-ŠMUK
  6. Igreja Ortodoxa da Santíssima Trindade
  7. Igreja Católica do Sagrado Coração de Jesus
  8. Estátua do General Ludvík Svoboda
  9. Biblioteca de Dukla
  10. Conjunto de Igrejas de Madeira
Bratislava, Eslováquia
Bratislava, EslovaquiaBratislava: é a capital da Eslováquia e fica no extremo Oeste do país, perto da fronteira com a Áustria e a Hungria. A cidade é atravessada pelo Rio Danúbio que separa a cidade antiga, onde parece que o tempo parou, da outra margem do rio onde se vêem arranha-céus e construções modernas. A Ponte Nova é um símbolo da modernidade da cidade, uma estrutura de arquitectura moderna e arrojada, com um restaurante panorâmico no topo. Do lado da cidade velha podemos visitar o Castelo de Bratislava que fica no ponto mais elevado da cidade, a Torre de São Miguel (que é a única porta que resta da cidade muralhada), a Igreja de Santa Isabel (Igreja Azul) uma igreja invulgar de azul celestial e branco com adornos dourados que parece mesmo saída de um conto de fadas. O centro histórico é pequeno e fácil de percorrer a pé descobrindo por si as bonitas ruas e edifícios antigos, mas bem conservados. Fora da cidade podemos visitar o primeiro castelo de Bratislava, o Castelo de Devon que está em ruínas, mas que oferece uma vista magnífica sobre o rio Danúbio.


Top 10 locais a visitar em Bratislava:


  1. Castelo de Bratislava
  2. Igreja de Santa Isabel (Igreja Azul)
  3. Torre de São Miguel
  4. Edifício da Câmara Municipal
  5. Palácio Grassalkovich
  6. Memorial Slavin
  7. Catedral de São Martinho
  8. Castelo de Devon
  9. Teatro Nacional da Eslováquia
  10. Porta de St. Michael’s ( St. Michael’s Gate)
Locais UNESCO na Eslováquia
Estes são alguns dos melhores destinos para visitar na Eslováquia. Os locais UNESCO Património Mundial na Eslováquia são locais protegidos pela sua importância cultural ou natural.

Locais inscritos na Lista do Património Mundial na Eslováquia:

  • Banská Štiavnica
  • Castelo de Spis e seus monumentos culturais associados (1993); extensão ao Centro Histórico de Levoca
  • Vlkolínec
  • Grutas Cársicas de Aggtelek e da Eslováquia (sítio transfronteiriço com a Hungria)
  • Reserva de Conservação da Cidade de Bardejov
  • Florestas Primárias de Faia dos Cárpatos (sítio transfronteiriço com a Ucrânia)
  • Igrejas de Madeira na parte eslovaca dos Montes Cárpatos

Kit de Viagem

« Onde reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com »
« Rent-a-car? Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com »
« Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com »
« Junte-se a um grupo! 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marraquexe até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com »
« Comprar bilhetes de monumentos e saltar as filas? Organize a sua viagem com antecedência através do Ticketbar.eu »
« Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com »

O autor do blog

VIVA! Sou o João Leitão. Viajante independente desde 1999, explorei mais de 130 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindo ao meu blog de viagens, onde partilho dicas práticas de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

« Seguir no Instagram »