🐪 Venha conhecer Marrocos « Viagem de grupo 7 dias por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara 🐪

Visitar a Irlanda do Norte: Melhores destinos e roteiro de viagem

João Leitão
Actualizado em 22 Julho, 2018
Visitar Irlanda do Norte – Roteiros e Dicas de Viagem

Visitar Irlanda do Norte – Roteiros e Dicas de Viagem

Guia de Viagem da Irlanda do Norte

Viajar na Irlanda do Norte – informação de viagem.

Tudo sobre visitar os melhores locais e destinos da Irlanda do Norte no Reino Unido. Ideias de roteiros e itinerários com informação de alojamento, transporte, muitas galerias de fotografias, restaurantes, vídeos e mapas.

Organize as suas férias na Irlanda do Norte. Alguma pergunta ou opinião deixe um comentário no fim da página.

Turismo na Inglaterra, Roteiros de Viagem

Foto da Cidade de Belfast na Irlanda do Norte

Foto da Cidade de Belfast na Irlanda do Norte

Tive a oportunidade de ficar uns dias na Irlanda do Norte e visitar alguns dos seus locais mais especiais. Fiquei uns dias na cidade de Belfast, local que me surpreendeu e maravilhou (ao contrário de muita gente que já visitou e que não gostou nada) e, adorei ter feito uma excursão até à Calçada dos Gigantes – Giant’s Causeway, local Património Mundial da UNESCO pela sua beleza única.

Desde a assinatura do Acordo da Sexta-Feira Santa em 1998, a Irlanda do Norte é amplamente autónoma do Reino Unido. Segundo o acordo, a Irlanda do Norte coopera com o resto da Irlanda – a partir do qual foi dividida em 1921 – em algumas áreas, enquanto outras áreas são reservadas para o Governo do Reino Unido, embora a República da Irlanda “pode colocar opiniões e propostas”. Parece um sistema muito complexo, mas a realidade é que a cidade de Belfast por exemplo, está muito dividida entre o seu bairro protestante e o bairro católico.

A Irlanda do Norte é localmente conhecida simplesmente como Ulster e está localizado na ilha da Irlanda e é uma das quatro nações constituintes do Reino Unido. Apesar de sua antiga reputação como sendo violenta e perigosa a situação política estabilizou-se um pouco desde os anos 90.

Embora algumas organizações extremistas paramilitares ainda estão activos, a província é muito mais segura para visitar do que antes e a cidade de Belfast é na verdade um local muito interessante.

Apresentação da História, Geografia e Cultura:

Autocarro em Belfast na Irlanda do NorteA história da Irlanda do Norte é bastante complexa, uma vez que esteve sempre presente na questão nacionalista existente na Grã-Bretanha. Esta região acolheu escoceses em massa, aquando este povo saiu da Escócia a fim de encontrar um lugar pacífico e evitar as rivalidades entre nacionalistas e unionistas. Desde o seu primeiro auto-governo, nos anos 20, que é praticado aqui uma política de discriminação relativamente aos católicos, uma vez que aqui viviam, na sua maioria, protestantes. Nos anos 60, surge o movimento pelos direitos civis, pois o unionista Terence O’Neill, reformula a lei a qual levou a conflitos entre as comunidades. Dez anos mais tarde, surge a IRA, que com outros grupos aliados à violência extrema, levou este país a uma guerra civil sangrenta. No Acordo de Belfast, foi delineado a criação de um Parlamento, onde ficou especificado que cada partido, se tiver o apoio do povo, poderá nomear um membro para o governo. No ano 2000, a IRA foi convidada a entrar num processo de paz, por parte das autoridades britânicas, as quais controlam todos os passos dados por este grupo, tal como todas as suas armas de fogo.

Mapa da Irlanda do Norte no mundoA geografia da Irlanda do Norte é um território pertencente ao Reino Unido, mas o único não localizado na Grã-Bretanha. Situa-se a Norte da Ilha da Irlanda, como um país independente, dividindo-se com a República da Irlanda. O cenário paisagístico aqui presente, é composto essencialmente por uma camada de gelo, a qual é pertencente à última era glaciar, onde podemos encontrar “drumlins” ou colinas extensas em forma de dorso de baleia formadas pelos glaciares, nomeadamente nos Condados de Fermanagh, Armagh, Antrim e Down. Existem muitos lagos de grandes dimensões, ilustrados pelo Lago Neagh com 392 Km2 ou os lagos Erne Superior e Inferior (Fermanagh). Outra característica do relevo irlandês, são os planaltos nas Montanhas Sperrin, nas Montanhas Mourne e no Plateau de Antrim, onde existe a exploração de ouro, granito e basalto. O ponto mais alto da Irlanda do Norte localiza-se no Monte Slieve Donard, em Mournes, com 848 metros de altitude.

Catedral de São Pedro em Belfast na Irlanda do NorteA cultura da Irlanda do Norte é composta por imensas histórias do passado, repletas de figuras místicas e de lendas dignas de filme de cinema. A cultura celta (a primeira civilização que se estabeleceu aqui com bases organizacionais), deixou muitas marcas ainda são bastante visíveis hoje; as tradições e costumes celtas foram preservados de tal forma que através da Literatura, Música ou Cinema, são a base da cultura irlandesa que se conhece actualmente. Aquando da diáspora de irlandeses para os EUA, os emigrantes levaram consigo as raízes musicais, as quais acabaram por influenciar imenso a música norte-americana. Tocam um instrumento musical, um pequeno tambor que existe há cerca de 8 000 anos, cujo o nome é Bodhrán. A dança irlandesa é realizada de uma forma curiosa, pois quem a dança, deve ter muita resistência, uma vez que é caracterizada por saltos altíssimos, que requerem muita agilidade e energia dos bailarinos.

Clima e Quando ir:

Para saber quando ir à Irlanda do Norte você precisa de se informar um pouco melhor acerca das suas estações e clima. A melhor altura para visitar a Irlanda do Norte é durante o mês de Julho.

O clima da Irlanda do Norte é do tipo oceânico, o qual apresenta-se ameno e húmido durante todo o ano. O Verão é suave com temperaturas que rondam os 15º C, apesar de o céu apresentar-se constantemente nublado devido à proximidade do Oceano Atlântico. As chuvas são muito recorrentes neste país, ocorrendo durante o ano todo, embora seja mais marcado entre os meses de Agosto e Janeiro.

Belfast uma cidade dividida

Belfast uma cidade dividida

A cidade de Belfast está dividida e separada com grandes muros e portões de modo a conter protestos e agressões entre moradores do bairro católico e do bairro protestante. Estas barreiras foram começadas a construir em 1969 até aos finais dos anos 90.


Top 10 locais a visitar em Belfast:


  1. Belfast City Hall (Câmara Municipal)
  2. Museu Titanic
  3. Museu Ulster
  4. Catedral de Santa Ana
  5. Stormont – Parliament Buildings
  6. Queen’s University
  7. St George’s Market
  8. Pinturas murais de Belfast
  9. Castelo de Belfast
  10. Jardim Botânico
Murais políticos pintados em Belfast

Murais políticos pintados em Belfast

A cidade de Belfast sem dúvida que contém os murais políticos pintados mais famosos do mundo. Quase 2.000 murais foram pintados na Irlanda do Norte desde 1970.

Os murais tendem a representar um ponto de vista político, ou comemorar um evento ou pessoa envolvido na história da Irlanda do Norte, particularmente durante os conflitos. Tenho nesta página uma página dedicada só aos murais de Belfast. Vale a pena ver.

Roteiros na Irlanda do Norte

Algumas ideias de roteiros para você preparar as suas férias na Irlanda do Norte de maneira independente. Itinerários de turismo na Irlanda do Norte para 5 dias.

5 Dias na Irlanda do Norte
Dia 1 Belfast
Dia 2 Lisburn
Dia 3 Banbridge
Dia 4 Downpatrick
Dia 5 Belfast

5 Dias na Irlanda do Norte

Dia 1 Belfast
Dia 2 New Town Abbey
Dia 3 Antrim
Dia 4 Ballyclare
Dia 5 Belfast

5 Dias na Irlanda do Norte

Dia 1 Belfast
Dia 2 Newtownards
Dia 3 Bangor
Dia 4 Carrickfergus
Dia 5 Belfast

Kit de Viagem

« Onde reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com »
« Rent-a-car? Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com »
« Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com »
« Junte-se a um grupo! 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marraquexe até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com »
« Comprar bilhetes de monumentos e saltar as filas? Organize a sua viagem com antecedência através do Ticketbar.eu »
« Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com »

O autor do blog

VIVA! Sou o João Leitão. Viajante independente desde 1999, explorei mais de 130 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindo ao meu blog de viagens, onde partilho dicas práticas de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

« Seguir no Instagram »