🐪 » Viagem de grupo 7 dias em Marrocos por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara » Mais info em MARROCOS.COM « 🐪

🌍 Visitar Kosovo – Roteiros e Dicas de Viagem

Actualizado em 28 Julho, 2017
Visitar Kosovo - Roteiros e Dicas de Viagem

Visitar Kosovo – Roteiros e Dicas de Viagem

Guia de Viagem do Kosovo

Viajar no Kosovo – informação de viagem.

Tudo sobre visitar os melhores locais e destinos do Kosovo. Ideias de roteiros e itinerários com informação de alojamento, transporte, muitas galerias de fotografias, restaurantes, vídeos e mapas.

Organize as suas férias no Kosovo. Alguma pergunta ou opinião deixe um comentário no fim da página.

Nesta página você encontra:

  1. República do Kosovo – Informação prática
  2. Turismo no Kosovo – Apresentação
  3. História, Geografia e Cultura
  4. Clima e Quando ir
  5. Vídeo do Kosovo
  6. Resumo de viagem ao Kosovo
  7. Guia de Viagem: artigos para consultar
  8. Roteiros no Kosovo – 5 dias
  9. Locais UNESCO no Kosovo
  10. Kit de Viagem

Obrigado.

República do Kosovo

Bandeira Kosovo

Bandeira do Kosovo

  • Capital: Pristina
  • Língua oficial: Albanês, sérvio, turco
  • Presidente: Atifete Jahjaga
  • População 2012: 1.847.708 habitantes
  • Moeda: Euro
  • Área Total: 10.887 km²
  • Fuso horário: UTC+1
  • Código telefónico internacional: +381
  • Clima: Continental
  • Visto: Para nacionais portugueses não é preciso visto. É necessário passaporte. É preciso visto para brasileiros porque o Brasil é ainda um dos países que não reconhece o Kosovo
  • Fronteiras: Sérvia, Bósnia e Herzegovina, Albânia e República da Macedónia
  • Locais a não perder: Pristina, Ferizaj, Gjakova, Gjilan, Prizren
  • Quando visitei o Kosovo: Agosto 2008

Turismo no Kosovo, Roteiros de Viagem

Centro da cidade de Peje, Visitar o Kosovo

Centro da cidade de Peje, Visitar o Kosovo

O Kosovo é um país fascinante para passar férias.

Fui brevemente ao Kosovo numa viagem de carro que fiz em 2008. Entrei no Kosovo vindo da Bósnia e Herzegóvina e saí pela Albânia.

Visitei a cidade de Peja, que tem um centro bonito e alguns edifícios históricos junto ao rio.

Como viajei no Kosovo poucos meses depois de este país ter declarado independência da Sérvia em 17 de Fevereiro 2008, fui muito bem recebido na fronteira pois os polícias ficaram muito contentes de o seu país ser visitado por turistas. Os kosovares em geral foram sempre muito simpáticos comigo.

Foi interessante ter constatado que o país começou a ter um grande investimento exterior, na construção de novas infraestruturas, principalmente dos emigrantes kosovares que vivem no estrangeiro, estando a maioria na Alemanha.

Apresentação da História, Geografia e Cultura:

Fotografia do centro da cidade de Peje no Kosovo A história do Kosovo está bastante marcada com a Guerra do Kosovo, a qual foi iniciada pelo ataque militar por parte da OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte em 1998. Este território, localizado nos Balcãs ou como o nome indica, zona montanhosa e rodeada pelo Mar Adriático, é composto por imensos grupos étnicos (albaneses, sérvios, croatas, eslovénios, montenegrinos e macedónios), que constantemente entram em conflito pelas suas diferenças étnicas e religiosas, trazendo um ambiente tenso para o Kosovo. A crença religiosa neste país divide-se entre a Igreja Católica e a Católica Ortodoxa, que por vezes não promove uma co-existência entre os seus crentes, não melhorando o ambiente desde o momento que o Império Turco-Otomano conquistou este lugar, expulsando os romanos, trazendo consigo o islamismo. Quando os impérios Austro-Hungaro, Russo e Turco-Otomano caíram, e só após o término da I Guerra Mundial é que o Kosovo sente uma espécie de autonomia, na entrada no grupo de países pertencentes a Jugoslávia.

A geografia do Kosovo conta com área territorial de 10 887 Km2, que fica localizada no Sudeste da Europa, mais propriamente na Península dos Balcãs. Este país faz fronteira a Norte e a Este com a Sérvia, a Sul com a Macedónia, a Oeste com os Alpes albaneses e a Noroeste com o Montenegro. O cenário paisagístico aqui presente é composto, principalmente, por cadeias montanhosas, sendo também ilustrado por duas regiões planas, nomeadamente a bacia de Metohija, localizada na parte Ocidental do país, tal como com a planície do Kosovo, na parte Oriental. O ponto mais alto do país encontra-se no Monte Deravica, com 2 656 metros de altitude. Os principais rios do Kosovo são o Rio Drin Branco, o Rio Erenil, o Rio Sitnica, o Rio Morava do Sul e o Rio Ibar. O Parque Nacional das Montanhas de Sar tem cerca de 39 000 hectares, o único parque natural do Kosovo.

A cultura do Kosovo está afincadamente marcada pela relação hostil entre os albaneses e os sérvios, onde o sentimento nacionalista sérvio por parte fortalece-se após ter conquistado o país ao Império Otomano, fazendo com que a Albânia se tornasse independente. As actividades artísticas do Kosovo são muito diversificadas, mas acontece que ambas as tradições albanesas e sérvias ainda estão muito presentes no quotidiano deste povo. A música é caracterizada pelo uso da çiftelia, do bandolim, da mandola e da percussão. Existe o hábito de tocar bastante música clássica, pois encontra-se muito presente nos programas de ensino dos conservatórios de música e das mais variadas universidades. A língua aqui falada é o albanês gheg (albanesa kosovar), se bem que também se fala o albanes padrao, o sérvio, o turco. A populaçao é, maioritariamente, muçulmana, embora exista partes da mesma que seguem a Igreja Católica Romana e a Igreja Ortodoxa Servia.

Clima e Quando ir:

Para saber quando ir ao Kosovo você precisa de se informar um pouco melhor acerca das suas estações e clima. A melhor altura para visitar o Kosovo é durante os meses da Primavera, ou seja, entre os meses de Abril e Junho.

O clima do Kosovo é continental e húmido, o qual sofre de grandes variações durante todo o ano, sendo que os Verões são muito quentes, atingindo temperaturas acima dos 40º C e Invernos muito rigorosos, onde as temperaturas chegam aos -30º C, óptimo para quem gosta de praticar desportos de Inverno.

O que visitei / Resumo da viagem ao Kosovo

Por ordem de visita.

Peja, Kosovo
PejaPeja: fica no Oeste do Kosovo, perto da fronteira com o Montenegro. Esta região foi desde sempre palco de disputas territoriais e já foi parte de vários impérios, como Império Otomano e o Austro-húngaro. O Kosovo é um país recente, só em 2008 foi decretado como República do Kosovo, mas ainda não é reconhecido como tal por todos os países da comunidade Internacional. A cidade de Peja situa-se no sopé das montanhas e é atravessada pelo rio Lumi Bardhi. Por isso a paisagem da cidade tem a sua beleza natural, conjugada com alguns edifícios interessantes como a mesquita Bajrakli (do tempo do império Otomano), o Patriarcado de Peja (Património Mundial da UNESCO), Igreja Ortodoxa da Decapitação de São João Baptista, o Hotel Korza, O Mosteiro Decani (Património Mundial da UNESCO). A curta distância do centro da cidade começa o Desfiladeiro de Rugova onde fica também o Desfiladeiro Madhe, que é na verdade um complexo de grutas. Por isso, como pode ver o Kosovo e, neste caso particular Peja, tem mais para oferecer do que pensaríamos à partida.

Roteiros no Kosovo

Algumas ideias de roteiros para você preparar as suas férias no Kosovo de maneira independente. Itinerários de turismo no Kosovo para 5 dias.

5 Dias no Kosovo
Dia 1 Pristina
Dia 2 Vushtrri
Dia 3 Podujevo
Dia 4 Podujevo
Dia 5 Pristina

5 Dias no Kosovo
Dia 1 Pristina
Dia 2 Ginjilane
Dia 3 Ginjilane
Dia 4 Ferijaz
Dia 5 Ferijaz

5 Dias no Kosovo
Dia 1 Pristina
Dia 2 Peje
Dia 3 Peje
Dia 4 Mitrovice
Dia 5 Pristina
Locais UNESCO no Kosovo
Estes são todos locais que valem a pena visitar no Kosovo. Os locais UNESCO Património Mundial são locais protegidos pela sua importância cultural ou natural de determinado país.

Locais inscritos na Lista do Património Mundial no Kosovo:

  • O Kosovo não tem sítios UNESCO Património Mundial da Humanidade.
Siga no Twitter, Facebook, Instagram e Pinterest. Partilhe esta página e deixe o seu comentário.


Deixe o seu comentário aqui:

João Leitão - O autor do blog:

VIVA! Sou o João - blogger de viagens. Com 20 anos de experiência como viajante independente, explorei mais de 128 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindos ao meu blog de viagens, onde partilho informação prática de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

Kit de Viagem:

  • Onde eu reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com
  • Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com
  • Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com
  • 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marrakech até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com
  • Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com
* Esta página tem links de afiliados. Quando você reserva algo através deste blog, eu retenho uma pequena comissão que não altera o preço final. Obrigado!

Blog de viagens mencionado em:

Blog de viagens nos Media

« Seguir @joaoleitaoviagens no Instagram »