🐪 Venha conhecer Marrocos « Viagem de grupo 7 dias por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara 🐪

Visitar Letónia – Roteiros e Dicas de Viagem

João Leitão
Actualizado em 25 Julho, 2018
Visitar Letónia – Roteiros e Dicas de Viagem

Visitar Letónia – Roteiros e Dicas de Viagem

Guia de Viagem da Letónia

Viajar na Letónia – informação de viagem.

Tudo sobre visitar os melhores locais e destinos da Letónia. Ideias de roteiros e itinerários com informação de alojamento, transporte, muitas galerias de fotografias, restaurantes, vídeos e mapas.

Organize as suas férias na Letónia. Alguma pergunta ou opinião deixe um comentário no fim da página.

Nesta página você encontra:

  1. Turismo na Letónia – Apresentação
  2. História, Geografia e Cultura
  3. Vídeo da Letónia
  4. Resumo de viagem à Letónia
  5. Guia de Viagem: artigos para consultar
  6. Roteiros na Letónia – 5 dias
  7. Locais UNESCO na Letónia
  8. Kit de Viagem

Obrigado.

Turismo na Letónia, Roteiros de Viagem

Costa do Mar Báltico, Visitar a Letónia

Costa do Mar Báltico, Visitar a Letónia

A Letónia é um país fascinante para passar férias.

Atravessei este país de uma ponta à outra duas vezes. Quando fui estudar para a Finlândia, levei o meu carro desde Portugal. Assim a Letónia ficou no meu caminho e aproveitei para visitar alguns lugares interessantes deste país da região do Báltico.

A capital da Letónia, a cidade de Riga, é muito bonita e com vários edifícios históricos que valem a pena visitar e passear um pouco pelo centro antigo da cidade.

Apresentação da História, Geografia e Cultura:

Riga LetoniaA história da Letónia começa por ter registos de presença humana há cerca de 9000 a.C., mas foi há 2000 a.C. que os Proto-Bálticos, os Latgais, Kurshi, Zengais, Selses, entre outros grupos que aqui chegaram. Foram estes povos os ancestrais do povo Letão, embora já vivessem as tribos fínicas (ancestrais dos estonianos, finlandeses e lívios) neste território, uma vez que a Letónia era um local de passagem comercial importante. Foi nos séculos XIII e XVI que os Cavaleiros da Ordem Teutónica dominaram a Letónia, sendo que acabou por dividir-se o país entre a Polónia e a Suécia, acabando por ser completamente anexado à Rússia no século XVII. Conseguiu a sua independência após a Revolução Russa, no ano 1917, embora tenha vivido momentos de conflito e sido subjugada pela União Soviética e pela Alemanha até ao ano 1920. Em 1991 a Letónia tornou-se independente da União Soviética e aderiu à União Europeia no ano de 2004.

A geografia da Letónia conta com a área territorial de 64 589 Km2, tal como este país fica situado no Nordeste da Europa, também conhecido como um dos Estados Bálticos. Este país faz fronteira a Norte com a Estónia, a Leste com a Rússia, a Sudeste com a Bielorrússia e a Sul com a Lituânia, tal como é banhada pelo Mar Báltico a Oeste. A maioria do país situa-se abaixo dos 200 metros de altitude, sendo que podemos dividir o seu território em três regiões, a Letónia Ocidental, a Letónia Oriental e as Grandes Planícies, constituídas por montanhas suaves, uma vez que o terreno é praticamente plano, repletas de florestas compostas por pinheiros e abetos, tal como por charnecas e pântanos. A Letónia tem mais de 12 000 rios, embora só 17 tenham mais de 90 Km, sendo que os principais rios são o Daugava, o Lielupe, o Gauja, o Venta e os Salaca.

A cultura da Letónia é influenciada por todos os conflitos que existiram neste território e que apesar disso, costumes e tradições dos letões e dos livonianos chegaram até à actualidade. Sabe-se que a cultura dos letões foi transmitida, antes do século XIX, de forma oral, entre gerações em gerações, através de canções denominadas por Dainas, as quais foram compiladas por Krisjanis Barons. Mikhail Baryshnikov, de Riga, é um dos bailarinos de Ballet mais famosos do mundo. Outro célebre artista letão é Sergei Eisenstein, um dos grandes cineastas mundiais, bastante conhecido pelo filme “O Encouraçado Potemkin”, de 1925. Na pintura, é Mark Rothko que merece o destaque, apesar de ter nascido em Daugavpils e ter vivido grande parte da sua vida nos EUA. Na época do Natal, os letões tem por hábito confeccionar os piradzins, um pequeno pastel recheado de carne, fiambre ou queijo. A feira Mikeldiena é realizada todos os anos no Outono, de forma a celebrar a produção agrícola anual.

O que visitei / Resumo de viagem à Letónia

Por ordem de visita.

Parque Natural de Piejura, Letónia
Parque Natural de PiejuraParque Natural de Piejura: é uma área protegida que se estende por três municípios: Riga, Saulkrasti e Carnikava. Fica na costa do Golfo de Riga onde desaguam três rios que fazem parte deste parque: Lielupe, Daugava e o Gauja. Para além dos rios e da costa marítima, com dunas de areia, existem ainda alguns lagos neste parque. É uma área rica em biodiversidade, pois contem zonas tão distintas como a floresta, rios e lagos a juntar-se às praias de areia e ao mar. Esta diversidade de campo e praia atrai muitos turistas que procuram actividades ao ar livre: andar de bicicleta, caminhar, andar de barco, etc. Para além dos atractivos naturais, na península de Mangali há edifícios militares, como o forte de Daugavgriva, que datam do período da ocupação Russa. Toda esta oferta natural e cultural fica a poucos quilómetros da capital Riga.


Top 10 locais a visitar no Parque Natural de Piejura:


  1. Rio Gauja
  2. Forte de Daugavgriva
  3. Lago Ummis
  4. Praia Lilastes Pludmale
Kisupe, Letónia
Kisupe, LetóniaKisupe: fica a 50 km Norte de Riga na Costa do Golfo de Riga. É um riacho que fica entre as localidades de Vidrižu Garša e Skultes. É uma zona verde com casas espalhadas pela floresta e alguns bonitos edifícios mais sumptuosos.


Top 10 locais a visitar em Kisupe:


  1. Kisupe
Reserva Natural da Costa de Vidzeme Stony, Letónia
Vidzeme Stony, LetóniaVidzeme Stony: é uma área de Reserva Natural na Costa de Vidzeme Stony. Conjuga floresta com praia, uma praia de encostas íngremes e com grandes pedregulhos espalhados à beira-mar. Nesta região podemos ver alguns dos castelos medievais mais antigos da Letónia (Castelo Cesis da Ordem Livônia e o Castelo Barroco de Dik?) e grandes mansões senhoriais. Também vestígios de povos ancestrais como é o caso do Parque-Museu Raiši, com casas que foram reconstruídas mas que são originais da Idade das Pedra e do Bronze e povoações de Latgalians (os primeiros povos a habitar a Letónia) do século IX e XI. Pode ainda fazer o agradável percurso Gulbene – Aluksne no comboio antigo, o único a circular em bitola estreita na Letónia. Em Vidzeme Stony pode relaxar num ambiente de floresta descontraído, praticar desportos e conhecer a cultura e história da região.


Top 10 locais a visitar em Vidzeme Stony:


  1. Reserva Natural na Costa de Vidzeme Stony
  2. Castelo Cesis da Ordem Livônia
  3. Parque-Museu Raiši
  4. Farol de Kurmrags
  5. Duna Branca
  6. Duna Lilaste
  7. Prados de Randu
  8. Museu Munchhausen
  9. Museu Saulkrasti Bicycle
  10. Praias rochosas de Vidzeme
Jelgavkrasti, Letónia
Jelgavkrasti, LetóniaJelgavkrasti: fica dentro da reserva Natural de Vidzeme Stony. De passagem por esta vila visite a igreja Luterana de Liepupe que tem a particularidade de ter o altar no meio da igreja e não no lugar convencional, ao fundo.


Top 10 locais a visitar em Jelgavkrasti:


  1. Natural de Vidzeme Stony
  2. Igreja Luterana de Liepupe
  3. Rio Jelgava
Riga, Letónia
Riga, LetóniaRiga: é a capital da Letónia e a maior cidade dos Países Bálticos. O centro histórico de Riga está inscrito na lista de Património Mundial da UNESCO, pela importância arquitectónica da cidade. A predominância do estivo Art Nouveau (Jugendstil),coloca-a ao lado de cidades como Viena, São Petersburgo e Barcelona. Grande parte dos edifícios no centro histórico são excelentes exemplos de Art Noveau com as suas fachadas trabalhadas, um autêntico museu ao ar livre. Algumas das ruas principais onde poderá observar os lindíssimos edifícios são Alberta Iela, Jugenda Stila Nami e Janiela. A lista de monumentos a visitar em Riga é extensa mas as distâncias são curtas. A não perder a Catedral de Santa Maria, o Castelo de Riga (Rigas Pils – onde fica o Museu de História da Letónia e o Museu de Arte Estrangeira), a Igreja de São Pedro (com sua torre de 123 m de altura que permite uma óptima vista sobre a cidade), a Casa dos Cabeças Negras (na Praça do município), a Casa do Gato (uma casa senhorial que tem uma escultura de um gato no telhado), entre muitos outros edifícios que irão deter a sua atenção durante um passeio pelo centro da cidade de Riga. Nos arredores não deixe de visitar o Museu Etnográfico ao ar livre da Letónia, que vai mostrar-lhe um pouco da história e de como viviam os antigos habitantes da região. Se gosta da história da segunda Grande Guerra, então não perca uma visita ao Bunker Soviético e ao edifício da prisão do KGB.


Top 10 locais a visitar em Riga:


  1. Castelo de Riga
  2. Catedral de Santa Maria
  3. Casa do Gato
  4. Igreja de São Pedro
  5. Mercado Central
  6. Rua Albert Iela
  7. Bairro histórico Kalnciema
  8. Casa dos Cabeças Negras
  9. Cidade Velha
  10. Museu Etnográfico ao ar livre

Roteiros na Letónia

Algumas ideias de roteiros para você preparar as suas férias na Letónia de maneira independente. Itinerários de turismo na Letónia de 5 dias.

5 Dias na Letónia
Dia 1 Riga
Dia 2 Vangazi
Dia 3 Sigulda
Dia 4 Ligatne
Dia 5 Riga

5 Dias na Letónia

Dia 1 Riga
Dia 2 Olaine
Dia 3 Jelgava
Dia 4 Dobele
Dia 5 Riga

5 Dias na Letónia

Dia 1 Riga
Dia 2 Ogre
Dia 3 Daugava
Dia 4 Aizkraukle
Dia 5 Riga

Locais UNESCO na Letónia
Estes são alguns dos melhores destinos para visitar na Letónia. Os locais UNESCO Património Mundial na Letónia são locais protegidos pela sua importância cultural e natural.

Locais inscritos na Lista do Património Mundial na Letónia:

  • Centro Histórico de Riga
  • Arco Geodésico de Struve

Kit de Viagem

« Onde reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com »
« Rent-a-car? Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com »
« Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com »
« Junte-se a um grupo! 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marraquexe até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com »
« Comprar bilhetes de monumentos e saltar as filas? Organize a sua viagem com antecedência através do Ticketbar.eu »
« Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com »

O autor do blog

VIVA! Sou o João Leitão. Viajante independente desde 1999, explorei mais de 130 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindo ao meu blog de viagens, onde partilho dicas práticas de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

« Seguir no Instagram »