🐪 » Viagem de grupo 7 dias em Marrocos por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara » Mais info em MARROCOS.COM « 🐪

🌍 Visitar México – Roteiros e Dicas de Viagem

Actualizado em 30 Julho, 2017
Visitar México – Roteiros e Dicas de Viagem

Visitar México – Roteiros e Dicas de Viagem

Guia de Viagem do México

Viajar no México – informação de viagem.

Tudo sobre visitar os melhores locais e destinos do México. Ideias de roteiros e itinerários com informação de alojamento, transporte, muitas galerias de fotografias, restaurantes, vídeos e mapas.

Organize as suas férias no México. Alguma pergunta ou opinião deixe um comentário no fim da página.

Nesta página você encontra:

  1. Estados Unidos Mexicanos – Informação prática
  2. Turismo no México – Apresentação
  3. História, Geografia e Cultura
  4. Clima e Quando ir
  5. Vídeo do México
  6. Resumo de viagem ao México
  7. Guia de Viagem: artigos para consultar
  8. Roteiros no México – 5, 6 e 15 dias
  9. Locais UNESCO no México
  10. Kit de Viagem

Obrigado.

Estados Unidos Mexicanos

Bandeira Mexico

Bandeira do México

  • Capital: Cidade do México
  • Língua oficial: Espanhol
  • Presidente: Enrique Peña Nieto
  • População 2013: 118.395.054 habitantes
  • Moeda: Peso mexicano
  • Área Total: 1.958.201 km²
  • Fuso horário: UTC-6 a -8
  • Código telefónico internacional: +52
  • Clima: Temperado, tropical, deserto
  • Visto: Não é preciso visto para o México
  • Fronteiras: Estados Unidos, Guatemala, Belize
  • Locais a não perder: Cidade do México, Tulum, Cozumel, Ilha Holbox, Chichén Itzá, Oaxaca, Veracruz, Guadalajara
  • Quando visitei o México: Julho 2014
Mapa Mexico

Mapa Mexico

Turismo no México, Roteiros de Viagem

Lagarto na Praia de Tulum, Visitar o México

Lagarto na Praia de Tulum, Visitar o México

O México é um país fascinante para passar férias.

Quando visitei o México, entrei pela cidade de Chetumal vindo de barco da ilha de Caye Caulker, no Belize.

Como não tinha muito tempo para explorar um país tão vasto e com tanta coisa para visitar, resolvi restringir-me à região da península de Iucatã (Yucatán).

Foi fantástico para mim viajar e descobrir um pouco do México, já que se ouve falar tanto, e que oferece tantos destinos turísticos.

Coisas que gostei no México:

  1. A simpatia do povo mexicano
  2. Viagem de barco desde Caye Caulker até Chetumal
  3. As ruínas maias de Chichén Itzá
  4. As ruínas maias de Tulum
  5. A cidade santa de Teotihuacan
  6. Ter nadado com tubarões-baleia na Ilha Holbox
  7. Descobrir a Cidade do México
  8. A comida mexicana

Estou a preparar num futuro próximo viajar novamente ao México para explorar um pouco mais outros locais fantásticos deste país tão acolhedor.

Apresentação da História, Geografia e Cultura:

Pirâmide da Lua Teotihuacan

Pirâmide da Lua em Teotihuacan

A história do México tem indícios de presença humana há mais de 20.000 anos. Foi aqui que as civilizações Olmeca, Azteca, Teotihuan, Zapoteca e Maya se estabeleceram. No século XV, os espanhóis conquistaram este território, convertendo os nativos ao cristianismo, alterando alguns costumes herdados das antigas civilizações, nomeadamente o calendário e a construção de redes de canalização. Foi uma colónia da Espanha durante três séculos (XVI-XIX), declarando-se independente em 1824. Vinte anos mais tarde perdem a guerra com os EUA, entregando a este país o Texas, o Nevada, a Califórnia,o Utah e o Novo México. Em 1910, teve lugar a revolução mexicana, aos comandos de Zapata.

A geografia do México é marcada por ter um grande território e é o 14º maior país do mundo. O México faz fronteira a Norte com os EUA e a Sudeste, com o Belize e com a Guatemala. É banhado pelo Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico. É composto por enormes planícies (Costeira do Pacífico e a Costeira do Golfo). É bastante montanhoso e composto por muitas serras, especialmente no Sul, pois no Norte é uma zona desértica.

A cultura do México têm uma identidade muito peculiar, reconhecível por todos nós. Apesar de existir um grande respeito pela tradição dos antepassados, os mexicanos têm um grande apreço pela modernidade, especialmente nas grandes cidades. O México é muito conhecido pelos seus artistas e pintores de mural – Siqueiros, Orozco, Rivera e a famosa pintora Frida Kahlo. Mariachi é um exemplo musical perfeito para nos remeter a esta cultura tão especial e única. A festividade mais conhecida é a do Dia dos Mortos, onde existe muitas caveiras pintadas com muitas cores, enfeitadas com flores por toda a parte, contando com muita animação por todo o país.

Clima e Quando ir:

Para saber quando ir ao México você precisa de se informar um pouco melhor acerca das suas estações e clima. Devido à sua multiplicidade de climas, o México é um país que se pode visitar todo o ano, dependendo também dos seus objectivos, embora os melhores meses para o visitar, tanto nas costas tropicais como nas terras altas, são os meses entre Novembro e Abril.

O clima do México apresenta-se desértico no Norte (clima temperado) e Tropical – Equatorial no Sul (clima tropical), pois o Trópico de Câncer divide este país. Por isso, o clima do México é dividido em quatro diferentes “tierras”: a tierra caliente, com uma média de 25ºC e com muita precipitação; a tierra templada, que muda drasticamente as suas temperaturas do dia para a noite; a tierra fria, a qual tem chuvas intensas no Verão e a tierra helada, onde se encontram as montanhas com temperaturas muito baixas e muita neve.

Vídeo que mostra um pouco a realidade do México

O que visitei / Resumo de viagem ao México

Por ordem de visita.

Chetumal, México
ChetumalChetumal: Esta cidade é a capital do estado de Quintana Roo. Há muita coisa para ver e fazer neste lugar de importância histórica, geográfica e comercial da região. O Museu da Cultura Maia destaca-se, assim como o Museu da Cidade e o Centro Cultural de Belas Artes. Também gostei bastante do Monumento à Bandeira e do “Monumento Cuna del Meztizaje”. O Parque Ecológico é um lugar natural muito bonito.
Tulum, México
TulumTulum: Este lugar é incrível: um sítio arqueológico Maia no topo de penhascos de 15m com vista para as águas límpidas das Caraíbas. O nome Tulum também se refere a uma praia fantástica de areias brancas com inúmeras ofertas de alojamento para viajantes. Uma espécie de sonho.
Playa del Carmen, México
Playa del CarmenPlaya del Carmen: Para muitos, esta é a próxima “Miami Beach”! É uma praia muito popular entre a elite da Cidade do México, o lugar ideal para descontrair enquanto se aproveita o sol, a água quente do mar e os passeios nas zonas pedestres. Apesar da afluência, continua a ser um lugar relativamente tranquilo onde eu consegui relaxar.
Ilha de Holbox, México
Ilha de HolboxIlha de Holbox: Uma ilha de praias intermináveis onde a tranquilidade é rainha. Os prédios caribenhos são extremamente coloridos, as águas tranquilas e as areias brancas convidam ao procurar de conchas de todas as formas e cores. Existem mais de 150 espécies de aves na sua reserva.
Chichén Itzá, México
Chichen ItzaChichén Itzá: Lugar sagrado e um dos maiores centros da cultura Maya na Península de Iucatã, património mundial UNESCO. Em Chichén Itzá, achei fascinantes estas construções monumentais em pedra que demonstram bem a fusão das técnicas Maias com novos elementos do centro do México, da civilização Toltec. Os edifícios que podem ser vistos são o Templo dos Guerreiros, El Castillo e o observatório circular conhecido como El Caracol.
Mérida, México
MeridaMérida: Capital cultural de toda a Península de Iucatã, esta cidade é ao mesmo tempo provinciana e também muito cosmopolita. Tem o segundo maior centro histórico do México. O seu passado colonial faz de Mérida um lugar encantador, com ruas estreitas de casas brancas e grandes praças por onde é um prazer passear enquanto procuramos os melhores museus da região. Vale a pena visitar os animados mercados.
Cidade do México, México
Cidade do MexicoCidade do México: A capital do México é hoje uma das maiores e mais densamente povoadas cidades do mundo. Mas o seu passado é riquíssimo. Foi construída no século XVI pelos espanhóis sobre as ruínas de Tenochtitlan, a antiga capital Asteca. Há sempre que fazer na Cidade do México: visitar as ruínas de templos Astecas, a Basílica de Guadalupe (a maior catedral do continente), o Palácio das Belas artes, o jardim conhecido como Alameda… Há uma grande energia no ar nesta cidade vibrante.
Teotihuacan, México
TeotihuacanTeotihuacan: Este é “o lugar onde os deuses foram criados”, segundo o seu nome Asteca. A cidade santa de Teotihuacan, construída entre os séculos I e VII, tem monumentos enormes que são testemunha dos sacrifícios humanos aqui praticados a cada 20 dias a certa altura… O Templo de Quetzalcoatl e as Pirâmides do Sol e da Lua (dispostas de acordo com princípios geométricos e simbólicos) são mesmo impressionantes. Adorei visitar este lugar.

Roteiros no México

Algumas ideias de roteiros para você preparar as suas férias no México de maneira independente. Itinerários de turismo no México seja de 5 dias, 6 dias ou até 2 semanas.

5 Dias: Mundo Maia
Dia 1 Cancun–Chichen Itza
Dia 2 Chichen Itza
Dia 3 Chichen Itza–Merida–Uxmal
Dia 4 Uxmal. Excursion to Kabah
Dia 5 Uxmal–Cancun
6 Dias: Mundo Maia
Dia 1 Cidade do México
Dia 2 Cidade do México – Teothihuacan
Dia 3 Cidade do México – Tlaxcala – Puebla
Dia 4 Puebla – Cholulu – Cidade do México
Dia 5 Cidade do México – Coyoacan
Dia 6 Cidade do México
15 Dias: Cidade do México ate Yucatán
Dia 1 Cidade do México
Dia 2 Cidade do México
Dia 3 Cidade do México – Puebla
Dia 4 Puebla – Oaxaca
Dia 5 Oaxaca
Dia 6 Oaxaca – San Cristóbal de Las Casas
Dia 7 San Cristóbal de Las Casas
Dia 8 San Cristóbal de Las Casas
Dia 9 San Cristóbal de Las Casas – Palenque
Dia 10 Palenque – Mérida
Dia 11 Mérida
Dia 12 Mérida
Dia 13 Mérida – Playa del Carmen
Dia 14 Playa del Carmen
Dia 15 Playa del Carmen
Locais UNESCO no México
Estes são alguns dos melhores destinos para visitar no México. Os locais UNESCO Património Mundial no México são locais protegidos pela sua importância cultural ou natural.

Locais inscritos na Lista do Património Mundial no México:

  • Centro Histórico da Cidade do México e Xochimilco
  • Centro Histórico de Oaxaca e Sítio Arqueológico de Monte Albán
  • Centro Histórico de Puebla
  • Cidade Pré-Hispânica de Teotihuacan
  • Cidade Pré-Hispânica e Parque Nacional de Palenque
  • Sian Ka’an
  • Cidade Histórica de Guanajuato e Minas Adjacentes
  • Cidade Pré-Hispânica de Chichén-Itzá
  • Centro Histórico de Morelia
  • Cidade Pré-Hispânica de El Tajín
  • Centro Histórico de Zacatecas
  • Pinturas Rupestres da Serra de São Francisco
  • Santuário de Baleias de El Vizcaino
  • Primeiros Mosteiros do Século XVI nas Encostas do Popocatepetl
  • Cidade Pré-Hispânica de Uxmal
  • Zona de Monumentos Históricos de Querétaro
  • Hospício Cabañas, Guadalajara
  • Zona Arqueológica de Paquimé, Casas Grandes
  • Zona de Monumentos Históricos de Tlacotalpan
  • Cidade Histórica Fortificada de Campeche
  • Zona de Monumentos Arqueológicos de Xochicalco
  • Antiga Cidade Maia de Calakmul, Campeche
  • Missões Franciscanas na Sierra Gorda de Querétaro
  • Casa-estúdio de Luis Barragán
  • Ilhas e Áreas Protegidas do Golfo da Califórnia
  • Paisagem de Agave e Antigas Instalações Industriais de Tequila
  • Campus Central da Cidade Universitária da Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM)
  • Reserva da Biosfera Borboleta-monarca
  • Cidade Fortificada de San Miguel e Santuário de Jesus Nazareno de Atotonilco
  • Camino Real de Tierra Adentro
  • Cavernas Pré-históricas de Yagul e Mitla no Vale Central de Oaxaca
  • Reserva da Biosfera El Pinacate e Grande Deserto de Altar
  • Aqueduto do Padre Tembleque

Deixe o seu comentário aqui:

João Leitão - O autor do blog:

VIVA! Sou o João - blogger de viagens. Com 20 anos de experiência como viajante independente, explorei mais de 128 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindos ao meu blog de viagens, onde partilho informação prática de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

Kit de Viagem:

  • Onde eu reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com
  • Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com
  • Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com
  • 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marrakech até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com
  • Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com
* Esta página tem links de afiliados. Quando você reserva algo através deste blog, eu retenho uma pequena comissão que não altera o preço final. Obrigado!

Blog de viagens mencionado em:

Blog de viagens nos Media

« Seguir @joaoleitaoviagens no Instagram »