🐪 Venha conhecer Marrocos « Viagem de grupo 7 dias por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara 🐪

Visitar Polónia – Roteiros e Dicas de Viagem

João Leitão
Actualizado em 10 Julho, 2018
Visitar Polónia – Roteiros e Dicas de Viagem

Visitar Polónia – Roteiros e Dicas de Viagem

Guia de Viagem da Polónia

Viajar na Polónia – informação de viagem.

Tudo sobre visitar os melhores locais e destinos da Polónia. Ideias de roteiros e itinerários com informação de alojamento, transporte, muitas galerias de fotografias, restaurantes, vídeos e mapas.

Organize as suas férias na Polónia. Alguma pergunta ou opinião deixe um comentário no fim da página.

Nesta página você encontra:

  1. Turismo na Polónia – Apresentação
  2. História, Geografia e Cultura
  3. Vídeo da Polónia
  4. Resumo de viagem à Polónia
  5. Guia de Viagem: artigos para consultar
  6. Roteiros na Polónia
  7. Locais UNESCO na Polónia
  8. Kit de Viagem

Obrigado.

Turismo na Polónia, Roteiros de Viagem

Igreja de madeira em Rudka, Visitar Polonia

Igreja de madeira em Rudka, Visitar Polonia

A Polónia é um país fascinante para passar férias.

Viajei um pouco por todas as regiões, fazendo mais de 10 viagens por este país da Europa de Leste. A Polónia é um país que conheço muito bem.

Tentei viajar na Polónia de mochila, de carro e também muitas viagens de comboio (trem). É um país com muita história, com paisagens muito bonitas e um povo muito simpático.

Aproveitei para visitar a Polónia pela primeira vez durante o meu primeiro Interrail, no Verão de 2001. Desde essa altura fiz outras viagens para descobrir cada vez mais, algum outro recanto e destino interessante.

A Polónia é um destino de viagem muitas vezes esquecido, mas sem dúvida que apresenta muitos lugares históricos de enorme valor para a Europa. A Polónia tem 14 locais inscritos na lista de Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Apresentação da História, Geografia e Cultura:

A história da Polónia conta que este país começou por ser habitado por povos germânicos entre os séculos V e VI, o qual foi ocupado por tribos eslavas, instaladas nas Bacias de Óder e do Vístula. Foi com o Chefe dos Polanas – Mieszko I, que se instalou o cristianismo neste território. No século XIII, os Mongóis atacaram a Polónia, tal como os Germânicos e os Judeus, fazendo com que os Eslavos colonizassem esta região. A Polónia saiu derrotada da guerra envolvida com a Rússia, com a Suécia e com o Brandeburgo no século XVII, continuando mais tarde com o Império Otomano, abrindo portas para desentendimentos religiosos, caracterizada por perseguições a protestantes e ortodoxos católicos gregos. Após muitas guerras e conflitos, a França e o Reino Unido apoiaram a Polónia em caso de ataque, o qual foi necessário aquando da invasão por parte da Alemanha no dia 1 de Setembro de 1939, que deu origem à Segunda Grande Guerra. Desde o ano 1991 que existem neste país eleições livres e multipartidárias.

A geografia da Polónia conta com a área territorial de 312 685 Km2, um dos maiores país da Europa, localizado na Europa Central. Este país faz fronteira a Nordeste com o enclave de Kaliningrado e com a Lituânia, a Leste com a Bielorrússia e com a Ucrânia, a Sul com a Eslováquia e com a República Checa e a Oeste com a Alemanha, tal como é um país banhado a Norte, com o Mar Báltico. O cenário paisagístico aqui presente é composto, principalmente, por zonas bastante planas, exceptuando o Sul do país, que é bastante montanhoso, onde o ponto mais alto encontra-se no Monte Rysy com 2 499 metros de altitude. Faz parte da Grande Planície Europeia, com uma altitude média de 173 metros. Os principais rios atravessam o país de um lado ao outro e os seus nomes são o Rio Vístula, o Rio Óder, o Rio Varta e o Bug Ocidental.

A cultura da Polónia tem muita influência nos primeiros eslavos, tal como nas tradições e costumes germânicos, latinos e bizantinos, em conjunto com os pequenos grupos étnicos presentes neste território. Este povo é bastante acolhedor e anfitrião, adora receber estrangeiros, tal como mostra-se bastante receptivo para conhecer e acompanhar as condutas artístico-culturais de outros países. No que toca à Música, a Polónia tem uma panóplia de estilos musicais presentes na sua sociedade, sendo que o nome mais destacável é sem dúvida o de Chopin. No entanto, podemos encontrar um rico catálogo de projectos musicais que vão da música folclórica, ao Rock/Pop ou ao Hip-Hop. Os polacos têm uma forte ligação com o Futebol, onde as equipas mais veneradas são o Wisla Kraków e o Legia Warsaw, embora gostem de participar noutros desportos como o Voleibol, Andebol, Rally ou o Rugby.

Vídeo da chegada à cidade de Gdansk de barco:

O que visitei / Resumo de viagem à Polónia

Por ordem de visita.

Varsóvia, Polónia
VarsóviaVarsóvia: Bela capital da Polónia tem muitos locais de interesse. Os meus lugares favoritos são a Cidade Velha, o Palácio da Cultura e Ciência, Parque Lazienki, Castelo Real de Varsóvia. Varsóvia é uma cidade completa, com uma imensa variedade de coisas para ver e fazer e ambientes distintos. A sua Cidade Velha remete o visitante para um passado distante, tendo sido considerada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade.


Top 10 locais a visitar em Varsóvia:


  1. Cidade velha
  2. Palácio da Cultura e Ciência
  3. Museu Chopin
  4. Castelo Real
  5. Museu Nacional de Varsóvia
  6. Catedral de São João
  7. Parque Lazienki
  8. Cemitério Judeu de Varsóvia
  9. Coluna de Sigismundo
  10. Prisão Pawiak

Veja também a página: Visitar Varsóvia – Guia de Viagem.

Poznan, Polónia
PoznanPoznan: Cidade com um bonito centro histórico. É uma cidade importante já que em 968 foi o primeiro bispado da Polónia. O edifício da Câmara Municipal / Prefeitura no centro é muito bonito e o marco da cidade. Poznan é uma cidade com cerca de meio milhão de habitantes com muito para oferecer aos seus visitantes. O centro histórico da cidade é encantador, com uma série de ruas que abraçam a praça antiga, uma das maiores do país. Afinal de contas, foi a primeira capital da Polónia. A sua vasta população estudantil traz-lhe um dinamismo especial, e os eventos culturais sucedem-se.


Top 10 locais a visitar em Poznan:


  1. Antiga Câmara Municipal
  2. Castelo Imperial
  3. Catedral de Poznan
  4. Castelo Real
  5. Jardim Botânico
  6. Centro Histórico
  7. Parque Chopin
  8. Palácio e Parque Rogalin
  9. Praça Antiga do Mercado
  10. Igreja de Santo António

Veja também a página: Visitar Poznan – Guia de Viagem.

Lodz, Polónia
LodzLodz: Fundada em 1423, esta é a 3ª cidade polaca. Além de ter vários edifícios históricos bonitos, Lodz é ainda conhecida por ter a maior rua da Europa com 4.2km de comprimento e ainda, o maior cemitério judeu da Europa.


Top 10 locais a visitar em Lodz:


  1. Rua Piotrkowska
  2. Museu da Cidade de Lodz
  3. Museu Cinematográfico
  4. Gueto e Cemitério Judeu de Lodz
  5. Grande Teatro de Lodz
  6. Parque Mickiewicza
  7. Catedral Ortodoxa Alexandre Nevsky
  8. Catedral Basílica de Lodz
  9. EC1 Planetário
  10. Jardim Botânico
Bialowieza, Polónia
Parque Nacional BialowiezaParque Nacional Bialowieza: Adorei visitar a maior e mais bem preservada floresta virgem da Europa onde se podem ver bisontes no seu habitat natural. O Parque Bialowieza está na lista de Património Mundial da UNESCO.


Top 10 locais a visitar no Parque Nacional de Bialowieza:


  1. Museu da Natureza e Floresta do Parque Nacional
  2. Centro de Educação Ambiental
  3. Trilho do Lobo (Wilczy Szlak)
  4. Trilho do Czar (Carska Tropina)
  5. Palace Park
  6. Refúgio de Bisontes
  7. Igreja Ortodoxa de São Nicolas
  8. Igreja Católica de Santa Teresa
  9. Reserva do Bisonte Europeu
  10. Museu de Arquitetura ao Ar Livre
Zamosc, Polónia
ZamoscZamosc: Cidade com um lindo e bem preservado centro histórico. Aproveitei para conhecer Zamosc durante uma viagem que fiz de carro pela Europa, em Maio 2005. A Cidade Antiga de Zamosc está na lista de Património Mundial da UNESCO. Foi fundada em 1580 por Jan Zamoyski, seguindo os princípios de planeamento urbanístico do Renascimento Italiano, e para os executar foi trazido um arquitecto de Pádua, Bernardo Morando. O local foi escolhido pela importância estratégica, controlando a rota comercial entre a Europa Ocidental e a Europa do Norte, sendo portanto uma localidade dedicada ao comércio mas com uma forte vocação defensiva. Atingiu o seu apogeu no século XVII mas foi depois atacada sucessivamente por Suecos, Cossacos e Saxões.


Top 10 locais a visitar em Zamosc:


  1. Fortaleza de Zamosc
  2. Edifício da Câmara Municipal
  3. Museu de Zamosc
  4. Praça Rynek Wielki ou Praça do Grande Mercado
  5. Catedral de Zamosc
  6. Centro Histórico
  7. Rotunda de Zamosc
  8. Sinagoga de Zamosc
  9. Museu da Fotografia
  10. Jardim Zoológico

Veja também a página: Visitar Zamosc – Guia de Viagem.

Torun, Polónia
TorunTorun: Grande cidade, com imensa história. Torun é uma cidade universitária por excelência e seu centro histórico com monumentos, igrejas e museus fazem um excelente destinos para visitar na Polónia. Nicolau Copérnico nasceu aqui em 1473. A Cidade Medieval de Torun está na lista de Património Mundial da UNESCO.


Top 10 locais a visitar em Torun:


  1. Ruínas do Castelo dos Cavaleiros da Ordem Teutónica
  2. Edifício da antiga Câmara Municipal
  3. Muralhas medievais
  4. Catedral de São João Baptista e São João Evangelista
  5. Casa Museu de Nicolau Copérnico
  6. Centro Histórico
  7. Planetário de Torun
  8. Torre inclinada de Torun
  9. Casa da Estrela
  10. Museu do Pão de Gengibre
Jasienica Rosielna, Polónia
Jasienica RosielnaAldeia de Jasienica Rosielna: Esta pequena aldeia no interior da Polónia, na região de Malopolskie, faz parte da Rota das Igrejas de Madeira, da lista de Património Mundial da UNESCO. A Igreja Matriz de Jasienica Rosielna invoca a Imaculada Concepção de Virgem Maria e foi construída em 1770.


Top 10 locais a visitar em Jasienica Rosielna:


  1. Igreja Matriz de Jasienica Rosielna
  2. Rota das Igrejas de Madeira de Malopolska
Domaradzu, Polónia
DomaradzuAldeia de Domaradzu: Esta pequena aldeia no interior da Polónia, na região de Malopolskie, faz parte da Rota das Igrejas de Madeira, da lista Património Mundial da UNESCO. A Igreja Matriz de Domaradzu invoca o Santo Nicolau e foi construída no século XV.


Top 10 locais a visitar em Domaradzu:


  1. Igreja de Madeira de Domaradzu
  2. Igreja da Senhora da Ajuda Perpétua
  3. Rota das Igrejas de Madeira de Malopolska
Golcowa, Polónia
GolcowaAldeia de Golcowa: Esta pequena aldeia no interior da Polónia na região de Malopolskie, faz parte da Rota das Igrejas de Madeira, da lista de Património Mundial da UNESCO. A linda igreja de madeira de Santa Bárbara e da Virgem Maria data do século XV.


Top 10 locais a visitar em Golcowa:


  1. Igreja de Santa Barbara e da Abençoada Virgem Maria
  2. Igreja Católica
  3. Rota das Igrejas de Madeira de Malopolska
Rudka, Polónia
RudkaAldeia Rudka: Esta pequena aldeia no interior da Polónia, na região de Malopolskie, faz parte da Rota das Igrejas de Madeira, da lista de Património Mundial da UNESCO. A igreja de madeira Uniat foi construída no ano de 1693. É um dos melhores exemplos da região.


Top 10 locais a visitar em Rudka:


  1. Igreja de Madeira de Rudka
  2. Igreja da Natividade e Abençoada Virgem Maria
  3. Rota das Igrejas de Madeira de Malopolska
Wroclaw, Polónia
WroclawWroclaw: Cidade com enorme história, fundada no século X. Wroclaw conta com imensas universidades, e tem um centro histórico entre os mais bonitos da Polónia. O edifício do Salão do Centenário está na lista de Património Mundial da UNESCO.


Top 10 locais a visitar em Wroclaw:


  1. Praça do mercado Rynek
  2. Catedral de São João Baptista
  3. Salão do Centenário
  4. Museu Histórico de Wroclaw ou Palácio Real
  5. Ostrów Tumski
  6. Catedral de São Vicente
  7. Câmara Municipal
  8. Parque Szczytnicki
  9. Ópera de Wroclaw
  10. Jardim Zoológico de Wroclaw
Bialystok, Polónia
BialystokBialystok: Cidade que fica perto da fronteira com a Bielorrússia. Tem alguns edifícios históricos e é daqui o ponto de partida para se visitar o famoso e lindo Parque Nacional Bialowieza. O Presidente da Polónia, Ryszard Kaczorowski é originário de Bialystok.


Top 10 locais a visitar em Bialystok:


  1. Parque Nacional Bialowieza
  2. Museu Histórico de Bialystok
  3. Palácio Branicki
  4. Basílica Catedral da Assumpção da Virgem Maria
  5. Praça histórica Rynek
  6. Igreja Ortodoxa de São Nicolas
  7. Igreja de Todos os Santos
  8. Parque municipal Planty
  9. Centro Cultural Ludwig Zamenhof
  10. Jardim Zoológico de Bialystok
Przemysl, Polónia
PrzemyslPrzemysl: Cidade bem junto com a fronteira da Ucrânia, tem imensa história e um centro muito bonito. Estive várias vezes nesta cidade já que durante o tempo que morei na Ucrânia esta foi a cidade que utilizei para atravessar a fronteira. Aproveitei para conhecer e visitar o centro histórico, praças e igrejas. É aqui nesta cidade que os comboios / trens mudam o sistema de rodas já que a Ucrânia e Rússia têm um sistema de caminhos de ferro diferentes da Polónia e do resto da Europa.


Top 10 locais a visitar em Przemysl:


  1. Praça da cidade Rynek
  2. Catedral de Przemysl
  3. Castelo de Casimiro III
  4. Museu Nacional
  5. Mosteiro Franciscano
  6. Cemitério militar da Primeira Guerra Mundial
  7. Estação ferroviária de Przemysl
  8. Museu Arqueológico
  9. Passagens subterrâneas sob o Rynek
  10. Palácio Lubomirski

Veja também a página: Visitar Przemysl – Guia de Viagem.

Czestochowa, Polónia
CzestochowaCzestochowa: Uma das cidades religiosas mais conhecidas da Europa. A Nossa Senhora de Czestochowa é a padroeira da Polônia. O Mosteiro Jasna Góra é muito famoso e a sua pintura da Nossa Senhora é visitado por milhões de pessoas todos os anos.


Top 10 locais a visitar em Czestochowa:


  1. Mosteiro de Jasna Góra
  2. Capela de e Pintura de Nossa Senhora
  3. Museu de Czestochowa
  4. Catedral – Basílica da Sagrada Família
  5. Arsenal de Czestochowa
  6. Torre sineira
  7. Igreja de São Segismundo
  8. Praça da cidade velha
  9. Câmara Municipal
  10. Parque Stanislaw Staszi
Wadowice, Polónia
WadowiceWadowice: Cidade com pouca coisa para visitar mas, que tem algum interesse já que é aqui o local de nascimento do Papa João Paulo II. No centro da cidade pode-se visitar a Igreja matriz de Wadowice.


Top 10 locais a visitar em Wadowice:


  1. Igreja Matriz de Wadowice
  2. Praça João Paulo II
  3. Casa-Museu de Família de João Paulo II
  4. Câmara Municipal
  5. Montanha João Paulo II
  6. Museu Municipal de Marcin Wadowita
  7. Galeria Suknarowski
  8. Parque Inwald
  9. Museu Emil Zegadtowicz
  10. Convento das Irmãs de Nazaré
Lublin, Polónia
LublinLublin: Cidade fundada por volta do século VI, tem um bonito centro histórico da época medieval. O Castelo de Lublin e o Centro Histórico são lugares a não perder.


Top 10 locais a visitar em Lublin:


  1. Castelo de Lublin
  2. Cidade Velha
  3. Catedral de Lublin
  4. Capela da Santíssima Trindade
  5. Câmara Municipal
  6. Porta de Cracóvia
  7. Estação ferroviária de Lublin
  8. Museu de Lublin
  9. Praça do Mercado
  10. Cemitério Judeu
Elk, Polónia
ElkElk: Cidade rodeada por floresta, tem um pequeno centro histórico e um lago com cisnes muito pitoresco. Elk fica fora da rota turística, mas eu passei na minha viagem a caminho da Lituânia. Pode-se visitar o antigo castelo e a catedral.


Top 10 locais a visitar em Elk:


  1. Torre da Água
  2. Catedral de Elk
  3. Igreja do Sagrado Coração
  4. Museu Ferroviário
  5. Lago Elk
  6. Câmara Municipal
  7. Centro Cultural
  8. Rua Kosciuszki
  9. Parque João Paulo II
  10. Castelo de Elk
Gdansk, Polónia
GdanskGdansk: Fascinante cidade localizada no norte da Polónia. Apesar de ter ido à Polónia muitas vezes, acabei por visitar Gdansk só em 2013. O centro histórico é lindo, com imensa história e monumentos para conhecer. Gdansk foi fundada no século X tendo-se desenvolvido em redor do seu porto, localizado estrategicamente no mar Báltico, primeiro como um centro de influência dos Cavaleiros Teutónicos e depois como uma das cidades mais importantes da Liga Hanseática. Foi severamente afectada pela Segunda Guerra Mundial mas logo foi reconstruída. Gdansk foi um centro de oposição ao regime comunista, e aqui se estabeleceu o sindicato Solidariedade, que teve um papel influente na queda da ditadura em 1989.


Top 10 locais a visitar em Gdansk:


  1. Igreja de Santa Maria
  2. Corte de Artur
  3. Westerplatte
  4. Antigo Arsenal de Gdansk
  5. Museu da Segunda Guerra Mundial
  6. Portão Verde
  7. Câmara Municipal
  8. Catedral Oliwa
  9. Museu Nacional
  10. Igreja de Santa Catarina

Veja também a página: Visitar Varsóvia – Guia de Viagem.

Westerplatte, Polónia
WesterplatteWesterplatte: Foi aqui o palco da famosa guerra de Westerplatte, onde se deu o primeiro confronto entre tropas alemãs e polacas, sendo assim o primeiro confronto do palco de guerra da Segunda Guerra Mundial na Europa.


Top 10 locais a visitar em Westerplatte:


  1. Monumento em honra aos Defensores da Costa
  2. Memorial dos Soldados Caídos
  3. Ruínas do Novo Quartel
  4. Abrigo e Torre de Observação
  5. Cemitério dos Defensores
  6. Guarita nº3
  7. Tanque de Guerra T-34
  8. Museu Westerplatte
  9. Trilho turístico Westerplatte
  10. Guarita nº1
Zakopane, Polónia
ZakopaneZakopane: Zona de montanha no sul da Polónia. Em 2001, fiz uma grande caminhada pelas montanhas, subindo ao topo num local onde está a fronteira entre a Polónia e a República Eslovaca. A natureza aqui é muito bonita e a cidade de Zakopane em si, com as suas casas de madeira invocam uma cultura polaca bem diferente da que estamos habituados a visitar nas grandes cidades e centros urbanos.


Top 10 locais a visitar em Zakopane:


  1. Parque Nacional Tatra
  2. Montanha Giewont
  3. Lago Morskie Oko
  4. Vale Koscieliska
  5. Funicular Gubalówka Hill
  6. Teleférico Kasprowy Wierch
  7. Mercado local de Zakopane
  8. Rua Krupówki
  9. Igreja e Cemitério Velho
  10. Museu Tatra
Cracóvia, Polónia
CracoviaCracóvia: Sem dúvida a cidade mais famosa da Polónia. Cracóvia foi fundada no século VII e foi desde então um dos mais importantes centros urbanos do país. O Centro Histórico de Cracóvia está na lista de Património Mundial da UNESCO. O Papa João Paulo II foi Arcebispo de Cracóvia. Locais a não perder são o Centro Histórico, o Castelo Wawel, a Fortaleza Barbican, a Basílica de Santa Maria e a Igreja de São Pedro e São Paulo.


Top 10 locais a visitar em Cracóvia:


  1. Torre Barbacã
  2. Porta de São Floriano
  3. Basílica de Santa Maria
  4. Torre da Câmara Municipal
  5. Mercado Municipal
  6. Parque Planty
  7. Igreja de São Pedro e São Paulo
  8. Castelo e Catedral de Cracóvia
  9. Bairro Judeu
  10. Antiga Fabrica de Oskar Shindler
Auschwitz, Polónia
AuschwitzCampo de concentração de Auschwitz: Junto com Cracóvia, este é um dos destinos mais famosos da Polónia. Horrivelmente ligado à história do holocausto, Auschwitz foi um campo de concentração alemão Nazi, onde mais de 1 milhão de pessoas morreram, quer nos campos de trabalho quer nas suas câmaras de gás. Pode visitar o recinto muito bem preservado e sentir um pouco desta parte negra da história europeia.


Top 10 locais a visitar em Auschwitz:


  1. Museu Estatal Auschwitz-Birkenau
  2. Campo de concentração de Auschwitz I
  3. Campo de concentração de Auschwitz II – Birkenau
  4. Praça de Auschwitz Rynek
  5. Túmulo do Soldado Desconhecido
  6. Museu Zamek
  7. Parque Leg Blonia
  8. Igreja da Assumpção da Virgem Maria
  9. Centro Cultural de Auschwitz
  10. Parque de Vida Selvagem
Katovice, Polónia
KatoviceKatovice: Cidade industrial por excelência, tende a ganhar um lugar como destino agradável para se visitar. Apesar de não ter muito para ver comparando com outras cidades vizinhas, Katowice não deixa de ser um destino agradável. A não perder as ruas centrais junto à Estação de Comboios e a Igreja dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo.


Top 10 locais a visitar em Katowice:


  1. Museu Silesiano
  2. Museu Histórico de Katowice
  3. Igreja de Santa Maria
  4. Bairro de Nikiszowiec
  5. Arena Spodek
  6. Catedral do Cristo Rei
  7. Parque Kosciuszko
  8. Igreja do Arcanjo S. Miguel
  9. Praça do Mercado
  10. Igreja dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo
Locais UNESCO na Polónia
Estes são alguns dos melhores destinos para visitar na Polónia. Os locais UNESCO Património Mundial na Polónia são locais protegidos pela sua importância cultural ou natural.

Locais inscritos na Lista do Património Mundial na Polónia:

  • Centro Histórico de Cracóvia
  • Minas de Sal de Wieliczka
  • Campo de Concentração de Auschwitz
  • Parque Nacional Bialowieza / Belovezhskaya Pushcha (sítio transfronteiriço com a Bielorrússia)
  • Centro Histórico de Varsóvia
  • Cidade Antiga de Zamosc
  • Castelo da Ordem Teutónica de Malbork
  • Cidade Medieval de Torun
  • Kalwaria Zebrzydowska: Conjunto Arquitectónico Maneirista e Paisagístico e Parque de Peregrinação
  • Igrejas da Paz em Jawor e Swidnica
  • Igrejas de Madeira do Sul da Pequena Polónia
  • Parque Muskauer-Muzakowski (sítio transfronteiriço com a Alemanha)
  • Salão do Centenário em Wroclaw
  • Tserkvas de madeira da região dos Cárpatos na Polônia e Ucrânia

Kit de Viagem

« Onde reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com »
« Rent-a-car? Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com »
« Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com »
« Junte-se a um grupo! 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marraquexe até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com »
« Comprar bilhetes de monumentos e saltar as filas? Organize a sua viagem com antecedência através do Ticketbar.eu »
« Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com »

O autor do blog

VIVA! Sou o João Leitão. Viajante independente desde 1999, explorei mais de 130 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindo ao meu blog de viagens, onde partilho dicas práticas de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

« Seguir no Instagram »