🐪 » Viagem de grupo 7 dias em Marrocos por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara » Mais info em MARROCOS.COM « 🐪

🌍 Visitar Polónia – Roteiros e Dicas de Viagem

Actualizado em 28 Julho, 2017
Visitar Polónia – Roteiros e Dicas de Viagem

Visitar Polónia – Roteiros e Dicas de Viagem

Guia de Viagem da Polónia

Viajar na Polónia – informação de viagem.

Tudo sobre visitar os melhores locais e destinos da Polónia. Ideias de roteiros e itinerários com informação de alojamento, transporte, muitas galerias de fotografias, restaurantes, vídeos e mapas.

Organize as suas férias na Polónia. Alguma pergunta ou opinião deixe um comentário no fim da página.

Nesta página você encontra:

  1. República da Polónia – Informação prática
  2. Turismo na Polónia – Apresentação
  3. História, Geografia e Cultura
  4. Clima e Quando ir
  5. Vídeo da Polónia
  6. Resumo de viagem à Polónia
  7. Guia de Viagem: artigos para consultar
  8. Roteiros na Polónia
  9. Locais UNESCO na Polónia
  10. Kit de Viagem

Obrigado.

República da Polónia

Bandeira Polonia

Bandeira do Polónia

  • Capital: Varsóvia.
  • Língua oficial: Polaco.
  • Presidente: Andrzej Duda.
  • Primeiro-ministro: Donald Tusk.
  • População 2011: 38.441.588 habitantes.
  • Moeda: Zloty.
  • Área Total: 312.679 km².
  • Fuso horário: UTC ­+1, +2.
  • Código telefónico internacional: +48.
  • Clima: Clima temperado.
  • Visto: Não é preciso visto para a Polónia. É um país da União Europeia.
  • Fronteiras: Alemanha, República Checa, Eslováquia, Ucrânia, Bielorrússia, Rússia, Lituânia.
  • Locais a não perder: Cracóvia, Gdansk, Torun, Varsóvia, Poznan, Czestochowa, Malbork, Auschwitz, Montanhas Tatra, Floresta de Bialowieza, Dunas de Slowinski, Lublin.
  • Quando visitei a Polónia: Junho 2001, Dezembro 2001, Janeiro 2002, Agosto 2003, Setembro 2003, Outubro 2003, Janeiro 2005, Maio 2005, Maio 2009, Junho 2009, Junho 2013, Outubro 2016.
Mapa Polonia

Mapa da localização geográfica da Polónia no Mundo

Turismo na Polónia, Roteiros de Viagem

Igreja de madeira em Rudka, Visitar Polonia

Igreja de madeira em Rudka, Visitar Polonia

A Polónia é um país fascinante para passar férias.

Viajei um pouco por todas as regiões, fazendo mais de 10 viagens por este país da Europa de Leste. A Polónia é um país que conheço muito bem.

Tentei viajar na Polónia de mochila, de carro e também muitas viagens de comboio (trem). É um país com muita história, com paisagens muito bonitas e um povo muito simpático.

Aproveitei para visitar a Polónia pela primeira vez durante o meu primeiro Interrail, no Verão de 2001. Desde essa altura fiz outras viagens para descobrir cada vez mais, algum outro recanto e destino interessante.

A Polónia é um destino de viagem muitas vezes esquecido, mas sem dúvida que apresenta muitos lugares históricos de enorme valor para a Europa. A Polónia tem 14 locais inscritos na lista de Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Apresentação da História, Geografia e Cultura:

A história da Polónia conta que este país começou por ser habitado por povos germânicos entre os séculos V e VI, o qual foi ocupado por tribos eslavas, instaladas nas Bacias de Óder e do Vístula. Foi com o Chefe dos Polanas – Mieszko I, que se instalou o cristianismo neste território. No século XIII, os Mongóis atacaram a Polónia, tal como os Germânicos e os Judeus, fazendo com que os Eslavos colonizassem esta região. A Polónia saiu derrotada da guerra envolvida com a Rússia, com a Suécia e com o Brandeburgo no século XVII, continuando mais tarde com o Império Otomano, abrindo portas para desentendimentos religiosos, caracterizada por perseguições a protestantes e ortodoxos católicos gregos. Após muitas guerras e conflitos, a França e o Reino Unido apoiaram a Polónia em caso de ataque, o qual foi necessário aquando da invasão por parte da Alemanha no dia 1 de Setembro de 1939, que deu origem à Segunda Grande Guerra. Desde o ano 1991 que existem neste país eleições livres e multipartidárias.

A geografia da Polónia conta com a área territorial de 312 685 Km2, um dos maiores país da Europa, localizado na Europa Central. Este país faz fronteira a Nordeste com o enclave de Kaliningrado e com a Lituânia, a Leste com a Bielorrússia e com a Ucrânia, a Sul com a Eslováquia e com a República Checa e a Oeste com a Alemanha, tal como é um país banhado a Norte, com o Mar Báltico. O cenário paisagístico aqui presente é composto, principalmente, por zonas bastante planas, exceptuando o Sul do país, que é bastante montanhoso, onde o ponto mais alto encontra-se no Monte Rysy com 2 499 metros de altitude. Faz parte da Grande Planície Europeia, com uma altitude média de 173 metros. Os principais rios atravessam o país de um lado ao outro e os seus nomes são o Rio Vístula, o Rio Óder, o Rio Varta e o Bug Ocidental.

A cultura da Polónia tem muita influência nos primeiros eslavos, tal como nas tradições e costumes germânicos, latinos e bizantinos, em conjunto com os pequenos grupos étnicos presentes neste território. Este povo é bastante acolhedor e anfitrião, adora receber estrangeiros, tal como mostra-se bastante receptivo para conhecer e acompanhar as condutas artístico-culturais de outros países. No que toca à Música, a Polónia tem uma panóplia de estilos musicais presentes na sua sociedade, sendo que o nome mais destacável é sem dúvida o de Chopin. No entanto, podemos encontrar um rico catálogo de projectos musicais que vão da música folclórica, ao Rock/Pop ou ao Hip-Hop. Os polacos têm uma forte ligação com o Futebol, onde as equipas mais veneradas são o Wisla Kraków e o Legia Warsaw, embora gostem de participar noutros desportos como o Voleibol, Andebol, Rally ou o Rugby.

Clima e Quando ir:

Para saber quando ir à Polónia você precisa de se informar um pouco melhor acerca das suas estações e clima. A melhor altura para visitar a Polónia é entre os meses de Maio e Setembro, quando as temperaturas são mais quentes e os dias são mais longos.

O clima da Polónia é temperado continental, onde o Verão tem uma duração muito curta e o Inverno é rigoroso e longo, chegando a atingir temperatura mínimas de -20º C. Os Verões são quentes, com temperaturas que rondam entre os 20º C e os 27º C. Ocorrem chuvas durante o ano todo.

Vídeo da chegada à cidade de Gdansk de barco:

O que visitei / Resumo de viagem à Polónia

Por ordem de visita.

Varsovia, Polónia
VarsóviaVarsóvia: Bela capital da Polónia tem muitos locais de interesse. Os meus lugares favoritos são a Cidade Velha, o Palácio da Cultura e Ciência, Parque Lazienki, Castelo Real de Varsóvia. O Centro Histórico de Varsóvia está na lista de Património Mundial da UNESCO.
Poznan, Polónia
PoznanPoznan: Cidade com um bonito centro histórico. É uma cidade importante já que em 968 foi o primeiro bispado da Polónia. O edifício da Câmara Municipal / Prefeitura no centro é muito bonito e o marco da cidade.
Lodz, Polónia
LodzLodz: Fundada em 1423, esta é a 3ª cidade polaca. Além de ter vários edifícios históricos bonitos, Lodz é ainda conhecida por ter a maior rua da Europa com 4.2km de comprimento e ainda, o maior cemitério judeu da Europa.
Bialowieza, Polónia
Parque Nacional BialowiezaParque Nacional Bialowieza: Adorei visitar a maior e mais bem preservada floresta virgem da Europa onde se podem ver bisontes no seu habitat natural. O Parque Bealowieza está na lista de Património Mundial da UNESCO.
Zamosc, Polónia
ZamoscZamosc: Cidade com um lindo e bem preservado centro histórico. Aproveitei para conhecer Zamosc durante uma viagem que fiz de carro pela Europa, em Maio 2005. A Cidade Antiga de Zamosc está na lista de Património Mundial da UNESCO.
Torun, Polónia
TorunTorun: Grande cidade, com imensa história. Torun é uma cidade universitária por excelência e seu centro histórico com monumentos, igrejas e museus fazem um excelente destinos para visitar na Polónia. Nicolau Copérnico nasceu aqui em 1473. A Cidade Medieval de Torun está na lista de Património Mundial da UNESCO.
Jasienica Rosielna, Polónia
Jasienica RosielnaAldeia de Jasienica Rosielna: Esta pequena aldeia no interior da Polónia, na região de Malopolskie, faz parte da Rota das Igrejas de Madeira, da lista de Património Mundial da UNESCO. A Igreja Matriz de Jasienica Rosielna invoca a Imaculada Concepção de Virgem Maria e foi construída em 1770.
Domaradzu, Polónia
DomaradzuAldeia de Domaradzu: Esta pequena aldeia no interior da Polónia, na região de Malopolskie, faz parte da Rota das Igrejas de Madeira, da lista Património Mundial da UNESCO. A Igreja Matriz de Domaradzu invoca o Santo Nicolau e foi construída no século XV.
Golcowa, Polónia
GolcowaAldeia de Golcowa: Esta pequena aldeia no interior da Polónia na região de Malopolskie, faz parte da Rota das Igrejas de Madeira, da lista de Património Mundial da UNESCO. A linda igreja de madeira de Santa Bárbara e da Virgem Maria data do século XV.
Rudka, Polónia
RudkaAldeia Rudka: Esta pequena aldeia no interior da Polónia, na região de Malopolskie, faz parte da Rota das Igrejas de Madeira, da lista de Património Mundial da UNESCO. A igreja de madeira Uniat foi construída no ano de 1693. É um dos melhores exemplos da região.
Wroclaw, Polónia
WroclawWroclaw: Cidade com enorme história, fundada no século X. Wroclaw conta com imensas universidades, e tem um centro histórico entre os mais bonitos da Polónia. O edifício do Salão do Centenário está na lista de Património Mundial da UNESCO.
Bialystok, Polónia
BialystokBialystok: Cidade que fica perto da fronteira com a Bielorrússia. Tem alguns edifícios históricos e é daqui o ponto de partida para se visitar o famoso e lindo Parque Nacional Bialowieza. O Presidente da Polónia, Ryszard Kaczorowski é originário de Bialystok.
Przemysl, Polónia
PrzemyslPrzemysl: Cidade bem junto com a fronteira da Ucrânia, tem imensa história e um centro muito bonito. Estive várias vezes nesta cidade já que durante o tempo que morei na Ucrânia esta foi a cidade que utilizei para atravessar a fronteira. Aproveitei para conhecer e visitar o centro histórico, praças e igrejas. É aqui nesta cidade que os comboios / trens mudam o sistema de rodas já que a Ucrânia e Rússia têm um sistema de caminhos de ferro diferentes da Polónia e do resto da Europa.
Czestochowa, Polónia
CzestochowaCzestochowa: Uma das cidades religiosas mais conhecidas da Europa. A Nossa Senhora de Czestochowa é a padroeira da Polônia. O Mosteiro Jasna Góra é muito famoso e a sua pintura da Nossa Senhora é visitado por milhões de pessoas todos os anos.
Wadowice, Polónia
WadowiceWadowice: Cidade com pouca coisa para visitar mas, que tem algum interesse já que é aqui o local de nascimento do Papa João Paulo II. No centro da cidade pode-se visitar a Igreja matriz de Wadowice.
Lublin, Polónia
LublinLublin: Cidade fundada por volta do século VI, tem um bonito centro histórico da época medieval. O Castelo de Lublin e o Centro Histórico são lugares a não perder.
Elk, Polónia
ElkElk: Cidade rodeada por floresta, tem um pequeno centro histórico e um lago com cisnes muito pitoresco. Elk fica fora da rota turística, mas eu passei na minha viagem a caminho da Lituânia. Pode-se visitar o antigo castelo e a catedral.
Gdansk, Polónia
GdanskGdansk: Fascinante cidade localizada no norte da Polónia. Apesar de ter ido à Polónia muitas vezes, acabei por visitar Gdansk só em 2013. O centro histórico é lindo, com imensa história e monumentos para conhecer.
Westerplatte, Polónia
WesterplatteWesterplatte: Foi aqui o palco da famosa guerra de Westerplatte, onde se deu o primeiro confronto entre tropas alemãs e polacas, sendo assim o primeiro confronto do palco de guerra da Segunda Guerra Mundial na Europa.
Zakopane, Polónia
ZakopaneZakopane: Zona de montanha no sul da Polónia. Em 2001, fiz uma grande caminhada pelas montanhas, subindo ao topo num local onde está a fronteira entre a Polónia e a República Eslovaca. A natureza aqui é muito bonita e a cidade de Zakopane em si, com as suas casas de madeira invocam uma cultura polaca bem diferente da que estamos habituados a visitar nas grandes cidades e centros urbanos.
Cracóvia, Polónia
CracoviaCracóvia: Sem dúvida a cidade mais famosa da Polónia. Cracóvia foi fundada no século VII e foi desde então um dos mais importantes centros urbanos do país. O Centro Histórico de Cracóvia está na lista de Património Mundial da UNESCO. O Papa João Paulo II foi Arcebispo de Cracóvia. Locais a não perder são o Centro Histórico, o Castelo Wawel, a Fortaleza Barbican, a Basílica de Santa Maria e a Igreja de São Pedro e São Paulo.
Auschwitz, Polónia
AuschwitzCampo de concentração de Auschwitz: Junto com Cracóvia, este é um dos destinos mais famosos da Polónia. Horrivelmente ligado à história do holocausto, Auschwitz foi um campo de concentração alemão Nazi, onde mais de 1 milhão de pessoas morreram, quer nos campos de trabalho quer nas suas câmaras de gás. Pode visitar o recinto muito bem preservado e sentir um pouco desta parte negra da história europeia.
Katovice, Polónia
KatoviceKatovice: Cidade industrial por excelência, tende a ganhar um lugar como destino agradável para se visitar. Apesar de não ter muito para ver comprando com outras cidades vizinhas, Katowice não deixa de ser um destino agradável. A não perder as ruas centrais junto à Estação de Comboios e a Igreja dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo.
Locais UNESCO na Polónia
Estes são alguns dos melhores destinos para visitar na Polónia. Os locais UNESCO Património Mundial na Polónia são locais protegidos pela sua importância cultural ou natural.

Locais inscritos na Lista do Património Mundial na Polónia:

  • Centro Histórico de Cracóvia
  • Minas de Sal de Wieliczka
  • Campo de Concentração de Auschwitz
  • Parque Nacional Bialowieza / Belovezhskaya Pushcha (sítio transfronteiriço com a Bielorrússia)
  • Centro Histórico de Varsóvia
  • Cidade Antiga de Zamosc
  • Castelo da Ordem Teutónica de Malbork
  • Cidade Medieval de Torun
  • Kalwaria Zebrzydowska: Conjunto Arquitectónico Maneirista e Paisagístico e Parque de Peregrinação
  • Igrejas da Paz em Jawor e Swidnica
  • Igrejas de Madeira do Sul da Pequena Polónia
  • Parque Muskauer-Muzakowski (sítio transfronteiriço com a Alemanha)
  • Salão do Centenário em Wroclaw
  • Tserkvas de madeira da região dos Cárpatos na Polônia e Ucrânia

Siga no Twitter, Facebook, Instagram e Pinterest. Partilhe esta página e deixe o seu comentário.


Deixe o seu comentário aqui:

João Leitão - O autor do blog:

VIVA! Sou o João - blogger de viagens. Com 20 anos de experiência como viajante independente, explorei mais de 128 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindos ao meu blog de viagens, onde partilho informação prática de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

Kit de Viagem:

  • Onde eu reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com
  • Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com
  • Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com
  • 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marrakech até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com
  • Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com
* Esta página tem links de afiliados. Quando você reserva algo através deste blog, eu retenho uma pequena comissão que não altera o preço final. Obrigado!

Blog de viagens mencionado em:

Blog de viagens nos Media

« Seguir @joaoleitaoviagens no Instagram »