🐪 » Viagem de grupo 7 dias em Marrocos por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara » Mais info em MARROCOS.COM « 🐪

🌍 Visitar Samoa – Roteiros e Dicas de Viagem

Actualizado em 28 Julho, 2017
Visitar Samoa – Roteiros e Dicas de Viagem

Visitar Samoa – Roteiros e Dicas de Viagem

Guia de Viagem de Samoa

Viajar na Samoa – informação de viagem.

Tudo sobre visitar os melhores locais e destinos da Samoa. Ideias de roteiros e itinerários com informação de alojamento, transporte, muitas galerias de fotografias, restaurantes, vídeos e mapas.

Organize as suas férias na Samoa. Alguma pergunta ou opinião deixe um comentário no fim da página.

Nesta página você encontra:

  1. Estado Independente de Samoa – Informação prática
  2. Turismo na Samoa – Apresentação
  3. História, Geografia e Cultura
  4. Clima e Quando ir
  5. Vídeo da Samoa
  6. Resumo de viagem a Samoa
  7. Guia de Viagem: artigos para consultar
  8. Roteiros na Samoa – 5 dias
  9. Locais UNESCO na Samoa
  10. Kit de Viagem

Obrigado.

Estado Independente de Samoa

Bandeira Samoa

Bandeira da Samoa

  • Capital: Apia.
  • Língua oficial: Inglês, Samoano.
  • Primeiro-ministro: Tuila’epa Sailele Malielegaoi.
  • População 2007: 176.287 habitantes.
  • Moeda: Tala.
  • Área Total: 2.831 km².
  • Fuso horário: UTC +13, +14.
  • Código telefónico internacional: +685.
  • Clima: Tropical.
  • Visto: Não é preciso visto para a Samoa.
  • Fronteiras: Samoa é uma série de ilhas.
  • Locais a não perder: Praia Lalomano, Apia, Sopoaga, To Sua Giant Swimming Hole, Papapapaitai.
  • Quando visitei a Samoa: Setembro 2014.
Mapa Samoa

Mapa da localização geográfica de Samoa no Mundo

Turismo na Samoa, Roteiros de Viagem

To Sua Giant Swimming Hole, Visitar a Samoa

To Sua Giant Swimming Hole, Visitar a Samoa

A Samoa é um país fascinante para passar férias.

Fiquei um par de dias em Samoa, cheguei vindo de Tonga e saí até às Ilhas Fiji.

Sem dúvida que houve alguns lugares que gostei muito de visitar principalmente toda a costa do sul da ilha de Upolu. Também as cascatas de Sopoaga e Papapapaitai são lindas.

Esta ilha releva a beleza da Oceânia pela sua natureza selvagem. A capital em si, a cidade de Apia tem alguns edifícios bonitos, feitos de madeira e muito coloridos.

Apresentação da História, Geografia e Cultura:

A história de Samoa conta que estas ilhas tropicais foram descobertas pelos europeus durante o século XVIII, e posteriormente, bastante disputadas por holandeses, alemães e americanos. Sempre em tensão, Samoa atinge soberania política com o Rei Malietoa Laupepa, terminando a pouca estabilidade existente após a sua morte, pois os alemães rapidamente entraram em cena como colonos, os quais assinaram também alguns acordos comerciais com os EUA e com a Coroa Inglesa (os ingleses marcaram muito a sua posição através dos missionários que conseguiram converter o povo nativo ao cristianismo). As Ilhas Samoa, para além de estarem sob o domínio alemão, encontravam-se anexadas à Nova Zelândia entre o ano 1919 e 1962, tornando-se independente e integrando-se nos países Commonwealth no ano 1970 e mais tarde, na Organização das Nações Unidas. Estas ilhas são governadas através de uma monarquia constitucional, cujo chefe de Estado é o Rei Malietoa Tanumafili II.

A geografia da Samoa conta com a área territorial de 2 944 Km2, cujo país fica situado na Oceânia, mais propriamente na Polinésia, no Oceano Pacífico, entre o Hawai e a Nova Zelândia. Samoa é composto por duas grandes ilhas, nomeadamente Savaii e Opolu, as quais estão separadas pelo Estreito de Apolima, tal como por sete ilhotas. O cenário paisagístico aqui presente é composto por ilhas de origem vulcânica, cujo relevo é imensamente montanhoso, com florestas muito densas e enormes rios, de correntes fortes. O ponto mais alto do país encontra-se no Monte Mauga Silisili, com 1 857 metros de altitude. Os habitantes aproveitam imenso os recursos das florestas e do mar, mais propriamente de madeiras e peixe, actividades reconhecidas no mercado mundial, uma vez que oferecem imensa qualidade bastante apreciada pelos empresários de todo o mundo.

A cultura da Samoa é essencialmente centrada na comunidade, onde o povo gosta muito de fazer as actividades do quotidiano em conjunto, baseando-se nos valores familiares e da inter-ajuda entre vizinhos e amigos. Existem três factores bastante importantes na sociedade samoana, a Família, a Fé e a Música. As suas casas são bastante curiosas, chamadas de “fale”, uma vez que as mesmas não usufruem de paredes e onde dormem até vinte pessoas no chão. Este local é usado para outras actividades, pois é o melhor ponto de encontro para o samoano confraternizar e relaxar com a família e amigos. Os elementos mais velhos da comunidade são respeitados pela população mais jovem, que ouve as suas histórias com muita atenção, salientando que aqui vive-se a aprendizagem que é passada entre as gerações. As mulheres são vistas como um elemento essencial nesta sociedade, pois são elas que dão à luz e que passam os valores, costumes e as tradições aos seus filhos.

Clima e Quando ir:

Para saber quando ir à Samoa você precisa de se informar um pouco melhor acerca das suas estações e clima. A melhor altura para visitar a Samoa é entre os meses de Junho e Setembro, uma vez que são os meses mais secos de todo ano.

O clima da Samoa é equatorial tropical, sendo que as suas características gerais durante o ano é um clima muito húmido e quente. É um país bastante chuvoso, normalmente entre Outubro e Maio, tendo também uma estação seca que se situa entre os meses de Junho e Setembro. As temperaturas variam entre os 23º C e os 33º C, sendo que a temperatura do mar ronda os 28º C.

Beautiful Samoa

Vídeo oficial do Turismo da Samoa.

O que visitei / Resumo de viagem na Samoa

Por ordem de visita.

Apia, Samoa
Apia, SamoaApia: é a capital da Samoa e é na verdade a única cidade. Fica no centro da costa Norte da Ilha de Upolu. Samoa é um arquipélago com várias pequenas ilhas e Apia fica na segunda maior. É uma cidade tradicional com edifícios baixos, casas tradicionais em madeira, muitas igrejas de várias religiões diferentes e muito verde na paisagem. Um dos edifícios a não perder pela sua beleza arquitectónica é a Igreja da Imaculada Conceição. Tem um aspecto muito diferente das igrejas católicas da Europa, quer no exterior como no interior. O interior é ricamente decorado com vitrais coloridos, uma cúpula com pinturas e todo o restante tecto é de madeira trabalhada em formas geométricas. A Torre do relógio no centro da cidade é também um monumento icónico. Para conhecer a cultura deste povo nada melhor do que assistir à representação de uma Aldeia Samoa que decorre todas as Terças, Quartas e Quintas das 10.30 às 13.30 em pleno centro da cidade na “beach road” ao lado do Parlamento. Esta atracção recria os aspectos mais marcantes da cultura Samoa como a gastronomia, as actividades e os rituais, e onde poderá provar algumas destas iguarias e comprar artesanato típico como têxteis, trabalhos em madeira e arte Tapa. Também pode visitar o mercado tradicional de Apia (marketi fou) ou o mercado do peixe e ver produtos típicos da região e tomar contacto com o quotidiano real da população.
Cascata Sopoaga, Samoa
Cascata Sopoaga, SamoaCascata Sopoaga: esta fantástica cascata fica na aldeia de Lotofaga na Ilha Upolu. Fica perto da Main South coast road e vale a pena parar para ver a cascata e toda a envolvência. A zona de onde se pode ver a cascata é um bonito jardim, tipo jardim botânico com a indicação do nome das espécies, tem zona de piqueniques. Apenas de passagem ou para passar um belo dia no meio da natureza, é um lugar a não perder.
Parque Nacional Le Pupu-Pu'e, Samoa
Parque Nacional Le Pupu-Pue, SamoaParque Nacional Le Pupu-Pu’e: este parque tem 2850 ha e foi criado em 1978. É o habitat da espécie de morcegos Raposa voadora de Samoa que está em extinção. O parque ocupa a área das Montanhas Le Pu’e e o Monte Fito, o ponto mais alto da Ilha (1100m). Tem uma cascata – Cascata de Togotogiga – não muito grande mas à beira da qual se pode acampar por duas noites de graça, mediante autorização do parque.
To Sua Giant Swimming Hole, Samoa
To Sua Giant Swimming Hole, SamoaTo Sua Giant Swimming Hole: esta piscina natural é das mais bonitas do mundo. Um enorme buraco na rocha que dá acesso ao mar 30 metros abaixo do topo da rocha. Este lugar fica na aldeia de Lotofaga e consiste numa piscina ligada ao mar através de um túnel na rocha. A piscina natural onde pode mergulhar e nadar é o grande atractivo do local, mas pode nadar por dentro da gruta e explorar esta passagem até ao mar. A opção mais normal para sair da piscina é subir a íngreme escada suspensa do alto dos 30 metros. Um mergulho no To Sua é uma experiência imperdível, no entanto, é preciso um pouco de coragem.
To Sua Ocean Trench, Samoa
To Sua Ocean Trench, SamoaTo Sua Ocean Trench: Entre o buraco na rocha que forma a grande piscina To Sua e o mar, há naturalmente uma ligação que conduz a água do mar até à piscina. Esta ligação é um túnel de lava com vários respiros e arcos que formam uma paisagem de grutas subaquáticas maravilhosa para se fazer snorkeling. Mergulhe na piscina e nade até ao mar e à pequena praia, explorando estas grutas num cenário que parece saído de um filme.
Praia Lalomano, Samoa
Praia Lalomano, SamoaPraia Lalomano: fica na ponta sudeste da ilha Upolu e é das praias mais bonitas do Pacifico Sul. É a típica praia a que chamamos paraíso: areia branca e muito fina, mar calmo e azul-turquesa e muita vegetação. É uma praia quase selvagem pois apesar de ter algumas infra-estruturas turísticas estas estão perfeitamente enquadradas na paisagem, são construções em madeira de estilo tradicional. Uma das características desta praia são as cabanas sobre estacas ao longo da praia, que são na verdade opções de alojamento. Estes alojamentos podem ser praticamente ao ar livre, apenas com a tecto e umas cortinas para se poder ter um pouco mais de privacidade. É uma opção económica muito procurada, mas considero mais um luxo poder usufruir de uma estadia ao ar livre num ambiente assim. Afinal, em quantos lugares no mundo poderemos viver esta experiência? Acordar em plena praia, com os sons da natureza, ver ao fundo a pequena ilha Nusafee, vai fazê-lo sentir-se como Robinson Crusoe numa ilha deserta.
Cascata Papapapaitai, Samoa
Cascata Papapapaitai, SamoaCascata Papapapaitai: esta cascata é das mais altas do arquipélago. A água cai de uma altura de 100 metros no desfiladeiro. Fica mesmo ao lado da Cross Island Road, que atravessa a ilha de Norte a Sul, e por isso a uns meros quinze minutos da capital Apia e a caminho das praias paradisíacas do Sul. O local é de uma beleza natural em estado selvagem, só a cascata e densa vegetação em toda à volta.

Roteiros na Samoa

Algumas ideias de roteiros para você preparar as suas férias na Samoa de maneira independente. Itinerários de turismo na Samoa de 5 dias.

5 Dias em Samoa
Dia 1 Apia
Dia 2 SoloSolo
Dia 3 Monte Fito
Dia 4 Monte Fito
Dia 5 Apia
5 Dias em Samoa
Dia 1 Apia
Dia 2 Sale’imoa
Dia 3 Fasito’otai
Dia 4 Mulifanua
Dia 5 Apia
5 Dias em Samoa
Dia 1 Asau
Dia 2 Monte SiliSili
Dia 3 Monte SiliSili
Dia 4 Sala’ilua
Dia 5 Tuasivi
Locais UNESCO na Samoa
Estes são alguns dos melhores destinos para visitar na Samoa. Os locais UNESCO Património Mundial na Samoa são locais protegidos pela sua importância cultural ou natural.

Locais inscritos na Lista do Património Mundial na Samoa:

  • Samoa não tem sítios UNESCO Património Mundial da Humanidade.

Kit Útil para organizar a sua viagem a Samoa:

Siga no Twitter, Facebook, Instagram e Pinterest. Partilhe esta página e deixe o seu comentário.


Deixe o seu comentário aqui:

João Leitão - O autor do blog:

VIVA! Sou o João - blogger de viagens. Com 20 anos de experiência como viajante independente, explorei mais de 128 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindos ao meu blog de viagens, onde partilho informação prática de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

Kit de Viagem:

  • Onde eu reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com
  • Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com
  • Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com
  • 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marrakech até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com
  • Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com
* Esta página tem links de afiliados. Quando você reserva algo através deste blog, eu retenho uma pequena comissão que não altera o preço final. Obrigado!

Blog de viagens mencionado em:

Blog de viagens nos Media

« Seguir @joaoleitaoviagens no Instagram »