🐪 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marrakech até ao Deserto do Saara através do » Marrocos.com « 🐪

🌍 Visitar Senegal – Roteiros e Dicas de Viagem

Actualizado em 21 Setembro, 2016
Facebook Google Pinterest StumbleUpon Twitter
Visitar Senegal - Roteiros e Dicas de Viagem

Visitar Senegal – Roteiros e Dicas de Viagem

Guia de Viagem do Senegal

Viajar no Senegal – informação de viagem.

Tudo sobre visitar os melhores locais e destinos do Senegal. Ideias de roteiros e itinerários com informação de alojamento, transporte, muitas galerias de fotografias, restaurantes, vídeos e mapas.

Organize as suas férias no Senegal. Alguma pergunta ou opinião deixe um comentário no fim da página.

Nesta página você encontra:

  1. República do Senegal – Informação prática
  2. Turismo no Senegal – Apresentação
  3. História, Geografia e Cultura
  4. Clima e Quando ir
  5. Vídeo do Senegal
  6. Resumo de viagem ao Senegal
  7. Guia de Viagem: artigos para consultar
  8. Roteiros no Senegal – 5, 10 e 12 dias
  9. Locais UNESCO no Senegal
  10. Kit de Viagem

Obrigado.

República do Senegal

    Bandeira Senegal

    Bandeira do Senegal

  • Capital: Dakar
  • Língua oficial: Francês
  • Presidente: Abdoulaye Wade
  • População 2008: 13.343.424 habitantes
  • Moeda: Franco CFA
  • Área Total: 196.722 km²
  • Fuso horário: UTC+0
  • Código telefónico internacional: +221
  • Clima: Tropical
  • Visto: Não é preciso visto para cidadãos portugueses. É necessário passaporte
  • Fronteiras: Norte pela Mauritânia, a leste pelo Mali, a sul pela Guiné e pela Guiné-Bissau e a oeste pelo Oceano Atlântico e pela Gâmbia
  • Locais a não perder: Dakar, Ilha de Goré, Saint Louis, Parque Nacional de Tambacounda
  • Quando visitei o Senegal: Abril 2004
  • Mapa Senegal

    Mapa da localização geográfica do Senegal no Mundo

Turismo no Senegal, Roteiros de Viagem

Praia em Saint Louis, Visitar o Senegal

Praia em Saint Louis, Visitar o Senegal

O Senegal é um país fascinante para passar férias.

A minha história com o Senegal tem algo interessante.

Em Dezembro de 2003, enquanto descia a África Ocidental à boleia (carona), fiquei na fronteira do Senegal impedido de entrar, porque o jipe onde eu ia tinha mais de 4 anos de idade.

Voltei então mais tarde, em Março de 2004 com o meu carro e entrei então para visitar vários locais muito bonitos do país.

No âmbito de um projecto chamado “Évora Tambacounda 2004“, levei várias medalhas UNESCO Património Mundial da Humanidade da cidade de Évora (e muito material turístico da cidade) e fui entregando pelos presidentes da câmara (prefeitura) de várias cidades da Mauritânia, Senegal e Gâmbia.

Entrei então duas vezes no Senegal, uma vindo do Norte da Mauritânia e outra depois de ter entrado e atravessado a Gâmbia.

O Senegal é um país muito interessante, com muita história e muita Natureza principalmente no Parque Niokolo Koba.

Apresentação da História, Geografia e Cultura:

Barco senegales em Saint Louis no Senegal

Barco senegales em Saint Louis no Senegal

A história do Senegal começa desde a pré-história, mas os primeiros documentos encontrados são portugueses (século XV), da altura que a rota marítima e a visita aos países de África estava intrinsecamente ligada à exportação de escravos, ouro e marfim para Portugal e para as suas colónias na América. Dois séculos mais tarde a França tomou este território como sua colónia, factor que delineou o rumo deste país até aos dias de hoje. Existiram aqui, entre os séculos X e XVI, os Impérios Mali e Tekrour, onde também durante este período e de forma gradual, foram sendo introduzido os ideais religiosos islâmicos através dos árabes. Passaram por aqui outros reinos, como o Império Sudanico de Gana, Namandiru, do Falemé e do Dyolof. Em 1958 o Senegal fazia parte integrante da Federação Mali, que deixou de ser dois anos mais tarde a fim de proclamar a sua independência, onde Léopold Sédar Senghor foi o primeiro presidente do país.

A geografia do Senegal conta com uma área territorial de 197 000 Km2 e faz fronteira com a Mauritânia a Norte, a Leste com o Mali, a Sudeste com a Guiné e a Sudoeste com a Guiné-Bissau e com a Gâmbia. Localizado na África Ocidental, é um país maioritariamente rural, grande parte da população vive nestas condições geográficas. O litoral, banhado pelo Oceano Atlântico, apresenta altitudes bastante baixas e ilustra-se em linha recta através de planícies arenosas, tal como é formado também por muitos pântanos bastante recortados, tal como por manguezais. A capital, Dakar, situa-se na Península do Cabo Verde, uma ilha que faz a sua ligação por um braço de areia até ao continente. Devido à escassa precipitação, o Norte apresenta pouca vegetação na sua savana, onde é ilustrada pouca vegetação, embora no Vale do Rio Casamance exista um grande índice de chuvas, criando por isso um denso bosque tropical.

A cultura do Senegal é bastante conhecida no mundo, através da música do ilustres músicos Youssou N’Dour ou Baaba Maal, que levaram a World Music a um nível de qualidade sem igual, os quais usaram a fórmula rítmica do povo Wolof. O artesanato senegalês, também apreciado em todo o mundo, é de uma qualidade exímia apresentada em peças em ouro, prata ou bronze, tal como pintura em tecido à mão e pintura no vidro (retratando o dia-a-dia dos senegaleses, cheio de cor, movimento e sentido de humor). No entanto, cada região apresenta a sua tendência artística, o que se torna possível distinguir qual a origem das peças artesanais. No Museu de Arte, na capital do Senegal, Dakar, podemos visitar a maior exposição de arte africana, apoiada pelo governo, que vive de muita e interessante qualidade artística. Outros Museus importantes a fim de compreender melhor a história deste povo é o Centro de Documentação do Instituto Fundamental da África Negra e o Museu do Mar dos Escravos de Gorée.

Clima e Quando ir:

Para saber quando ir ao Senegal você precisa de se informar um pouco melhor acerca das suas estações e clima. A melhor altura para visitar ao Senegal é durante os meses mais secos e frios, entre os meses de Novembro e Abril.

O clima do Senegal é tropical, distinguindo-se duas estações: a estação seca e quente, entre os meses de Novembro e Junho, onde ao longo da costa se sentem os ventos alísios, amenizando um pouco as temperatura muito altas e, a estação chuvosa, entre Julho e Outubro, mais sentidas no Sul que no Norte do país. Na costa, a média de temperaturas rondam os 30º C e no interior os 40º C e, a temperatura do mar tem a média de 20º C.

Visit Senegal, Travel Guide

Vídeo promocional do Turismo do Senegal.

O que visitei / Resumo de viagem ao Senegal

Por ordem de visita.

Saint Louis, Senegal
Saint LouisCidade de Saint Louis: Cidade UNESCO Património Mundial situada numa ilha chamada também de Saint-Louis. Além de alguns edifícios grandes feitos pelos franceses, há imensos bairros da cidade com casas tradicionais baixas e ainda o centro da cidade com casas coloniais muito bonitas. Saint-Louis, como está numa ilha, está toda rodeada por água e na zona oeste tem bonitas praias.
Ndioum, Senegal
NdioumNdioum: Esta é uma pequena aldeia localizada no rio Senegal. Fui aqui com um amigo meu senegalês para visitar sua família. Para se chegar aqui há uma estrada de terra e é preciso apanhar um barco para atravessar o rio. A aldeia é super isolada e toda feita em palhota.
Kaedi, Senegal
KaediKaedi: Esta é a cidade fronteiriça com o Mali. A cidade em si não é muito interessante e tem muito lixo. O melhor nesta cidade é a hipótese de se ir à ponte do rio Senegal, que é a fronteira Senegal / Mali – tem uma placa e tudo. Se pedir aos polícias de fronteira eles deixam ir.
Tambacounda, Senegal
TambacoundaTambacounda: Esta é a maior cidade na região. Tambacounda é a entrada para Niokolo-Koba. Como vim aqui num projecto de contacto entre culturas, trouxe a medalha UNESCO Património Mundial da Câmara Municipal (prefeitura) de Évora para entregar ao presidente da cidade, tive então uma recepção oficial com jornalistas e tudo.
Parque Nacional de Niokolo-Koba, Senegal
Parque Nacional de Niokolo-KobaParque Nacional de Niokolo-Koba: Local UNESCO Património Mundial atravessado pelo Rio Gâmbia, este local de selva, mato e animais selvagens é muito bonito. Visitei vários locais do parque e avistei vários javalis, muitos hipopótamos, crocodilos, gazelas e milhares de macacos.
Dakar, Senegal
DakarCidade de Dakar: é a capital do Senegal e é a maior cidade do país – confusa e cheia de gente por todo o lado. Esta cidade foi fundada pelos franceses no século XIX, e fica situada na zona Ocidental africana (bastante importante na comunicação entre África e Europa). É uma cidade bastante caótica, com bastante congestionamento nas estradas e grande problemas no que toca ao reordenamento desta grande metrópole, onde as infraestruturas não conseguem responder às necessidades deste povo. É bastante conhecido o evento Rali Dakar, organização que elevou esta cidade ao mundo inteiro, atraindo a partir daí, imensos curiosos e visitantes. Os pontos de interesse a visitar são, naturalmente, os seus mercados onde poderá conhecer de perto este povo fascinante, tal como o Monumento do Renascimento Africano, o Museu IFAN de Arte African, a Ilha de Goree, Les Almadies (onde poderá deliciar-se com marisco de alta qualidade), a Grande Mesquita de Dakar e a Catedral de Dakar. Conheça também o Lago Retba e aproveite para fazer observação das aves. Não deixe de conhecer a riqueza musical aqui presente, é simplesmente incrível. Este povo é super hospitaleiro e muito simpático. Altamente recomendável.
Ilha Gorée, Senegal
Ilha GoréeFortaleza da Ilha Gorée: este local está inscrito na lista da UNESCO Património Mundial e é, possivelmente, o local mais bonito do Senegal. A Ilha de Goré fica a 40 minutos de barco a partir de Dakar. A viagem é muito bonita. A Ilha de Gorée foi dos maiores centros de comércio de escravos de África entre os séculos XV e XIX. Além das casas e arquitectura muito interessante, há ainda vários locais para visitar tais como a Fortaleza da Ilha de Goreia, o local do antigo canhão inglês. O navegador português Dinis Dias descobriu a Ilha de Gorée em 1444.

Roteiros no Senegal

Algumas ideias de roteiros para você preparar as suas férias no Senegal de maneira independente. Itinerários de turismo no Senegal seja de 5, 10 ou 12 dias.

5 Dias no Senegal

Dia 1 Dakar
Dia 2 Thiès
Dia 3 Diourbel
Dia 4 Kaolack
Dia 5 Dakar

10 Dias no Senegal
Dia 1 Dakar
Dia 2 St. Louis
Dia 3 St. Louis – Toubakouta – Sine-Saloum Delta
Dia 4 Tendaba
Dia 5 Tendaba – Parque Nacional Kiang West
Dia 6 Cap Skirring
Dia 7 Cap Skirring – Bissau
Dia 8 Bissau – Bush Camp
Dia 9 Bureh Beach
Dia 10 Freetown

12 Dias no Senegal

Dia 1 Freetown
Dia 2 Bureh Beach
Dia 3 Bush Camp
Dia 4 Mamou & Labe
Dia 5 Fouta Djallon & Labe
Dia 6 Bushcamp
Dia 7 Bissau
Dia 8 Cap Skirring
Dia 9 Tendaba – Parque Nacional Kiang West
Dia 10 Toubakouta
Dia 11 St. Louis
Dia 12 Dakar

Locais UNESCO no Senegal
Estes são alguns dos melhores destinos para visitar no Senegal. Os locais UNESCO Património Mundial no Senegal são locais protegidos pela sua importância cultural ou natural.

Locais inscritos na Lista do Património Mundial no Senegal:

  • Ilha de Gorée
  • Santuário Nacional de Aves de Djoudj
  • Parque Nacional de Niokolo-Koba
  • Ilha de Saint Louis
  • Círculos de pedra da Senegâmbia (sítio transfronteiriço com a Gâmbia)
  • Delta do Saloum
  • País bassari: paisagens culturais Bassari, Fula e Bedik

🔁 Partilhar esta página

Facebook Google Pinterest StumbleUpon Twitter

🛫 Kit de Viagem

✅ Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com
✅ Reserve o seu carro online através do Rentalcars.com
✅ Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com
✅ 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marrakech até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com

🚀 Siga nas redes sociais

Facebook Twitter Google+ Instagram Pinterest Stumbleupon Tumblr YouTube Blog Lovin

🗨 Deixe o seu comentário aqui

Os comentários deste blog de viagens são via facebook.







🏆 Blog de viagens mencionado em

Blog de viagens nos Media

📷 Seguir João Leitão Viagens no Instagram