🐪 Venha conhecer Marrocos « Viagem de grupo 7 dias por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara 🐪

Bandeiras da Oceânia – Explicação Histórica e Significado das Cores

João Leitão
Actualizado em 20 Julho, 2018
BANDEIRAS OCEANIA

BANDEIRAS OCEANIA

O continente oceanico tem 14 países com um total de 36 milhões de habitantes e está dividido em quatro sub-regiões: Austrália, Polinésia, Micronésia e a Melanésia. As bandeiras representam a identidade nacional de cada país. Cada cor tem um significado importante na história das nações. Se você procura o significado das bandeiras da Oceânia, então está na página certa. Nesta página e listado por ordem alfabética, tem uma explicação fácil do significado das cores das Bandeiras da Oceânia com detalhes da história, heráldica e datas de criação.

Significado das Bandeiras da Oceânia

Bandeira da Austrália

BANDEIRA DA AUSTRALIA

BANDEIRA DA AUSTRALIA

Significado da Bandeira da Austrália

» As cores da bandeira da Austrália são o vermelho, o azul e o branco.

A bandeira australiana, como diversas outras de países que foram colónias britânicas, como a vizinha Nova Zelândia, reflecte esse passado, incluindo a Union Jack – a tradicional bandeira britânica – no seu estandarte.

No caso australiano, existe um fundo azul, onde surgem a branco as estrelas da constelação Cruzeiro do Sul, e no canto superior esquerdo, ocupando 25% da área total da bandeira, temos então a Union Jack.

Existe uma estrela extraordinária, que não faz parte constelação referida e que se posiciona sob o símbolo britânico. Tem sete pontas, que simbolizam os seis estados da federação australiana e os territórios federais autónomos.

A bandeira teve uma versão inicial, sem a estrela de sete pontas, que foi escolhida entre diversas candidatas em 1901, e em 1908 a actual bandeira foi adoptada.

Actualmente existe intenso debate na Austrália no sentido de alterar a bandeira para a remoção da Union Jack, tida por alguns como uma ameaça simbólica à soberania do país.

Na Austrália, os indígenas têm a sua própria bandeira, próxima da bandeira da Papua Nova Guiné, com duas metades horizontais, a de topo a preto e a de baixo a vermelho, com um simples círculo amarelo ao centro.

A história da Austrália tem início na sua descoberta, no início do século XVII. Os holandeses chegaram aqui e rapidamente abandonaram a hipótese de colonizar este território uma vez que não o acharam convidativo para o seu estabelecimento. Foram os ingleses, aos comandos do navegador James Cook, que reclamaram este lugar, nomeando como a Nova Gales do Sul. De uma forma exponencial, fundaram algumas cidades perto da actual Sydney, nomeadamente Perth, Adelaide e Melbourne.

Veja também a página: Visitar Austrália – Guia de Viagem.

Bandeira da Nova Zelândia

BANDEIRA DA NOVA ZELANDIA

BANDEIRA DA NOVA ZELANDIA

Significado da Bandeira da Nova Zelândia

» As cores da bandeira da Nova Zelândia são o vermelho, o azul e o branco.

A bandeira da Nova Zelândia é muito idêntica à da Austrália, consistindo numa base azul escura, tendo o Union Jack, o famoso símbolo que constitui a bandeira do Reino Unido, a ocupar um quarto da área, o que se situa no topo esquerdo. Depois existem quatro estrelas de cinco pontas, a vermelho com margem branca, que simbolizam a constelação do Cruzeiro do Sul.

O azul de fundo representa o céu e o mar que se encontram presentes na Nova Zelândia.

Esta bandeira foi criada pelo primeiro-tenente da Marinha Britânica Albert Hastings Markham, que em 1869 submeteu o seu conceito para apreciação por parte do governador Sir George Bowen, que o aprovou.

Tal como sucede na Austrália, têm vindo a ser dados passos no sentido de substituir a actual bandeira neo-zelandesa por um uma outra que não contenha simbologia britânica. A questão foi levantada pela primeira vez em 1973, mas no referendo de 2016 os eleitores optaram pela manutenção do design existente.

A história da Nova Zelândia conta que estas ilhas foram habitadas pelo povo Maori desde o século X, e que só no século XVII, foram descobertas pelo navegador holandês Abel Tasman. Entretanto, James Cook, a mando da Coroa Inglesa, foi mandado explorar este território e tentar perceber se este país insular tinha interesse. Estas ilhas foram integradas no território inglês no ano de 1840, onde foi assinado o Tratado de Waitangi, o qual defendia a fauna e a flora, tal como os bens das populações nativas.

Veja também a página: Visitar Nova Zelândia – Guia de Viagem.

Bandeira da Samoa

BANDEIRA DA SAMOA

BANDEIRA DA SAMOA

Significado da Bandeira da Samoa

» As cores da bandeira da Samoa são o vermelho, o azul e o branco.

A bandeira da Samoa é predominantemente vermelha, mas na zona superior esquerda, ocupando 25% da área total, existe um rectângulo azul com cinco estrelas de cinco pontas a branco. Este conjunto de estrelas trata-se mais uma vez, tal como sucede em tantas bandeiras desta região, uma alusão à constelação do Cruzeiro do Sul, que se vê nos céus nocturnos que cobrem a Samoa.

O vermelho simboliza o sangue derramado na procura da independência durante o período de ocupação alemã (1900-1914), apesar do país ter estado bastante mais tempo sob o domínio da Nova Zelândia (1914-1962).

A bandeira surgiu pela primeira vez em 1949, nessa altura apenas com quatro estrelas, mas pouco tempo depois surgiu a sua forma definitiva, que acabou por se tornar o pavilhão da Samoa independente, a partir de 1962.

A história de Samoa conta que estas ilhas tropicais foram descobertas pelos europeus durante o século XVIII, e posteriormente, bastante disputadas por holandeses, alemães e americanos. Sempre em tensão, Samoa atinge soberania política com o Rei Malietoa Laupepa, terminando a pouca estabilidade existente após a sua morte, pois os alemães rapidamente entraram em cena como colonos, os quais assinaram também alguns acordos comerciais com os EUA e com a Coroa Inglesa (os ingleses marcaram muito a sua posição através dos missionários que conseguiram converter o povo nativo ao cristianismo).

Veja também a página: Visitar Samoa – Guia de Viagem.

Bandeira da Papua Nova Guiné

BANDEIRA DA PAPUA NOVA GUINE

BANDEIRA DA PAPUA NOVA GUINE

Significado da Bandeira da Papua Nova Guiné

» As cores da bandeira da Papua Nova Guiné são o vermelho, o preto, o branco e o amarelo.

Esta bandeira é bastante original, estando dividia em duas partes, diagonalmente, sendo que a do lado esquerdo tem um fundo negro sobre o qual se vêem cinco estrelas em branco. A do lado direita é vermelha e tem sobre si a silhueta, a negro, de uma ave-do-paraíso.

As estrelas representam a constelação do Cruzeiro do Sul e a ave é o símbolo nacional da Papua Nova Guiné. As cores aplicadas estão presentes desde tempos ancestrais nas pigmentações usadas pelos indígenas da ilha e muito queridas de diversas tribos que habitam no actual país.

A bandeira foi adoptada em 1971, quatro anos antes da obtenção da independência da Austrália. A sua escolha baseou-se num concurso público e a proposta vencedora, da qual resultou a actual bandeira, veio de Susan Karike Huhume, que na altura tinha apenas quinze anos.
Note-se que esta é uma das poucas bandeiras do mundo que tem as proporções de um quadrado.

Bandeira das Ilhas Marshall

BANDEIRA DAS ILHAS MARECHAL

BANDEIRA DAS ILHAS MARSHALL

Significado da Bandeira das Ilhas Marshall

» As cores da bandeira das Ilhas Marshall são o azul, o laranja e o branco.

O arquipélago das Marshall localiza-se a noroeste da Austrália, no meio do imenso Pacífico. A sua bandeira tem um fundo azul escuro. Do canto inferior esquerdo nascem dois raios que se estendem para a extremidade oposta da bandeira, alargando. O de cima de cor alaranjada e o de baixo a branco. Na zona superior esquerda há uma estrela com 24 pontas, sendo que quatro delas, que apontam para os principais pontos cardeais, são de maiores dimensões.

As vinte pontas mais curtas – ou raios – representam as províncias do arquipélago enquanto as quatro mais longas simbolizam as quatro principais cidades do país, Majuro, Jaluit, Wotje e Ebeye.

A zona alaranjada da bandeira é uma alusão à riqueza das ilhas enquanto a parte branca se refere à esperança. O fundo azul, dominante, representa o oceano Pacífico.

Como tantas vezes sucede com bandeiras, existem interpretações diferentes. Pode-se ler que as faixas diagonais representam o equador, o branco e o vermelho simbolizando o nascer do sol e o por do sol e também a paz e a coragem.

A bandeira foi desenhada por Emlain Kabua, esposa do primeiro dirigente do país independente, após a independência dos EUA, em 1979.

Bandeira das Ilhas Salomão

BANDEIRA DAS ILHAS SALOMAO

BANDEIRA DAS ILHAS SALOMAO

Significado da Bandeira das Ilhas Salomão

» As cores da bandeira das Ilhas Salomão são o verde, o azul, o branco e o amarelo.

A bandeira das Ilhas Salomão é composta por duas áreas horizontais divididas por uma linha amarela diagonal. A de cima é de cor azul, com cinco estrelas brancas de cinco pontas, enquanto a de baixo é verde.

As estrelas representam as províncias do arquipélago, que muito adequadamente se destacam no azul que simboliza o Oceano Pacífico. A estreita faixa amarela está associada ao sol e a área verde prende-se com as terras verdejantes das férteis Ilhas Salomão. Note-se que apesar de desde a sua independência as províncias das Ilhas Salomão terem sido aumentadas, o número de estrelas na bandeira manteve-se fiel à quantidade de divisões administrativas à data da independência.

A actual bandeira, escolhida uns quantos meses antes da oficialização da independência, nasceu de um concurso público e foi submetida por um neo-zelandês que na altura estudava na escola King George VI, apesar de estar definido nos termos do concurso que os nativos das ilhas teriam preferência.

A bandeira foi oficialmente adoptada a 18 de Novembro de 1977.

Bandeira dos Estados Federados da Micronésia

BANDEIRA DOS ESTADOS FEDERADOS DA MICRONESIA

BANDEIRA DOS ESTADOS FEDERADOS DA MICRONESIA

Significado dos Bandeira dos Estados Federados da Micronésia

» As cores da bandeira dos Estados Federados da Micronésia são o azul e o branco.

A Micronésia tem uma bandeira azul clara com quatro estrelas brancas de cinco pontas que se dispõem em forma de triângulo ao centro.
O significado da bandeira é simples: o azul simboliza o oceano que rodeia o arquipélago e as quatro estrelas representam as quatro ilhas que compõem o país: Chuuk, Pohnpei, Yap e Kusrae.

Note-se que a bandeira inicial tinha seis estrelas porque as Ilhas Marshall e as Marianas faziam parte de uma mesma federação política, mas com a saída destes dois arquipélagos o número de estrelas foi ajustado.

A bandeira foi adoptada em 1979, quando a Micronésia se tornou independente.

Bandeira de Fiji

BANDEIRA DE FIJI

BANDEIRA DE FIJI

Significado da Bandeira de Fiji

» As cores da bandeira de Fiji são o azul celeste, o azul escuro, o vermelho e o branco.

As Ilhas Fiji é mais um dos países que adoptaram uma bandeira que expressa claramente os laços históricos com o Reino Unido, tendo a Union Jack no sector superior direito, ocupando uma área de 25%.

A cor de fundo da bandeira é um azul muito claro e a meio da metade direita tem o escudo de armas das Ilhas Fiji, onde um leão britânico segura nas suas garras uma semente de cacau. Os outros elementos do símbolo estão todos relacionados com a produção agrícola do país: um cacho de bananas, canas de açúcar, um coqueiro… e uma pomba branca voando com um ramo de oliveira no bico.

O azul predominante na bandeira simboliza a cor do oceano Pacífico que envolve as Ilhas Fiji.

A actual bandeira foi adoptada após a independência do país, a 10 de Outubro de 1970, mas recentemente, tal como sucede na Austrália, tem havido algumas movimentações políticas para a criação de uma nova bandeira, que não contenha elementos relacionados com o Reino Unido. A ideia foi lançada em 2013 pelo ex Primeiro-Ministro, Frank Bainimarama, mas nunca chegou a avançar de forma conclusiva.

A história de Fiji conta que foi o explorador e navegador holandês Abel Tasman, o primeiro europeu que visitou estas ilhas, no ano de 1643, embora tenha sido o James Cook em 1774, sob os comandos da Coroa Inglesa, que chegou e permitiu a colonização deste território vinte anos mais tarde. A partir daí, madeireiros de madeira de sândalo, baleeiros e pescadores de pepinos-do-mar, vieram às Ilhas Fiji em busca de recursos.

Veja também a página: Visitar Fiji – Guia de Viagem.

Bandeira de Palau

BANDEIRA DE PALAU

BANDEIRA DE PALAU

Significado da Bandeira de Palau

» As cores da bandeira de Palau são o azul e o amarelo.

Bandeira de QUIRIBATI

BANDEIRA DE QUIRIBATI

BANDEIRA DE QUIRIBATI

Significado da Bandeira de Quiribáti

» As cores da bandeira de Quiribáti são o vermelho, o azul, o branco e o amarelo.

Bandeira de Tonga

BANDEIRA DE TONGA

BANDEIRA DE TONGA

Significado da Bandeira de Tonga

» As cores da bandeira de Tonga são o vermelho e o branco.

A bandeira do pequeno Tonga é uma das mais antigas do continente, datando de 1863 e estando definida na Constituição do Reino desde 1875, que a define como inalterável. É totalmente vermelha e no canto superior esquerdo existe um quadrado branco com uma cruz vermelha no seu interior.

É uma bandeira com um carácter religioso, simbolizando o vermelho o sangue de Cristo e a cruz, a fé cristã dos habitantes do Tongo. O branco é uma referência à pureza.

A bandeira foi basicamente criada por Taufa’ahau Tupou, um líder tribal que tinha sido convertido ao Cristianismo pouco tempo antes da sua subida ao trono, em 1849, como rei George Tupou I. Houve uma primeira bandeira, de fundo branco e com duas cruzes a vermelho, e que foi alterada para o actual pavilhão depois de se descobrir no Tonga que era quase igual à bandeira da Cruz Vermelha.

A história de Tonga começou a ser traçada quando os europeus chegaram a estas ilhas. Foi James Cook que, no século XVIII, baptizou este país insular como as “Ilhas Amigáveis”. Só dois séculos mais tarde, se tornou independente do domínio inglês. O seu governo é formado por uma monarquia constitucional, onde o rei é o chefe de Estado, o qual é assistido por um conselho privado e não através de eleições.

Veja também a página: Visitar Tonga – Guia de Viagem.

Bandeira de Tuvalu

BANDEIRA DE TUVALU

BANDEIRA DE TUVALU

Significado da Bandeira de Tuvalu

» As cores da bandeira de Tuvalu são o azul celeste, o azul escuro, o vermelho, o amarelo e o branco.

A bandeira de Tuvalu tem muitas semelhanças com as da Austrália e da Nova Zelândia: fundo azul, neste caso bastante claro, com a Union Jack, esse símbolo britânico que é a bandeira do Reino Unido, a ocupar 1/4 do espaço, no canto superior esquerdo. Na metade direita da bandeira vêem-se nove estrelas de cinco pontas em amarelo.

O azul representa o Oceano Pacífico, as estrelas indicam o número de ilhas habitadas do arquipélago e a Union Jack, claro, demonstra a ligação de Tuvalu ao Reino Unido, do qual obteve a independência em 1978.

Entre 1996 e 1997 foi usada uma bandeira sem a Union Jack, mas a população reagiu negativamente, suspeitando que a alteração indiciaria a instituição de uma república em substituição da monarquia tradicional, e a bandeira, tal como hoje a conhecemos, foi reinstaurada.

Bandeira de Vanuatu

BANDEIRA DE VANUATU

BANDEIRA DE VANUATU

Significado da Bandeira de Vanuatu

» As cores da bandeira de Vanuatu são o vermelho, o verde, o preto e o amarelo.

A bandeira do Vanuatu tem um design moderno e colorido. Do lado esquerdo existe um triângulo sobre a horizontal de cor preta e de cujo vértice se estende uma fina faixa negra que corta longitudinalmente a bandeira. No interior desta área a negro existe uma espécie de “Y” a amarelo. O resto da bandeira está dividida em duas partes, a de cima a vermelho e a de baixo a verde.

Na área a negro há ainda um símbolo gráfico de um corno de javali no interior do qual se encontram duas ramas de uma planta local que se parece com uma palma.

Quanto ao significado destes elementos, a cor vermelha refere-se ao sangue humano mas também ao vertido dos javalis sacrificiais. A área verde é uma alusão ao Vanuatu no seu todo e o preto ao solo do país e ao povo Melanésio. O “Y” a amarelo é uma representação do arquipélago, que tem precisamente esse formato.

As ramas representam paz e prosperidade.

Simbologia à parte, os elementos a negro e amarelo foram adicionados à bandeira a pedido do primeiro-ministro de então, Walter Lini, para criar os contrastes necessários às cores de fundo.

Esta bandeira inspira-se na do partido político Vanua’aku Pati, desenhada pelo artista local Kalontas Malon, e adoptada com algumas alterações após a independência, a 18 de Fevereiro de 1980.

Bandeira de Quiribati

BANDEIRA DE QUIRIBATI

BANDEIRA DE QUIRIBATI

Significado da Bandeira de Quiribati

» As cores da bandeira de Quiribati são o vermelho, o braco, o azul e o amarelo.

Talvez não haja muita gente que já tenha ouvido falar em (Quiribati) Kiribati, este pequeno país da Oceânia, mas ele existe, um pequeno arquipélago no meio do imenso Pacífico, entre a Austrália e a América do Sul. E a sua bandeira é das mais originais: sobre uma base vermelha desenha-se o oceano, feito de ondas em azul e branco, a ocupar meio pano, a parte inferior. Sobre este oceano deita-se o sol, sobrevoado por uma ave, uma fragata, tão dourada como o astro-rei.

Os dezassete raios que emanam do sol representam o igual número de ilhas do arquipélago. A ave representa a ligação com o mar, o poder e a liberdade. As ondas simbolizam obviamente o Oceano Pacífico e o sol é uma alusão à localização geográfica do arquipélago, junto à linha do equador.

A bandeira foi adoptada logo após a independência do país do Reino Unido, em 1979, quando o nome mudou de Gilbert Islands, para Kiribati, mas ironicamente o escudo de armas em que se baseia foi desenhado pelos britânicos, mais exactamente por Sir Arthur Grimble, que a criou para as Ilhas Gilbert e Ellice, como na altura eram conhecidos Kiribati e Tuvalu.

Bandeira de Nauru

BANDEIRA DE NAURU

BANDEIRA DE NAURU

Significado da Bandeira de Nauru

» As cores da bandeira de Nauru são o azul, o amarelo e o branco.

A bandeira de Nauru é azul escura, com uma estreita faixa longitudinal amarela a meio e complementada com uma estrela branca de doze pontas colocada na zona inferior esquerda.

O significado desta estrela é curioso. Não representa o número de regiões ou ilhas, ao contrário do que é costume com as bandeiras na Oceânia, mas sim quantidade de tribos indígenas que habitavam na , apesar de duas delas terem deixado de existir.

A faixa amarela é uma representação do equador e a estrela é colocada na posição da ilha relativamente a essa linha, apenas um grau a sul.
O azul dominante é uma alusão à cor do oceano que abraça Nauru, enquanto o branco escolhido para a estrela representa o fosfato, que é a maior riqueza natural do pequeno país.

A bandeira foi seleccionada em concurso público e adoptada precisamente no dia da independência, o 31 de Janeiro de 1968.

Bandeira de Timor-Leste

BANDEIRA DE TIMOR-LESTE

BANDEIRA DE TIMOR-LESTE

Significado da Bandeira de Timor-Leste

» As cores da bandeira de Timor-Leste são o vermelho, o amarelo, o preto e o branco.

A bandeira de Timor Leste foi adoptada em 2002, na sequência da libertação do país da ocupação indonésia, sendo uma das mais jovens do mundo. A base da bandeira é o vermelho, e do lado esquerdo vem um triângulo deitado, em forma de cunha, de cor amarela, que contém um outro, menor, no seu interior, de cor preta. Existe uma estrela branca de cinco pontas sobre o triângulo menor, encostada portanto ao lado esquerdo da bandeira.

Apesar de se ter tornado em 2002 a bandeira da nação, já existia em 1975, quando Portugal concedeu a independência a Timor Leste, uma situação que não se chegou a verificado devido à invasão indonésia.

A bandeira é directamente inspirada na do partido dominante, a FRETILIN, que foi formado para se opor à administração portuguesa. O vermelho simboliza o sangue derramado na luta pela independência, o negro o obscurantismo que precisa de ser ultrapassado e passado colonial do país é representado pelo triângulo amarelo. Quanto ao branco da estrela, associa-se a liberdade e paz.

Bandeira de Palau

BANDEIRA DE PALAU

BANDEIRA DE PALAU

Significado da Bandeira de Palau

» As cores da bandeira de Palau são o azul claro e o amarelo.

A bandeira do Palau é azul clara, com um círculo amarelo que parece estar ao centro mas que na realidade se encontra discretamente deslocado para o lado esquerdo.

O azul da bandeira representa o Oceano Pacífico, e o círculo amarelo simboliza o período da Lua Cheia, algo que tem enorme importância mística para os habitantes de Palau, que acreditam que actividades como a pesca ou as colheitas agrícolas têm mais possibilidades de sucesso nessa altura.

Esta bandeira, desenhada por John Blau Skebong, foi adoptada a 1 de Janeiro de 1981, quando o Palau se tornou semi-independente, sob a protecção dos EUA.

Bandeira das Ilhas Cook

Significado da Bandeira das Ilhas Cook

» As cores da bandeira das Ilhas Cook são o azul, o vermelho e o branco.

As Ilhas Cook, tal como a Austrália e diversos outros países, tem a sua bandeira influenciada pelos laços históricos com o Reino Unido.

Ao exemplo do que sucede com a Austrália, trata-se de uma bandeira azul escura, com 25% da sua área, no canto superior esquerdo, ocupada pela Union Jack, a tradicional bandeira britânica. Na metade direita da bandeira, centrado nesse espaço, encontra-se um círculo de quinze estrelas, brancas e cinco pontas.

Estas estrelas representam as quinze ilhas do arquipélago e a igual importância de cada uma destas ilhas no contexto nacional.

A bandeira foi adoptada logo após a independência, conseguida em 1979, e talvez não seja coincidência que o azul e o branco sejam as cores do Partido Democrático, que se encontra no poder desde essa altura. Contudo, oficialmente, o azul da bandeira está associado à cor das águas do oceano Pacífico, que envolve o país e o branco simboliza a natureza afável dos seus habitantes.

Bandeira de Niue

Significado da Bandeira de Niue

» As cores da bandeira de Niue são o azul, o vermelho,o amarelo e o branco.

Este pequeno país ganhou a total soberania muito recentemente, e mesmo assim ainda está parcialmente dependente da Nova Zelândia, sendo um caso muito específico no mundo da diplomacia mundial.

A sua bandeira tem o amarelo como base, e como sucede com outros países da Oceânia que no passado fizeram parte do Império Britânico, 25% da bandeira, mais especificamente a sua parte superior esquerda, é ocupada por uma bandeira do Reino Unido, o chamado Union Jack, em ponto mais pequeno.

Contudo, a Union Jack da bandeira do Niue tem uma certa estilização tendo a cruz vermelha interior cinco estrelas amarelas sobre si, sendo que a central é maior e surge sobre um círculo azul.

Estas estrelas são uma forma diferente de representar a constelação do Cruzeiro do Sul que também surge nas bandeiras da Nova Zelândia e da Austrália. Contudo a estrela maior simboliza também a independência do país.

Supostamente o amarelo que domina a bandeira representa as boas relações entre o Niue e a Nova Zelândia.

Kit de Viagem

« Onde reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com »
« Rent-a-car? Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com »
« Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com »
« Junte-se a um grupo! 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marraquexe até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com »
« Comprar bilhetes de monumentos e saltar as filas? Organize a sua viagem com antecedência através do Ticketbar.eu »
« Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com »

O autor do blog

VIVA! Sou o João Leitão. Viajante independente desde 1999, explorei mais de 130 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindo ao meu blog de viagens, onde partilho dicas práticas de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

« Seguir no Instagram »