🐪 » Viagem de grupo 7 dias em Marrocos por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara » Mais info em MARROCOS.COM « 🐪

🌍 Visitar Somalilândia – Roteiros e Dicas de Viagem

Actualizado em 28 Julho, 2017
Visitar Somalilândia – Roteiros e Dicas de Viagem

Visitar Somalilândia – Roteiros e Dicas de Viagem

Guia de Viagem da Somalilândia

Viajar na Somalilândia – informação de viagem.

Tudo sobre visitar os melhores locais e destinos da Somalilândia. Ideias de roteiros e itinerários com informação de alojamento, transporte, muitas galerias de fotografias, restaurantes, vídeos e mapas.

Organize as suas férias na Somalilândia. Alguma pergunta ou opinião deixe um comentário no fim da página.

Nesta página você encontra:

  1. República da Somalilândia – Informação prática
  2. Turismo na Somalilândia – Apresentação
  3. História, Geografia e Cultura
  4. Clima e Quando ir
  5. Vídeo da Somalilândia
  6. Resumo de viagem à Somalilândia
  7. Guia de Viagem: artigos para consultar
  8. Roteiros na Somalilândia
  9. Locais UNESCO na Somalilândia
  10. Kit de Viagem

Obrigado.

República da Somalilândia

Bandeira Somalilandia

Bandeira da Somalilândia

  • Capital: Hargeisa.
  • Língua oficial: Somali, inglês e árabe.
  • Presidente: Ahmed Mahamoud Silanyo.
  • Vice-presidente: Abdirahman Saylici.
  • População 2008: 3.500.000 habitantes.
  • Moeda: Shilling da Somalilândia.
  • Área Total: 137.600 km².
  • Fuso horário: UTC +3.
  • Código telefónico internacional: +252.
  • Clima: Desértico, montanhoso.
  • Visto: O visto pode ser feito na chegada ao aeroporto se vier de avião, ou nas embaixadas da Somalilândia em Addis Ababa e Londres.
  • Fronteiras: a oeste com o Djibuti, ao norte com o Golfo de Aden, a sul com a Etiópia e a leste com a Somália (Puntlândia).
  • Locais a não perder: Hargeisa, Las Geel, Berbera.
  • Quando visitei a Somalilândia: Fevereiro 2013.

Turismo na Somalilândia, Roteiros de Viagem

Vendedores de dinheiro em Hargeisa, Visitar a Somalilândia

Vendedores de dinheiro em Hargeisa, Visitar a Somalilândia

A Somalilândia é um país fascinante para passar férias.

Não conhece este país?

Bem, é porque na verdade ele não existe.

Mas, tem as suas fronteiras, os seus militares, moeda, presidente, polícia, e que organiza eleições democráticas desde 1991.

A Somalilândia é um país auto-proclamado, que tecnicamente e segundo as Nações Unidas fica situado na região mais a Noroeste da Somália.

Basicamente, este país que não existe, funciona melhor que 2/3 do resto dos países de África. Mas mesmo assim as Nações Uniaos não o reconhecem.

Faz fronteira com a Etiópia, o Djibouti e outra região da Somália chamada de Punt Land, famosa por haver mais de 400 pessoas sequestradas e mantidas prisioneiras pelos piratas do Golfo de Áden.

Dito isto, você agora já deve estar cheio de vontade para viajar à Somalilândia não é? (ironia…)

Mas olhe, eu passei uma semana muito tranquila aqui, sem problemas.

Aproveitei para conhecer a sua capital Hargeisa, as fantásticas pinturas rupestres de Las Geel e a cidade costeira de Berbera, de onde apanhei o avião de volta para a Etiópia.

Apresentação da História, Geografia e Cultura:

Rapazes simpáticos nas ruas de Hargeisa Somalilândia

Rapazes simpáticos nas ruas de Hargeisa Somalilândia

A história da Somalilândia começa por uma crise de identidade, uma vez que não é um país reconhecido mundialmente. É um território que,oficialmente, pertence à Somália, cuja independência foi reclamada em 1991, ao que passou a ser, efectivamente um Estado. Foi colónia do Reino Unido desde o final do século XIX, unindo-se à Somália Italiana nos anos 60 com o objectivo de formar a Somália. Constantemente disputada pelas várias potências europeias, foi palco de sucessivos golpes de estado e guerras, gerando uma guerra civil, ao que, mesmo independente, este facto ainda não é reconhecido internacionalmente. Estas guerras devastaram completamente esta República, deixando danos irreversíveis, tanto nas cidades como socialmente falando, grandes índices de pobreza e de fome na população. O povo lutou contra a ditadura de Siad Barre, momento importante da história do país, tornando o mesmo numa verdadeira anarquia. Ainda hoje se luta pela sobrevivência e pelo estado político do país, a fim de sair do estado caótico que aqui se encontra.

A geografia da Somalilândia conta com uma área territorial de 637 657 Km2, localizado na África Oriental, mais propriamente, no “Chifre da África”. Este país faz fronteira a Norte com o Golfo do Áden, a Noroeste com Djibouti, a Oeste com a Etiópia, a Sudoeste com o Quénia, e a Leste, ou no litoral, com o Oceano Pacífico. Normalmente é chamada de Costa Ajan, à zona Nordeste deste país. A sua capital é Mogadíscio (com o significado de “Assento do Xá”) e tem cerca de 10 milhões de habitantes.

Caminho até Las Geel na Somalilândia
A cultura da Somalilândia é inédita – este lugar vive uma crise de identidade, uma vez que vive como se fosse este país que não existe. Apesar de possuir um governo, cidadãos, serviço militar e uma própria moeda, e para além de a população ser fiél às suas tradições e costumes, este lugar não é reconhecido como um país independente ao nível internacional. Este lugar e as suas gentes foram bastante massacradas e subjugadas pelas colónias inglesas, italianas e americanas, mas que ainda assim têm um grande orgulho e lutam sempre por aquilo que são de uma forma bastante activista. São um povo bastante anfitrião e simpático e as cidades são calmas. Em dias muito quentes, têm por hábito o mascar a folha Khat (uma droga leve) à sombra. Grande parte da população são crentes do islamismo e é possível desfrutar de maravilhosas mesquitas, especialmente nas grandes cidades.

Clima e Quando ir:

Para saber quando ir à Somalilândia você precisa de se informar um pouco melhor acerca das suas estações e clima. A melhor altura para visitar a Somalilândia é durante o ano todo, pois o calor está presente sempre; no entanto, tenha em atenção que no Norte as temperaturas são bastante elevadas, sendo que na costa Leste o tempo é mais agradável e menos sufocante.

O clima da Somalilândia é muito quente, devido à sua proximidade da linha do Equador. As temperaturas máximas variam entre os 30ºC e os 40ºC. As épocas chuvosas são chamadas de Gu e Dayr, onde a primeira tem início no mês de Abril, terminando no mês de Julho, e o Dayr, ocorre entre o mês de Outubro e Novembro.

Vídeo do mercado de camelos em Hargeisa

O que visitei / Resumo de viagem à Somalilândia

Por ordem de visita.

Wajaale, Somalilândia
Wajaale, SomalilandiaWajaale: cidade da fronteira entre a Etiópia e a Somália. Sim, é mesmo o que você imagina. Lixo, poeira, pobreza, policias e militares armados e, … gente muito simpática e curiosa.
Hargeisa, Somalilândia
Hargeisa, SomalilandiaHargeisa: capital da Somalilândia. Cidade cheia de vida nas ruas, com um povo fortemente muçulmano onde a lei sharia prevalece. Hargeisa é uma mistura de mulheres completamente tapadas com roupas coloridas, poeira, areia e lixo, carros japoneses, dromedários e cabritas a pastarem livremente nas ruas, vendedores de dinheiro com kgs de notas na sua banca e, muitos altifalantes a recitarem o Alcorão praticamente durante todo o dia e noite. A cidade tem muitas bancas e lojas abertas 24 horas por dia.
Laas Gaal, Somalilândia
Laas Gaal, SomalilandiaLaas Gaal: Pinturas rupestres em muito bom estado de conservação situadas a 50km da cidade de Hargeisa. Em Laas Gaal há várias zonas de pedras com pinturas murais feitas à mais de 9000 anos. Humanos e animais retratados com cores barrentas. É um espectáculo, adorei e foi o auge da minha viagem a esta zona do Corno de África.
Praia de Baathela, Somalilândia
Praia de Baathela, SomalilandiaPraia de Baathela: A Praia Baathela vale a pena visitar e, se quer uns dias para repor forças e voltar à carga da viagem, então faça como eu que fiquei aqui vários dias. Esta praia fica a 5 km de distância de Berbera. Tem água azul, areia amarela e praticamente ninguém vai à praia, a não ser algumas famílias que vêm aqui durante o fim de semana. Na praia pode avistar golfinhos e fazer companhia aos caranguejos e aos grupos de ibis que passeiam à beira mar.
Berbera, Somalilândia
Berbera, SomalilandiaBerbera: Cidade costeira do Golfo de Áden. No centro de Berbera há vários edifícios destruídos, o porto de pesca, a mesquita antiga e a zona do mercado. Há ainda uma zona no porto que tem vários barcos velhos, presos na areia e abandonados.
Guia de Viagem: artigos e relatos para você consultar
Locais UNESCO na Somalilândia
Estes são todos locais que valem a pena visitar na Somália. Os locais UNESCO Património Mundial são locais protegidos pela sua importância cultural ou natural de determinado país.

Locais inscritos na Lista do Património Mundial na Somalilândia:

  • A Somalilândia não tem sítios UNESCO Património Mundial da Humanidade.

Deixe o seu comentário aqui:

João Leitão - O autor do blog:

VIVA! Sou o João - blogger de viagens. Com 20 anos de experiência como viajante independente, explorei mais de 128 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindos ao meu blog de viagens, onde partilho informação prática de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

Kit de Viagem:

  • Onde eu reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com
  • Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com
  • Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com
  • 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marrakech até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com
  • Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com
* Esta página tem links de afiliados. Quando você reserva algo através deste blog, eu retenho uma pequena comissão que não altera o preço final. Obrigado!

Blog de viagens mencionado em:

Blog de viagens nos Media

« Seguir @joaoleitaoviagens no Instagram »