🐪 Venha conhecer Marrocos « Viagem de grupo 7 dias por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara 🐪

Tajiquistão: Apresentação do país, História, Geografia e Cultura

João Leitão
Actualizado em 26 Junho, 2018
TAJIQUISTÃO

TAJIQUISTÃO

A história do Tajiquistão

A história do Tajiquistão tem início no ano 875-999 d.C., aquando o Império Samanida governava este país e o povo tajique até ao século XIX. A Rússia chegou, conquistou e colonizou o Tajiquistão, subjugando o seu povo até 1917, momento em que os Basmachi se revoltaram contra a política absolutista russa, resultando na Revolução Russa. Cerca de três anos mais tarde o Tajiquistão tornou-se uma República Socialista Soviética Autónoma – RSSA Tajique, mantendo este regime até 1991. Esta data marca a independência do país, embora um ano mais tarde, o Tajiquistão tenha sido palco de uma guerra civil, marcada por perseguição racial e muita pobreza, resultando portanto que o processo de paz e de estabilidade política, económica e social, fosse bastante conturbado e lento. O presidente Emomali Rakhmonov encontra-se no poder desde 1992, figura que contribui para uma política militar, sendo em 1999 reeleito por uma esmagadora maioria.

A geografia do Tajiquistão

A geografia do Tajiquistão conta com a área territorial de 143 100 Km2, representa o menor estado da Ásia Central. É um país completamente localizado no interior, não tendo qualquer contacto com o mar, faz fronteira a Leste com a China, a Sul com o Afeganistão, a Oeste com Uzbequistão e a Norte com o Quirguistão. O cenário paisagístico é principalmente ilustrado por grandes cadeias montanhosas, nomeadamente pelas cordilheiras de Pamir e de Tian Shan, onde a maior parte da sua área territorial fica acima dos 3000 metros de altitude. O país divide-se em três zonas, a Região Autónoma do Gorno-Badakhchan, a Região de Dushambe e Khujand e as províncias de Kulab e Kurgan-Teppe. Nas zonas onde se formam verdadeiros vales é onde a população reside e se dedica à agricultura. A vegetação aqui presente é a de arbustos e de gramíneas, assim como a sua fauna é composta por cervos, tigres, ursos pardos e lagartos de grande dimensão.

A cultura do Tajiquistão

A cultura do Tajiquistão foi, desde sempre, partilhada com a cultura do Uzbequistão. No entanto, a colonização russa e o regime comunista soviético veio pôr um travão à forma deste povo viver o seu dia-a-dia. As fronteiras provisórias, tal como a questão de identidade deste lugar, foi um obstáculo do quotidiano do povo Tajiquistão. Sempre houve um esforço dos novos habitantes / governantes de acabar com o uso da língua-mãe, o tajique, fazendo com que a língua persa fosse a principal a fim de eliminar quaisquer influências árabes. A maior parte da população segue a religião muçulmana, cuja crença foi importante na hora de marcar uma posição contra o domínio soviético, na guerra civil. Não obstante a co-existência de outras religiões no território, tal como as Igrejas Ortodoxas Russa e Ucraniana.

Locais UNESCO no Tajiquistão

Estes são alguns dos melhores destinos para visitar no Tajiquistão. Os locais UNESCO Património Mundial no Tajiquistão são locais protegidos pela sua importância cultural ou natural.

Locais inscritos na Lista do Património Mundial no Tajiquistão:

  • Sítio proto-urbano de Sarazm
  • Parque Nacional do Pamir

Kit de Viagem

« Onde reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com »
« Rent-a-car? Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com »
« Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com »
« Junte-se a um grupo! 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marraquexe até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com »
« Comprar bilhetes de monumentos e saltar as filas? Organize a sua viagem com antecedência através do Ticketbar.eu »
« Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com »

O autor do blog

VIVA! Sou o João Leitão. Viajante independente desde 1999, explorei mais de 130 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindo ao meu blog de viagens, onde partilho dicas práticas de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

« Seguir no Instagram »