🐪 Venha conhecer Marrocos « Viagem de grupo 7 dias por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara 🐪

Visitar Tonga – Roteiros e Dicas de Viagem

João Leitão
Actualizado em 26 Agosto, 2018
Visitar Tonga – Roteiros e Dicas de Viagem

Visitar Tonga – Roteiros e Dicas de Viagem

Guia de Viagem de Tonga

Viajar em Tonga – informação de viagem.

Tudo sobre visitar os melhores locais e destinos de Tonga. Ideias de roteiros e itinerários com informação de alojamento, transporte, muitas galerias de fotografias, restaurantes, vídeos e mapas.

Organize as suas férias em Tonga. Alguma pergunta ou opinião deixe um comentário no fim da página.

Nesta página você encontra:

  1. Turismo em Tonga – Apresentação
  2. História, Geografia e Cultura
  3. Vídeo de Tonga
  4. Resumo de viagem em Tonga
  5. Guia de Viagem: artigos para consultar
  6. Roteiros em Tonga – 5 dias
  7. Locais UNESCO em Tonga
  8. Kit de Viagem

Obrigado.

Turismo em Tonga, Roteiros de Viagem

Barco abandonado na praia, Visitar Tonga

Barco abandonado na praia, Visitar Tonga

Tonga é um país fascinante para passar férias.

Vindo da Nova Zelândia, Tonga foi o primeiro país das ilhas do Pacífico que eu visitei. Foi interessante ter emergido num ambiente totalmente diferente do que já tinha feito em viagens passadas.

Este é um destino para relaxar e aproveitar algumas belas praias no meio da tranquilidade das suas povoações. Fiquei muito impressionado com os famosos blowholes e também com a incrível Tsunami Rock. Na capital Nuku’Alofa, o palácio presidencial tem uma arquitectura muito bonita.

Apresentação da História, Geografia e Cultura:

T-shirt com a bandeira do Reino de Tonga

T-shirt com a bandeira do Reino de Tonga

A história de Tonga começou a ser traçada quando os europeus chegaram a estas ilhas. Foi James Cook que, no século XVIII, baptizou este país insular como as “Ilhas Amigáveis”. Só dois séculos mais tarde, se tornou independente do domínio inglês. O seu governo é formado por uma monarquia constitucional, onde o rei é o chefe de Estado, o qual é assistido por um conselho privado e não através de eleições. O governo tem todo o controlo perante todas as terras pertencentes à ilha, onde os homens com mais de 16 anos têm o direito de arrendar terras a fim de garantir a subsistência da sua família.

A geografia de Tonga conta com um arquipélago de 169 ilhas, onde só 36 delas se encontram habitadas, localizadas na Oceânia, mais propriamente no Pacífico Central, a Nordeste e a 3000 Km de Sydney (Austráila) e a 640 Km a Leste das Ilhas Fiji. Estas ilhas dividem-se em três grupos distintos: a Norte temos o grupo de ilhas Vava’u, no Centro o das Ha’apai e a Sul as ilhas Tongatapu. A área total é de 750 Km2, sendo 30 Km2 compostos por água. As ilhas de formação vulcânica, a Oeste são bastante montanhosas, mas as ilhas localizadas na zona Oriental tem características de relevo plano, constituídas por pedra de coral calcária.

A cultura de Tonga é bastante rica, uma vez que estamos perante um grupo de ilhas, as quais são habitadas por imensas nacionalidades, nomeadamente pelos ex-colonos europeus e também por chineses, indianos, fijianos, os quais se misturam com a população nativa. Sendo assim, é bastante visível a imensa troca cultural entre os habitantes de todo o mundo, fazendo deste país insular, um lugar muito especial (apesar de alguns hábitos se terem perdido em deterimento de outros que surgiram e que foram adoptados, fazendo esta cultura funcionar com características constantemente mutáveis). Aqui fala-se imensos idiomas, existindo um grande entendimento entre os diferentes grupos étnicos.

Clima e Quando ir:

Kingdom of Tonga – The true South Pacific

Vídeo oficial do Turismo de Tonga.

O que visitei / Resumo de viagem a Tonga

Por ordem de visita.

Nuku’Alofa, Tonga
Nuku Alofa, TongaNuku’Alofa: é a capital do Reino de Tonga que é um arquipélago no meio da imensidão do Oceano Pacifico (Sul). A cidade de Nuku’Alofa (ou Nucualofa) fica na Ilha de Tongatapu, a ilha mais a sul do arquipélago. É uma sociedade muito tradicional e a cidade revela esse aspecto. Os principais edifícios de interesse arquitectónico são essencialmente igrejas das várias religiões presentes na ilha: a Igreja Livre do Tonga (em pedra com as torres vermelhas como se vê em muitos edifícios), a Igreja de Santo António de Pádua com um telhado bastante peculiar que mais parece um pagode), o edifício do Parlamento e o Palácio Real, ambos edifícios brancos com o telhado das torres vermelho. Outra atracção são os túmulos reais que ficam no centro da cidade. Deixe-se encantar pelo ritmo descontraído das suas gentes e conheça um pouco da cultura dos Tonganeses numa das excursões a conhecer os aspectos típicos dos habitantes.


Top 10 locais a visitar em Nuku’Alofa:


  1. Palácio Real deo Tonga
  2. Mercado Talamahu
  3. Capela Centenária
  4. Basílica de Santo António de Pádua
  5. Parque Royal Tombs
  6. Catedral de Santa Maria
  7. Edifico do Parlamento
  8. Museu Nacional de Tonga
  9. Diversos locais de mergulho
  10. Igreja Livre do Tonga
Túmulos reais de Mu'a, Tonga
Mua, TongaMu’a: é uma pequena cidade que fica na parte Este da ilha de Tongatapu a cerca de 20 km de Nuku’Alofa. Mu’a foi uma importante cidade e a capital do Reino antes de Nuku’Alofa. Aqui concentram-se entre 22 a 28 antigas sepulturas reais – Langi. Este lugar tornou-se uma atracção turísticas na ilha pois alguns dos túmulos são grandes e têm uma estrutura elevada como que em três patamares que parecem formar uma pirâmide.


Top 10 locais a visitar em Mu’a:


  1. Túmulos reais de Mu’a
  2. Igreja St Michael
  3. Lugar de desembarque do Capitão Cook
Lugar de desembarque do Capitão Cook, Tonga
Lugar de desembarque do Capitao Cook, TongaLugar de desembarque do Capitão Cook: perto da cidade de Mu’a fica o lugar onde desembarcou o famoso capitão Britânico James Cook em 1777, mais precisamente a 10 de Junho. No local há um pequeno monumento que marca este episódio da história do Tongo. Ao lado há uma figueira que dizem descender da antiga que já lá estava na altura em que o Capitão Cook desembarcou e à sombra da qual terá descansado. O local enquadra-se numa bonita paisagem com vista para a baía.


Top 10 locais a visitar no Lugar de desembarque do Capitão Cook:


  1. Local de desembarque do Capitão Cook
Ha'amonga 'a Maui, Tonga
Haamongaa Maui, TongaHa’amonga ‘a Maui: este monumento é um trilitão (construção megalítica formada por três pedras, duas verticais e uma atravessada no topo, assemelhando-se a um portão). O monumento fica no extremo Nordeste da Ilha de Tongatapu na vila de Niutoua. Este monumento terá sido construído por volta do ano 1200 pelo Rei TU’ITATUI. Não se sabe bem qual seria a sua finalidade, alguns historiadores dizem que seria a entrada para um complexo real, outros dizem que teria uma função astronómica para calcular os solstícios e armistícios. Este monumento fica numa zona delimitada como Parque Nacional.


Top 10 locais a visitar em Ha’amonga ‘a Maui:


  1. Monumento Ha’amonga ‘a Maui
  2. Maka Fa’akinanga
  3. Praia Niutoua
Praia Niutoua, Tonga
Praia Niutoua, TongaPraia Niutoua: fica no Nordeste da Ilha de Tongatapu. Esta praia tem um areal não muito largo, de areia branca e fina. Algumas zonas da costa são rochosas e sem praias de areia, apenas de pedra preta. A Praia de Niutoua apesar de também ter algumas dessas rochas no areal e à beira da água, tem também areia clara ideal para estender a toalha e relaxar. É uma praia selvagem com vegetação densa e uma beleza natural completamente fora dos roteiros de turismo de massas.


Top 10 locais a visitar na Praia Niutoua:


  1. Praia Niutoua
  2. Monumento Ha’amonga ‘a Maui
  3. Aldeia de Niutoua
Blowholes Mapu'a Vaea, Tonga
Mapu a Vaea, TongaMapu ‘a Vaea: fica na costa Sudoeste da Ilha de Tongatapu, junto à aldeia de Houma. A costa é delimitada por rochas à beira mar que formam uma espécie de pequenas piscinas e zonas muito irregulares. Como a costa é formada por rochas de calcário coralino que são mais facilmente desgastas pela erosão marítima, há zonas em que as ranhuras nas rochas fazem com que as ondas ao bater provoquem uma pulverização de água no ar que pode atingir os 30 metros de altura. O efeito é impressionante: as ondas a bater nas rochas formam colunas de água no ar que parecem geiseres.


Top 10 locais a visitar em Mapu ‘a Vaea:


  1. Blowholes Mapu’a Vaea
Rochedo do Tsunami, Tonga
Rochedo do Tsunami, TongaTsunami Rock: a Maka Sio’ata em Tonganês, fica nas imediações da aldeia de Kala’ua. É uma enorme rocha arredondada isolada num terreno plano, perto da praia. Pensa-se que este enorme pedregulho, terá sido empurrado para aqui por um grande tsunami provocado por uma erupção vulcânica há cerca de 7000 anos. É uma imagem intrigante, no meio de uma planície há uma bola de pedra coberta de vegetação, inclusive árvores de porte médio.


Top 10 locais a visitar em Tsunami Rock:


  1. Rochedo do Tsunami (Tsunami Rock)
Monumento a Abel J. Tasman, Tonga
Monumento a Abel J. Tasman, TongaMonumento a Abel J. Tasman: o monumento a Abel J. Tasman é muito semelhante ao monumento ao Capitão James Cook também existente na ilha de Tongatapu. Consiste numa placa num miradouro á beira-mar que assinala este episódio da história: o primeiro europeu a visitar as Ilhas do arquipélago do Tonga (no seu caminho de regresso da descoberta da Nova Zelândia).


Top 10 locais a visitar no Monumento a Abel J. Tasman:


  1. Monumento a Abel J. Tasman
Ritual da Dança do Fogo na Praia Oholei, Tonga
Ritual da Dança do Fogo na Praia Oholei, TongaPraia Oholei: esta praia fica na costa Este da Ilha de Tongatapu e é a típica imagem de uma praia paradisíaca e selvagem do Pacífico Sul: praia de areia branca, mar azul-turquesa, vegetação densa, tudo num cenário com pouca intervenção do homem. Mesmo as infraestruturas de apoio construídas à beira da praia, como hotéis e restaurantes obedecem ao estilo tradicional. Pode ficar alojado numa cabana de madeira no meio de uma praia selvagem, e vai poder desfrutar de uma experiência próxima de estar numa ilha deserta. A não perder é o espectáculo nocturno do Ritual da Dança do Fogo.


Top 10 locais a visitar na Praia Oholei:


  1. Praia Oholei

Roteiros em Tonga

Algumas ideias de roteiros para você preparar as suas férias em Tonga de maneira independente. Itinerários de turismo em Tonga para 5 dias.

5 Dias em Tonga
Dia 1 Longomapu
Dia 2 Neiafu
Dia 3 Holonga
Dia 4 Neiafu
Dia 5 Longomapu

5 Dias em Tonga

Dia 1 Houma
Dia 2 Ohonua
Dia 3 Niutoua
Dia 4 Fatumu
Dia 5 Nakolo

5 Dias em Tonga

Dia 1 Nuku’Alofa
Dia 2 Pea
Dia 3 Fatai
Dia 4 Kolovai
Dia 5 Fahefa

Locais UNESCO em Tonga
Estes são alguns dos melhores destinos para visitar em Tonga. Os locais UNESCO Património Mundial em Tonga são locais protegidos pela sua importância cultural ou natural.

Locais inscritos na Lista do Património Mundial em Tonga:

  • Tonga não tem sítios UNESCO Património Mundial da Humanidade.

Kit de Viagem

« Onde reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com »
« Rent-a-car? Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com »
« Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com »
« Junte-se a um grupo! 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marraquexe até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com »
« Comprar bilhetes de monumentos e saltar as filas? Organize a sua viagem com antecedência através do Ticketbar.eu »
« Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com »

O autor do blog

VIVA! Sou o João Leitão. Viajante independente desde 1999, explorei mais de 130 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindo ao meu blog de viagens, onde partilho dicas práticas de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

« Seguir no Instagram »