🐪 » 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marrakech até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com « 🐪

🌍 Visitar Ucrânia – Roteiros e Dicas de Viagem

Actualizado em 22 Julho, 2017
Visitar Ucrânia – Roteiros e Dicas de Viagem

Visitar Ucrânia – Roteiros e Dicas de Viagem

Guia de Viagem da Ucrânia

Viajar na Ucrânia – informação de viagem.

Tudo sobre visitar os melhores locais e destinos da Ucrânia. Ideias de roteiros e itinerários com informação de alojamento, transporte, muitas galerias de fotografias, restaurantes, vídeos e mapas.

Organize as suas férias na Ucrânia. Alguma pergunta ou opinião deixe um comentário no fim da página.

Nesta página você encontra:

  1. Ucrânia – Informação prática
  2. Turismo na Ucrânia – Apresentação
  3. História, Geografia e Cultura
  4. Clima e Quando ir
  5. Vídeo da Ucrânia
  6. Resumo de viagem à Ucrânia
  7. Guia de Viagem: artigos para consultar
  8. Roteiros na Ucrânia
  9. Locais UNESCO na Ucrânia
  10. Kit de Viagem

Obrigado.

Ucrânia

Bandeira Ucrania

Bandeira da Ucrânia

  • Capital: Kiev.
  • Língua oficial: ucraniano.
  • Presidente: Petro Poroshenko.
  • População 2010: 45.939.820 habitantes.
  • Moeda: Hryvnia.
  • Área Total: 603.628 km².
  • Fuso horário: UTC­+2 a +3.
  • Código telefónico internacional: +380.
  • Clima: Clima continental, clima subtropical húmido.
  • Visto: não é preciso visto para portugueses.
  • Fronteiras: a Norte com a Bielorrússia, a Norte e a Leste com a Rússia, e a Oeste com a Moldávia, Roménia, a Eslováquia, a Polónia e a Hungria.
  • Locais a não perder: Kiev, Lviv, Florestas Virgens dos Cárpatos, Centro histórico de Tchernigov, Desfiladeiro de Kamenets-Podilsk, Túmulo de Tarass Shevtchenko, Reserva da Biosfera Natural das Estepes Askaniya Nowa, Palácio Bagçesaray na Crimea, Local arqueológico do Túmulo de Pedra, Fortaleza de Sudak, Casa de Bukovynian, Odessa.
  • Quando visitei a Ucrânia: Maio 2009, Junho 2009, Julho 2009, Agosto 2009, Setembro 2009, Junho 2013.
Mapa Ucrânia

Mapa da localização geográfica da Ucrânia no Mundo

Turismo na Ucrânia, Roteiros de Viagem

Igreja de madeira em Lviv, Visitar a Ucrânia

Igreja de madeira em Lviv, Visitar a Ucrânia

A Ucrânia é um país fascinante para passar férias.

A Ucrânia é um país muito interessante localizado na Europa de Leste. Tive a oportunidade de conhecer a cultura deste país um pouco mais a sério porque morei 6 meses na cidade de Lviv.

Um dia estava em Marrocos e decidi: tenho que mudar de ambiente. Peguei na mala, fui para o aeroporto de Marraquexe e comprei o primeiro bilhete para a Europa.

Levou-me até Barcelona de onde apanhei um outro avião até Berlim. Depois um comboio até Varsóvia na Polónia local de um apanhei um outro comboio até Lviv.

Cheguei, gostei e fiquei. Passados dois dias já tinha casa alugada com contrato de aluguer e tudo.

Cidade de Lviv, UcrâniaA Ucrânia é um país dividido entre dois idiomas, há os falantes do idioma ucraniano e os falantes do idioma russo.

Por estranho que pareça encontrei pessoas de grupo étnico ucraniano que só falam russo, mas a maioria fala ucraniano. O resto fala russo. Os falantes russos estão na maior parte situados na zona oriental da Ucrânia.

Apresentação da História, Geografia e Cultura:

Pescadores em Zatoka, Ucrânia

A história da Ucrânia conta com registos de presença humana na época da Antiguidade, cuja época já era alvo de imensas invasões de vários povos, nomeadamente dos Godos, Hunos, Búlgaros e dos Magiares, no entanto, quem se estabeleceu no território e mais contribuiu para a sua cultura foram os Rutenos ou os Eslavos orientais, entre o século V e VI. Aquando da invasão mongol no século XIII, a qual destruiu o poder de Kievan Rus, formou-se aqui o Principado da Galicia, no Oeste da Ucrânia, o qual passou a ser parte integrante do Império Russo durante o século XVIII. No século XX, a Ucrânia viveu um grande desenvolvimento económico e urbanístico, ao ponto de em 1918, ter proclamado a sua independência. Entrando na União Soviética, conheceu-se a industrialização e a colectivização da agricultura, mas ainda assim o povo ucraniano passou tempos severos de pobreza e fome, devido às políticas vigentes na altura. Após a separação da União Soviética em 1991, o país vive eleições democráticas e multipartidárias.

A geografia da Ucrânia conta com a área territorial de 603 700 Km2, país situado na Europa Oriental, mais propriamente no Sudeste da Europa e considerado o segundo maior país do continente a seguir à Rússia. Este país faz fronteira a Norte com a Bielorrússia e com a Rússia, a Sul com a Moldávia e com a Roménia, a Sudoeste com a Hungria, a Oeste com a Eslováquia e com a Polónia, sendo também banhado a Sul pelo Mar Negro e pelo Mar Azov. O cenário paisagístico aqui presente é constituído, na zona Ocidental, pelo Planalto da Volínia, bastante fértil e utilizado na agricultura, cujo solo é negro e a sua denominação é chernozem. No Norte, encontramos as bacias dos rios Dniepre e Donetz, que também oferecem óptimas terras para a prática agrícola e muitos pântanos. Algo a salientar é a radioactividade existente nestes solos, uma vez que foram vítimas do acidente da central nuclear de Chernobyl, no ano de 1986. Ao Sul, ao longo da costa dos mares de Azov e Negro, encontramos planície seca, sendo a Crimeia a zona turística e balnear do país.

A cultura da Ucrânia está estritamente conectada à tradicionalidade proveniente da vida rural, sendo que tem uma cultura muito camponesa e ligada à religião cristã. São um povo muito ligado à família e à sua descendência, sendo que acham saudável que uma família tenha uma numerosa prole. Têm o hábito de a família viver toda na mesma habitação: pais, filhos, avós, noras e genros, netos, o que traz uma harmoniosa convivência entre os familiares, tal como uma grande interajuda entre todos os elementos. Existe uma imensa preservação dos testemunhos dos antepassados, que é visível através do folclore, pois através dele é possível divulgar os costumes e as tradições aos jovens ucranianos. Os dois maiores grupos folclóricos são o Barvínok e Poltava, que atraem milhares de admiradores para assistirem a beleza imensa dos ágeis kossacos e das delicadas bailarinas. As pêssancas são ovos decorados e pintados à mão, tradicionais da Ucrânia, normalmente feitos na última semana da Quaresma e no Domingo de Páscoa.

Clima e Quando ir:

Para saber quando ir à Ucrânia você precisa de se informar um pouco melhor acerca das suas estações e clima. A melhor altura para visitar a Ucrânia é entre os meses de Maio e Outubro, época em que as temperaturas são mais quentes.

O clima da Ucrânia é do tipo continental, apesar de mostrar características mediterrânicas ao longo da costa do Mar Negro. Na zona árida, a Ucrânia apresenta algumas chuvas, embora seja mais húmida nas zonas Oeste e Norte, sendo que a neve ocorre normalmente entre os meses de Dezembro e Março. Os Verões são quentes e húmidos, e os Invernos são muito frios, exceptuando ao longo da costa.

O que visitei / Resumo de viagem à Ucrânia

Por ordem de visita.

Lviv, Ucrânia
LvivCidade do Lviv: Esta cidade histórica ucrâniana é um local fascinante, cheia de monumentos e um centro com imensa euforia. Há muito para fazer nesta cidade, há muito bares, muitos museus, parques, mercados. Tive a oportunidade de viver aqui durante 6 meses.
Odessa, Ucrânia
OdessaCidade do Odessa: Esta cidade histórica ucrâniana é um local fascinante, cheia de monumentos e um centro com imensa euforia. Há muito para fazer nesta cidade, há muitos bares, muitos museus, parques, mercados. Odessa é uma cidade enorme, sendo uma das cidades mais importantes da Ucrânia.
Zatoka, Ucrânia
Zatoka UcraniaPraia de Zatoka: No Verão não há nada como ir à praia na costa do Mar Negro. Só por si é uma experiência única já que as praias estão cheias de ucrânianos de toda a parte do país. Há discotecas à noite, muita gente na praia a divertir-se. Zatoka é uma aldeia pequena a 80km de Odessa. Passei aqui uns dias com umas amigas de Lviv.
Chernivtsi, Ucrânia
ChernivtsiChernivtsi: Para viajantes que venham da Roménia, esta será a primeira cidade a seguir à fronteira. Chernivtsi tem muitos locais históricos e museus para visitar. Não perca a fortaleza e o edíficio do século XIX da Universidade de Chernivtsi.
Kiev, Ucrânia
Kiev: é a maior cidade da Ucrânia e a sua capital. Fica localizada nas margens do Rio Dniepre, que conta com cerca de dois mil quilómetros de extensão. É considerada uma das cidades mais antigas da Europa e com bastante interesse para se conhecer, atraindo milhares de turistas e estudiosos cientistas todos os anos. Esta cidade conta com indústrias de tecnologia de ponta, tal como centros científicos e universidades de renome, contribuindo imenso para o desenvolvimento de estudos das mais variadas áreas ao nível académico. No entanto, tem uma história invejável, uma vez que foi fundada no século V, e tendo sido um dos principais centros de comércio da zona Oriental da Europa. Os pontos de interesse a visitar são a Catedral de Santa Sofia, o Mosteiro Kievo-Pecherska Lavra, a Igreja de Santo André, a Catedral de São Volodymyr, a Catedral de São Mykhailo, o Palácio Mariyinsky e o Museu Nacional de Chernobyl.
Chernobyl, Ucrânia
ChernobylChernobyl: é uma cidade fantasma, que fica localizada na zona Norte da Ucrânia – região de Pripyat, mais propriamente perto da fronteira com a Bielorrússia. A União Soviética escolheu este lugar para construir em 1970, uma central nuclear, acabando por ocorrer um acidente nuclear em 1986. O reactor da central de Chernobyl teve problemas técnicos, contaminando tudo ao seu redor, nomeadamente pessoas, animais, solos agrícolas e tudo o mais. Esta cidade tornou-se fantasma e estéril, sendo o palco principal de estudo para cientistas que tentam perceber a relação entre o orgânico e as partículas nucleares. É possível visitar este lugar parado no tempo, e ficar surpreendido in loco com um dos eventos mais trágicos da história da humanidade.
Pripyat, Ucrânia
Pripyat: é uma cidade fantasma, localizada no Norte da Ucrânia, a qual se encontra perto da Bielorrússia. Esta cidade fica a poucos quilómetros da central nuclear de Chernobyl e foi uma localidade bastante utilizada pelos trabalhadores da mesma, uma vez que por motivos de segurança, não podiam viver perto da central (fora do horário de trabalho). Mas devido a problemas técnicos, esta cidade foi também vítima do maior acidente nuclear conhecido na história da humanidade. O cenário aqui presente é de um lugar abandonado, o qual ficou como o último dia que viveram lá seres humanos. Se tiver a oportunidade de visitar Pripyat, prepare-se para encontrar edifícios parados no tempo e muitos objectos do dia-a-dia das pessoas que lá viveram, nomeadamente roupas, cozinhas intactas de há 30 anos atrás, brinquedos, etc.
Guia de Viagem: artigos e relatos para você consultar
Locais UNESCO na Ucrânia
Estes são alguns dos melhores destinos para visitar na Ucrânia. Os locais UNESCO Património Mundial são locais protegidos pela sua importância cultural ou natural de determinado país.

Locais inscritos na Lista do Património Mundial na Ucrânia:

  • Kiev: Catedral de Santa Sofia de Kiev, Conjunto de Edificações Monásticas e Monastério de Kiev-Petchersk
  • Lviv: Conjunto do Centro Histórico
  • Arco Geodésico de Struve (sítio internacional em dez países)
  • Florestas Primárias de Faia dos Cárpatos (sítio transfronteiriço com a Eslováquia)
  • Residência dos Metropolitas da Bucovina e da Dalmácia
  • Cidade Antiga de Queroneso e sua Chora
  • Tserkvas de madeira da região dos Cárpatos na Polônia e Ucrânia



Kit de Viagem:

  • Onde eu reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com
  • Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com
  • Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com
  • 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marrakech até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com
  • Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com

Deixe o seu comentário aqui:

Os comentários deste blog de viagens são via facebook.







Siga nas redes sociais:

Facebook Twitter Google+ Instagram Pinterest YouTube Blog Lovin

Blog de viagens mencionado em:

Blog de viagens nos Media

📷 Seguir @joaoleitaoviagens no Instagram