🐪 » Viagem de grupo 7 dias em Marrocos por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara » Mais info em MARROCOS.COM « 🐪

🌍 Visitar Uganda – Roteiros e Dicas de Viagem

Actualizado em 28 Julho, 2017
Visitar Uganda  – Roteiros e Dicas de Viagem

Visitar Uganda – Roteiros e Dicas de Viagem

Guia de Viagem do Uganda

Viajar no Uganda – informação de viagem.

Tudo sobre visitar os melhores locais e destinos do Uganda. Ideias de roteiros e itinerários com informação de alojamento, transporte, muitas galerias de fotografias, restaurantes, vídeos e mapas.

Organize as suas férias no Uganda. Alguma pergunta ou opinião deixe um comentário no fim da página.

Nesta página você encontra:

  1. República da Uganda – Informação prática
  2. Turismo no Uganda – Apresentação
  3. História, Geografia e Cultura
  4. Clima e Quando ir
  5. Vídeo do Uganda
  6. Resumo de viagem ao Uganda
  7. Guia de Viagem: artigos para consultar
  8. Roteiros no Uganda – 5, 7 e 8 dias
  9. Locais UNESCO no Uganda
  10. Kit de Viagem

Obrigado.

República da Uganda

Bandeira Uganda

Bandeira do Uganda

  • Capital: Kampala.
  • Língua oficial: Inglês e suaíli.
  • Presidente: Yoweri Museveni.
  • População 2006: 31 367 972 habitantes.
  • Moeda: Xelim do Uganda.
  • Área Total: 241 038 km².
  • Fuso horário: UTC +3.
  • Código telefónico internacional: +256.
  • Clima: Tropical.
  • Visto: É necessário passaporte e o visto pode-se fazer em qualquer fronteira terrestre ou no aeroporto. O visto com duração de 30 dias custa $50 dólares americanos. Um visto trânsito custa também $50 dólares.
  • Fronteiras: Norte pelo Sudão do Sul, a leste pelo Quénia, a sul pela Tanzânia e pelo Ruanda e a oeste pela República Democrática do Congo.
  • Locais a não perder: Kampala, Emtembe, Jinja, Mgahinga Gorilla National Park e Bwindi Impenetrable National Park.
  • Quando visitei a Uganda: Julho 2011.
Mapa Uganda

Mapa da localização geográfica do Uganda no Mundo

Turismo no Uganda, Roteiros de Viagem

Fui convidado para beber café em Kituka, Visitar o Uganda

Fui convidado para beber café em Kituka, Visitar o Uganda

O Uganda é um país fascinante para passar férias.

Entrei no Uganda primeiro vindo do Quénia e saindo para o Sudão do Sul, e outra vez, chegando da República Democrática do Congo e voando para Nairóbi.

Fiz amigo neste país e gostei muito das paisagens junto ao Lago Vitória e também no norte do país na zona de Pakwach.

Apresentação da História, Geografia e Cultura:

Uganda
A história do Uganda conta que o seu nome deriva do Reino de Buganda, criado no século XVI, que actualmente compreende a zona central do país e que se rege como uma região semi-autónoma. Através de estudos arqueológicos, estão documentados vestígios dos primeiros habitantes (caçadores-recolectores), há cerca de 2 500 anos atrás, quando as comunidades bantas desceram para o Sul do Uganda. Os árabes e europeus chegaram a este território no século XIX, ficando ligado à Coroa Inglesa. Mais tarde integra-se na Commonwealth – organização inter-governamental composta por 53 países membros independentes, tornando-se independente no ano 1962. A partir desta data o Uganda tem sido palco de inúmeros conflitos e mais recentemente, deu lugar a uma guerra civil, resultando em números trágicos no que toca a milhares de vítimas mortais e que fez refugiar milhões de pessoas. Após o golpe no ano 1986, Yoweri Kaguta Museveni, sobe ao poder, sendo ainda hoje o actual presidente do Uganda.

A geografia do Uganda que conta com uma área territorial de 28 195 754 Km2, situado na África Oriental. O Uganda faz fronteira a Sul com a Tanzânia e com o Ruanda, a Oeste com a República Democrática do Congo, a Norte com o Sudão e a Leste com o Quénia. O cenário paisagístico, situado no Planalto Central de África, é ilustrado por imensos e profundos vales – Vale do Rift dividido em duas cadeias montanhosas (Oriental e Ocidental), onde é possível encontrar actividade vulcânica e muitos lagos (Victoria, Alberto e Kyoga), pois devido às características tectónicas aqui presentes, o Uganda é contemplado por um enorme Rifte que atravessa o Médio Oriente. A Leste localizam-se os Montes Ruwenzori, cujo Monte Stanley tem o ponto mais alto do Uganda e o terceiro mais alto de toda a África, com 5 109 metros de altitude. Devido ao relevo composto por bastantes vales e florestas, criam as condições necessárias para índices de pluviosidade abundante.

A cultura do Uganda é considerada bastante ecléctica, pois é composta por diversos grupos étnicos, nomeadamente as tribos Bakonjo-Bamba, Batooro, Banyoro, Banyankore, Bachwezi, Bafumbira, entre outras, que fazem deste país um lugar único em África e no mundo. O Uganda situa-se no território central africano, sendo exemplo cultural para todos os seus países vizinhos, uma vez que consegue manter todas as suas tradições, principalmente porque apesar de a língua mais falada ser o Inglês, nunca foi equacionado deixar de comunicar com as línguas-mãe de cada tribo, sendo assim faladas mais de 30 línguas indígenas diferentes. São povos muito ligados à ruralidade, com uma riqueza musical única, e claro está, exímios no artesanato. Entogoro e Ekitagururo, são danças onde os tornozelos dos dançarinos estão carregados de pequenos chocalhos e com eles criam ritmos únicos. Os alimentos mais presentes no dia-a-dia do ugandeses são o Sorgo (cereal) e o Milheto, com os quais confeccionam os pratos Eshabwe e Akaro.

Clima e Quando ir:

Para saber quando ir ao Uganda você precisa de se informar um pouco melhor acerca das suas estações e clima. A melhor altura para visitar o Uganda é entre os meses de Junho e Setembro, pois são meses que nos oferecem uma temperatura mais amena e pouca chuva.

O clima do Uganda é equatorial, tendo pequenas variações consoante as suas altitudes. Os melhores meses para visitar os pontos mais altos são o Janeiro e o Fevereiro. No Sul do país, bastante influenciado pelo grande Lago Victoria, o clima é bastante húmido e tem chuva durante todo o ano, enquanto que na região Nordeste o clima é seco.

Transporte de mota de Nakaseke até Kituka:

O caminho pelo meio da selva foi difícil numa mota a levar 3 pessoas.

O que visitei / Resumo de viagem ao Uganda

Por ordem de visita.

Kampala, Uganda
Kampala, UgandaKampala: é a capital e, naturalmente, a maior cidade do Uganda. Existem cinco distritos que completam a cidade, onde vivem milhões de pessoas. Tem imenso movimento por todo o lado, sendo uma cidade caótica. Foi colonizada pela Coroa Britânica, tendo sido utilizada pelos mesmos como uma reserva de caça. Esta cidade está entre sete colinas, embora tenha expandido para muitas mais ao seu redor. As suas colinas originais são Kasubi, onde se encontram os Túmulos de Kabaka de Buganda; Mengo onde está eregido o Palácio de Kabaka (hoje Tribunal de Justiça); Kibuli, onde poderá conhecer a Mesquita Kibuli; Namirembe onde se localiza a Catedral Católica Rubaga; Nsambya, onde se encontra o hospital e a Kampala, onde existe uma fortaleza construída pelos britânicos. Conheça também a Mesquita Central Ahmadiyya, o Museu Uganda, o Teatro Nacional de Uganda, o Mercado Nakasero. Esta cidade tem uma vida nocturna muito animada, provida de bares e restaurantes com bastante qualidade, assim como muitos casinos.
Túmulos de Kasubi, Uganda
Kasubi, UgandaKasubi: fica localizado perto do centro de Kampala – capital do Uganda. É em Kasubi que está o cemitério onde estão sepultados os dos Reis de Buganda – os Kabakas – tal como os restantes membro da família real. Este lugar é considerado sagrado, uma vez que é visitado por muitos peregrinos, assim como é um lugar político importante para o povo deste país. A Unesco, Património da Humanidade, integrou Kasubi na sua lista no ano de 2001, tendo sido descrito como um dos edifícios mais notáveis do mundo, construídos unicamente por materiais vegetais. É um local bastante agrícola, sendo utilizadas técnicas ancestrais e tradicionais, onde os agricultores exigem a continuação desta forma de trabalhar.

Namuwongo, Uganda
Namuwongo, UgandaNamuwongo: fica localizada na colina de Makindye, na capital do Uganda, Kampala. Está localizado a cerca de 10 quilómetros do centro da cidade e este bairro recebe muita gente principalmente porque trata da burocracia e dos negócios deste centro urbano. Antigamente era um bairro barato para se viver, embora hoje em dia, como vive um ambiente comercial e de negócios, a vida tenha encarecido por aqui. Existem muitos empresários que se mudaram para este bairro a fim de estarem mais perto dos serviços administrativos, motivo pelo qual, hoje em dia, se tenha tornado numa cidade mais desenvolvida.
Nakaseke, Uganda
Nakaseke, UgandaNakaseke: é uma pequena cidade que fica localizada no centro do Uganda e no distrito com o mesmo nome. Esta cidade serve os seus cidadãos ao nível administrativo e comercial. É aqui que se tratam dos assuntos burocráticos desta zona do país. Fica a cerca de uma hora de carro da capital (Kampala), sendo que existe uma grande facilidade de viajar entre as duas cidades. O povo mais proeminente aqui presente é o Baganda, o maior grupo étnico presente na zona central do país. Um dos pontos de interesse mais interessantes a visitar é, sem dúvida, o mercado pois aqui irá contactar directamente com este povo bastante simpático. Eu passei aqui algumas horas a caminho da terra onde morava a avó de um amigo meu de Kampala.
Kituka, Uganda
Kituka, UgandaKituka: pequena aldeia no meio da selva, que visitei e passei um dia visitando a casa da avó de um amigo meu de Kampala. Para chegar aqui é preciso apanhar transporte de mota desde Nakaseke e passadas 2 horas a atravessar o mato por estradas de terra chegamos a esta aldeia.
Pakwach, Uganda
PakwachPakwach: é uma cidade localizada na zona Norte do Uganda, às margens do Rio Nilo. Os britânicos construíram uma linha ferroviária que ia até Mombasa mas que está actualmente desactivada. As actividades de interesse para fazer em Pakwach são: visitar o Parque Nacional de Murchison, tal como fazer um passeio de barco no Rio Nilo e conhecer a vida selvagem incrível aqui existente.
Entebbe, Uganda
Entebbe, UgandaEntebbe: é uma cidade que fica localizada no centro do Uganda, mais propriamente na Península do Lago Victoria (o maior lago do continente africano) e a cerca de 40 km da capital do país, Kampala. Este lugar é bastante comercial, tal como é militar, e por isso tem um aeroporto que serve para dar resposta a este serviço. No entanto, é possível aterrar aqui como turista a fim de conhecer este lugar incrível. Os principais lugares de interesse são o Parque Botânico com muitos macacos à solta e o Centro de Educação da Vida Selvagem.
Lago Vitória, Uganda
Lago Vitoria, UgandaLago Vitória: também conhecido como o Victoria Nyanza, em suaíli, é o maior lago conhecido no continente africano, tal como é o maior lago tropical e o segundo maior lago de doce do mundo. Tem cerca de 70 000 Km2 de área e é uma das nascentes do Rio Nilo. É impressionante as suas três mil ilhas que se encontram no seu interior, sendo que muitas delas estão habitadas e algumas delas estão preparadas para receber turistas. Desde o século X que os Árabes mostraram interesse por este lugar, a fim de procurarem materiais como o ouro e outros metais preciosos. A pesca também se tornou uma actividade importante, nomeadamente a grande procura de perca-do-nilo e o jacinto-de-água. O clima aqui presente é tropical, onde as temperaturas rondam entre os 16º C e os 27º C.

Roteiros no Uganda

Algumas ideias de roteiros para você preparar as suas férias no Uganda de maneira independente. Itinerários de turismo no Uganda seja de 5, 7 ou 8 dias.

5 Dias no Uganda

Dia 1 Kigali
Dia 2 Gitarama
Dia 3 Mwogo
Dia 4 Butare
Dia 5 Butare – Kigali

1 semana no Uganda

Dia 1 Entebbe
Dia 2 Reserva Natural Kibale
Dia 3 Reserva Natural Kibale
Dia 4 Reserva Natural Queen Elizabeth
Dia 5 Reserva Natural Bwindi
Dia 6 Reserva Natural Bwindi
Dia 7 Entebbe

8 Dias no Uganda
Dia 1 Kampala
Dia 2 Kampala – Reserva Natural Kalinzu
Dia 3 Reserva Natural Kalinzu – Lago Bunyonyi
Dia 4 Lago Bunyonyi
Dia 5 Lago Bunyonyi – Kampala
Dia 6 Kampala – Jinja
Dia 7 Jinja
Dia 8 Jinja – Kampala
Locais UNESCO no Uganda
Estes são alguns dos melhores destinos para visitar no Uganda. Os locais UNESCO Património Mundial no Uganda são locais protegidos pela sua importância cultural ou natural.

Locais inscritos na Lista do Património Mundial no Uganda:

  • Parque Nacional Impenetrável de Bwindi
  • Montes Ruwenzori
  • Túmulos dos Reis do Buganda em Kasubi

Deixe o seu comentário aqui:

João Leitão - O autor do blog:

VIVA! Sou o João - blogger de viagens. Com 20 anos de experiência como viajante independente, explorei mais de 128 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindos ao meu blog de viagens, onde partilho informação prática de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

Kit de Viagem:

  • Onde eu reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com
  • Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com
  • Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com
  • 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marrakech até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com
  • Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com
* Esta página tem links de afiliados. Quando você reserva algo através deste blog, eu retenho uma pequena comissão que não altera o preço final. Obrigado!

Blog de viagens mencionado em:

Blog de viagens nos Media

« Seguir @joaoleitaoviagens no Instagram »