🐪 » Viagem de grupo 7 dias em Marrocos por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara » Mais info em MARROCOS.COM « 🐪

🌍 Visitar Uruguai – Roteiros e Dicas de Viagem

Actualizado em 28 Julho, 2017
Visitar Uruguai – Roteiros e Dicas de Viagem

Visitar Uruguai – Roteiros e Dicas de Viagem

Guia de Viagem do Uruguai

Viajar no Uruguai – informação de viagem.

Tudo sobre visitar os melhores locais e destinos do Uruguai. Ideias de roteiros e itinerários com informação de alojamento, transporte, muitas galerias de fotografias, restaurantes, vídeos e mapas.

Organize as suas férias no Uruguai. Alguma pergunta ou opinião deixe um comentário no fim da página.

Nesta página você encontra:

  1. República Oriental do Uruguai – Informação prática
  2. Turismo no Uruguai – Apresentação
  3. Vídeo promocional do Turismo do Uruguai
  4. Resumo de viagem ao Uruguai
  5. Guia de Viagem: artigos para consultar
  6. Roteiros no Uruguai – 5 e 7 dias
  7. Locais UNESCO no Uruguai
  8. Kit de Viagem

Obrigado.

República Oriental do Uruguai

Bandeira Uruguai

Bandeira do Uruguai

  • Capital: Montevideu.
  • Língua oficial: Nenhuma. O espanhol é de facto.
  • Presidente: Tabaré Vázquez.
  • População 2010: 3.424.595 habitantes.
  • Moeda: Peso uruguaio.
  • Área Total: 176.215 km².
  • Fuso horário: UTC­ -3.
  • Código telefónico internacional: +598.
  • Clima: Temperado.
  • Visto: Não é preciso visto para o Uruguai.
  • Fronteiras: Estados Unidos a noroeste e a sul. É a maior fronteira terrestre do mundo entre dois países comuns.
  • Locais a não perder: Montevideu, Colonia del Sacramento, Punta del Este.
  • Quando visitei o Uruguai: Abril 2014.
Mapa Uruguai

Mapa da localização geográfica do Uruguai no Mundo

Turismo no Uruguai, Roteiros de Viagem

Barco antigo na baía de Montevideu, Visitar o Uruguai

Barco antigo na baía de Montevideu, Visitar o Uruguai

O Uruguai é um país fascinante para passar férias.

Fiz uma pequena viagem ao Uruguai, vindo de Buenos Aires (Argentina) e saindo para o Brasil.

Gostei muito do país, foi interessante logo à chegada já que vim de barco até Colonia del Sacramento, antiga cidade portuguesa. Depois conduzi (dirigi) até à capital Montevideu onde fiquei um par de dias até me fazer à estrada até ao Brasil, passando por Punta del Este – zona balnear uruguaia.

Realmente antes de ir ao Uruguai não sabia muito acerca do país, mas sem dúvida que ter atravessado e parado em diversos pontos, me deu um novo conhecimento desta nação da América do Sul.

Apresentação da História, Geografia e Cultura:

Punta del Este
A história do Uruguai é documentada a partir do momento em que os europeus aqui chegaram, no século XVI. Mas antes, quem habitava esta terra eram os indígenas Charruas, Chanaés e Guanaris. Foi uma terra bastante disputada por Portugal e Espanha; os espanhóis estabeleceram a primeira colónia em Soriano (1624) e 60 anos mais tarde os portugueses fundaram a colónia de Sacramento. Foi eterna a luta entre portugueses e espanhóis para a conquista do Uruguai e, apesar de ter estado sob o domínio português (unindo o território uruguai ao brasileiro, através de uma aliança entre Portugal e Espanha), mais tarde, em 1825, tornou-se independente com o Tratado de Montevidéu. No início do século XX, existiu uma democracia bastante estável no país, conhecido como a “Suiça Americana”, embora anos mais tarde tenha sido instaurada a ditadura no país entre 1973 e 1980, virando-se novamente depois para um ideal democrático.

A geografia do Uruguai conta com uma extensão territorial de 176 220 Km2. É o segundo menor país da América do Sul, fazendo fronteira a Norte e Nordeste com o Brasil, a Sul com o Rio Prata, a Leste e Sudeste com o Oceano Atlântico e a Oeste e Sudoeste com a Argentina. É um país que não apresenta grandes altitudes, representando o seu ponto mais elevado no Monte Catedral, com 514 metros. O cenário paisagístico é ilustrado, essencialmente, por grandes planícies, onde as maiores elevações (entre 200 e 500 metros de altitudes) têm o nome de “Cuchillas”. Montevidéu é a sua capital e a cidade situada na América Latina com mais qualidade de vida. Fica situada nas margens do Rio Prata; outros rios muitos importantes para o país são os rios Uruguai, Negro e os seus afluentes, sendo o último, o mais importante pois ao ser navegável torna possível o transporte de pessoas e mercadorias.

A cultura do Uruguai é bastante ecléctica, pois existe uma mistura dos povos nativos com os povos colonizadores que apareceram no século XVI, nomeadamente os portugueses e os espanhóis. Esta misceginação e mistura cultural, resultou no povo uruguai que conhecemos hoje. As influências da Europa são bastante visíveis no dia-a-dia uruguai, como a tradição do Carnaval, vivido de forma intensa durante 40 dias com desfiles de rua, cheio de cor, música e alegria. Outro acontecimento muito animado é o “Desfile de Llamadas”, os descendentes africanos reúnem-se ao ritmo de muitos tambores, um momento imperdível. O Tango, é também uma das expressões culturais mais importantes deste país, uma fusão entre as culturas hispânicas, africanas e respectivos ritmos. A imagem do Gaúcho e as suas festas é a celebração máxima entre a vivência entre as várias culturas no mesmo território, onde a cultura espanhola e os indígenas se fundem numa só.

Clima e Quando ir:

Para saber quando ir ao Uruguai você precisa de se informar um pouco melhor acerca das suas estações e clima. A melhor altura para visitar o Uruguai é no Verão, entre os meses de Dezembro e Março, embora na Primavera também seja bastante agradável (de Setembro a Novembro).

O clima do Uruguai é temperado, apesar de ser mais quente que ameno, atingindo também por vezes temperaturas negativas no Inverno. Na capital, Montevidéu, o Janeiro é o mês mais quente (média 22º C) e o mais frio é Julho (média 10º C). É um país um pouco chuvoso, mas raramente existe queda de neve no país pois as planícies promovem mudanças rápidas de temperatura, com muito vento, que por vezes é muito frio e acentuado.

O que visitei / Resumo de viagem ao Uruguai

Por ordem de visita.

Colonia del Sacramento, Uruguai
Colonia del Sacramento, UruguaiColonia del Sacramento: a apenas duas horas de distância de carro de Montevideu e uma hora de barco de Buenos Aires, Colonia del Sacramento é uma atracção turística muito requisitada uma vez que oferece aos turistas encantadoras praias no Rio da Prata, um centro histórico e museus muito interessantes. Esta cidade foi fundada em 1680 por Manuel Lobo, seguindo ordens e funções a mando do império português. O centro histórico foi declarado como Património Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1995. A arquitectura presente vivência da herança proveniente dos hábitos de construção dos portugueses: paredes maciças e telhados com duas ou quatro águas. A Calle de los Suspiros é uma rua situada no centro histórico, perto da muralha e aqui poderá encontrar mais a presença de casas portuguesas do que de espanholas. Aproveite e visite o Museu Português instalado numa casa portuguesa construída no século XVIII que se encontra completamente original ao nível da construção, como também podemos ver expostos objectos feitos em Portugal (mobiliário ou azulejos e tapeçaria). Visite a muralha que data ao século XVIII, construída pelos portugueses, usada para fins militares e as Ruínas do Convento de São Francisco Xavier e Farol, um convento franciscano. Após um incêndio que destruiu o convento, no final do século XVIII, um século mais tarde foi erigido um farol onde poderá admirar a panorâmica da cidade e o seu rio, Rio da Prata. Outros locais interessantes para conhecer é a Basílica do Santíssimo Sacramento, uma igreja que remonta ao século XVII e as praças 25 de Maio e Manuel Lobo. A primeira, muito utilizada para exercícios militares onde se concentra muitos edifícios de grande relevância ao seu redor e a segunda, localizada ao lado da Basílica do Santíssimo Sacramento onde se podem ver as ruínas das casas dos governadores portugueses de Colonia del Sacramento. Tem como cidades gémeas Guimarães em Portugal, Pelotas e Olinda no Brasil e Morón na Argentina.
Montevideu, Uruguai
Montevideu, UruguaiMontevideu: a capital do Uruguai fica no Sul do país, construída às margens do Rio da Prata e tem a fama de ser uma cidade bastante acolhedora, segura e com muita qualidade de vida. O nome da cidade provém de um registo feito no seu diário por Fernão de Magalhães, em 1520 no tempo dos descobrimentos. Ele referia-se ao monte de Montevideu como “Monte Vi Eu” mas também, apesar de não existirem registos, pensa-se que poderá ter surgido da afirmação “Monte vi de Este a Oeste”. Ganhou o estatuto de cidade em 1726 e foi uma cidade bastante disputada entre portugueses, espanhóis e ingleses. Conquistada finalmente pelos portugueses em 1817, tornou-se a capital da Provínvia Cisplatina do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve em 1821. Tornou-se independente em 1828, como capital do Uruguai.
É uma cidade bastante turística, sendo a sua principal actividade económica. Ainda com um portão pertencente à antiga muralha, podemos conhecer a mais importante praça do país, a Praça da Independência. Ao lado encontramos o Teatro Solis muito bem conservado e que poderá ser visitado com um guia que lhe dará a conhecer a história do edifício e dos seus salões, tal como poderá assistir a algumas intervenções artísticas.
Caminhar ou andar de bicicleta pelas Ramblas de Montevideu proporciona um passeio super agradável, especialmente ao pôr-do-sol no Rio da Prata.
Punta del Este, Uruguai
Punta del Este, UruguaiPunta del Este: considerada um dos melhores destinos turísticos de luxo do mundo, Punta del Este oferece as óptimas condições para quem quer desfrutar de belíssimas praias oceânicas, Oceano Atlântico ou de rio, Rio da Prata. Fundada a 1829 por Don Francisco Aguillar, esta cidade começou por se chamar “Villa Ituzaingó” sendo o nome alterado em 1907 para “Punta del Este”. É uma cidade bastante sofisticada com infra-estruturas desenvolvidas e edifícios modernos, tal como um porto com bastante actividade e muito comércio. Estando bastante perto do Brasil e da capital Montevideu, atrai imensos turistas brasileiros e uruguaios, chegando a receber cerca de 400 mil pessoas no Verão. Não tem muitos atractivos culturais, é uma cidade convidativa para aproveitar o sol, a praia, bons restaurantes e a vida nocturna com clubes sofisticados e casinos ao estilo de Las Vegas.
Laguna Garzón, Uruguai
Laguna Garzon, UruguaiLaguna Garzón: situa-se entre Maldonado e Rocha. Tem uma paisagem coberta de colinas, montanhas e planícies envolventes com a lagoa, uma autêntica maravilha de tirar o fôlego. Funciona como um observatório de aves sendo um local com bastante importância para os animais que aqui vivem. Aqui podemos encontrar cisnes de pescoço preto, flamingos, andorinhas, entre outros. É possível avistar um céu super estrelado acompanhado de uma serenidade incrível, devido à pouca iluminação nocturna existente. Vale a pena conhecer o cenário paradisíaco de Laguna Garzón. Andar de bicicleta ou de caiaque pode ser uma experiência bastante agradável ou simplesmente relaxar nesta paz infinita.

Roteiros no Uruguai

Algumas ideias de roteiros para você preparar as suas férias no Uruguai de maneira independente. Itinerários de turismo no Uruguai.

Roteiro 5 Dias Uruguai: Montevideu e Colonia del Sacramento
  • Dia 1 – Montevideu
  • Dia 2 – Libertad – Colonia Valdense
  • Dia 3 – Colonia Valdense – Colonia del Sacramento
  • Dia 4 – Colonia del Sacramento
  • Dia 5 – Montevideu
Roteiro 5 Dias Uruguai: Variado
  • Dia 1 – Montevideu
  • Dia 2 – Florida
  • Dia 3 – Durazno
  • Dia 4 – Paso de los Toros
  • Dia 5 – Tacuarembó
Roteiro 7 Dias Uruguai: Todo o País
  • Dia 1 – Montevideu
  • Dia 2 – Montevideu – Colonia
  • Dia 3 – Colonia – Punta del Este
  • Dia 4 – Punta del Este – La Paloma
  • Dia 5 – La Paloma – Piriápolis
  • Dia 6 – Piriápolis – La Barra – José Ignacio
  • Dia 7 – La Barra – José Ignacio – Montevideu
Locais UNESCO no Uruguai
Estes são alguns dos melhores destinos para visitar no Uruguai. Os locais UNESCO Património Mundial no Uruguai são locais protegidos pela sua importância cultural e natural.

Locais inscritos na Lista do Património Mundial no Uruguai:

      • Bairro Histórico da Cidade de Colónia del Sacramento
      • Paisagem cultural e industrial de Fray Bentos

      Deixe o seu comentário aqui:

      João Leitão - O autor do blog:

      VIVA! Sou o João - blogger de viagens. Com 20 anos de experiência como viajante independente, explorei mais de 128 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindos ao meu blog de viagens, onde partilho informação prática de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

      Kit de Viagem:

      • Onde eu reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com
      • Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com
      • Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com
      • 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marrakech até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com
      • Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com
      * Esta página tem links de afiliados. Quando você reserva algo através deste blog, eu retenho uma pequena comissão que não altera o preço final. Obrigado!

      Blog de viagens mencionado em:

      Blog de viagens nos Media

      « Seguir @joaoleitaoviagens no Instagram »