🐪 » Viagem de grupo 7 dias em Marrocos por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara » Mais info em MARROCOS.COM « 🐪

🌍 Visitar Venezuela – Roteiros e Dicas de Viagem

Actualizado em 28 Julho, 2017
Visitar Venezuela – Roteiros e Dicas de Viagem

Visitar Venezuela – Roteiros e Dicas de Viagem

Guia de Viagem da Venezuela

Viajar na Venezuela – informação de viagem.

Tudo sobre visitar os melhores locais e destinos da Venezuela. Ideias de roteiros e itinerários com informação de alojamento, transporte, muitas galerias de fotografias, restaurantes, vídeos e mapas.

Organize as suas férias na Venezuela. Alguma pergunta ou opinião deixe um comentário no fim da página.

Nesta página você encontra:

  1. República Bolivariana da Venezuela – Informação prática
  2. Turismo na Venezuela – Apresentação
  3. História, Geografia e Cultura
  4. Clima e Quando ir
  5. Vídeo da Venezuela
  6. Resumo de viagem na Venezuela
  7. Guia de Viagem: artigos para consultar
  8. Roteiros na Venezuela
  9. Locais UNESCO na Venezuela
  10. Kit de Viagem

Obrigado.

República Bolivariana da Venezuela

Bandeira Venezuela

Bandeira da Venezuela

  • Capital: Caracas
  • Língua oficial: Espanhol
  • Presidente: Nicolás Maduro
  • População 2012: 28.892.735 habitantes
  • Moeda: Bolivar Venezuelano
  • Área Total: 916.445 km²
  • Fuso horário: UTC-4:30
  • Código telefónico internacional: +58
  • Clima: Tropical, semiárido, equatorial
  • Visto: Para portugueses não é preciso visto, só o passaporte. Para brasileiros é só preciso a Cédula de identidade
  • Fronteiras: Colômbia a oeste, Guiana a leste, Brasil a sul
  • Locais a não perder: Salto Ángel, Ciudad Bolivar, Los Roques, Canaima, Grand Savana, Monte Roraima, Ilha Margarita
  • Quando visitei a Venezuela: Setembro/ Outubro 2013
Mapa Venezuela

Mapa da localização geográfica da Venezuela no Mundo

Turismo na Venezuela, Roteiros de Viagem

Salto Ángel, a cascata mais alta do mundo, Visitar a Venezuela

Salto Ángel, a cascata mais alta do mundo, Visitar a Venezuela

Entrei na Venezuela vindo do Brasil, atravessando a fronteira entre Pacaraima e a cidade venezuela de Santa Elena de Uairén.

Fiquei cerca de um mês na Venezuela, local onde aproveitei para pôr alguns dos meus trabalhos na internet em dia.

O povo venezuelano em geral é muito simpático, mas sem dúvida um pouco abatido pela crise política e económica que o país vive faz alguns anos já.

A Venezuela é conhecida por ser um país que não é seguro nas grandes cidades, mas fora dos grandes centros urbanos é seguro e tranquilo.

Devido à crise económica, durante a minha visita, o dinheiro venezuelano – Bolívar, estava muito baixo e, trocando dinheiro no mercado negro (mercado paralelo) faz com que quer o Euro quer o Real brasileiro sejam moedas muito fortes. Ou seja, a Venezuela é um país incrivelmente barato (se você cambiar no mercado negro).

Adorei visitar o Parque Natural de Canaima, cheio de bela Natureza, cascatas e lagos tropicais e local de partida para visitar as cascatas mais altas do mundo com quase 1km de altura, as castatas Santo Ángel.

Apresentação da História, Geografia e Cultura:

Pintura de Maduro em Santa Elena

Pintura de Maduro em Santa Elena

A história da Venezuela conta que este lugar é onde existem os primeiros registos da presença do Homem na América do Sul – mas não ao espelho das civilizações pré-colombianas. Ou seja, os povos nativos – Chibchas, Arawakos, Caribes e Guarijos, eram caçadores e recolectores, vivendo essencialmente no litoral e junto às margens do Rio Orinoco, organizando-se em comunidades, mas sem uma hierarquia. Os espanhóis, aos comandos de Cristóvão Colombo, descobriram este território no ano 1498, o qual começou por ser chamado de Terra de Gracia, mas devido às suas semelhanças com a Veneza italiana, ficou baptizada como Venezuela. Só no início do século XIX a Venezuela levou a cabo a sua independência perante os espanhóis, embora tenha vivido algumas ditaduras e conflitos pesados até aos anos 60, atingindo aqui uma política democrática. O primeiro presidente foi Rômulo Betancourt, que fica no poder até ao ano 1964. Cháves foi o penúltimo presidente, o qual lutou contra os mais variados problemas da Venezuela. O Presidente actual é Nicolás Maduro.

A geografia da Venezuela conta com uma área territorial de 916 445 Km2, país que faz fronteira ao Norte com o Oceano Atlântico e o Mar do Caribe, ao Sul com o Brasil, a Oeste com a Colômbia e a Leste com a Guiana. Na Venezuela a paisagem mais comum são os planaltos (tendo o maior destaque, o Planalto das Guianas), as grandes montanhas dos Andes e as planícies. Com bastantes recursos hídricos (rios, lagos e zonas pantanosas), podemos dividir esta categoria em três parâmetros: Caribe (grande parte do litoral); Atlântico (onde o Rio Orinoco desemboca) e Amazonas (onde o Rio Guainía-Negro desemboca). O principal rio da Venezuela é o Rio Orinoco, destacando-se dos restantes rios existentes no país, uma vez que é o único longo e navegável. Devido ao seu território ser bastante diversificado, tal característica irá reflectir-se na fauna e na flora deste país. É possível encontrar onças, preguiças, lontras, crocodilos, sendo a planta mais destacada a orquídea.

Catedral na Praça Bolivar em Ciudad Bolivar

Catedral na Praça Bolivar em Ciudad Bolivar

A cultura da Venezuela é bastante eclética, pois com uma combinação riquíssima de vários povos e étnias, resulta no interessante povo venezuelano. Aos povos nativos (ameríndios), juntaram-se os colonizadores espanhóis e escravos africanos, que depois da independência da Venezuela vieram para este país, vagas de imigração de toda a Europa (portugueses, italianos, alemães, etc), tal como asiáticos e árabes. É curioso poder vivenciar esta mistura harmoniosa nos costumes e tradições, os quais se mantêm desde os indígenas já aqui presentes, mas que se fundiram com as tradições trazidas por outros povos posteriormente. Esta herança é visível no dia-a-dia do venezuelano e na sua expressividade artística, nomeadamente na dança, música, folclore, artesanato, entre outros. A língua falada é o Espanhol, mas ainda se falam também os dialectos dos povos nativos, assim como as línguas-mãe dos povos imigrantes. O símbolo representativo da Venezuela é a ave Turpial, a árvore Araguaney e a Flor de Maio.

Clima e Quando ir:

Para saber quando ir à Venezuela, você precisa de se informar um pouco melhor acerca das suas estações e clima. A melhor altura para visitar este país é durante a estação seca, entre Dezembro e Abril.

O clima da Venezuela é muito variado por ser um país bastante diverso ao nível de relevo – sendo o factor humidade o que mais varia. As zonas abaixo dos 800 m de altitude possuem um clima tropical, onde as temperaturas variam entre os 26ºC e os 28ºC. Nas regiões onde a altitude varia entre os 800 m e 2000 m contam com um clima temperado (média de temperatura de 12ºC-25ºC). Acima dos 3000m as temperaturas são inferiores a 8ºC, com possibilidade de neve nas montanhas.

Vídeo da aterragem no aeroporto do Parque Nacional de Canaima

O que visitei / Resumo de viagem na Venezuela

Por ordem de visita.

Santa Elena de Uairén, Venezuela
Santa Elena de UairénSanta Elena de Uairén: Esta é uma cidade fronteiriça, mas apesar de estar na fronteira é uma cidade altamente segura e estável. Vive do mercado e comércio em que milhares de brasileiros vêem comprar tudo o que podem, já que os preços são na maioria dos casos 50% mais baratos que no Brasil.
Gran Savana, Venezuela
Gran SavanaGran Savana: O Parque Natural de Canaima, na zona chamada de Grand Savana, é lindo. Imagine paisagens jurássicas que rodeiam esta região e uma colecção de cachoreias / cascatas deslumbrantes. A Gran Savana é um local muito bonito para se visitar.
Monte Roraima, Venezuela
RoraimaRoraima: Este é um dos locais mais lindos da Venezuela. Esta montanha com quase 3000 metros de altura, foi formada anteriormente à separação dos continentes. Ou seja, tudo o que existe no topo é único. É preciso uma caminhada de 6 dias para subir e voltar.
Ciudad Bolivar, Venezuela
Ciudad BolivarCiudad Bolivar: Esta é uma das cidades históricas venezuelas. Fortemente associada ao herói nacional, Simón Bolivar, esta cidade está na lista de tentativa para entrar como local UNESCO Património Mundial da Humanidade. O seu centro histórico é lindo, com casas tipo colonial, com varandas de madeira ou metal exteriores, vários palácios para visitar e ruas com casas coloridas. A zona beira rio é muito bonita também.
Canaima, Venezuela
CanaimaCanaima: Local UNESCO Património Mundial da Humanidade, o parque Canaima é um local lindo situado no centro sul da Venezuela. Com um tamanho maior que a Bélgica, Canaima é conhecido pelas suas montanhas mesetas, chamadas de tepuyes. O tepuy mais famoso é Roraima. A aldeia de Canaima tem imensas cascatas / cachoeiras para se visitar, é lindo. É daqui que se saí para a aventura de visitar o Salto Ángel. Para se chegar a Canaima é preciso ir de avião já que não há ligação por estrada até à aldeia.
Salto Ángel, Venezuela
Salto ÁngelSalto Ángel: Cascatas mais altas do mundo, com quase mil metros de altura. Para se chegar aqui é preciso fazer uma viagem de 80km pelo rio com corrente e rápidos muito forte. É possivel ir ver as cascatas com uma viagem de 2 dias. Eu fiz 3 dias para incluir também visitar outros locais de interesse na região. Depois de chegarmos pelo rio, há que caminhar algumas horas até à base da queda de água, local onde tem uma piscina e cascata / cachoeira muito forte.
Locais UNESCO na Venezuela
Estes são alguns dos melhores destinos para visitar na Venezuela. Os locais UNESCO Património Mundial são locais protegidos pela sua importância cultural ou natural de determinado país.

Locais inscritos na Lista do Património Mundial na Venezuela:

  • Coro e seu Porto
  • Parque Nacional Canaíma
  • Cidade Universitária de Caracas

Deixe o seu comentário aqui:

João Leitão - O autor do blog:

VIVA! Sou o João - blogger de viagens. Com 20 anos de experiência como viajante independente, explorei mais de 128 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindos ao meu blog de viagens, onde partilho informação prática de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

Kit de Viagem:

  • Onde eu reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com
  • Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com
  • Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com
  • 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marrakech até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com
  • Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com
* Esta página tem links de afiliados. Quando você reserva algo através deste blog, eu retenho uma pequena comissão que não altera o preço final. Obrigado!

Blog de viagens mencionado em:

Blog de viagens nos Media

« Seguir @joaoleitaoviagens no Instagram »