Guia de Cidades Irão

Visitar Persépolis, Irão: Roteiro e Guia Prático de Viagem

Persépolis City Guide – Guia de Cidade – Visitar Persépolis

VISITAR PERSEPOLIS
Visitar Persépolis, Irão: Roteiro e Guia Prático de Viagem

Persépolis é uma cidade milenar, situada maravilhosamente no meio de um vale. Estas ruínas de extrema importância cultural ficam aproximadamente a 70km da cidade de Shiraz. Também conhecida como Parsa ou Takht-e Jamshid em persa, estas ruínas são uma das ruínas antigas nos tops mundiais. Takht-e Jamshid é o nome contemporâneo para estas ruínas e quer dizer Trono de Jamshid. Visitar o Irão e não passar por Persépolis, é deixar para trás um destino importante que vale a pena conhecer.

Visitar Persépolis – O importante a saber

PERSÉPOLIS, IRÃO
PERSÉPOLIS, IRÃO

Persépolis é nada mais nada menos que um complexo de ruínas com túmulos, casas e palácios datados do século V antes de Cristo, e era a casa do antigo Imperador Dario I e de Xerxes. Ainda hoje se pode notar a grandeza desta cidade e algumas das histórias antigas de feitos do império gravadas nos muros. Esta era a capital do Império Persa.

Persépolis foi incluída na lista UNESCO Património Mundial em 1979. Dario I tinha o seu hall de recepção no palácio das 100 colunas e foi o maior palácio de sempre durante o período Aquemenida (também designado de Acménida ou acamênida). Os Aquemenidas governaram a Pérsia no primeiro período monárquico independente.

Dicas rápidas para Persépolis:

  • Acorde cedo e seja o primeiro a entrar no recinto arqueológico
  • Suba ao Túmulo de Artaxerxes III – a melhor vista das ruínas
  • O Túmulo de Artaxerxes II – fica longe mas vale a pena
  • Lembre-se que a poucos kms de Persépolis, existem outros locais arqueológicos de extrema importância: Pasárgada, Naqsh-e Rajab e a espectacular necrópole Naqsh-e Rustam

Para saber quando ir a Persépolis você precisa de se informar um pouco melhor acerca das suas estações e clima. A melhor altura para visitar Persépolis é durante a Primavera e o Outono, pois durante estas estações, a humidade é quase nula e a temperatura é amena. Durante o Verão o país é um pouco quente, mas se o calor não for um problema para si, então também é boa altura para visitar.

Vídeo com imagens de Persépolis

Vídeo muito bom para podermos ver as diferentes partes turísticas deste local.

Os Melhores Locais de Persépolis

  1. Escadaria de Persépolis
  2. Porta de Xerxes
  3. Via das procissões e Porta inacabada
  4. Apadana
  5. Tachara
  6. Trípilo
  7. Hadixe
  8. Palácio das 100 colunas
  9. Tesouro
  10. Harém e museu
  11. Sepulturas reais de Artaxerxes II e Artaxerxes III

Estas ruínas são muito interessantes para explorar o que outrora fora a capital de um grande Império. Deu-me um gosto enorme andar a vaguear por ali a ver se podia imaginar como teria sido antigamente.

De turistas só estavam um pequeno grupo de italianos e algumas famílias iranianas, também uns grupos de escolas com os professores. Algumas raparigas aos pares também. Persépolis foi destruída com fogo por Alexandre O Grande em 331 a.C., e alguns historiadores dizem que foi em retaliação a Xerxes ter incendiado Atenas.

GUIA DE VIAGEM PERSÉPOLIS
GUIA DE VIAGEM PERSÉPOLIS

Neste grande complexo arqueológico, temos 2 grandes túmulos principais, a de Dario I e a de Xerxes que consite numa grande construção cavada dentro da montanha de pedra com pelo menos 20 metros de altura. Muito bom mesmo. O preço do bilhete de entrada era 5000 Rials, mas agora subiu para 150.000 Rials. Foi por causa da desvalorização da moeda iraniana.

Bilhete da entrada em Persepolis no Irão

Bilhete da entrada em Persepolis no Irão
Bilhete da entrada em Persepolis no Irão

Vídeo do Palácio de Apadana e Hadish em Persépolis

O que visitar em Persépolis – Irão

PERSEPOLIS
PERSÉPOLIS

Persépolis no Irão tem imenso para ver, por isso é conveniente organizar um pouco a sua visita para conseguir ver o máximo possível, de forma mais organizada, contribuindo assim para usufruir de umas férias mais proveitosas.

Informação brevemente…

Roteiros em Persépolis

ROTEIRO PERSÉPOLIS
ROTEIRO PERSÉPOLIS

Algumas ideias de roteiros para você preparar as suas férias em Persépolis de maneira independente. Itinerários de turismo em Persépolis no Irão.

1 Dia em Persépolis: passo-a-passo

  • Manhã: Persépolis
  • Tarde: Pasargada

2 Dias em Persépolis: passo-a-passo

  • Dia 1 Manhã: Persépolis
  • Dia 1 Tarde: Pasargada
  • Dia 2 Manhã: Naqsh-e Rustam
  • Dia 2 Tarde: Naqsh-e Rajab