Generalidades

Portugal até Turquia – Carro ou comboio / trem?

Estação de trem no Leste europeu
Estação de trem no Leste europeu
Lindo céu na região dos Balcãs
Lindo céu na região dos Balcãs
Se eu soubesse o que sei hoje, nunca teria deixado o meu carro em casa e comprado três bilhetes de InterRail (bilhete para viajar de comboio / trem na Europa).

É claro que a experiência de andar de comboio é muito boa, mas, com as minhas preferências e como gosto de viajar, hoje teria feito diferente:

Em vez duas últimas viagens que fiz de Interrail, teria pegado no carro que ficou estacionado à porta de casa, e tinha feito a Europa a conduzir e não de comboio.

Porquê?

Porque podia ter visto muito mais, durante muito mais tempo e em total liberdade. Sem dúvida que tenho fortes lembranças das centenas de horas que viajei de comboio / trem.

Aconselho todos a fazerem pelo menos uma vez na vida, isto é, viajar de comboio pela Europa. Pessoalmente gosto muito de conduzir, e conhecer mais lentamente as regiões / países por onde viajo.

Prós e Contras Comboio vs Carro

  1. Imensas horas perdidas a andar de estação em estação
  2. Pagar suplementos de bilhetes para comboios Inter-cidades para tentar escapar aos horários fora de horas dos comboios regionais em que o bilhete InterRail inclui
  3. Não se ter controlo total sobre a viagem, não se pode parar onde se quer
  4. Temos sempre algum maluco a aborrecer-nos o juízo
  5. Temos que ter muito cuidado com as nossas mochilas especialmente se queremos dormir um pouco, cuidados redobrados em viagens pela Europa de Leste
  6. O preço de um bilhete de comboio Interrail passe Global dá para conduzir cerca de 5000 KM ou seja, ir de Lisboa a Helsínquia na Finlândia ou de Lisboa até Ankara na Turquia. Ou seja, se dividirmos este dinheiro por quatro pessoas num carro, gastamos cada um de nós 250 EUROS Lisboa até à Turquia (ida e volta 500EUROS ), isto pelo combustível, sem olhar a datas, fazendo e parando onde bem quisermos
  7. Epá é muito bom passar fronteiras com o nosso próprio transporte, dá uma cena de viagem e independência muito maior. Cruzar fronteiras de comboio também é bom, com os polícias dentro do comboio para carimbar os passaportes.

Prós e contras Carro VS Comboio

  1. Gasta-se combustível
  2. Cansamos com as várias horas e milhares de kms atrás de um volante, mas isto para quem gosta de conduzir não é muito problemático, e ainda para mais se estivermos com mais pessoas a poderem dividir as horas de dirigir
  3. Preocupação para não nos rebocarem o carro, roubarem ou batermos
  4. Olhar mapas, mapas e mais mapas, perguntar direcções , perguntar direcções e uff perguntar direcções para chegarmos ao centro das cidades. Talvez um GPS ajude para achar o caminho entrando e saindo numa cidade grande.

Percurso de carro pela Europa / Ensaio

Ora bem, vamos então fazer um ensaio de uma viagem pela Europa, 13 países durante 1 mês, 30 dias tal e qual o bilhete de InterRail, vamos escolher os seguintes países e o seguinte trajecto:

  • portugal Portugal
  • Espanha Espanha
  • França França
  • Alemanha Alemanha
  • portugal Polónia
  • Ucrânia Ucrânia
  • Roménia Roménia
  • Bulgária Bulgária
  • Turquia Turquia
  • Turquia Turquia
  • Bulgária Bulgária
  • Sérvia Sérvia
  • Croácia Croácia
  • Eslovénia Eslovénia
  • Itália Itália
  • França França
  • Espanha Espanha
  • portugal Portugal

Temos então um possível itinerário de subir a Europa, fazendo Espanha, França até Berlim na Alemanha. Daí saímos pela Polónia, Ucrânia, Roménia, Bulgária e já estamos em Istanbul na Turquia. Daí e no trajecto final, fazemos Bulgária novamente, Sérvia, Croácia, Itália, França, Espanha e de volta a Portugal. Em cada um destes percursos podemos incluir cidads e pontos de interesse que fiquem a caminho.

Évora, Portugal até Berlin, Alemanha

portugal à alemanha de carro

Tempo e distância
Tempo: 33h32
Distância: 2659km
Custo portagens: 0.00 EURO
Custo gasolina: 236.86 EURO
Imposto de Estrada: 0 EURO
Custo Total: 236.86 EUROS

Berlin, Alemanha até Istanbul, Turquia

alemanha até à turquia de carro

Tempo e distância
Tempo: 32h17
Distância: 2395km
Custo portagens: 7.97 EURO
Custo gasolina: 200.38 EURO
Imposto de Estrada: 5.69 EURO
Custo Total: 214.04 EUROS

Istanbul, Turquia até Évora, Portugal

turquia até portugal de carro

Tempo e distância
Tempo: 52h34
Distância: 4059km
Custo portagens: 18.18 EURO
Custo gasolina: 367.92 EURO
Imposto de Estrada: 4.99 EURO
Custo Total: 391 EUROS

TOTAIS VIAGEM

Total Kms: 9113KM
Total Horas de Condução: 118H
Total Gasolinas: 804,3 EURO
Total Auto-Estradas: 26.15 EURO
Total Imposto de Estrada: 10,68 EURO
TOTAL: 841,9 EUROS

Para projectar a sua viagem pelas estradas da Europa use o site
Via Michelin

Conclusões de viajar de carro vs Viajar de comboio

  1. As horas que se passam a conduzir são basicamente as mesmas que se fariam dentro de um comboio para o mesmo percurso. Mas, se formos 4 num carro, as horas de condução são a dividir por todos.
  2. Fica muito mais barato mesmo, sem possível comparação. Um bilhete de InterRail para estes países todos custaria mais de 500 EUROS por pessoa. Como o nosso ensaio de viagem é para 4 pessoas, ficava 2000 EUROS. A gasolina ida e volta é cerca de 1000 Euros.

Seguro do Carro / Impostos e Taxas de Estrada

O nosso seguro normal de Carta Verde International cobre todos estes países, por isso não há problema quanto a essa questão, mas verifiquem bem a Ucrânia e a Turquia.

Se não tiver estes 2 países, das duas uma, ou prolongam o seguro contactando a vossa seguradora, ou simplesmente trocam estes 2 países por 2 onde haja seguro da Carta Verde Internacional.

Em vez de entrarem na Ucrânia vindos da Polónia, baixam Sul para a Eslováquia e Hungria, por exemplo. E em vez da Turquia, fazem a Grécia, apesar de eu preferir a Turquia à Grécia…ou melhor é mesmo incluir os dois países.

Há países que cobram um imposto de utilização de estradas. Países como a Eslováquia, Ucrânia, República Checa.