Pereslavl Zalessky na Rússia
Guia de Cidades Rússia

Visitar Pereslavl-Zalessky, Rússia: Roteiro e Guia Prático de Viagem

Pereslavl-Zalessky City Guide – Guia de Cidade – Visitar Pereslavl-Zalessky

Pereslavl-Zalessky é uma bonita cidade russa localizada junto à margem do lago Pleshcheyevo, a noroeste de Moscovo. Aqui nasceu um dos maiores heróis da Rússia, Alexandre Nevsky e, encontrando-se no Anel Dourado, tem muito para oferecer aos seus visitantes, incluindo seis grandes mosteiros e um antigo kremlin. Visitar a Rússia e não passar por Pereslavl-Zalessky, é deixar para trás um destino importante que vale a pena conhecer.

Visitar Pereslavl-Zalessky – O importante a saber

A cidade de Pereslavl-Zalessky encontra-se localizada a 140 km a noroeste de Moscovo e a 125 km a sudoeste de Yaroslav, podendo ser visitada a partir da capital da Rússia. Foi fundada em 1152 pelo príncipe Yuri Dolgoruky, nas margens do lago Plescheevo, junto ao rio Trubezh . Até ao século XV era conhecida como Pereyaslavl. Em 1302 foi integrado do Grão-ducado de Moscovo. Entre os séculos XII e XV foi destruída várias vezes pelos mongóis e em 1611 sofreu um ataque dos polacos. Foi aqui, no lago, que nos finais do século XVII Pedro o Grande criou a Marinha Russa. Actualmente uma população de cerca de 40 mil habitantes e atrai inúmeros moscovitas que ali passam os seus fins-de-semana. Aconselha-se uma viatura própria para visitar Pereslavl-Zalessky já que os seus pontos de interesse se encontram bastante dispersos. Uma curiosidade: antes dos Jogos Olímpicos de 1980 o Regime enviou para Pereslavl-Zalessky uma série de pessoas consideradas indesejadas o que fez a população da cidade subir consideravelmente.

Dicas rápidas para Pereslavl-Zalessky

  • Acorde cedo e seja o primeiro a entrar nos monumentos, museus ou outros locais de interesse
  • Faça uma free walking tour

Para saber quando ir a Pereslavl-Zalessky você precisa de se informar um pouco melhor acerca das suas estações e clima. A melhor altura para visitar Pereslavl-Zalessky é entre os meses de Abril e Outubro, uma vez que apresentam temperaturas excelentes para fazer turismo na Rússia.

Vídeo com imagens aéreas de Pereslavl-Zalessky

Vídeo muito bom para podermos ver as diferentes partes turísticas desta cidade.

Principais Pontos Turísticos e Monumentos em Pereslavl-Zalessky

  1. Mosteiro Goritsky Uspensky
  2. Museu dos Ferros de Engomar
  3. Museu Marítimo de Pedro o Grande
  4. Mosteiro Nikolsky
  5. Vestígios do Kremlin
  6. Convento Feodorovsky
  7. Museu dos Caminhos de Ferro de Pereslavl
  8. Estátua de Lenine
  9. Igreja dos Quarenta Mártires de Sebaste
  10. Catedral da Transfiguração do Salvador
  11. Museu das Chaleiras
  12. Parque Histórico e Cultural Russky
  13. Museu dos Rádios
  14. Museu Histórico, de Arte e de Arquitectura Pereslavl-Zalessky
  15. Monumento a Alexandre Nevsky
  16. Santa Nascente de Nikita Stolpnik
  17. Museu das Máquinas de Costura
  18. Museu de Alexandre Nevsky
  19. Igreja Znamenskaya
  20. Igreja de São Simeão
  21. Museu do Dinheiro

O que visitar em Pereslavl-Zalessky – Rússia

Pereslavl-Zalessky na Rússia tem imenso para ver, por isso é conveniente organizar um pouco a sua visita para conseguir ver o máximo possível, de forma mais organizada, contribuindo assim para usufruir de umas férias mais proveitosas.

1. Mosteiro Goritsky

O Mosteiro Goritsky Uspensky foi fundado no início do século XIV, durante o reinado do príncipe Ivan Kalita. Infelizmente muita da História do Mosteiro foi perdida quando um terrível incêndio destruiu por completo os arquivos da instituição, em 1722. Contudo, sabe-se que os religiosos Dmitry de Priluki e Daniel de Pereslavl-Zalessky foram aqui monges antes de fundarem os seus próprios mosteiros. Em 1744 o mosteiro foi dissolvido e usado como residência episcopal até 1788. Após essa data caiu no abandono e após a Revolução Russa foi entregue ao Museu que ainda hoje administra o espaço, mantendo uma série de exposições de arte e História. Destacam-se nos terrenos do mosteiro a torre sineira, a Igreja da Epifania, a Catedral, a Igreja de Todos os Santos e duas pequenas capelas de madeira do século XIX que foram para ali transferidas desde diferentes aldeias. O espaço pode ser visitado todos os dias excepto Segundas-feiras.

2. Mosteiro Nikolsky

Este Mosteiro foi fundado por volta de 1350 por São Dmitry de Prilutsk, mas logo em 1382 foi arrasado por um exército tártaro. Renasceu, para voltar a ser destruído, e finalmente regressou à vida em 1613, desta vez para ficar. Em 1680 iniciaram-se os trabalhos de construção do principal edifício do complexo do mosteiro, a Catedral de São Nicolau, que foi terminada apenas em 1721. Infelizmente o impacto da Revolução Russa nos mosteiros do país foi aqui mais vigoroso do que o habitual: a Catedral e a torre sineira do mosteiro foram totalmente demolidos. Após o colapso da União Soviética, o mosteiro foi transformado em convento e a Catedral de São Nicolau foi reconstruída entre 2000 e 2003, com cinco cúpulas. Outros elementos de destaque neste mosteiro são a Igreja da Anunciação, a Igreja de São Pedro e São Paulo e a Igreja de Nossa Senhora de Smolensk, esta última localizada no exterior do complexo.

3. Vestígios do Kremlin

Quando em 1152 o príncipe Yury Dolgoruky fundou Pereslavl-Zalessky, logo ordenou a construção de um Kremlin. Como era costume, estas cidadelas era erigidas sobre uma zona elevada, geralmente obtida de forma artificial através da construção de uma pequena colina. O Kremlin de Pereslavl-Zalessky foi destruído e reconstruído inúmeras vezes, sendo que a última tentativa aconteceu em meados do século XVII. Contudo, também esse kremlin acabou pode desaparecer, demolido em 1759 devido ao seu precário estado de conservação e falta de utilidade real. Hoje em dia o único vestígio desses Kremlins é a colina construída para os receber, rodeando o centro histórico da cidade.

4. Convento Feodorovsky

O Convento Feodorovsky foi fundado em 1304, nessa altura como um mosteiro, no local onde no ano transacto se tinha travado uma batalha entre os principados de Moscovo e de Tver pelo controlo de Pereslavl-Zalessky. O mosteiro é consagrado a São Teodoro porque o confronto sucedeu no seu dia. O convento parece ter sido muito apreciado pelo Czar Ivan o Terrível, tendo recebido inúmeras doações do monarca e quando o seu filho Fyodor nasceu foi aqui construída uma nova catedral. Em 1667 o mosteiro transformou-se num convento. Depois da Revolução Russa, tal como sucedeu com todas as instituições do seu tipo, o convento foi encerrado e o complexo foi usado sucessivamente como prisão de menores, como lar de idosos e como quartel do exército, tendo sofrido em 1967 obras de renovação. Em 1998 foi devolvido à Igreja, voltou a ser convento e as suas igrejas abriram as portas aos fiéis. Hoje em dia cerca de vinte freiras vivem no convento.

5. Estátua de Lenine

A estátua de Lenine de Pereslavl-Zalessky localiza-se na praça Komsomolskaya, a sul da rua Svobody. É verdade que apesar de inicialmente as estátuas de Lenine serem interessantes para os visitantes estrangeiros, passado algum tempo tornam-se apenas em mais uma dos vastos milhares de estátuas daquele líder comunista existentes na Rússia. Contudo, a de Pereslavl-Zalessky tem um par de particularidades interessantes. Em primeiro lugar é das primeiras a ter surgido, inaugurada em 1929, apenas cinco anos após o falecimento de Lenine. Em segundo lugar foi executada por encomenda da população local. Outra característica interessante desta estátua é a expressão pouco usual de Lenine. Algumas pessoas dizem que a representação não se parece com o verdadeiro Lenine, outras dizem que parece estar terrivelmente zangado. No pedestal encontram-se dois baixos relevos, um mostrando a chegada de Lenine à estação de comboios de São Petersburgo e a segunda representando o Mausoléu de Lenine, na Praça Vermelha, em Moscovo.

6. Igreja dos Quarenta Mártires de Sebaste

Igreja dos Quarenta Mártires de Sebaste foi construída em 1755 num dos locais mais agradáveis de Pereslavl-Zalessky, num ponto onde as água do rio Trubezh desaguam no lago Plescheevo. O estilo arquitectónico da igreja é Barroco e onde hoje a encontramos existiam outrora dois templos de menores dimensões, construídos em madeira. Em 1919 um incêndio danificou os frescos que decoravam o seu interior e em 1930 foi encerrado. Apenas em 1996 voltou a reabrir, após extensos trabalhos de requalificação. Actualmente não se encontra aberta ao público, mas pode-se observar no seu exterior um mural recente em mosaico que representa os quarenta mártires, que eram soldados romanos que, segundo se diz, preferiram morrer de frio junto a um lago localizado na actual Turquia, do que abdicar da sua fé em Cristo. Junto à igreja existe um pequeno parque com bancos de onde se pode apreciar a bonita envolvência.

7. Catedral da Transfiguração do Salvador

Esta é a principal catedral de Pereslavl-Zalessky. Localiza-se na parte noroeste da praça Krasnaya, junto às antigas muralhas da cidade. É um templo simples e relativamente pequeno, assentando a sua estrutura em quatro pilares e sendo encimada por uma única cúpula verde. A catedral foi originalmente construída entre 1152 e 1157, a mando do príncipe Yury Dolgoruky, sendo um dos edifícios mais antigos da Rússia. Infelizmente os frescos originais não sobreviveram à passagem do tempo, apesar de fragmentos seus estarem expostos num museu em Moscovo. Em 1945 foi aqui instalado o Museu de Aleksandr Nevsky e ainda hoje se mantém sob a gestão do Museu da Cidade, apesar de se falar na sua devolução à Igreja. Foi renovada em 2015

Tours em Pereslavl-Zalessky

Museus em Pereslavl-Zalessky – Rússia

1. Museu dos Ferros de Engomar

É comum na Rússia encontrar estes museus bastante específicos, dedicados a categorias de objectos, como é o caso deste Museu dos Ferros de Engomar, localizado na rua Sovetskaya, no centro histórico de Pereslavl-Zalessky. É um museu de criação recente, tendo sido iniciado em 2012 por um comerciante de antiguidades da cidade. A exposição , já se vê, é composta por uma colecção incrível de ferros de engomar, quase todos adquiridos em feiras de rua ou mesmo retirados do lixo. Surpreendentemente o Museu tornou-se uma das principais atracões de Pereslavl-Zalessky e o seu criador partiu para um novo projecto abrindo outro museu de temática específica, o Museu das Chaleiras.

2. Museu Marítimo de Pedro o Grande

Foi em Pereslavl-Zalessky que Pedro o Grande criou o embrião da Marinha Russa, tendo aqui passado muito tempo entre 1689 e 1692. Nesse período o jovem Czar fez construir em Pereslavl uma impressionante série de cerca de cem modelos funcionais de navios, que usou para grandes manobras navais nas águas do lago Plescheevo. Dessa centena de pequenos navios chegaram aos nossos dias apenas dois. O Fortuna, um deles, é o núcleo deste museu, construído em 1803 no topo da colina Gremyach. Entre 1850 e 1853 foram adicionados um obelisco e uma série de elementos arquitectónicos de carácter monumental assim como um palacete, conhecido como Casa Branca. O Fortuna encontra-se abrigado na sua própria estrutura enquanto outros edifícios albergam exposições dedicadas Czar e à sua Marinha. Encerra às Segundas-feiras.

3. Museu dos Caminhos de Ferro de Pereslavl

Não é fácil chegar a este museu, localizado a cerca de 25 km da cidade. Sem um carro próprio é mesmo muito complicado. Mas para os apreciadores de comboios valerá a pena. A sua colecção engloba um vasto número de locomotivas e todo o tipo de material circulante que esteve em uso nesta região até meados do século XX. Parte da exposição encontra-se ao ar livre e outra no interior de um grande abrigo para comboios. Especialmente interessante é uma mota que foi adaptada para usar os carris e a recriação do escritório do chefe de estação.

Celebrações e Feriados em Pereslavl-Zalessky

  • 1 de Janeiro – Dia de Ano Novo
  • 7 de Janeiro – Natal Ortodoxo
  • 23 de Fevereiro – Dia do Defensor da Pátria
  • 8 de Março – Dia da Mulher
  • 1 de Maio- Dia do Trabalhador
  • 9 de Maio – Festa da Grande Vitória na Guerra Patriótica
  • 12 de Junho – Dia da Rússia
  • 4 de Novembro – Festa da Unidade Nacional

Roteiros em Pereslavl-Zalessky

Algumas ideias de roteiros para você preparar as suas férias em Pereslavl-Zalessky de maneira independente. Itinerários de turismo em Pereslavl-Zalessky na Rússia.

1 Dia em Pereslavl-Zalessky: passo-a-passo

  • Manhã: Brevemente…
  • Tarde: Brevemente…

2 Dias em Pereslavl-Zalessky: passo-a-passo

  • Dia 1 Manhã: Brevemente…
  • Dia 1 Tarde: Brevemente…
  • Dia 2 Manhã: Brevemente…
  • Dia 2 Tarde: Brevemente…

Procura um Hotel em Pereslavl Zalesskiy?
Hotéis em Pereslavl Zalesskiy

Guia de Viagem à Rússia