Cuba

Alugar carro em Cuba: Instruções passo-a-passo para alugar carro em Havana

Alugar carro em Havana Cuba
Alugar carro em Havana Cuba

Guia de Viagem

Certo dia fui convidado a visitar Cuba juntamente com dois amigos meus. A proposta perfeita já que este país estava na lista dos que mais queria conhecer. Depois de ter ficado mais de uma semana em Havana, decidimos saltar fora da capital e começar a explorar a ilha a sério.

Nesta página você encontra:

  1. Alugar carro em Cuba – Introdução
  2. Como são as estradas em Cuba
  3. Mapa de Cuba o roteiro da viagem
  4. Guiar (dirigir) em Cuba: Prós e contras
  5. Preços de carro e informação de aluguer

Ver ainda:

Alugar carro em Cuba – Introdução

Aluguel de carro em Cuba
Aluguer / aluguel de carro em Cuba

Sem dúvida alguma que a melhor maneira de explorar Cuba é ter transporte próprio e ir parando onde se quer. Lembro que muitas partes da ilha não tem acesso por transportes públicos, por isso ter a oportunidade de alugar carro (aluguel de carro) é fundamental para proporcionar uma viagem em total liberdade.

Depois de uma busca intensiva para procurar onde alugar carro em Havana e conseguir o melhor preço, descobrimos que todas as empresas têm as mesmas tarifas pois todas elas pertencem ao Estado cubano (não há empresas privadas em Cuba).

Depois de uma hora à procura do melhor “deal” acabámos por alugar com a CUBACAR – CAR RENTAL. Há vários escritórios desta empresa em Havana mas ficámos neste muito pequeno junto ao Servicentro (Estação de Serviço) mesmo na Avenida Malecón.

Fotografia do carro Hyunday Athos que aluguei em Cuba
Fotografia do carro Hyunday Athos que aluguei em Cuba

O senhor que nos atendeu foi muito simpático e percebeu perfeitamente que queríamos o mais barato por maior número de dias. Depois de uma pequena conversa com o empregado da agência de aluguer de carros, fiquei rapidamente a saber algumas coisas importantes para se guiar (dirigir) em Cuba. Basicamente, tendo em conta as regras internacionais e do senso comum de todos os condutores, há alguns truques a saber para se guiar em estradas cubanas.

Conduzir em Cuba, Como são as estradas em Cuba?
Estrada para Cayo Santa Maria a Norte de Remédios
Estrada para Cayo Santa Maria a Norte de Remédios
  1. Não houve problemas de maior com o carro, só os pneus carecas. Nada que não pudéssemos resolver pois tivemos que comprar um pneu algures pela ilha. Por isso quando receber o carro da agência de rent-a-car, verifique bem o estado dos pneus. O nosso rebentou.
  2. As estradas em Cuba são mais ou menos, e os condutores são muito certinhos, nada de doideiras. Quando saímos das estradas principais e entramos no mundo rural (aquelas estradas amarelas do mapa) tudo muda de figura e a maior parte delas estão em muito mal estado.
  3. Isto tendo em conta que uma estrada secundária em Marrocos é melhor que a auto-estrada Santa Clara – Havana. Muitos sinais, placas e letreiros rodoviários são não-inexistentes.
  4. Como não há placas de estrada com nomes de povoações e direcções, prepare-se para praticar o seu “portuganhol” para pedir direcções e informações. O povo cubano é muito acessível e tentará sempre ajudar. Não faltam é placas de propaganda política pois essas há aos milhares.
  5. Se decidir fazer estradas mais rurais, as tais “amarelas” do mapa, então entra numa Cuba diferente. Estas estradas correspondem a estradas mais pequenas e itinerários rurais, diferentes, com povoações distintas das outras em trajectos mais urbanos.
  6. Há lugares onde as estradas cubanas simplesmente desaparece, como no percurso Moa até Baracoa. Normalmente as pessoas para chegarem a Baracoa apanham a estrada do Sul vindas de Guantanamo e Santiago de Cuba, mas nós como vínhamos no tal percurso de volta à ilha guiámos pelo outro lado, vindos de noroeste.
Mapa de Cuba com percurso e o roteiro da viagem
Mapa do roteiro de viajar em Cuba com carro alugado
Mapa do roteiro de viajar em Cuba com carro alugado

No mapa em cima, toda a zona que está a vermelho representa o itinerário da nossa viagem de carro em cuba.

Auto-estrada da Farola, de Baracoa a Guantanmo, parte Oriental de Cuba
Auto-estrada da Farola, de Baracoa a Guantanmo, parte Oriental de Cuba

Fizemos um trajecto à volta da ilha em sentido dos ponteiros do relógio.

Durante 2 semanas fomos dormindo em lugares diferentes: Remédios (2 noites), Playa Santa Lucia (1 noite), Baracoa (4 noites), Santiago de Cuba (2 noites), Camaguey (2 noites), Trinidad (2 noites), Viñales (3 noites).

Pusemos combustível 9 vezes nas seguintes povoações: Havana, Santa Clara, Cayo Coco, Manatí, Moa, Santiago de Cuba, Sancti Spiritus, Piñar del Río e Bahia Honda onde pusemos só $5 CUC suficiente para chegar até Havana e entregarmos o carro.

Gastámos exactamente $187 CUC que dá por volta dos 150 EUROS. Guiamos 486 km no primeiro dia de aluguer, desde Havana – almoçar na praia em Varadero e seguir viagem até à cidade de Remédios onde ficámos 2 noites.

Guiar ao longo do Mar das Caraíbas, Sul de Cuba
Guiar ao longo do Mar das Caraíbas, Sul de Cuba

Em quase 4000 km de condução tivemos 3 furos. Tivemos que comprar um pneu novo que ficou destruído e tivemos ainda que trocar um outro pneu na agência de rent-a-car CUBACAR em Piñar del Rio. Como já referi em cima, não verificamos o estado dos pneus quando nos deram o carro.

Entregámos o carro a horas, ainda com alguma gasolina no depósito, e , para nossa surpresa os senhores da agência deram-nos os parabéns por termos sido os primeiros turistas a nunca terem levado uma multa da polícia. Nós ficámos um pouco naquena se eles estariam a falar a sério, mas, parece que sim.

O mais incrível foi que alugámos o carro por 2 semanas. Estavam muito admirados mesmo pois não é nada normal. Normalmente leva-se multa por excesso de velocidade, sentidos proíbidos, sinais vermelhos ou mau estacionamento, ou, simplesmente… por existir na estrada.

Guiar em Cuba: Prós e contras - O que saber antes de se fazer à estrada
Fotografia da selva numa estrada rural em Cuba caminho de Remédios até Baracoa
Fotografia da selva numa estrada rural em Cuba caminho de Remédios até Baracoa
  1. Não exceda o limite máximo de velocidade pois há sempre muita gente nas estradas especialmente à noite a voltarem do trabalho, há ainda cavalos, vacas, cães e todo o tipo de animais de quinta que se conseguir lembrar, também para não falar que a polícia possivelmente o irá mandar parar. Há ainda abutres que sobrevoam as estradas a catar bichos mortos, comem tudo;
  2. Se o mandarem parar por que razão for, não seja mal-educado com a polícia. O comportamento destes será um reflexo de si mesmo. Seja simpático, diga um “Bom dia” gigante ou um “Hola como está!!” que resolve muito;
  3. Algumas estradas estão mesmo em mau estado, estilo África Ocidental, por isso se resolver ir a mais velocidade tem que ter em conta que poderá ter que travar rapidamente por causa de uma cratera no meio da estrada;
  4. Nunca fique sem pneu sobresselente, arranje sempre o que furou;
  5. Provavelmente vai querer dar boleia a alguém já que á milhares de pessoas à espera de boleia para casa e de povoação para povoação; lembre-se que em Cuba não há quase nenhuma actividade criminosa e que dar boleia é na realidade seguro…esperemos nós;
  6. Tenha sempre a segurança de ter o seu depósito de gasolina sempre meio cheio, para não ter preocupações desnecessárias de faltas de combustíveis nalgumas cidades e aldeias;
  7. Epá, pode-se sempre ir um pouco mais rápido do que o limite que eles dizem…; ?
  8. Pare sempre que vir bancas de venda de frutas ou sumo natural à beira da Estrada, beba e coma fruta natural, este irá ser uma das melhores coisas que Cuba oferece;
  9. Cuba e o seu clima tropical pode ser manhoso por isso um belo dia de Sol pode-se transformar numa tremenda tempestade de céu preto e chuvas assustadoras, tenha cuidado com aquaplanagem e rios sobre a estrada;
    Sim! Arranje um carro e descura Cuba por si mesmo!
Preços de carro alugado em Havana
  • 1 a 6 dias = $55CUC por dia = 38 Euros
  • 7 a 13 dias = $50CUC por dia = 35 Euros
  • + 14 dias = $45CUC por dia = 31 Euros
Contactos Car Rental, CUBACAR