Irão

Praça Imam em Ispaão Irão

Fotografia da Praça central em Esfaão, Irão
Fotografia da Praça Maidan-e-Naghsh-e-Jahan em Ispaão, Irão
Placa da Praça Emam Khomeini Square em Esfahan
Placa da Praça Emam Khomeini Square em Esfahan

A Praça Maidan Emam em Ispaão é um dos locais mais conhecidos e mais bonitos do Médio Oriente.

Esta praça em Ispaão (também se escreve Esfahan) é provavelmente a mais bonita que alguma vez vi.

O nome oficial desta praça é “Maidan-e-Naghsh-e-Jahan” que significa “A Praça dos Retratos do Mundo”.

Em 1598, o Shah Abbas I mudou a capital para Esfahan, e, com ideias de a tornar numa grande cidade, começou com planos urbanisticos mais arrojados e com a contrução da nova cidade.

Dentro da praça podem-se ver a Mesquita Real, a Mesquita Sheykh Lotfollah, o Pórtico de Qaysariyyeh e o Palácio de Timur datado do século XV.

Praça Emam Khomeini ªa noite em Esfahan
Praça Emam Khomeini ªa noite em Esfahan
Esta praça é enorme e tem cerca de 512metros de largura e cerca de 159metros de largura. Ir aqui e apreciar o pôr do Sol é espectacular pois a vista sobre as montanhas Zagros e sobre a praça é realmente espantosa.

As mesquitas, palácios e madrassas na praça ganham uma cor muito especial, pois há um reflexo do Sol para os azulejos que fazem uma cor única sobre a praça em si.

Toda à volta existem também pequenos cafés onde se pode beber chá e fumar shisha, um cachimbo de água com tabaco de sabores também conhecida como cachimba, hookah, narguilé ou kalyan.

Vídeo com a Praça Imam durante o Pôr-do-Sol

O que visitar / o que fazer na Praça Imam em Ispaão

Palácio Ali Qapu na Praça Imam em IspaãoPalácio Ali Qapu: Este magnifico palácio foi contruído nos finais do século XVI como residência do Shah Abbas I. Tem que se pagar um bilhete de entrada mas vale muito a pena já que neste edifício de 6 andares há imensos salões decorados com pinturas nas paredes e tectos trabalhados. O Palácio Ali Qapu tem um terraço lindo, com 18 colunas de onde se pode contemplar uma vista fabulosa da Praça Imam.
Palácio Ali Qapu na Praça Imam em EsfahanMesquita Imam: Uma das mesquitas mais bonitas que já visitei, a Mesquita Imam tem um magnifico trabalho em azulejos azuis da época da Dinastia Safávida. Esta fabulosa mesquita foi começada a construir em 1611 e demorou 4 anos a acabar. Interessante é o facto de apesar da mesquita ter a fachada principal virada para a Praça, a mesquita em si está virada para Meca, na Arábia Saudita.
Palácio Ali Qapu na Praça Imam em EsfahanMesquita Sheikh Lotfollah: Esta linda mesquita com uma decoração fabulosa no exterior da abóbada, é um dos monumentos mais bonitos da Praça Imam em Esfahan. Esta é considerada a mais bonita de todas as mesquitas do Irão, por isso não perca. Tem que pagar um bilhete de entrada. Mandada construir pelo Shah Abbas I entre 1602 e 1619. Esta mesquita é diferente das outras porque não tem nem minarete nem um pátio interior.
Bazar nas galerias da praçaBazar nas galerias da praça: Todo à volta da Praça Imam Khomeini há galerias com lojas variadas. Pode comprar artesanato, livros, roupa, há ainda restaurantes, lojas de fruta, lojas de tapetes e lojas com doces tradicionais iranianos.
Loja de Tapetes Nomadic ArtLojas de Tapetes: Há várias lojas de tapetes e artesanato na Praça Imam. Se tem dificuldade em escolher entre na Nomadic Arts Shop. Entrei nesta loja ao acaso e tive a oportunidade de conhecer o Sr. Amir Chapnevis com quem tive uma conversa muito longa e agradável acerca de vários assuntos. Não comprei nada.
Artesãos a trabalhar no LatãoArtesãos a trabalhar no Latão: Há uma loja de objectos de latão em que o senhor trabalha na rua para todos verem. Pode assistir a ele trabalhar na peça de latão, filmar, e, comprar se pretender ter uma peça de artesanato feita à mão pelo senhor.
Lojas de doces iranianosLojas de doces iranianos: Para os mais gulosos há imensas lojas com os famosos e deliciosos doces tradicionais iranianos. Pode entrar numa destas lojas e provar todos os tipos de doces que queira. Normalmente os empregados são muito simpáticos e dão a provar tudo.
Coma um gelado em EsfahanComa um gelado: Uma das coisas que Esfahan é conhecida, são os seus gelados. Aproveite o calor da cidade para comer um gelado que se vende nas várias lojas que têm máquinas com sorvetes.