Egito

Hotel al Hussein no Bairro Islâmico no Cairo, Egito

Hotel al Hussein no Cairo, Egito
Hotel al Hussein no Cairo, Egito

Mesmo a ter em conta que o livro da Lonely Planet Egypt escreve e desaconselha a dormir na zona antiga do Cairo chamada Islamic Cairo ou Khan el Khalili, resolvi ir ver o que se passava lá. Apanhei um táxi directo desde o aeroporto do Cairo (10 EUROS) para o centro da cidade, bairro Khan el Khalili. A razão para esta pequena nota da Lonely Planet é que em 2005 ouve uma série de ataques de terroristas espalhados pela cidade do Cairo. Khan el Khalili não foi uma excepção e morreram cerca de 21 pessoas depois de um bombista suicida bem no centro da cidade aqui ao pé deste hotel.

Vista da janela no Hotel al Hussein no Cairo, Egito
Vista da janela no Hotel al Hussein no Cairo, Egito

Esta praça não dorme e só lá para a altura da reza muçulmana da manhã é que as pessoas começaram a dispersar e a ir embora e os cafés a arrumarem as cadeiras e mesas.

Fiquei a noite praticamente toda a ver toda esta agitação. Cheguei ao hotel por volta da 1 da manhã, e lá para as 2 horas fui dar uma volta pelo mercado, ruas e traseiras do hotel. Depois de 2 horas e a chegar lá para as 4 ao hotel, ainda esperei pela reza das 5 da manhã para gravar e sentir a energia do local.

Vista da janela no Hotel al Hussein no Cairo, Egito
Vista da janela no Hotel al Hussein no Cairo, Egito

Esta é uma das zonas e cidades islâmicas mais antigas do mundo, sendo iniciada por volta do século IX. Khan el Khalili é um dos mercados mais antigos da cidade e data de 1382 quando foi mandado contruir pelo Emir Djaharks el-Khalili que mandou fazer um grande caravanserai no reino do Sultão Burji Mamluk Barquq.

O Cairo Antigo entrou para a lista da UNESCO Património Mundial em 1979.

O hotel tem uma cafetaria / restaurante nos andares de cima. A vista para a praça e para a cidade são fantásticas, podendo ver toda a zona medieval da cidade do Cairo. O hotel tem ainda uns terraços decorados com gigantes espelhos que relectem as mesquitas das redondezas. Subam lá a cima ao telhado se puderem, tentem achar as escadinhas que levam mesmo à parte mais alta do prédio depois do terraço (acesso pela cafetaria).

Este é a zona onde tudo pode ser comprado, todo o tipo de souvenir pode ser comprado aqui. O mercado antigo de Khan el Khalili é o mercado mais visitado por turistas em todo o Egipto.

Hotel al-Hussein no Bairro Islâmico no Cairo

Hotel al Hussein no Cairo, Egito
Hotel al Hussein no Cairo, Egito
O Hotel Hussein é um hotel antigo mas limpinho e os quartos pintados de novo. Fiquei no quarto com a melhor vista que dava mesmo para a praça onde estão os cafés e as mesquitas antigas.

Os senhores que lá trabalham são super simpáticos e atenciosos. Há um senhor no elevador que espera sempre uma pequena gorjeta “baksheesh”.

Os quartos têm casa-de-banho privativa. Como disse, todo o hotel é um pouco velhote, mas a sua localização é genial. Vale a pena ficar e apreciar esta zona tão quente, tão forte, tão cheia de movimento, lojas, tudo dentro da zona medieval do Cairo.

Preços Hotel al Hussein

Hotel al Hussein no Cairo, Egito
Hotel al Hussein no Cairo, Egito
Quarto duplo twin + casa-de-banho privativa + janela para a Praça Hussein + pequeno-almoço: 150 LE = 18.8 EUROS

O preço inclui pequeno-almoço que pode ser tomado na cafetaria do hotel no piso 5 do prédio. A vista para a praça é simplesmente divinal.

Contactos do Hotel al Hussein, Cairo

  • Endereço: Hussein Square, (Khan El-Khalili bazaar), Cidade do Cairo, Egipto
  • Telefone: +20.25918089, +20.25918664
  • Fax: +20.25918479
Cartão de Visita do Hotel el-Hussein Cairo, Egipto
Cartão de Visita do Hotel el-Hussein, Cairo, Egipto

Procura um Hotel no Cairo? Hotéis no Cairo