Islândia

Viagem 18 Dias na Islândia, Guia para Viajar na Islândia

Praia de Vik Costa da Islândia
Praia de Vik Costa da Islândia
Cascatas Barnafoss Islândia
Cascatas Barnafoss na Islândia

Em Agosto de 2008 viajei na Islândia onde passei 18 dias a explorar a ilha e onde tive a oportunidade de visitar muitos dos melhores destinos que o pais tem para oferecer.

Basicamente a Islândia é um país para os amantes da natureza já que a outros níveis não está muito desenvolvido. A Islândia não é um país para se visitar se o que você procura é história, monumentos e museus.

É por outro lado, um país a não perder se procura paisagens deslumbrantes, Natureza incrível com fabulosos fjords, falésias para o mar, cascatas gigantes, geysirs e todo o tipo de fenómenos geotérmicos.

Myvatn-Nature-Baths Islandia
Myvatn-Nature-Baths Islandia
Adorei a minha viagem na Islândia e é na verdade um país onde estou a pensar visitar outra vez muito em breve.

Depois de alguns dias a repousar em Reikjavik, aluguei um carro por 15 dias e conduzi cerca de 3000 km por toda a ilha, numa viagem em sentido do ponteiro dos relógios, passando por vários locais importantes da ilha, e, por outros lados que fui descobrindo e visitando à medida que a viagem em si me ia levando.

Não tinha nenhum itinerário pensado ou organizado, simplesmente fui. E, à medida que ia viajando, se por acaso essa região tinha alguma atracção conhecida, aproveitava para visitar.

Melhores momentos da viagem Islândia 2008

papagaios do mar em Latrabjarg
papagaios do mar em Latrabjarg
  1. Estar a menos de 1 metro dos papagaios do mar em Latrabjarg
  2. Visitar as impressionantes cascatas de gulfoss
  3. Conduzir no percurso em pista de montanha em Pingveller
  4. Repousar na quinta Kverna em Grundafjordor
  5. Praia com icebergues em Jokulsarlon
  6. Avistamento de baleias na costa da cidade de Husavik
  7. Conduzir na estrada de pista até Isafjordur, local onde “existem” elfos
  8. Relaxar e banhar-me na Blue Lagoon
  9. Ver lava quente junto a Myvatn
  10. Amanhecer na praia de Vik

Destinos por onde passei na Islândia

Reykjavik

A capital da Islândia promete muita tranquilidade, alguns bares, museus, vistas para a beira-mar fabulosas, excursões para avistamento de baleias;

Reykjavik capital da Islândia
Reykjavik capital da Islândia

Blue Lagoon

Provavelmente uma das melhores experiências que terá em termos de actividades para fazer enquanto viajar na Islândia. Estas famosas termas de água quente são fantásticas e levam-no para um outro mundo. A Blue Lagoon é um local para se perder e ficar algumas horas de molho e aproveitar a calma e deixar o corpo limpar; pode-se aplicar a massa de sílica branca pelo corpo;

Blue Lagoon Islândia
Blue Lagoon Islândia

Borgarnes

Pequena aldeia/cidade alguns kms norte depois da capital, tem um museu que explica muito bem a Egills Saga; com imensas esculturas e um percurso com explicação de 30 minutos,muito bom para compreender melhor o que são as Sagas islandesas. Museu de Borgarnes – Este museu transportá-lo-à a um mundo de fantasia e cultura islandesa. Aprenda os mitos e factos do que vive esta sociedade. Borgarnes fica a alguns kms a Norte de Reikjavik.

Vila de Borgarnes na Islândia
Vila de Borgarnes na Islândia

Snæfellsnes

Se por acaso já leu o livro “Viagem ao centro da Terra” de Júlio Verne, então reconhecerá estas paisagens tão bem descritas pelas palavras do escritor … Snæfellsnes é uma montanha glaciar que sobe aos 1446 metros de altitude, rodeado por uma península de paisagens impressionantes. Toda este zona é dentro do Parque Nacional de Snæfellsjokull e onde pode apreciar locais muito bonitos como construções rochosas incríveis e a quinta museu de Sjomannagardur com casas tradicionais na aldeia de Hellissandur-Rif.

Snæfellsnes na Islândia
Snæfellsnes na Islândia

Laugarbrekka

é o local de uma antiga quinta na estrada N574 para Hellissandur, um pouco antes de se entrar para o Parque Nacional de Snæfellsjokull. Esta quinta tem um memorial à primeira mulher branca a dar à luz na América, por volta dos anos 1000. Guðríður Þorbjarnardóttir, mulher de Þorfinnur nasceu aqui antes de casar e ir para a América em embarcações vikings. No local pode-se ver uma estátua da escultora islandesa Ásmundur Sveinsson, e ainda os restos de uma igreja. Este local está no meio do nada.

Laugarbrekka na Islândia
Laugarbrekka na Islândia

Grundafjordur

Pequena aldeia de pescadores rodeada por montanhas e entrada de um fjord, 2 cascatas e algumas outras aldeias circundantes; muitas quintas com cavalos por entre a montanha;

Por do Sol em Grundafjordur na Islândia
Por do Sol em Grundafjordur na Islândia

Stykkisholmur

é uma pacata aldeia com casas coloridas em madeira. Este é o local onde se apanha o barco ferry-boat até Brjanslaekur.

Stykkisholmur na Islândia
Stykkisholmur na Islândia

Látrabjarg / Papagaios do Mar

Pois esta é uma das poucas oportunidade que terá de interagir de perto (1m de distância se se aproximar devagarinho) com estes papagaios do mar mais conhecidos como puffins. Para se chegar aqui tem que fazer um desvio da estrada principal e guiar por paisagens de praia estranhamente bonitas, verá areia nesta ilha normalmente coberta por pedra vulcânica. Pode apanhar o ferry-boat desde Stykkisholmur até Brjanslaekur para uma viagem incrível pelo estreito do Breidafjordur, com uma breve paragem na ilha Flatey para carregar mantimentos. Latrabjarg é a ponta mais a ocidente da ilha; maior concentração de ninhos dos conhecidos puffins (os que eu chamo de pufinhos hehe); o caminho é muito bonito por caminhos de terra com praias brancas e rochas com focas.

Látrabjarg e Papagaios do Mar Puffins na Islândia
Látrabjarg e Papagaios do Mar Puffins na Islândiaa

Isafjordur

é uma cidade muito isolada no Noroeste da ilha da Islândia, que é fica com a estrada cortada em alguns meses do inverno durante a neve. A estrada para lá chegar é de pista não asfaltada. Isafjordur fica numa zona de entrada dos westfjords islandeses, proporcionando vistas lindas e paisagens incríveis.

Husavik

Cidade com um museu da baleia muito completo. é possível fazer excursões em barco para avistar baleias. viagens fantásticas e que dão trabalho a antigos pescadores de baleias, de maneira que a pesca é substituída pelo turismo. pequena aldeia/cidade no norte do país, grande oportunidade ver baleias,museu das baleias muito completo, paisagem muito bonita.

Lago Myvatn

Local onde pode visitar várias coisas na região. Desde as fumaças de … aos grandes campos de lava e o rio ainda a ferver no circuito de … . A aldeia de Reykjahlid tem uma igreja totalmente rodeada por lava. Este é um lago gigante com paisagem vulcânica circundante, fumo a sair da terra, montanhas castanhas ocre desérticas com fumo fumo fumo; existe uma blue lagoon mais pequena mas também muito boa; série de locais para visitar: lago, aldeia com igreja rodeada por lava seca, caldeiras com lava, caldeiras com lama e enxofre.

Nature Baths Myvatn

Estas termas são fabulosas, no estilo da Blue Lagoon em Reykjavik, com uma paisagem circundante espetacular;

Nature Baths Myvatn
Nature Baths Myvatn

Reydarfjordur

Aldeia simples com um pequeno museu militar e um pequeno porto para se visitar. Foi a aldeia onde parei para pernoitar na viagem de dois dias desde o lago Myvatn a caminho da aldeia de Vik.

Aldeia de Reydarfjordur na Islândia
Aldeia de Reydarfjordur na Islândia

Jokulsarlon

Fantástica baía com icebergues onde estes dão à costa e descongelam ali mesmo com o mar. oportunidade de fazer uma excursão nuns veículos anfíbios pelo lago, viajando pelo meio dos icebergues. Muito interessante. Jukarlsorlun é local incrível que está no top de coisas mais bonitas que vi durante a viagem toda; é uma zona de icebergues em separação do icebergue gigante, e, que entram no mar, praias com icebergues perdidos; possível viagem em barco/camião pela baia pelo meio dos icebergues.

Vik

Pequena aldeia no sudoeste que tem uma praia negra rodeada por rochedos incríveis e que conta a história que as 3 rochas no mar eram 2 elfos que se transformaram em pedra aos raios do Sol no começo do dia quando puxavam um barco para terra; vista do cimo da igreja e ainda mais alto do cemitério a não perder.

Aldeia de Vik na Islândia
Aldeia de Vik na Islândia

Geysir

Os conhecidos géiseres, que toda a gente tem no imaginário como fenómenos incríveis onde água a ferver. Um géiser natural e poderoso que some até uns bons 12 metros de altura.

Geysir ou Géiser na Islândia
Geysir ou Géiser na Islândia

Krafla

Paisagem lunar, com rios e rios de lava seca gigantes; possíveis caminhadas por diversas crateras com água; zonas de caminhada com lava ainda em secagem.

Godafoss

Cascata com forte energia a alguns kms de Akureyri

Pingvellir

parque nacional com muita vegetação e com bons acessos para grandes caminhadas.

Glymur

é dita a mais alta cascata da Europa, é na verdade uma das paisagens e locais mais bonitos que visitei; é preciso uma longa caminhada de 3 o 4 horas ida e volta por caminhos um pouco difíceis por cima de rochas, passar rios, grandes alturas etc; não é assim tão fácil de encontrar.

Dettifoss

Epá cascata impressionante que é a mais poderosa da Europa, ou seja, a que deita mais água por segundo; impressionante o poder da Natureza.

Gullfoss

Cascata com grande boca de saída de água depois de Geysir; Impressionante;

Cascatas de Gullfoss na Islândia
Cascatas de Gullfoss na Islândia

Barnafossar

Esta é uma cascata que segue no rio Skjalfandafljot e que conta a lenda que havia uma ponte de rocha natural mas que depois de 2 crianças terem caído a sua mãe deitou uma praga que fez um terramoto que derrubou a dita ponte: é na verdade uma série de desfiladeiros de baixa altura com muitas cascatas e que encontram uma outra grande cascata que faz a água correr por entre vegetação e musgo que deixa assim uma paisagem do género da Alice no País das Maravilhas, muito bonito,mesmo com as centenas de japoneses que apanhei foi uma das cascatas mais bonitas que vi.

Procura um Hotel na Islândia? Hotéis na Islândia