Mali

Transporte 4×4 desde Tombuctu até Mopti, Mali

Transporte 4X4 desde Tombuctu até Mopti, Táxi em Mali
Táxi em Mali – transporte 4×4 desde Tombuctu até Mopti

Depois da minha viagem de 22 horas de Gao até Tombuctu em cima duma pick-up de um traficante mauritano juntamente com outras 18 pessoas em cima da mercadoria, eu não estava nada à espera de uma viagem igual, ou seja, estava à espera que a viagem para Mopti fosse bem mais tranquila.

OK, não foi fácil pois o jipe avariou várias vezes e ficámos ao Sol durante algumas horas, por isso esta viagem provou a reputação de Timbuktu ser de difícil acesso e difícil de sair também.

No centro de Tombuctu, perguntando o caminho para o local onde os 4×4 Toyota Land Cruiser saem para outros locais no Mali, acabei por entrar neste pequeno gabinete cheio de areia bem no centro da cidade perto do mercado central.

Parece que um 4×4 estava preparado para sair já no dia seguinte e que seria aconselhável eu pagar em avanço para garantir o meu lugar, por isso dei metade do dinheiro para me certificar ter lugar na manhã seguinte.

O senhor que vendeu os bilhetes perguntou-me o nome do meu hotel para me irem buscar de manhã. Nem era preciso eu ir ter ao centro da cidade, genial! Vinham-me buscar ao hotel. Muito bom

Preço Táxi Tombuctu até Mopti

Timbuktu até Mopti 4×4 viagem compartilhada banco da frente = 12500 CFA = 19 EUROS

Transporte 4X4 desde Tombuctu até Mopti, Táxi em Mali
Táxi em Mali – transporte 4×4 desde Tombuctu até Mopti

Eu paguei o dinheiro e na manhã seguinte, o 4×4 foi-me buscar à frente do meu hotel, fazendo-me esperar por aproximadamente 1 hora.

Ou seja, eu já estava pronto às 6 da manhã, altura combinada para sair de Tombuctu, e eles só chegaram às 7 da manhã.

No dia anterior quando combinei o preço, eles mostraram-me um jipe todo novo e com bom aspecto e disseram-me: “Estás a ver o jipe tem qualidade por isso a viagem faz-se bem e sem problemas.”

Mas não foi o mesmo jipe que me foi buscar, este estava velho, batido e com os bancos todos partidos.

Depois de irmos buscar mais pessoas para iniciar a longa viagem (já que o motorista ia apanhar outras pessoas em Tombuctu e nalgumas aldeias perto da cidade, nós conduzimos algumas dezenas de kms para passar o rio Níger sobre um pequeno barco num rápido passeio de ferry para o outro lado.

Foi um pouco confuso já que à saída do ferry alguns jipes e camiões tinham problemas em entrar no barco porque havia muita areia.

O jipe 4×4 parou várias vezes pelo caminho e tivemos que esperar muito tempo até que o rapaz motorista e o seu amigo conseguissem arranjar e consertar o carro para podermos seguir de novo ao longo da jornada. Isso levou cerca de 4 ou 5 horas a mais que o normal e a espera sob o Sol forte não foi fácil, mas, ok, eu gostava da aventura.

Por fim, o jipe avariou por completo, e tivemos que mudar para um autocarro em Douentza que o motorista do jipe pagou e fez questão que eu tivesse um lugar todo o caminho até Mopti.

Procura um Hotel em Mali? Hotéis em Mali