Mali

Beber Água no Mali, Água potável em África

Água potável no Mali - Lojas nas ruas de Bamako no Mali
Água potável no Mali – Lojas nas ruas de Bamako no Mali
Quando se viaja em África uma das preocupações que temos sempre é a qualidade da água, pois nem todos os países têm água potável acessível ao sistema imunitário europeu ou ocidental.

O Mali não é uma excepção, e como tal, a maioria dos turistas ficam doentes quando em contacto com a água local.

Como experiência pessoal, eu tenho já por vários anos bebido todos os tipos de águas de Marrocos, quer seja em oásis, poços nas montanhas ou todas as torneiras de todas as cidades por onde passei.

Todas as grandes cidades do Mali como Mopti, Tombuctu e Gao têm torres de água que me levaram à idéia de que a água deve ter algum tipo de tratamento, ou seja, não terão assim tão má qualidade.

Epá… nunca fiando, não aconselho beberem água de torneiras.

A água da torneira em Bamako também acaba por ser boa para mim porque eu nunca fiquei doente durante toda a viagem.

Eu bebi possivelment cerca de 10 litros de água da torneira em Timbuktu. Em Gao bebi água do jarro no restaurante um par de vezes.

AGORA: Ou, eu já estou imune devido a viver em Marrocos, ou, a água é realmente ok para se beber, por isso cuide-se.

Vs água engarrafada sacos de água

1 garrafa de 1.5lt de água custa a partir de 500 CFA (0,70 euros) para 1000CFA (1,5 Euros), dependendo do lugar que você comprar. Uns sacos fechados de 500mL de água custam 50CFA (0,07 euros) cada um. Então, minha pergunta é: Qual é a lógica de comprar garrafas de água, quando os sacos são muito mais baratos e a qualidade da água é a mesma? Faça como os locais, compre os saquitos de água, meta na boca ertire um pouco do plástico e esguiche a água para dentro da boca.

Em Hombori como a pequena cidade não tinha torre de água, acabei por comprar toda a água que bebi. Devido ao calor extremo, incrivelmente bebi 9 litros de água num dia. Se comprasse garrafas eu teria gasto 6300 CFA mas acabei pagando 450 CFA por vários sacos de água. Fiquei surpreso quando contei a quantidade de sacos de plástico que tinha deitado fora.

Pode encontrar estes saquinhos de água transparente em qualquer esquina de qualquer rua quase por toda a parte. Em Gao, Tombuctou e Bamako todas as lojas e pequenas mercearias têm este tipo de água, em Hombori tentar nas lojas em frente ao mercado ao longo da estrada.

Nas viagens de autocarro, durante as pequenas paragens e quando o autocarro passa pequenas cidades e aldeias, as crianças vêm de dentro do autocarro vender bolos e sacos de água.

Procura um Hotel em Bamako? Hotéis em Bamako