Bulgária

Igreja Boyana em Sofia UNESCO Bulgária

Na minha viagem à Bulgária em Abril 2011 aproveitei para ver alguns destinos UNESCO que ainda não conhecia. Um deles é a Igreja Boyana nos subúrbios da capital Sofia.

É muito interessante como Sofia guarda este pequeno segredo, uma igreja medieval do século X e XI, com pinturas impressionantes no seu interior. Algo simplesmente surpreendente a nível artístico já que as formas e dimensões humanas são muito avançadas para a época que foram pintada.

Por exemplo, normalmente na Europa Ocidental a figura humana teve sempre umas dimensões estranhas, em que os corpos são sempre desmedidos em relação ao tamanho da cabeça, pois bem, nesta igreja as pinturas do séc. X apresentam corpos com dimensões reais tal como os grandes mestres da Renascença o fizeram, mas, … wow muitos séculos antes. Será que eles viajaram aqui para verem isto? É possível.

Igreja Boyana em Sofia Bulgária
Fotografia da Igreja Boyana em Sofia Bulgária

Aconselho a pagaram ao senhor guia que nos explica as pinturas. É um homem muito sábio e cheia de entusiasmo que adora o que faz. A vista tem um limite de 10 minutos já que por motivos de conservação não se pode permanecer mais tempo dentro da igreja para não danificar os frescos.

Apanhar um Táxi do centro da Cidade

Eu resolvi apanhar um táxi desde o centro da cidade até à Igreja Boyana. A viagem toma cerca de 15 minutos e custa ida e volta no táxi que espera por nós 20 minutos – 17 Levas máximo 20 Levas = +- 10 Euros.

Táxi em Sofia na Bulgária
Fotografia de um táxi em Sofia na Bulgária

Fotografias da Igreja Boyana em Sofia Bulgária

Procura um Hotel em Sofia? Hotéis em Sofia