Guia de Cidades Grécia

Visitar Atenas, Grécia: Roteiro e Guia Prático de Viagem

Atenas City Guide – Guia de Cidade – Visitar Atenas

VISITAR ATENAS
Visitar Atenas, Grécia: Roteiro e Guia Prático de Viagem

Atenas é a grande capital da Grécia moderna mas também um testemunho da antiga cidade Estado da Antiguidade que tanta influência teve na construção da Civilização Ocidental e na Humanidade de forma geral. Visitar a Grécia e não passar por Atenas, é deixar para trás um destino importante que vale a pena conhecer.

Visitar Atenas – O importante a saber

ATENAS, GRÉCIA
ATENAS, GRÉCIA

Atenas não é só a capital da Grécia, uma urbe com quase três milhões de habitantes. É também o núcleo da Civilização Ocidental, desenvolvido na Antiguidade na Cidade-Estado de Atenas, a sede de um poderoso império mercantil marítimo onde se desenvolveram as artes e as áreas do saber de uma forma inédita até então. Atingiu o seu apogeu entre o século V a.C. e o século IV a.C., e a maioria dos vestígios arqueológicos que chegaram até aos nossos dias são desse período. Atenas tem diversos ponto de interesse para oferecer ao visitante. Não vale apenas pelo que foi, mas também pelo que é hoje. Para além das ruínas da Grécia Clássica, há uma cidade moderna, exótica e cheia de vida, que revela as diversas camadas que a História lhe trouxe. É a capital de um povo que ama a vida, a boa mesa e o convívio, que foi marcado por conflitos e subjugado durante séculos pelo Império Otomano. Além disso, pode servir de base para a exploração de diversos pontos na Grécia Continental, como o complexo de conventos ortodoxos de Meteora, a quatro horas de distância.

A Akropolis, uma série de templos antigos construídos no topo de uma das colinas mais altas da cidade, será o ponto mais característico de Atenas, fazendo parte da lista da UNESCO de Locais Património Mundial da Humanidade. A caminho da Akropolis poderá visitar a antiga ágora e o fórum romano. A praça Syntagma é outro local bem conhecido, sendo a morada do Parlamento Grego e o local onde se pode assistir ao render da guarda dos famosos guardas gregos (de hora a hora). Em Atenas poderá visitar o estádio Panathinaiko, onde se realizaram os primeiros jogos olímpicos da era moderna, em 1896. Não muito longe existe o Templo de Zeus e o Arco de Adriano. Se quiser usufruir de uma vista geral de toda a cidade, suba ao topo da colina Likavittos.

GUIA DE VIAGEM ATENAS
GUIA DE VIAGEM ATENAS

Dicas rápidas para Atenas

  • Acorde cedo e seja o primeiro a entrar nos monumentos, museus ou outros locais de interesse
  • Suba à Acrópole de Atenas – a melhor vista da cidade
  • Faça uma free walking tour
  • Tenha cuidado com os seus pertences

DICA IMPORTANTE: Atenas é uma das cidades mais visitadas do mundo, não perca tempo nas filas e compre os seus bilhetes “saltar a fila” com antecedência, assim não perde horas de espera sem fazer nada

Compre os bilhetes para Atenas sem fila aqui

Para saber quando ir a Atenas você precisa de se informar um pouco melhor acerca das suas estações e melhor clima. A melhor altura para visitar Atenas é durante a Primavera, entre os meses de Abril e Junho, tal como durante os meses de Setembro e Outubro.

VIAJAR ATENAS
VIAJAR ATENAS

Vídeo com imagens aéreas de Atenas

Vídeo muito bom para podermos ver as diferentes partes turísticas desta cidade.

Principais Pontos Turísticos e Monumentos em Atenas

  1. Acrópole de Atenas
  2. Templo de Zeus Olímpico
  3. Museu da Acrópole de Atenas
  4. Praça Sintagma
  5. Museu Arqueológico Nacional de Atenas
  6. Monastiraki
  7. Erecteion
  8. Templo de Hefesto
  9. Odeão de Herodes Ático
  10. Teatro de Dionísio
  11. Meuseu Benaki
  12. Zappeion
  13. Kolonaki
  14. Museu Bizantino e Cristão
  15. Estoa de Átalo
  16. Museu Histórico Nacional de Atenas
  17. Museu de Arte Herakleidon
  18. Museu de História Natural
  19. Estádio Panatenaico
  20. Arco de Hadrian
  21. Monte Licabeto
  22. Areópago
  23. Monumento de Filopapo
  24. Torre dos Ventos

O que visitar em Atenas – Grécia

ATENAS
ATENAS

Atenas na Grécia tem imenso para ver, por isso é conveniente organizar um pouco a sua visita para conseguir ver o máximo possível, de forma mais organizada, contribuindo assim para usufruir de umas férias mais proveitosas.

1. Acrópole de Atenas

A Acrópole foi a cidadela da Atenas da Antiguidade e para muitos o coração da Civilização Ocidental. O seu nome significa “ponto alto”, uma designação genérica usada em muitas cidades gregas. Apesar de existirem provas de ocupação humana desde tempos imemoriais, a Acrópole que ficou para a História, o centro do império ateniense, foi construída no século V a.C. por Péricles. Inclui uma série de estruturas de imenso significado histórico, com destaque para o Parthenon, um templo dedicado à deusa Atenas. Ao longo dos anos a Acrópole sofreu danos causados por sucessivas guerras, sendo que os estragos mais recentes foram provocados por uma explosão de um armazém de pólvora durante um ataque dos Venezianos em 1687. A Acrópole de Atenas encontra-se na lista de Património Mundial da Humanidade da UNESCO.

2. Templo de Zeus Olímpico

Apesar de já não restar muito deste templo, as colunas que ainda se podem observar dão uma boa ideia do aspecto majestoso que terá tido. A sua construção iniciou no século VI a.C. mas foram precisos cerca de setecentos anos para que fosse concluído, pelo Imperador Adriano, em 131 d.C.. Tinha 104 colunas coríntias, das quais restam apenas 15, com um comprimento de 70 metros e uma largura de 29 metros. Adriano terá colocado no templo uma imensa estátua de ouro e marfim do deus Zeus e, ao seu lado, uma sua, nas mesmas dimensões e com os mesmos materiais nobres. Para se ter uma ideia do Templo de Zeus nos seus melhores dias, pode-se visitar o Segundo Templo de Hera, em Paestum (Itália), que terá sido construído à imagem do de Zeus, mas que se encontra em muito melhores condições.

3. Praça Sintagma

Esta é a praça central de Atenas. O seu nome significa “Constituição”. Foi construída no século XIX, depois de em 1834 o rei Otto ter transferido a capital de Nafplio para Atenas. Em 1843 o mesmo rei foi forçado a aceitar uma Constituição, e foi então que a praça ganhou o seu nome definitivo. Destacam-se aqui as fontes, na posição central da praça, e o edifício do Parlamento e o Jardim Nacional por detrás. Há também o Túmulo do Soldado Desconhecido, onde se pode ver o famoso render da guarda dos Evzones, os militares de elite que se vestem de forma tradicional e que são uma das imagens de marca de Atenas. Um dos hotéis históricos da cidade, o Grande Bretagne, inaugurado em 1862, localiza-se aqui. A praça é também o local natural para as grandes manifestações de rua, um cenário ideal para o povo de Atenas expressar as suas emoções.

ATENAS
ATENAS

4. Monastiraki

Monastiraki, que significa “pequeno mosteiro”, é um bairro na zona central de Atenas mas o seu nome é geralmente associado ao mercado que lá se encontra. O mercado é antigo, já se chamou Yousourum, um mercado que começou ali a vender os seus produtos. Hoje em dia é uma área comercial que perdeu muito do seu antigo espírito de feira de rua, uma fusão entre produtos genuínos dirigidos ao cliente local e aquelas coisas que os turistas compram. Os Domingos são os dias mais atarefados e para se visitar nesse dia convém começar cedo, porque a partir das 11 horas a multidão torna-se bastante densa. É nesta altura que o antigo espírito regressa e que se podem ver pessoas vendendo um pouco de tudo em montras improvisadas sobre pequenas bancadas ou no chão. Ali por perto encontra-se a Mesquita Turca, onde se encontra o Museu da Cerâmica, e diversos vestígios do Período Romano.

5. Erechtheion

O Erechtheion é um dos templos da Acrópole, localizado no seu lado norte, dedicado à deusa Atenas e a Poseídon. Foi construído no final do século V a.C. surgindo como parte do plano de renovação da Acrópole após um ataque arrasador dos Persas. O projecto parece ter sido interrompido quando as atenções se viraram para uma nova guerra, desta vez com Esparta, mas acabou por se concluir sob a supervisão do arquitecto Philocles. O seu nome advém de Erechtheus, um rei e semi-Deus ateniense. Foi construído com mármore trazido do monte Pentelicus, imaculadamente branco de início mas cujo teor de ferro, ao oxidar, lhe confere uma cor de mel com o passar do tempo. As sucessivas alterações não permitem ter a certeza quanto à planta original do templo mas o seu desenho assimétrico é uma evidente oposição à harmonia do seu vizinho Parthenon.

6. Templo de Hefesto

Este é um dos templos mais bem conservados que se podem visitar em Atenas, localizando-se a nordeste da Ágora. Construído no final do século V a.C. recebeu o seu nome de Hephaestus, um deus grego do fogo e do trabalho em metal. Chegou a ser associado a Theseion, um herói ateniense, cujos restos mortais se acreditou estarem escondidos no templo, mas esta tese foi abandonada. Desde os finais do século VII até 1833 este templo foi utilizado como igreja Ortodoxa. No ano seguinte foi aqui publicado o édito que oficializava a mudança da capital da Grécia para Atenas.

7. Teatro de Dionísio

Este teatro foi construído no século VI a.C., localizando-se na face sul da colina da Acrópole. Apesar de ter sido significantemente alterado e ampliado ao longo do tempo, é considerado o mais antigo teatro grego. O teatro fazia parte de um complexo mais amplo dedicado ao deus Dionísio. Alguns estudiosos acreditam que o teatro original era de madeira, e que a transição para a estrutura de pedra que hoje vemos foi posterior. Chegou a ter capacidade para 17 mil espectadores mas depois do século IV d.C. deixou de ser usado e transformou-se numa ruína. Foi redescoberto em 1765 e em finais do século XIX foi alvo de extensos trabalhos arqueológicos sob a direcção de Wilhelm Dörpfeld.

8. Zappeion

O Zappeion é um edifício localizado nos Jardins Nacionais de Atenas, no centro da cidade. Foi terminado em 1888 e tinha uma finalidade muito especial: foi a primeira estrutura construída para albergar os Jogos Olímpicos da Era Moderna. Foi desenhado pelo arquitecto dinamarquês Theophil Hansen e ali se realizaram as provas de esgrima dos Jogos de Atenas em 1896. Ao longo do tempo manteve-se associado às actividades olímpicas, destacando-se também como sede de diversas rádios, tendo alojado desde 1938 a primeira rádio grega de cobertura nacional. Foi também palco de vários eventos históricos, como a assinatura dos documentos de adesão da Grécia à Comunidade Europeia. Hoje em dia é usado como centro de exposições e convenções, quer por entidades públicas quer por privados.

Tours em Atenas

Museus em Atenas

1. Museu da Acrópole de Atenas

Existiu um museu com o mesmo nome na própria Acrópole, que abriu em 1874 e chegou a ser ampliado por volta de 1950. Contudo, o número de artefactos descobertos na área tornou claro que a capacidade desse primeiro museu seria rapidamente ultrapassada e decidiu-se para construção de um novo edifício, desta vez na base da colina. Este novo museu abriu em 2000, num edifício modernista desenhado por Bernard Tschumi e Michael Photiadis. Tem uma área de exposição de 14 mil m2, onde se encontram cerca de quatro mil artefactos. A colecção abrange o Período Arcaico e o Período Romano, mas está focado sobretudo na própria Acrópole de Atenas.

2. Museu Benaki

O Museu Benaki foi fundado por Antonis Benakis, abrindo ao público em 1931. O núcleo do espólio era constituído pela colecção privada do seu pai, Emmanouil Benakis. Esta trata-se de um edifício neoclássico construído em 1868 e que mudou várias vezes de mãos até chegar à posse da família Benakis. O seu espólio é constituído por artefactos históricos e por peças de arte, com destaque para as colecções da Antiguidade, do Período Bizantino e do período compreendido entre os séculos XV e XIX. Destaque também para as secções dedicadas à Arte Copta e Chinesa. Em 1997 o museu ganhou uma nova ala e depois de um período de renovação que forçou a um encerramento temporário, reabriu em 2000. O Museu tem um pólo instalado noutras instalações que é geralmente conhecido como Museu de Arte Islâmica, inaugurado em 2004.

Mapa do Metro de Atenas

Clique no mapa para aumentar e explorar melhor.

Mapa Metro Atenas

Roteiros em Atenas

ROTEIRO ATENAS
ROTEIRO ATENAS

Algumas ideias de roteiros para você preparar as suas férias em Atenas de maneira independente. Itinerários de turismo em Atenas na Grécia.

1 Dia em Atenas: passo-a-passo

  • Manhã: Brevemente…
  • Tarde: Brevemente…

2 Dias em Atenas: passo-a-passo

  • Dia 1 Manhã: Brevemente…
  • Dia 1 Tarde: Brevemente…
  • Dia 2 Manhã: Brevemente…
  • Dia 2 Tarde: Brevemente…

Guia de Viagem à Grécia

Procura um Hotel em Atenas?
Hotéis em Atenas