Guia de Cidades Albânia

Visitar Berat, Albânia: Roteiro e Guia Prático de Viagem

Berat City Guide – Guia de Cidade – Visitar Berat

VISITAR BERAT
Visitar Berat, Albânia: Roteiro e Guia Prático de Viagem

Berat é conhecida como a “cidade das mil janelas” e de facto quando é observada de uma perspectiva aberta compreende-se porquê: as casas construídas na encosta de uma colina, que formam o núcleo histórico de Berat, têm grandes janelas que se tornam evidentes, mesmo à distância. Visitar a Albânia e não passar por Berat, é deixar para trás um destino importante que vale a pena conhecer.

Visitar Berat – O importante a saber

BERAT, ALBÂNIA
BERAT, ALBÂNIA


Berat é uma cidade histórica, um exemplo perfeita da arquitectura otomana nos Balcãs, e foi classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade. É agradável vaguear apenas pelas suas ruas, descobrir detalhes escondidos em vielas sem saída, subir gradualmente pela colina, cada vez mais alto, cada vez com melhores vistas. Mas há uma série de pontos de interesse específicos em Berat: igrejas do período Bizantino, a Mesquita Encarnada, o castelo (século XIII), o Museu Onufri, o bazar medieval e o Museu Etnográfico, instalado numa casa do século XVIII.

Dicas rápidas para Berat

  • Acorde cedo e seja o primeiro a entrar nos monumentos, museus ou outros locais de interesse
  • Suba ao Castelo de Berat – a melhor vista da cidade
  • A varanda do restaurante do Hotel Pasarela tem belas vistas sobre a mesquita e a catedral. As pizzas também são muito boas e com preços normais e acessíveis. Não é preciso ficar no hotel para comer no restaurante
  • Faça um passeio pela cidade ao anoitecer, seguindo a tendência dos habitantes da cidade
GUIA DE VIAGEM BERAT
GUIA DE VIAGEM BERAT

Berat é conhecida como a Cidade das Mil Janelas, devido às casas tradicionais, cujas fachadas se preenchem com grande janelas, que cobrem a encosta da colina que se debruça sobre o leito do rio Osum. O seu centro histórico é um emaranhado de ruelas e escadas, com buganvílias a espreitar e retratos da vida local ao virar de cada esquina. Berat foi uma cidade fortificada, restando ainda o velho castelo, mas manteve-se sempre como um símbolo de harmonia e tolerância, com os Otomanos a viver lado a lado com uma comunidade cristã. Junto ao rio, numa ampla praça, os autocarros de longa distância chegam e vão, formando uma cena que parece retirada de um postal dos anos 50. É isto Berat, e por isto terá sido escolhida em 2008 pela UNESCO como Património Histórico da Humanidade.

Para saber quando ir a Berat você precisa de se informar um pouco melhor acerca das suas estações e melhor clima. A melhor altura para visitar Berat é entre os meses de Maio e Setembro. Eu visitei durante o mês de Julho, estava calor.

Vídeo com imagens aéreas de Berat

Vídeo muito bom para podermos ver as diferentes partes turísticas desta cidade.

Principais Pontos Turísticos e Monumentos em Berat

  1. Castelo de Berat
  2. Museu Etnográfico
  3. Centro Histórico
  4. Igreja de São Teodoro
  5. Museu Iconográfico Onufri
  6. Passeio Shetitorja Osumi

O que visitar em Berat – Albânia

BERAT
BERAT

Berat na Albânia tem imenso para ver, por isso é conveniente organizar um pouco a sua visita para conseguir ver o máximo possível, de forma mais organizada, contribuindo assim para usufruir de umas férias mais proveitosas.

1. Castelo de Berat

As raízes do castelo de Berat remontam há dois mil e quinhentos anos atrás, mas a maioria do que hoje ali vemos deve-se às obras de consolidação e ampliação que os Bizantinos levaram a cabo no século XIII, depois de prévias intervenções documentadas nos séculos V e VI. Apesar do estado de degradação causado pelo passar dos anos, o Castelo de Berat é ainda um local impressionante. A entrada Sul será provavelmente a mais bem defendida e a sua visita é obrigatória, até porque é o acesso natural para quem vista o castelo. Uma vez no seu interior o turista poderá explorar o labirinto de ruas que se encontra no interior do castelo e trepar os degraus do minarete da Mesquita Vermelha. Note-se a existência de um museu, de uma cisterna, as mais de vinte igrejas cristãs e o pátio principal.

2. Museu Etnográfico

O Museu Nacional Etnográfico de Berat encontra-se estabelecido numa casa tradicional Otomana datada do século XVIII. A exposição é interessante, existindo uma sala no piso térreo com roupas tradicionais, ferramentas usadas nos ofícios, por exemplo, de ferreiro e tecelão, e um modelo de uma rua típica da Berat medieval. No andar de cima, encontram-se recriadas as áreas residenciais de uma casa da época, incluindo cozinhas, quartos de dormir e salas de estar, destacando-se o mafil, uma espécie de plataforma elevada onde as mulheres observavam os convidados e avaliavam o momento correcto para os servir. No exterior existe um poço, uma prensa de azeite e uma prensa de lã.

3. Museu Iconográfico Onufri

Este museu encontra-se alojado na antiga igreja Bizantina da Assunção, no interior do castelo (kala) tendo ali sido estabelecido em 1986. A igreja foi restaurada em finais do século XVIII e desde então não terá mudado muito. Qual ao museu, é o principal do país para este tipo de arte. Tem um espólio de cerca de 1.500 objectos, mas destes apenas 173 se encontram expostos. Mas para além dos cento e seis ícones e setenta e três objectos litúrgicos que podem ser observados, a própria igreja merece uma visita, especialmente devido ao belo púlpito, ao trono do bispo e ao iconostasis.

Tours em Berat

Roteiros em Berat

ROTEIRO BERAT
ROTEIRO BERAT


Algumas ideias de roteiros para você preparar as suas férias em Berat de maneira independente. Itinerários de turismo em Berat na Albânia.

1 Dia em Berat: passo-a-passo

  • Manhã: Brevemente…
  • Tarde: Brevemente…

2 Dias em Berat: passo-a-passo

  • Dia 1 Manhã: Brevemente…
  • Dia 1 Tarde: Brevemente…
  • Dia 2 Manhã: Brevemente…
  • Dia 2 Tarde: Brevemente…

Procura um Hotel em Berat?
Hotéis em Berat

Guia de Viagem à Albânia