Viagens de Grupo

O que fazer em Mazar-e Sharif Afeganistão

Categorias Afeganistão Etiquetas
O que fazer em Mazar-e Sharif
O que fazer em Mazar-e Sharif

Mazar-e-Sharif é a cidade capital da província de Balkh, no norte do Afeganistão. Esta cidade tem também muitos turistas que procuram alguns lugares arqueológicos muçulmanos e do período Helenístico. Mazar é um dos mais importantes locais religiosos de toda a Ásia Central devido à sua famosa Mesquita Azul.

Durante o tempo que estive nesta cidade, tive oportunidade de visitar os pontos turísticos de Mazar-e-Sharif, e explorar o local a fundo. Visitar o Afeganistão e não passar por Mazar-e-Sharif, é deixar para trás um destino importante que vale a pena conhecer.

Visitar Mazar-e Sharif Afeganistão

O nome Mazar-e-Sharif significa “O túmulo do magnífico” porque é aqui que estariam os restos mortais do guerreiro Ali, primo e genro do profeta Maomé. No ano novo afegão, muitos peregrinos visitam a tumba do guerreiro e a mesquita.

Mazar-e-Sharif é das maiores cidades presentes no Afeganistão, sendo também um dos pontos estratégicos asiáticos mais importantes. A sua localização, para além de ser muito turística, é um dos centros administrativos e políticos mais importantes desta região.

Tem imensos santuários e sítios arqueológicos que nos remetem ao mundo muçulmano e helenístico de outrora. O nome da cidade tem como significado em português “Santuário Nobre”, o qual refere-se ao principal marco arquitectónico da cidade e considerada das mesquitas mais belas do mundo, a Mesquita Azul.

Foi Ahmad Shah Durrani o fundador deste país (século XVIII), governando-o sempre de forma bastante pacífica até à chegada da União Soviética, fazendo uma invasão à força. Este acontecimento data o ano de 1979, momento que obrigou os afegãos a entrarem em guerra, e motivo pelo qual, alguns dos monumentos encontram-se sacrificados.

Mazar-e Sharif não tem muito para ver, mas é conveniente organizar um pouco a sua visita para conseguir ver o máximo possível, de forma mais organizada, contribuindo assim para usufruir de umas férias mais proveitosas.

Não se esqueça de visitar, para além da Mesquita Azul – o Santuário de Hazrat Ali – um dos monumentos mais aclamados do país, assim como o Parque Cultural Maulana Jalaludin, o Palácio Tashkurgan, o Palácio do Governo e o Parque Khalid Ibn Al-Walid. Deixe-se levar pelas ruas a fora desta cidade e deslumbre-se a cada momento.

Melhores atrações de Mazar-e Sharif

Fotografias de manhã no Santuário de Hazrat Ali em Mazar-e Sharif, Afeganistão
  1. Rawze-i-Sharif (Mesquita Azul)
  2. Mercado Central
  3. Lojas de tapetes
  4. Jardins da cidade
  5. Parque Bagh-e-Zakhira
  6. Relíquias gregas antigas
  7. Cidade de Balkh a 24km
  8. Mesquita No Gunbad a 30km
  9. Parque Cultural Maulana Jalaludin
  10. Palácio Tashkurgan
  11. Palácio do Governo
  12. Parque Khalid Ibn Al-Walid

Dicas de Viagem

  1. Visite a Mesquita Azul de manhã, à tarde e à noite para apanhar as diferentes cores os azulejos
  2. Visite o mercado da cidade
  3. Saia da cidade para visitar Balkh
  4. Nos arredores de Mazar visite a Mesquita No Gombad, a mais antiga da Ásia Central
  5. Beba sumos de fruta nas bancas de rua
  6. Melhore trocar dinheiro aos vendedores de cigarros e recargas telefone. Têm um bom câmbio.
  7. Fique alojado num hotel que tenha vista para o santuário
  8. Tenha roupa discreta
  9. Não dê muito nas vistas como estrangeiro

Por do Sol em Mazar-e Sharif

Fiz vários vídeos da varanda do Hotel Barat onde fiquei alojado. A minha janela tinha uma vista privilegiada sobre a Avenida principal que dava para o Santuário de Hazrat Ali – a famosa Mesquita Azul. Passei várias horas sentado a ver a cidade a mexer.

Lugares para visitar em Mazar-e Sharif

1. Mesquita Azul

A Mesquita Azul ou Blue Mosque, é uma mesquita que fica localizada no centro de Mazar-e-Sharif. É um edifício lindíssimo e não existem fotografias que consigam demonstrar a emoção que sentimos enquanto estamos perante esta construção magnífica. É a construção que mais chama a atenção nesta cidade pela sua imponência e beleza, razão pela qual os populares dizem que o nome da cidade tem como significado em português “nobre santuário” devido à Mesquita Azul. Foi mandado construir pelo sultão Husayn Mirza Bayqarah no século XV, sendo que alguns estudos arqueológicos feitos no século XX, demonstram que já existiram algumas alterações de planta do edifício. Segundo consta, foi aqui enterrado Ali ibn Abi Talib. Aqui chegou com um camelo branco, o seu mais fiel amigo, a fim de proteger a cidade dos inimigos.

2. Mercado Central

No centro da cidade de Mazar-e Sharif há dois mercados principais que estão sempre cheios de gente a comprar e a vender. Este é um local muito movimentado da cidade. Explorei estes mercados e andei um bom bocado pelas ruelas onde há comércio para vender de tudo um pouco. Os vendedores vão conversando uns com os outros animadamente enquanto esperam pelos clientes.

3. Lojas de tapetes

Para apreciadores de tapetes, Mazar-e Sharif é o paraíso para conseguir comprar um tapete do Afeganistão por excelente preço. Em comparação com os países à volta como o Uzbequistão onde os preços dos tapetos são altíssimos, o Afeganistão por outro lado tem preços muito acessíveis para tapetes.

Aproveitei para comprar alguns tapetes e artigos numa loja no centro da cidade, não muito longe do meu hotel e da famosa Mesquita Azul.

A minha lista de compras foi: 1 tapete estilo Herat, 1 tapete estilo Mazar, 2 decorações para topo de portas, 1 mala de tecido, 1 tecido colorido de 400cm x 60cm. Tudo isto custou-me 150 euros. O que no Uzbequistão nem dava para comprar um tapete dos que acabei por levar.

O senhor da loja de tapetes não falava inglês, e assim todo o negócio e regatear fiz em russo. Este senhor de étnia hazara tinha vivido em Moscovo durante 7 anos e falava russo perfeitamente.

Mais tarde no Uzbequistão quando resolvi empacotar tudo e enviar por correio, tive que ir ao avaliador local para autorizar o envio, e, as 2 decorações das portas são feitas de tapete antigo, de 70 a 100 anos de idade. Isto foi-me dito por um amigo meu que está dentro do negócio de tapetes em Bukhara. Acabei por não enviar nada por correio porque era muito caro. Fui ao mercado comprei um saco tipo militar por $10 dólares e meti tudo lá dentro.

Muito interessante foi que durante todo o tempo que estive na loja de tapetes, apareceram imensas pessoas a ver coisas e a perguntar preços. Ou seja, uma loja destas tem imensos clientes locais, já que não há turistas estrangeiros.

Fotografias de Mazar-e Sharif

A Mesquita Azul

Mesquita Azul em Mazar-e Sharif, Guia para visitar monumento

A Mesquita Azul de Mazar-e Sharif é um edifício lindo. Pela beleza deste edifício resolvi fazer registo fotográfico em três alturas diferentes do dia: de manhã, de tarde, e de noite.

Nesta conhecida Mesquita Azul, ou Blue Mosque, dizem que está o túmulo de Ali, primo e genro do profeta Maomé. O Santuário de Hazrat Ali fica no centro da cidade de Mazar-e Sharif.

Como todo o edifício é verdadeiramente tão bonito, tirei fotografias em várias alturas do dia (manhã, tarde e noite), já que a luz diferente fazia com que se destacassem sempre novos pormenores.

Nesta conhecida Mesquita Azul, ou Blue Mosque, dizem que está o túmulo de Ali, primo e genro do profeta Maomé.

Fotos da Mesquita Azul

A luz da mesquita muda conforme a altura do dia. De manhã, a luz é muito suave e há uma grande calma por todo o santuário. A chegada das pessoas e a forma como a luz do sol muda ao longo do dia fez-me voltar várias vezes para tirar fotografias. De tarde e de noite, este lugar é completamente diferente. É nesta Mesquita Azul, ou Blue Mosque, que dizem que está o túmulo de Ali, primo e genro do profeta Maomé.

Onde comer

Há imensos restaurantes e lojas de sumos espalhadas por Mazar-e Sharif. Eu experimentei algumas mas gostei mais desta por causa da simpatia dos empregados. Pessoas muito simpáticas e curiosas que quiseram fazer fotos comigo nos seus telemóveis / celulares. Uma das coisas que adorei foi a música de fundo de Ahmad Zahir. Comi uns rolos de batata, salada e sumo de manga.

Este pequeno restaurante fica mesmo em frente ao local de Memorial dos Mártires, uma placa que fica no meio da avenida, mesmo mesmo antes de se passar a estrada para o Santuário de Hazrat Ali – a conhecida Mesquita Azul de Mazar-e Sharif.

Alojamento em Mazar-e Sharif

Cidade religiosa por excelência e cheia de peregrinos, Mazar-e Sharif tem todas as infra-estruturas necessárias para receber visitantes.

Hotel Barat

Hotel Barat em Mazar-e Sharif

Quando cheguei a Mazar-e Sharif não sabia onde ia ficar. Como cheguei de carro, a minha primeira preocupação era achar um hotel o mais perto possível do Santuário de Hazrat Ali mas que tivesse estacionamento privado.

Quando cheguei ao centro da cidade foi só procurar painéis de hotéis e, o primeiro que encontrei foi o primeiro onde fiquei. O Hotel Barat fica mesmo em frente à mesquita.

Quando entrei no hotel, fui levado a uns quartos novos, equipados com TV, A/C e WC mas que custavam $80 dólares. Disse que queria mais barato e consegui outro, nos pisos de cima por $30 dólares. Foi melhor porque os outros quartos não tinham vista para a mesquita. Fiquei assim num quarto simples, mobília antiga, lençóis limpos, uma ventoinha, e uma varanda para a rua, no 4º andar. Vista espectacular.

Preços: Os preços de um quarto single / duplo variam entre $80 e $30 us.

Contactos do Hotel Barat

  • Endereço: Karte Tafhisat, Mazar-e Sharif, Afeganistão
  • Telefone: +93 70 050 2235

Roteiros em Mazar-e Sharif

Roteiros para visitar Mazar-e Sharif de maneira independente. Itinerários nos melhores destinos e ideias de o que fazer em Mazar-e Sharif no Afeganistão.

1 Dia em Mazar-e Sharif

  • Manhã: Brevemente…
  • Tarde: Brevemente…

2 Dias em Mazar-e Sharif

  • Manhã: Brevemente…
  • Tarde: Brevemente…
  • Manhã: Brevemente…
  • Tarde: Brevemente…
Grave no Pinterest

Faça um pin desta página e siga o blog no Pinterest.

Mazar-e Sharif Afeganistão
Instagram JoaoLeitaoViagens