Tibete

Cidade de Gyantse, Tibete

Mosteiro Palcho Gyantse Tibete
Fotografia da Estupa Kumbum no Mosteiro Palcho na Cidade de Gyantse no Tibete
Cidade de Gyantse Tibete
Cidade de Gyantse Tibete
Gyantse foi a segunda grande cidade tibetana que visitei.

Há imenso para explorar e descobrir. A cidade de Gyantse é maravilhosa, quer o Mosteiro Palcho, a cidade antiga e subir ao topo da fortaleza. Adorei.

Parece que Gyantse era a 3ª maior cidade na história do Tibete, junto com Shigatse e Lhasa a capital. Hoje em dia perdeu a sua importância já que há pelo menos outras 10 cidades maiores do que estas. De qualquer maneira a sua população ronda os 70.000 habitantes.

O monumento mais importante nesta cidade, além da Fortaleza de Gyantse, é a incrível estupa Kumbum que foi encomendada pelo príncipe de Gyantse em 1427 e foi um importante centro da escola Sakya do budismo tibetano. Uma estupa é um edifício templo em forma de torre e geralmente cónica. A estupa Kumbum fica dentro do Mosteiro Palcho.

Pequeno Guia da Cidade de Gyantse Tibete

Alojamento em Gyantse TibeteAlojamento em Gyantse: Fiquei alojado no Hotel Zong Shan no centro da cidade nova e mesmo em baixo da Fortaleza de Gyantse. Este hotel muito limpinho e com aspecto muito novo tem quartos duplos e triplos. Fiquei num quarto duplo com um senhor alemão que vinha no meu grupo. Um quarto duplo neste hotel custa 520 YUAN perto de 63 Euros por noite com pequeno-almoço incluído.
Restaurantes em Tingri TibeteRestaurantes em Gyantse: Fui comer pela primeira vez ao restaurante organizado pelo meu guia. Ficámos no Restaurante Tashi que tem uma decoração muito bonita, mas com preços para “turista”. A comida era boa e o ambiente muito lindo já que o restaurante tem uma decoração muito tibetana.
Mosteiro Palcho em Gyantse TibeteMosteiro Palcho: O Mosteiro Palcho é um complexo religioso muito grande, com vários edifícios. As zonas mais importantes desde local são o Mosteiro Tsuklakhang, a Estupa Kumbum e a enorme parede onde se estende a thangka. Uma thangka é uma pintura em seda com bordados, geralmente representando uma divindade budista ou uma mandala.
Estupa Kumbum Gyantse TibeteEstupa Kumbum: Este edifício sagrado tem 108 capelas todas pintadas e com estatuetas e vários tipos de deuses e budas. Com 35 metros de altura, o Kumbum precisa de ter um bilhete à parte do próprio mosteiro, mas vale a pena pagar para entrar e subir até ao topo. Basicamente, o Kumbum é um agregado de capelas dispostas em vários andares. É a maior estrutura deste tipo no Tibete. Tem algumas capelas com pinturas que datam do século XIV.
Cidade antiga Gyantse TibeteCidade Antiga: A cidade antiga fica entre a cidade nova e o Mosteiro Palcho. Aqui pode “viajar” no tempo, com casas típicas tibetanas, vacas e iaques à solta na rua, e crianças a brincarem.
Fortaleza de Gyantse TibeteFortaleza de Gyantse: Apesar da fortaleza estar fechada para obras e renovação, eu tentei a minha sorte e acabei por entrar. Aproveitei a altura que os empregados das obras saíssem do trabalho e meti-me um pouco às escondidas para conseguir passar o portão principal sem ninguém me ver. Tive então o prémio de assistir ao pôr-do-Sol no topo do edifício mais alto da fortaleza. Um cenário lindo com montanhas, o Mosteiro Palcho e as suas muralhas, a cidade antiga de Gyantse. Muito bom mesmo. Este forte foi mandado construir em 1390 e é o mais bem conservado de todos as fortalezas (Dzong) em todo o Tibete.
Gyantse TibetePaisagem em Gyantse: A paisagem que rodeia Gyantse é linda. Com montanhas desérticas, muitas plantações e o rio que passa junto à cidade. Do topo da fortaleza consegue-se uma vista 360º de toda a cidade e os seus arredores.
Jogar bilhar Gyantse TibeteJogar bilhar em Gyantse: Quando descia da Fortaleza de Gyantse fui convidado por um polícia e os seus amigos para ficar um pouco com eles a jogar bilhar, numa casa de jogo muito perto do meu hotel. Eles, uma mistura de tibetanos e chineses eram todos muito simpáticos e falavam um inglês básico. Experiência muito interessante.

Vídeo de pequena introdução ao Mosteiro Tsuklakhang e Estupa Kumbum

Imagem satélite de Gyantse no Tibete

Fotografias da cidade antiga de Gyantse Tibete

Procura um Hotel em Lhasa? Hotéis em Lhasa