Venezuela

Como atravessar a fronteira Venezuela Brasil

Como atravessar a fronteira Venezuela Brasil
Como atravessar a fronteira Venezuela Brasil
fronteira Venezuela Brasil
Fronteira Venezuela Brasil

A fronteira entre o Venezuela e a Brasil é uma das fronteiras mais fáceis da América do Sul.

Na verdade não há quase controlo nenhum, e, se você quiser ir passar o dia na Venezuela (vindo do Brasil), ou passar o dia no Brasil (vindo da Venezuela), você pode.

Eu explico porquê.

Então, para turistas que queiram ficar mais tempo no Brasil ou Venezuela, há que ir carimbar o passaporte com as autoridades. Para os que desejem ficar menos de 24 horas, há acesso aberto para ir às compras por exemplo.

Nesta página tenho informação detalhada de como atravessar a fronteira Venezuela até ao Brasil. Cidade de Santa Elena de Uairén até Pacaraima.

Como sair da Venezuela

Quando saí da Venezuela o escritório de emigração estava aberto, por isso foi só chegar, entregar o passaporte, ser carimbado de saída e “hasta la vista Venezuela”. Muito fácil, demorou cerca de 5 minutos.

Atravessar a fronteira sem passar na emigração

Para aqueles que necessitem ir ao Brasil durante umas horas para ir ao Banco do Brasil para levantar dinheiro por exemplo, pode apanhar um táxi em Santa Elena de Uairén até La Linea no Brasil. Leve o passaporte consigo mas só em último caso. O que acontece é que, os militares de fronteira em mais e 99% dos casos, só olham para dentro do táxi, e deixam sair toda a gente, continuando viagem até dentro do Brasil. No lado brasileiro, a polícia está dentro do edifício por isso nem sabem que você existe.

Eu por quatro vezes tive que ir levantar dinheiro ao Banco do Brasil, enquanto estava na Venezuela. Então apanhei o táxi que me levou a atravessar a fronteira sem ser parado. Fiquei no lado brasileiro na cidade de Pacaraima até fazer tudo o que necessitava (banco, comer açaí, ir à farmácia). Depois simplesmente fui de volta para Santa Elena, apanhando outro táxi (o preço é 30 bolivares venezuelanos).

Como entrar no Brasil

Para entrar no Brasil é muito simples.

Depois de passarmos pela fronteira Venezuelana, caminhamos até ao escritório da Polícia Federal – atravessando 1km pela zona de “no mans land”. Há aqui um monumento da amizade entre os dois países que você pode tirar fotos das bandeiras e estátuas.

Apresentamo-nos ao segurança de porta e ele dá-nos um boletim de turista para preencher. Depois, quando o balcão da polícia estiver vazio e for a nossa vez, então aí sim vamos ao balcão entregar o passaporte.

O polícia normalmente faz algumas perguntas, para onde vamos, a razão da viagem, etc. Podem ainda nos perguntar quanto tempo vamos ficar. Ou seja, mesmo que tenhamos 90 dias para ficar no Brasil, se você disser que só vai ficar 2 semanas, o polícia pode pôr no carimbo só 2 ou 3 semanas. Por isso, se não souber bem o tempo que vai ficar no país, peça o carimbo total de estadia = 90 dias.

Fotografias da Fronteira entre a Venezuela e o Brasil

Procura um Hotel em Caracas? Hotéis em Caracas