Albânia

Significado da Bandeira da Albânia: Cores e História

Bandeira da Albânia

BANDEIRA DA ALBANIA
BANDEIRA DA ALBANIA

Significado da Bandeira da Albânia

» As cores da bandeira da Albânia são o preto e o vermelho.

A bandeira albanesa é de descrição simples: totalmente vermelha com uma águia bicéfala a negro no centro ocupando uma boa parte da área. Esta bandeira foi adoptada em 1912, quando a Albânia se tornou independente do Império Otomano.

A imagem da águia bicéfala como símbolo da Albânia advém de George Kastrioti, mais conhecido por Skanderbeger, um general albanês que após servir o Império Otomano regressou ao seu castelo de Kruje de onde dirigiu uma luta inglória pela independêndia da Albânia. Ali hasteou a bandeira com o brasão da sua família, que ostenta esta águia e com uma inscrição que dizia: “Eu não vos trago liberdade, a liberdade, essa, encontrei-a aqui, entre vós”. Na realidade o símbolo é inspirado na bandeira do Império Bizantino e foi usado por várias famílias nobres albanesas durante a Idade Média.

Note-se que desde 1912 a bandeira tem sido ligeiramente alterada: durante o reinado do Rei Zog (1928-1939) uma pequena coroa a amarelo foi colocada sobre o símbolo de águia; durante a ocupação italiana, no decorrer da Segunda Guerra Mundial, a coroa foi substituída por dois fachos e entre 1945 e 1992 foi a estrela de cinco pontas associada ao comunismo que fez parte da bandeira.

A história da Albânia tem início no antigo Reino da Ilíria, o qual é conquistado pelos Romanos, cerca de 168 a.C.. Esteve sob o domínio bizantino desde 395 até 1347, quando cai, subjugando-se ao poder do Império Turco-Otomano, que tem como objectivo inicial a conversão do povo ao islamismo, tal como trazer ao de cima o sentimento nacionalista, bastante repressor.

Ler a página:

Visitar Albânia