Como chegar à Antártida – Informação prática

João Leitão
Actualizado em 31 janeiro, 2019

Como ir à Antártida

Como chegar à Antártida
Como chegar à Antártida

Para visitar a Antártida há que primeiro chegar a um dos portos de onde existem partidas de cruzeiros para o continente gelado.

Há partidas de locais mais distantes, como a Austrália e a Nova Zelândia, mas esses cruzeiros têm uma longa duração e custam preços interditivos para quase todos nós.

A maioria das pessoas simplesmente viaja até à extremidade da América do Sul e de lá parte em cruzeiros que demoram apenas dois ou três dias para atingir a Antártida.

Do Chile o porto de partida é Punta Arenas, mas é de Ushuaia, na Argentina, que saem mais navios rumo à Antártida.

Dito isto, deverá primeiro atingir a capital de um destes países.

USHUAIA ARGENTINA
USHUAIA ARGENTINA

Provavelmente Buenos Aires. De lá poderá voar para Ushuaia, devendo esperar pagar entre 100 a 150 Euros por trajecto.

Poderá também viajar de autocarro, atravessando diversas regiões argentinas, incluindo a Patagónia. Serão 3.100 km, percorridos calmamente em nove dias, se desejar parar pelo caminho para usufruir do percurso.

Algumas pessoas fazem do Rio de Janeiro até Ushuaia de mochilão em várias semanas.

A viagem de autocarro (ônibus) será provavelmente mais cara do que o voo, mas será parte de uma experiência inesquecível.

Numa travessia quase directa, conte com 48 horas de viagem, incluindo uma mudança de autocarro em Rio Gallegos e uma travessia de fronteira, já que é necessário entrar (e voltar a sair) em território chileno para chegar a Ushuaia.

Uma vez em Ushuaia ou em Punta Arenas, tire uns dias para descansar e visitar a região. A beleza destas paragens é única e há muitas actividades à sua espera. Tenha em consideração que o alojamento e a alimentação não são nenhuma pechincha por aqui.

Sem dúvida que a melhor maneira para visitar a Antártida é através de uma viagem em cruzeiro.

O melhor local para embarcar num cruzeiro para a Península Antártida é em Ushuaia, a cidade mais austral da Argentina, na ilha da Terra do Fogo // Tierra del Fuego.

Um Cruzeiro à Antártida é algo fabuloso e uma viagem marcante.

A melhor época para visitar a Antártida de Cruzeiro à é durante os meses de Verão antárticos, ou seja, durante os meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro. Antes ou depois destas datas já é um pouco fora da época para se ter bom tempo e ver muitos animais.

Eu viajei no cruzeiro // barco “Ocean Diamond” da empresa Quark Expeditions sediada no Canadá. Este cruzeiro é muito bom e com excelente serviço de hotel e restaurante.

Expedição de 15 dias num cruzeiro

Neko Harbour na Antártida
Neko Harbour na Antártida

Viajar a bordo de um navio no continente menos explorado é um sonho para muitos. A Antártida é um continente que fica no extremo Sul do globo, que contém o Pólo Sul.

Viajei na Península da Antártida e pelas Ilhas de Shetland do Sul durante 15 dias, deixando a cidade Argentina de Ushuaia em direcção à Passagem de Drake, até aos 68°11 S 67°00 W na Ilha Stonington, para lá do Circulo Antártico.

A minha expedição na Antártida foi a bordo do navio Ocean Diamond, um navio preparado para o gelo, que já fez centenas de viagens quer na região do Ártico quer da Antártida.

Ilha de Adelaide na Antártida
Ilha de Adelaide na Antártida

Durante o cruzeiro na Antártida visitei muitos lugares na região da Península e também das Ilhas Shetland do Sul. A viagem foi maravilhosa e excedeu todas as minhas expectativas.

Cenários deslumbrantes e uma verdadeira expedição aventura. Para além das incursões a terra e muitas viagens de lancha rápida pelo continente, tive 15 dias de aprendizagem acerca da Antártida.

A bordo do navio tive palestras e conferências diárias para saber mais acerca da Antártida, a sua geologia, história, flora e fauna.

Paradise Harbour na Antártida
Paradise Harbour na Antártida

Para além da equipa de experts a bordo do cruzeiro na Antártida, tive ainda o prazer de viajar na companhia de Falcon Scott (neto do explorador Robert Falcon Scott) e de Jonathan Shackleton (primo do explorador Ernest Henry Shackleton).

Itinerário do cruzeiro na Antártida

Roteiro de 15 dias em expedição na Antártida

  • Dia 1 – Ushuaia, Argentina
  • Dia 2 – Embarque em Ushuaia, Argentina
  • Dia 3 – Travessia da Passagem de Drake
  • Dia 4 – No mar para a Antártida
  • Dia 5 – Passagem pelo Círculo & Ilha Horseshoe
  • Dia 6 – Ilha Stonington
  • Dia 7 – Ilha Petermann
  • Dia 8 – Porto Lockroy & Ilha Cuverville
  • Dia 9 –  Porto Neko & Porto Paraíso
  • Dia 10 – Ilha Danco & Baia Wilhelmina
  • Dia 11 – Ilha Cuverville
  • Dia 12 – Ilha Deception (decepção) & Ilha Half Moon (Meia-Lua)
  • Dia 13 – Passagem de Drake para Ushuaia
  • Dia 14 – Passagem de Drake para Ushuaia
  • Dia 15 – Desembarque em Ushuaia, Argentina

Expedição na Antártida a bordo do navio Ocean Diamond

CRUZEIRO DE EXPEDIÇÃO NA ANTÁRTIDA
CRUZEIRO DE EXPEDIÇÃO NA ANTÁRTIDA

A minha viagem de expedição na Antártida foi a bordo do navio Ocean Diamond com 124 metros de comprimento. Este navio é operado pela Quark Expeditions que faz viagens no Ártico e na Antártida. O navio partiu de Ushuaia em Fevereiro de 2014. A excursão que comprei inicialmente á Quark Expeditions era a Expedição de 15 dias para atravessar o Círculo Sul. Mas o primeiro dia é em Ushuaia e eu já lá estava, por isso para mim a viagem só começou no dia seguinte. Consegui um cruzeiro de última hora à Antártida em Ushuaia, uma semana antes da partida.

O Ocean Diamond é um navio ecológico que oferece viagens com certificado neutro em emissões de carbono. Apesar de levar 189 passageiros, não se nota que há tantas pessoas a bordo. Não são assim tantas pessoas comparando com outros grandes navios que levam 4000 pessoas. A bordo do Ocean Diamond há um restaurante, uma loja de recordações, a maior biblioteca polar flutuante do mundo, um teatro em auditório, uma clínica com médicos credenciados e um ginásio. Agora tem algumas fotos dos diferentes andares do navio.

Círculo Antártico

Iceberg na Antártida
Iceberg na Antártida

Durante a expedição à Antártida atravessei para lá dos 66º Sul, isto é, a linha imaginária que marca a entrada no chamado Círculo Antártico. O mais Sul que fui foi até aos 68º na Ilha Stonington, sudeste da Ilha de Adelaide na Baía de Marguerita.

No momento em que passámos os 66º, por volta das 5.30, havia dois grandes icebergs a boiar no Oceano Sul, mesmo ao lado do navio. Espectacular.

A melhor altura para fazer um cruzeiro na Antártida é durante os meses de verão na Antártida, ou seja, nos meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro. Antes ou depois destas datas é um pouco fora de época para ter boas condições meteorológicas e ver muitos animais.

Animais da Antártida

Foca Leopardo na Antártida
Foca Leopardo na Antártida

Adoro animais e durante estes 15 dias de cruzeiro na Antártida vi muitos animais selvagens lindos no seu habitat natural. Os meus favoritos são as focas-leopardo, mas as baleias e todos os tipos de pinguins são também maravilhosos.

Durante a minha viagem à Antártida tive a sorte de poder ver todos estes animais:

  1. Lobo-marinho-antártico (Arctocephalus gazella)
  2. Baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae)
  3. Foca-caranguejeira (Lobodon carcinophaga)
  4. Foca-leopardo (Hydrurga leptonyx)
  5. Foca-de-weddell (Leptonychotes weddellii)
  6. Pinguim-de-adélia (Pygoscelis adeliae)
  7. Pinguim-gentoo (Pygoscelis papua)
  8. Mandrião-antártico (Stercorarius antarcticus)
  9. Petrel das neves (Pagodroma nivea)
  10. Gaivota Dominicana (Larus dominicanus)
  11. Pinguim-de-barbicha (Pygoscelis antarctica),
  12. Faigão-rola (Pachyptila desolata)
  13. Baleia assassina (Orcinus orca)

Kit de Viagem

« Onde reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com »
« Rent-a-car? Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com »
« Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com »
« Junte-se a um grupo! 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marraquexe até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com »
« Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com »

O autor do blog

VIVA! Sou o João Leitão. Viajante independente desde 1999, explorei mais de 130 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindo ao meu blog de viagens, onde partilho dicas práticas de viagem para o motivar a sair de casa!
Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

Seguir no Instagram