Acerca do Autor deste Blog

Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Associação de Bloggers de Viagem Portugueses
Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Acabou de ser criada a Associação de Bloggers de Viagem Portugueses (ABVP), reunindo à partida nove elementos fundadores, todos eles dispostos a trabalhar pelo sucesso nas diversas missões delineadas pela colectividade.

É com orgulho e muito entusiasmo que me encontro entre estes nove companheiros de escrita de viagem, até porque há muito que acreditava existir uma enorme lacuna agora preenchida, num país onde o blogging de viagem alcançou uma notória popularidade.

Que impacto tem a ABVP?

Pessoalmente não poderia estar mais satisfeito com a oportunidade criada para o estabelecimento de laços de entreajuda entre blogs de viagens e, quem sabe, de novas amizades entre pessoas com esta paixão de viajar como interesse comum.

Acima de tudo, para além dos aspectos mais práticos e imediatos da Associação – e a isso já lá iremos – creio que todos nós, que mantemos blogs de viagem, ganhamos com a Associação uma nova ferramenta de grande valor, uma ferramenta que nos permitirá aprender uns com os outros, partilhar ideias, trocar informações e resolver problemas com a ajuda dos companheiros que anteriormente passaram por eles.

No fundo, é aquele velho princípio que diz que “a união faz a força” aplicado ao universo de bloggers de viagem.”

Creio ainda que a Associação será essencial para apoiar os bloggers que estejam agora a iniciar os seus projectos ou que no futuro decidam mergulhar nesta apaixonante actividade.

E os aspectos práticos que mencionei anteriormente? Essencialmente a promoção do trabalho dos bloggers e do impacto destes junto dos leitores. Em suma, o sublinhar e o esclarecimento daquela palavra tão em voga nos dias que correm: “influencer”.

O que pretende a Associação?

Ilha de Danco na Antsrtida

Com este trabalho pretende a Associação contribuir para o reconhecimento do valor e do potencial dos bloggers e maximizar eventuais ganhos comerciais por parte destes. Para obter os melhores resultados nesta frente, a Associação tentará elucidar os agentes do mercado sobre os serviços que podem ser oferecidos pelos bloggers e como se podem estabelecer relações com vantagens mútuas entre os seus membros e potenciais financiadores.

Além disso, funcionará como elo de ligação entre os associados e as entidades que possam manifestar-se interessadas no estabelecimento de parcerias.

Outro aspecto importante na acção da Associação será a criação de um código de ética, ao exemplo do que sucede no jornalismo tradicional. Os bloggers membros deverão reger-se pelas linhas mestras de tal código.

Para já a gestão da ABVP fica entregue a Filipe Morato Gomes (Alma de Viajante), como presidente, e a Catarina Leonardo (Wandering Life) e Rui Barbosa Baptista (Born Free) como vice-presidentes.

Os outros membros fundadores são, para além de eu próprio, a Carla Mota (Viajar entre Viagens), o Pedro Henriques (Espírito Viajante), a Sofia Machado (Sofia na Austrália), a Ruthia Portelinha (O Berço do Mundo) e a Marlene Marques (Surfer Girl on the Move).

A Associação de Bloggers de Viagem Portugueses tem sede na cidade do Porto.

Blogs fundadores da ABVP

João Leitão Viagens

Como pertencer à Associação ABVP?

www.abvp.pt

Formulário de candidatura a membro efetivo da ABVP

Página Facebook oficial da ABVP

Conta Instagram oficial da ABVP

Conta Twitter oficial da ABVP

Ainda não tem um blog de viagens?

Como fazer um Blog de Viagens sozinho em 1 hora