Ucrânia Guia de Cidades

Visitar Baturyn, Ucrânia: Roteiro e Guia Prático de Viagem

Baturyn City Guide – Guia de Cidade – Visitar Baturyn

Visitar Baturyn, Ucrânia: Guia Prático de Viagem
Visitar Baturyn, Ucrânia: Roteiro e Guia Prático de Viagem

Baturyn é uma pequena localidade no oblast (divisão administrativa da Ucrânia) de Chernihiv e conta com uns meros dois mil habitantes, mas já foi capital dos Cossacos, e à entrada do século XVIII tinha cerca de vinte mil habitantes.

Visitar Baturyn – O importante a saber

Visitar Baturyn - O importante a saber
Visitar Baturyn – O importante a saber

A primeira fortificação de Baturyn terá sido construída no século XI, mas o actual nome vem do castelo de  Stefan Batory, que em meados do século XVI foi rei da Polónia e Grã-Duque da Lituânia. A partir do meio do século XVII a povoação cresceu e tornou-se a capital do hetmanato (um sistema político liderado por um comandante militar, o Hetman) Cossaco, mas em 1708 foi arrasada por um exército russo.

A cidade foi reconstruída em 1750 mas após a morte do Hetman Razumovsky, em 1803, a sua importância decresceu, passando a sua economia a centrar-se na produção têxtil. Baturyn foi incorporada no Império Russo e mais tarde na União Soviética. Com a independência da Ucrânia, no início da década de 90 do século XX, a localidade ganhou um novo ênfase histórico que incluiu a renovação do Palácio Kyril Razumovsky. Pode ser visitada a partir de Kiev, mas terá que se sair bem cedo e regressar tarde.

Dicas rápidas para Baturyn

  • Acorde cedo e seja o primeiro a entrar nos monumentos, museus ou outros locais de interesse.
  • Muitas casas da cidade são de madeira e extremamente coloridas. Vale a pela caminhar fora do centro para descobri-las.
  • No centro da cidade há várias senhoras a venderem produtos caseiros, seja pão, compotas ou queijo. Aproveite para comprar algo e provar os petiscos locais.
  • Não perca visitar a fortaleza. Vale a pena o dinheiro do bilhete de entrada.

Os mais famosos monumentos em Baturyn

Os mais famosos monumentos em Baturyn
Os mais famosos monumentos em Baturyn
  1. Fortaleza de Baturyn
  2. Palácio Kyril Razumovsky
  3. Casa do General Juiz Militar
  4. Memorial da Tragédia de Baturyn
  5. Monumento e Túmulo de Prokopovych
  6. Igreja da Ressurreição
  7. Monumento da Segunda Guerra Mundial
  8. Mosteiro Mykola-Krupytskiy
  9. Edifícios Históricos de Baturyn
  10. Igreja de Pokrovska
  11. Capela de São Nicolau

O que visitar em Baturyn

O que visitar em Baturyn
O que visitar em Baturyn

1. Fortaleza de Baturyn

A cidadela de Baturyn é uma reconstituição da fortaleza em madeira que ali existia em 1708, quando o exército russo esmagou a rebelião cossaca, liderada pelo Hetman Ivan Mazepa, arrasou a povoação e chacinou praticamente toda a população de Baturyn. A actual fortaleza é parte de um programa governamental iniciado em 2002 pelo presidente Viktor Yuschenko, tendo sido aberta ao público em 2009. Entra-se no seu espaço através de um portão existente na principal torre defensiva, podendo observar-se a localização do antigo fosso. No seu interior encontra-se uma pequena igreja e o Memorial da Tragédia de Baturyn. Na paliçada traseira, que dá para o rio Seim, que ajudava a proteger a fortaleza, o visitante encontrará diversos canhões da época. O preço do bilhete de entrada é de 10 UAH.

2. Palácio Kyril Razumovsky

Kyril Razumovsky foi o Hetman responsável pela reconstrução de Baturyn após a sua destruição completa em 1708. Ali instalou a sua capital a partir de meados do século XVIII, trazendo uma nova época de glória a Baturyn, que contudo se começou a desvanecer depois da sua morte em 1803. O palácio foi erigido na fase final da sua vida, criado pelo arquitecto escocês Charles Cameron, que era muito apreciado pela corte russa. As obras iniciaram-se em 1799, mas com a morte do líder cossaco quatro anos depois, tudo parou. Em 1824 um incêndio destruiu o interior do palácio. No início do século XX foram feitas várias tentativas de restauro, mas o resultado prático foi inverso: chegou a Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa de 1917, depois veio a Segunda Guerra Mundial e mais danos foram causados ao palácio. Após a guerra houve várias acções de restauro mas nenhuma delas foi integral. Apenas em 2003, já numa Ucrânia independente, o Palácio foi efectivamente recuperado, tendo sido inaugurado em 2009, com a presença dos descendentes de Kyril Razumovsky. O resultado foi esplendoroso e o palácio é hoje muito visitado e apreciado para casamentos e organização de espectáculos.

3. Casa do General Juiz Militar

A Casa do General Juiz Militar pode ser encontrada na rua Hetmanska, junto a um simpático parque, na aldeia de Baturyn. Como quase todo o património histórico de Baturyn, a casa foi restaurada no início do século XXI, podendo hoje ser visitada como um museu.  A construção original da casa é atribuída ao primeiro Hetman de Baturyn, D. Mnogohrishnym, e aqui terá funcionado a mais alta instância judicial do Estado Cossaco nos finais do século XVII. Quando em 1700 Vasyl Kochubey foi escolhido para o cargo de Supremo Juiz Militar e a casa tornou-se também a sua habitação de família. A casa sobreviveu à destruição de Baturyn em 1708 e sabe-se que entre 1925 e 1932 esteve ali instalado um museu. Com a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) a casa sofreu graves danos e apenas após a independência da Ucrânia se instalou ali o museu que hoje pode ser visitado.

4. Memorial da Tragédia de Baturyn

Este Memorial., inaugurado em 2004, ergue-se no interior da fortaleza reconstruída numa colina próxima da povoação de Baturyn, sendo dedicado a todos os que tombaram durante a queda da cidade, em 1708. Nesse ano, o Hetman Ivan Mazepa, suspeitando que o Czar Pedro I se preparava para o derrubar, tomou o partido da Suécia, que se encontrava em guerra com a Rússia. Em resposta, o Czar enviou um exército de 25.000 homens, liderado pelo príncipe Menshikov para conquistar Baturyn, onde chegou a 1 de Novembro. Os Cossacos recusaram-se a negociar uma rendição e no dia seguinte o exército russo venceu a oposição, matando todos os defensores e executando a grande maioria da população civil. O memorial, uma representação de Cristo na cruz, é dedicado a estas vítimas. Estima-se que 14.000 pessoas tenham perecido naquele dia.  O monumento foi concebido por A. Haidamak e M. Obezyuk.

5. Memorial e Túmulo de Prokopovych

Petro Prokopovych nasceu em  Mytchenky, próximo de Baturyn, em 1775, falecendo em 1850. Foi cientista e militar, mas o seu nome ficou gravado para a história como o pai da apicultura moderna. Encontramos um monumento dedicado a Prokopovych em Baturyn. Localiza-se na parte sudeste do parque Kochubeyivsky, tendo sido criado por I. Kolomiets e inaugurado em 1975, no 200º aniversário do nascimento do cientista. O seu túmulo encontra-se a cerca de 14 km da localidade, junto à estrada Kipti – Bachevsk, no local onde fundou uma escola de apicultura. Foi ali colocada em 1954 uma bonita pedra tumular representando um apicultor.

6. Igreja da Ressurreição

Esta igreja localiza-se no centro da povoação de Baturyn, na rua Partizanska, e a sua construção  iniciou-se em 1799, em estilo Clássico Tardio não sendo conhecido o autor do projecto. Foi encomendada pelo Hetman Kyril Razumovsky, que reconstruiu Baturyn em 1750 e que cujos restos mortais se encontram sepultados na cripta desta igreja. O imóvel foi recuperado entre 2006 e 2008 podendo e devendo ser visitado. Anexa à igreja encontra-se a escola paroquial, inaugurada em 1897 e alojando o Museu de Arqueologia de Baturyn desde 2009.

7. Monumento da Segunda Guerra Mundial

O Monumento da Segunda Guerra Mundial, ou Grande Guerra Patriótica, como é geralmente chamada nos países que constituíram a União Soviética, encontra-se por detrás da Casa do General Juiz Militar, no parque da Glória, junto à rua Hetmanska. Foi inaugurado em 1975, ainda no tempo da União Soviética, tendo sido criado pelo artista I. Kolomiets. Encontra-se colocado no topo de uma pequena colina artificial e é dedicado às 309 pessoas de Baturyn que perderam a vida durante a Segunda Guerra.

8. Mosteiro Mykola-Krupytskiy

O Mosteiro Mykola-Krupytskiy localiza-se a cerca de sete quilómetros de Baturyn. O seu núcleo foi erigido em 1680, quando o General Juiz Ivan Domontovych encomendou a construção de uma igreja em estilo Barroco Ucraniano, feita de tijolos e apresentando cinco cúpulas. Entre 1682 e 1683 e depois, de novo, entre 1686 e 1692 o mosteiro foi dirigido pelo teólogo e escritor Dymytrii Tuptalo, gozando da protecção dos Hetmans da altura, sucessivamente Ivan Samoilovych e Ivan Mazepa. Depois da tragédia de Baturyn a liderança do mosteiro foi entregue ao artista e poeta Ivan Myhura. Merece destaque a torre sineira, que se eleva a 31 metros, construída em forma octogonal com decoração em padrões, bem característica da segunda metade do século  XVII.

9. Edifícios Históricos de Baturyn

No centro da localidade encontramos alguns edifícios históricos que merecem a atenção do visitante. É o caso do posto de correios, construído no início do século XIX no local onde até então se encontrava um edifício de madeira dedicado às mesmas funções, em frente ao Palácio Kyril Razumovsky. Foi restaurado em 2006. O hotel foi construído pela abastada família Stokozy em meados do século XIX. Durante o período Soviético, instalaram-se aqui o Comité Distrital e o Comité Executivo Local, assim como a representação do banco estatal. Entre 1961 e 2006 funcionou aqui uma escola. Também do início do século XIX é o edifício de tijolo, rectangular, de um só piso, construído para funcionar como mercado.

Fotos de Baturyn

Celebrações e Feriados em Baturyn

  • 1 de Janeiro – Ano Novo
  • 7 de Janeiro – Natal
  • 8 de Março – Dia internacional da mulher
  • Variável – Páscoa
  • 1 e 2 de Maio – Dia do trabalhador
  • 9 de Maio – Dia da Vitória sobre O Nazismo na Segunda Guerra Mundial
  • 28 de Junho – Dia da Constituição da Ucrânia
  • 24 de Agosto – Dia da Independência da Ucrânia
  • 14 de Outubro – Dia do Defensor da Ucrânia

Roteiros de Baturyn

Roteiros de Baturyn
Roteiros de Baturyn

1 Dia em Baturyn (24 horas)

  • Manhã:
  • Tarde:

2 Dias em Baturyn (48 horas)

  • Dia 1 Manhã:
  • Dia 1 Tarde
  • Dia 2 Manhã:
  • Dia 2 Tarde:

3 Dias em Baturyn (72 horas)

  • Dia 1 Manhã:
  • Dia 1 Tarde:
  • Dia 2 Manhã:
  • Dia 2 Tarde:
  • Dia 3 Manhã:
  • Dia 3 Tarde:

Guia de Viagem à Ucrânia

Procura um Hotel em Baturyn?
Hotéis em Baturyn