Geórgia Guia de Cidades

Visitar Stepantsminda, Geórgia: Roteiro e Guia Prático de Viagem

Stepantsminda City Guide – Guia de Cidade – Visitar Stepantsminda

Visitar Stepantsminda, Geórgia: Roteiro e Guia Prático de Viagem
Visitar Stepantsminda, Geórgia: Roteiro e Guia Prático de Viagem

A antiga Kazbegi, agora Stepantsminda, é a paragem mais popular da chamada Estrada Militar de Montanha, uma via cententária que vinda da fronteira cruza aquela região do norte da Geórgia. É uma área remota, rodeada de montanhas, com muito charme. O estilo de vida das populações é muito rural e a igreja da Santa Trindade será a principal atracção das redondezas.

Visitar Stepantsminda – O importante a saber

Visitar Stepantsminda - O importante a saber
Visitar Stepantsminda – O importante a saber

Até 2007 chamava-se Kazbegi. Localiza-se no sopé do Monte Kazbek (5033 m) e hoje é conhecida como Stepantsminda, localizando-se bem no norte da Geórgia, a apenas 11 km da fronteira com a Rússia.

Hoje em dia vivem ali pouco menos de duas mil pessoas.  O seu actual nome vem de São Estevão, um monge ortodoxo georgiano que ali construiu uma ermida. No século XVIII a localidade fazia parte dos domínios do clã Chopikashvili, que cobrava taxas de passagem aos forasteiros que por ali passavam.

Quando a área foi integrada na Rússia, uma boa parte da população revoltou-se, mas Gabriel Chopikashvili, filho de  Kazi Beg, manteve-se leal ao novo poder, e com isso foi recompensado e a sua aldeia começou a ser conhecida como Kazbegi e em 1925 as autoridades soviéticas decidiram determinar assim o nome da localidade.

Stepantsminda está ligada a Tiblissi por marshrutkas, podendo-se viajar directamente entre ambas, e é muito fácil encontrar hospedaria e guias para visitar os principais locais de interesse.

Dicas rápidas para Stepantsminda

  1. Acorde cedo e seja o primeiro a entrar nos monumentos, museus ou outros locais de interesse.
  2. A principal atracção de Stepantsminda é a Igreja da Santa Trindade. Pague a viagem de jipe pela montanha a cima. Vale o dinheiro.
  3. Experimente a deliciosa comida do Café Mari no centro da cidade.
  4. Este é um dos lugares mais bonitos da Geórgia.
  5. Se estive em Tbilisi e quiser visitar Kasbegi, junte-se a um tour.

Principais Pontos Turísticos e Monumentos em Stepantsminda

Principais Pontos Turísticos e Monumentos em Stepantsminda
Principais Pontos Turísticos e Monumentos em Stepantsminda
  • Igreja da Santa Trindade
  • Museu de História de Stepantsminda
  • Cascata de Gveleti
  • Glaciar de Gergeti

O que visitar em Stepantsminda – Geórgia

O que visitar em Stepantsminda - Geórgia
O que visitar em Stepantsminda – Geórgia

1. Igreja da Santa Trindade

Esta bonita igreja localiza-se no topo das montanhas a oeste de Stepantsminda, debruçando-se sobre a aldeia a partir da margem de um planalto.

A igreja foi construída originalmente no século XIV, sendo o único templo de cúpula cruzada da região. A torre sineira é uma estrutura autónoma, datada do mesmo período. Segunda a lenda, talvez iniciada pelo escritor Vakhushti Batonishvili, em tempos difíceis as relíquias habitualmente guardadas em Mtshketa  são para aqui trazidas, incluindo a preciosa cruz de Santa Nino. Durante a era soviética não eram aqui permitidos serviços religiosos mas as pessoas continuaram a visitar a igreja, que regressou às suas funções naturais após a independência da Geórgia.

Toda a envolvência da igreja é magnífica, e a paisagem impressiona. Lá em baixo vê-se a aldeia de Stepantsminda e do outro lado do vale ergue-se o vulto imponente do Monte Kazbek. No planalto poderão avistar-se cavalos semi-selvagens e o silêncio domina aquelas paragens.

Pode-se chegar até à igreja em viatura todo o terreno, desde a aldeia, ou a pé, subindo o íngreme trilho. Para o percurso de carro conte com meia hora, enquanto a ascensão pedestre deverá levar quase duas horas.

2. Cascatas de Gveleti

As quedas de água localizam-se junto à aldeia de Gveleti, que dista 7 km de Stepantsminda. Para chegar ao local é preciso conduzir através do desfiladeiro de Dariali e depois caminhar um pouco pela montanha acima, até encontrar as cascatas. O percurso pedestre tem no total 4,2 km, ida e volta.

Encontrará primeiro a cascata principal, especialmente bonita ao fim da manhã, quando o sol incide directamente sobre a água. Poderá banhar-se na lagoa antes de prosseguir até à cascata menor, que se encontra num lugar sombrio onde poucas pessoas vão.

Note que Gveleti significa “o local das serpentes”. Por isso mantenha alguma atenção e veja bem onde pisa.

3. Glaciar de Gergeti

O glaciar de Gergeti pode-se atingir a pé desde Stepantsminda. É verdade que a jornada levará um dia inteiro e que o viajante terá apenas tempo de atingir a margem do glaciar, mas será mesmo assim um dia bem passado. Uma estimativa realista para o tempo da marcha será de cinco horas para cima e de duas ou três horas para baixo.  Note-se que o percurso o levará até às imediações da famosa igreja da Santa Trindade, que logo ficará para trás à medida que progredir em direcção ao glaciar.

Poderá fazer o passeio sozinho, se usar um bom GPS, reunir informação junto dos locais e estiver atento às condições meteorológicas, mas se não se sentir seguro na aventura a solo encontrará certamente quem esteja disposto a guiá-lo por uma quantia justa.

Tours em Stepantsminda – Geórgia

Museus em Stepantsminda

1. Museu de História de Stepantsminda

Este museu é albergado pela casa onde o escritor Alexander Kazbegi (1848–93) passou a sua infância, a uns 300 metros a norte da praça principal da localidade.

O museu, estabelecido em 1934, está dividido em duas partes. No piso térreo o visitante encontrará uma exposição predominantemente etnográfica, com artefactos ligados à vida quotidiana tradicional, apoiada por fotografias e pinturas. O andar de cima é dedicado ao próprio Alexander Kazbegi, que após estudar em Tbilisi, São Petersburgo e Moscovo, decidiu tornar-se pastor.  Ali se encontram expostos objectos pessoais do escritor e alguns dos seus trabalhos.

A sua sepultura encontra-se junto à vedação da casa, com uma vista privilegiada do Monte Kazbek, tal como desejou.

O museu está aberto todos os dias excepto Segunda-feira, das 10:00 às 18:00, e o bilhete custa 3 Laris.

Fotos de Stepantsminda

Celebrações e Feriados em Stepantsminda

  • 1 de Janeiro – Ano novo
  • 7 de Janeiro – Natal Ortodoxo
  • 19 de Janeiro – Batismo de Jesus Cristo
  • 3 de Março – Dia das Mães
  • 8 de Março – Dia Internacional da Mulher
  • 9 de Abril – Dia da Unidade Nacional
  • 9 de Maio – Dia da vitória sobre o Fascismo
  • 23 de Maio – Dia de Santo André
  • 26 de Maio – Dia da Independência
  • 28 de Agosto – Morte da Teótoco
  • 14 de Outubro – Dia da Catedral de Svetitskhoveli
  • 23 de Novembro – Dia de São Jorge

Roteiros de Stepantsminda

Roteiros de Stepantsminda
Roteiros de Stepantsminda

1 Dia em Stepantsminda (24 horas)

  • Manhã:
  • Tarde:

2 Dias em Stepantsminda (48 horas)

  • Dia 1 Manhã:
  • Dia 1 Tarde:
  • Dia 2 Manhã:
  • Dia 2 Tarde:

3 Dias em Stepantsminda (72 horas)

  • Dia 1 Manhã:
  • Dia 1 Tarde:
  • Dia 2 Manhã:
  • Dia 2 Tarde:
  • Dia 3 Manhã:
  • Dia 3 Tarde:

Guia de Viagem à Geórgia