Viagens de Grupo

Como reservar hotel com o Booking.com

Categorias Favoritos Etiquetas
Como reservar hotel com o Booking.com
Como reservar hotel com o Booking.com

A plataforma de reservas de alojamento Booking.com, fundada em 1996 e tendo a sede em Amesterdão, é a maior das diversas empresas deste género que neste momento existem no mundo, sendo o 52º website mais utilizado em termos absolutos. É uma excelente ferramenta para que o viajante encontre e reserva um alojamento no decorrer das suas andanças pelo mundo. Inicialmente contemplava apenas hotéis, mas com o tempo tem-se aberto a outras opções de alojamento, como hostéis e apartamentos para alugar.

COMO USAR O BOOKING

Faz anos que eu não reservo hotéis, hostels e alguns apartamentos sem ser com este site.

Porquê?

Bem, muitos estabelecimentos têm promoções online, mas o que gosto mais, é poder ter todos os hotéis ali mesmo, na palma da mão, podendo escolher localização e preço que mais me convém. É realmente um site muito útil e bem elaborado. Fácil e intuitivo.

Usar o Booking.com passo a passo

Primeira Fase – Os Elementos Básicos


O primeiro passo a dar para utilizar o Booking.com será escolher o seu idioma e a moeda em que pretende ver os preços. Indique o seu destino, as datas e quantas pessoas irão. Aqui pode definir quantos quartos pretende para o seu grupo. Se souber exactamente para que hotel quer ir, pode indicar o nome deste em vez do destino.

COMO RESERVAR HOTEL ONLINE
COMO RESERVAR HOTEL ONLINE

Segunda Fase – A Escolha Geral


Depois de passar pela primeira fase, estará numa situação em que se encontrará perante uma lista de possíveis escolhas para a sua estadia, a partir da qual partirá, na fase seguinte, para uma decisão final.

O Booking.com vai indicar-lhe todas as opções disponíveis, tendo em conta o número de pessoas do seu grupo e as datas em que estará no local. Logo em cima surgem referidas quantas possibilidades tem.

COMO UTILIZAR BOOKING
COMO UTILIZAR BOOKING

À partida o Booking.com ordena os hotéis disponíveis pelo seu próprio critério, a que chamam “As Nossas Principais Escolhas”. O utilizador poderá definir outra forma de ordenar a lista, tendo as seguintes opções:

  1. Distância aos transportes públicos mais próximos ou ao centro da cidade;
  2. Preço mais baixo;
  3. Relação entre pontuação dos comentários e preço;
  4. Por estrelas, segundo aquele clássico e algo obsoleto critério de hotelaria;
  5. Com mais comentários.

O utilizador verá uma lista de propriedades disponíveis, com 35 itens por página. Se existirem mais do que 35 possibilidades, terá que mudar de página após chegar ao fim. Nesta página pode ver uma ficha sumária de cada um, com uma imagem, o nome, o número de estrelas, o preço para o total de dias que precisa e o número de comentários de anteriores hóspedes que existem, assim como a média da classificação atribuída pelos clientes. Para quem poupar é algo importante provavelmente preferirá ver a lista ordenada com as opções mais baratas em primeiro lugar. Quem valoriza qualidade acima de tudo quererá ordenar pela média de avaliação dos anteriores clientes.

Na coluna do lado esquerdo poderá definir critérios de selecção, o que ao ser feito certamente reduzirá o número de escolhas. A utilização destes critérios é algo que só o utilizador poderá definir. As possibilidades são muitas. Pode excluir as propostas que não se encontram no seu orçamento, que não tenham um determinado mínimo de classificação, que não tenham cancelamento gratuito, que não tenham internet ou que não incluam pequeno-almoço no preço, para referir apenas alguns dos critérios de filtragem mais populares.

Se preferir escolher em função da localização pode ver um mapa da área com todas as opções marcadas. Ao passar com o cursor do rato por cima das marcas da localização dos estabelecimentos será aberta uma caixa com a informação fundamental de cada uma das opções. Esta é uma grande vantagem do Booking.com em relação ao AirBnB, onde a localização exacta das propriedades nunca é revelada antes de se concretizar a reserva. É que a diferença pode ser determinante! Contudo, note que a localização é fornecida pelo estabelecimento e por vezes a precisão não é a melhor.

Na hora da escolha

Algumas coisas a ter em conta na hora da escolha:

  1. Localização em relação ao centro ou aos principais pontos de interesse da localidade ou mesmo no que toca à proximidade de transportes, por exemplo, para o aeroporto.
  2. Quanto maior for a classificação média atribuída pelos anteriores clientes mais possibilidades terá de ter uma estadia agradável. Pelo sim pelo não veja quantas pessoas já classificaram a propriedade. Quanto maior for este número mais fiável é a média indicada.
  3. A inclusão de um pequeno-almoço é um toque simpático.
  4. Pelo menos para mim é essencial ter acesso à Internet.

Como analisar os hotéis apresentados na lista?

RESERVAR QUARTO HOTEL ONLINE
RESERVAR QUARTO HOTEL ONLINE
  • Pequeno-almoço incluído
  • Tem um desconto de 20 Euros
  • Não é preciso reservar com cartão de crédito
  • Se cancelar não paga nada
  • É um bungalow
  • Alojamento programa Genius
  • Está a 24 km do centro
  • Tem pontuação 8,4 / Óptimo

Terceira Fase – A Escolha Final

Depois de obter a lista de possíveis propriedades onde se hospedar e de as ordenar e filtrar, deverá examinar caso a caso as candidatas finais.

Se está a usar o seu computador, abra um separador para cada uma das propriedades que vai considerar como candidatas à sua escolha final. Assim poderá compará-las mais facilmente e regressar a qualquer uma delas para esclarecer qualquer dúvida.

Ao ver a ficha de detalhe de uma propriedade verá uma série de imagens, um texto descritivo, um resumo das principais características, em texto e com símbolos. Mais abaixo, uma tabela com as diversas possibilidades de alojamento, indicando o número máximo de hóspedes para cada uma delas, as suas características, quantas unidades se encontram disponíveis, o que está ou não incluído no preço assim como indicação da inclusão de pequeno-almoço e condições de cancelamento. Ao clicar no nome da possibilidade de alojamento (por exemplo: “Quarto Duplo Superior”) será aberta uma janela com detalhes ainda mais específicos sobre a opção em causa, incluindo fotografias.

Mais abaixo terá informação sobre a distância da propriedade a pontos relevantes, como atracções da cidade ou região ou terminais ferroviários e rodoviários assim como uma lista detalhada de todas as características do alojamento.

Seguidamente poderá consultar informações relevantes, como as horas possíveis de chegada e de saída, meios de pagamento aceites, possibilidade de levar animais de estimação e condições para crianças.

Por vezes o mesmo quarto tem preços diferentes. Para além de poder variar conforme o número de pessoas que vão ficar alojadas, há dois outros factores que influenciam o valor final: a inclusão de pequeno-almoço e a possibilidade de se cancelar sem pagar nada.

Quarta Fase – A Reserva

  1. Quando tiver decidido onde quer ficar poderá avançar para a reserva.
  2. Defina quantos quartos vai precisar. Geralmente não é preciso mudar a pré-escolha.
  3. Indique os seus dados ou identifique-se como possuidor de uma conta com o booking.com.
  4. Se tiver algum pedido especial, por exemplo, um quarto específico ou informação sobre transportes para chegar ao hotel, é a altura de o fazer na caixa adequada.
  5. Se souber, indique a sua hora estimada de chegada.
  6. No processo de conclusão de reserva é possível que lhe sejam pedidos os dados do seu cartão de crédito. Isto está relacionado com as condições do aluguer. Mesmo quando pode cancelar sem custos até ao dia da chegada, o estabelecimento hoteleiro tem o direito de cobrar a sua estadia ou parte dela caso nunca cancele e simplesmente não apareça. É por isso que por vezes lhe são pedidos os dados do seu cartão de crédito. Não porque o pagamento se efectuará com ele, mas para assegurar o pagamento caso não compareça ou não cancele dentro do prazo concedido. Há casos em que o pagamento deve ser feito no acto da reserva, com cartão de crédito, mas isso é cada vez mais raro.
  7. Após a conclusão da reserva deverá receber um e-mail com a confirmação. Poderá imprimir esse e-mail para apresentar à chegada.

O que é o Genius?

COMO RESERVAR HOTEL

O Genius é um programa promovido pelo Booking.com que cobre viajantes que usem frequentemente o sistema, oferecendo-lhes descontos nas reservas e condições especiais, por exemplo, no que toca à hora máxima de saída ou de chegada. Poderá ainda ter benefícios como transporte gratuito desde o aeroporto ou bebidas grátis à chegada.

Mas para usufruir destes benefícios é preciso que a utilidade hoteleira onde vai ficar tenha aderido ao programa, o que não é obrigatório.

Eu muitas vezes reservo alojamento inseridos neste programa Genius, para poder ter acesso a check-out / check-in fora das horas normais. Muitos hotéis oferecem uma bebida de boas vindas a clientes Genius.

7 Dicas para reservar hotel

  1. Se tiver uma conta no Booking.com, o que de resto recomendo, poderá criar listas de favoritos e poupar tempo na hora de fornecer os dados para as reservas.
  2. Há vezes que temos de sair do hotel muito cedo e que não precisamos de (café da manhã). Há imensos alojamentos que dispõem preços sem esta refeição matinal, e os preços podem baixar de 5 a 10 Euros por quarto.
  3. Não esqueça que ao preço final podem ser acrescidas taxas como imposto municipal. Não costuma ser muito, mas tenha isso em conta para não ter surpresas.
  4. Certifique-se de que a sua chegada não é fora das horas permitidas; geralmente se for mais cedo poderá pelo menos deixar a sua bagagem e ir dar uma volta, mas em muitos casos deixam mesmo ficar logo com o quarto. Mas se a sua chegada for depois do encerramento da recepção, aí o caso é mais complicado.
  5. Ao ler os comentários dos utilizadores anteriores, procure referências a alguns problemas recorrentes que podem ser razão de exclusão: barulho excessivo, Internet a funcionar mal, percevejos nas camas.
  6. Note que os preços são sempre na moeda local. Os valores apresentados na moeda da sua preferência são-no apenas para referência. É preciso manter isto em mente porque se houver flutuação cambial os valores finais irão variar.
  7. Ao ler os comentários de anteriores clientes, note que estes estão separados por língua e por vezes é preciso activar as línguas que compreende, senão não terá acesso a todos os comentários. O sistema activa automaticamente os que estão na sua língua.

É seguro reservar online?

Muita gente tem medo de fazer a reserva online por variadas razões. Uma delas é como saber se o hotel escolhido recebeu a sua reserva através do site. É muito simples: depois de fazer a reserva, envie um mail directamente para o hotel e vai receber a confirmação que estarão à sua espera na data pretendida. Também a maioria dos hotéis só cobra o valor no dia de chegada.

Se desconfia dos preços baixos das reservas online, não se preocupe. Não vai ser tratado abaixo do que merece só porque pagou menos. São geralmente quartos reservados para promoções, para atrair novos clientes, de hotéis menos conhecidos e que querem conquistar clientes. Tenha em conta que nas épocas baixas os preços são ainda mais convidativos.

Como Reservar Hotel pela Internet

  1. Habitualmente, os sites põem por ordem de custo as sugestões e você pode seleccionar do mais barato para o mais caro.
  2. Toda a gente quer preços baixos, mas verifique sempre as opiniões dos outros clientes que passaram pelo espaço de alojamento, para se certificar de que vale apena. Com as opiniões dos outros viajantes há-de encontrar o que quer saber sobre o espaço – se é ruidoso, bem ou mal limpo, como é serviço, etc.
  3. A não ser que esteja com uma mega promoção, os mais baratos são sempre locais mais afastados do centro e, por vezes, o preço que vai poupar no hotel vai acabar por gastar em transportes para chegar ao centro da cidade – perde dinheiro e tempo que é precioso em férias!
  4. As promoções costumam vir no topo das páginas, bem à vista de todos, e é preciso perder algum tempo na pesquisa. Saber o sítio onde quer ficar, se tem internet, pequeno-almoço incluído, estacionamento, entre outras coisas – está tudo lá explicado e discriminado. Vá pesquisando aos poucos.
  5. Muitas vezes surgem promoções que exigem o pagamento imediato (por cartão de crédito ou Paypal) mas, em muitos casos, pode desistir da reserva sem perder dinheiro nenhum. Verifique sempre se diz “cancelamento gratuito”. Assim, poderá reservar e mesmo assim continuar à procura de outro local ainda melhor.
  6. Se não encontrar melhor, fica já com o primeiro garantido. Assim, terá sempre a segurança de já ter onde ficar, podendo continuar à procura do local perfeito para as sua viagem.
  7. Além dos preços mais geralmente mais baixos, e da comodidade de poder estar em casa a escolher o hotel, as reservas online permitem também escolher entre uma variedade muito grande de alojamento. Há de tudo, desde hostels a hotéis de cinco estrelas e pode ainda encontrar alguns sites que incluem voo e alojamento em que fique mais barato reservar as duas coisas juntas do que em separado. Também pode, e deve, verificar online se o hotel que está incluído nesse pacote é bom ou mau.
Grave no Pinterest

Faça um pin desta página e siga o blog no Pinterest.

COMO RESERVAR COM BOOKING
Instagram JoaoLeitaoViagens