Grécia: Apresentação do país, História, Geografia e Cultura

GRÉCIA
GRÉCIA

A Grécia é um dos países europeus com uma História mais rica e a sua relativa extensão oferece ao visitante que aprecia a Natureza uma enorme variedade de ecossistemas. Por outro lado, o impacto das condições naturais e os contextos históricos são distintos de região para região, criando uma imensa diversidade.


A história da Grécia


Barco na Baía de Thessalonikis
Barco na Baía de Thessalonikis
A história da Grécia começa na Época do Paleolítico, com a civilização Monoica, há cerca de 2000 a.C.. No entanto, é no ano 750 a.C. que surge a aclamada Grécia Clássica, com o povo Dório, de origem indo-europeia. O Império Romano anexou a Grécia ao seu território, sendo bastante influenciado por todo o conhecimento grego, sendo depois substituído pelo Império Turco-Otomano no século XV, tempos difíceis para este país, devido ao culto da Igreja Ortodoxa. Em 1941, a Grécia foi ocupada pelos nazis, tendo sido pouco apoiada pelo Estaline ao seu Partido Comunista Grego, abrindo caminho a Churchill para o domínio russo. Em 1967, deu-se um golpe de Estado militar, provocando uma grave crise política, o que fez com que o povo sofresse imenso nas mãos do regime militar existente na altura. As eleições democráticas, só acontecem em 1974, ano em que também caiu a monarquia. Em 2002, a Grécia integra-se nos países aderentes à moeda Euro.


A geografia da Grécia


A geografia da Grécia conta com a área territorial de 131 940 Km2, localizada no Sudeste da Europa, mais propriamente no Sul da Península Balcânica. Este país faz fronteira a Norte com a Albânia, Macedónia e Bulgária e a Nordeste com a Turquia. A zona continental é banhada a Leste pelo Mar Egeu, sendo a Sul pelo Mar de Creta e a Oeste, pelo Mar Jónico. O cenário paisagístico é composto, principalmente, pelo mar, que rodeia as imensas ilhas gregas (cerca de 2000 entre o Mar Jónico e o Mar Egeu, destacando-se Creta situada no Sul, e que é a maior de todas), tal como por cadeias montanhosas , dando destaque às montanhas de Pindo e também pelas terras baixas, ilustradas desde os vales fluviais até à costa. A parte continental Peloponeso, é uma península ligada ao continente através do istmo de Corinto. O ponto mais alto deste país é o Monte Olimpo, com 2919 metros de altitude.


A cultura da Grécia


Arco de Galerius em Salónica, Visitar a Grécia
Arco de Galerius em Salónica, Visitar a Grécia

A cultura da Grécia, das mais antigas de toda a história da humanidade, provém de uma das civilizações mais especiais conhecidas até hoje. Os gregos desenvolveram teorias, usadas como bases essenciais na nossa sociedade, ainda hoje seguidas nos meios académicos, nomeadamente a Filosofia, a Arte, a Tecnologia e o Desporto. Os romanos seguiram os seus ensinamentos a fim de estender o seu território. A escultura, era uma das artes representativas do corpo humano no seu esplendor, no sentido de afirmar a célebre frase “corpo são, mente sã”. Este país foi o palco do pensamento e desenvolvimento filosófico, aquando o Período Clássico no século V a.C.; aqui era discutido pensamentos e teorias que explicavam a existência humana, os seus comportamentos e sentimentos. Os Jogos Olímpicos surgiram na Grécia, que aconteciam de quatro em quatro anos em Olímpia, sendo os vencedores considerados verdadeiros herois. A mitologia grega era composta por varios deuses, monstros e herois, representados no Teatro, actividade bastante apreciada por este povo.


Lista dos locais UNESCO na Grécia


Estes são alguns dos melhores destinos para visitar na Grécia. Os locais UNESCO Património Mundial na Grécia são locais protegidos pela sua importância cultural ou natural.

  • Templo de Apolo Epicuro em Bassas
  • Acrópole de Atenas
  • Sítio Arqueológico de Delfos
  • Mosteiros de Metéora
  • Monte Atos
  • Monumentos Paleocristãos e Bizantinos de Tessalónica
  • Sítio Arqueológico de Epidauro
  • Cidade Medieval de Rodes
  • Sítio Arqueológico de Mistras
  • Sítio Arqueológico de Olímpia
  • Delos
  • Mosteiros de Dafne, São Lucas e Mosteiro Novo de Quios
  • Pitagorião e Heraião de Samos
  • Sítio Arqueológico de Vergina
  • Centro Histórico (Chora) com o Mosteiro de São João o Teólogo e a Caverna do Apocalipse na Ilha de Patmos
  • Sítios Arqueológicos de Micenas e Tirinto
  • Antiga Cidade de Corfu