Londres: Informações úteis, Clima, Feriados, Dinheiro, Polícia

INFORMAÇÕES LONDRES
INFORMAÇÕES LONDRES

Tem nesta página uma selecção de dados úteis para que se possa informar devidamente sobre alguns assuntos pertinentes de Londres, para que possa organizar melhor a sua viagem a esta magnifica cidade.

Feriados Nacionais em Londres

  • 1 de Janeiro – Dia de Ano Novo
  • Março / abril – Sexta-feira Santa
  • Março / abril – segunda-feira de Páscoa
  • Primeira segunda-feira de maio – Dia do trabalhador
  • Última segunda-feira de Maio – Feriado da Primavera
  • Última segunda-feira de agosto – Summer Bank Holiday
  • 25 de dezembro – Dia de Natal
  • 26 de dezembro – Boxing Day

NOTA: No Natal, a esmagadora maioria dos monumentos, museus e outras atracções encerram. Noutros feriados, uma boa parte poderá abrir, mas com horário reduzido.

DICA IMPORTANTE: Compre o London Pass para ter descontos em monumentos, museus, utilização gratuita da rede de transportes públicos e evitar longas filas para comprar bilhetes – compre o London Pass aqui.

Clima em Londres

O clima em Londres (e em Inglaterra em geral) é temperado atlântico, com invernos algo frios e muito chuvosos e verões amenos e relativamente curtos, em comparação com o Sul da Europa. O tempo é instável, podendo no mesmo dia fazer frio e muita chuva e tempo mais ameno e sol. Nos meses de inverno as máximas muito raramente ultrapassam 10C° e as mínimas rodam 1 ou 2C°. No Verão, as máximas andam normalmente entre 20 e 25C° e as mínimas rondam os 12 a 14C°.

Contactos úteis em Londres

  • Emergência: 999
  • Táxis: +44(0)20 7432 1432
  • Embaixada do Brasil: +44(0)20 7499 0877
  • Embaixada de Portugal: +44(0)207 2355331
  • Embaixada de Angola: +44 (0)207 299 9850
  • The Home Office (Departamento de Imigração) – vistos e emigração: +44(0)870 606 7766
  • Aeroporto de Heathrow: +44 (0)870 000 0123
  • Aeroporto de Gatwick: +44 (0) 844 335 1802
  • Aeroporto de Luton: +44 (0)158 240 5100
  • Aeroporto de Stanstead: +44 (0)870 0000 303

Moeda e dinheiro em Londres

Moeda oficial: Libra Esterlina. Pode fazer o câmbio em muitos bancos e lojas de câmbio, ou levantar dinheiro nas caixas ATM, que estão espalhadas por toda a cidade. Se você tiver dinheiro estrangeiro como reais ou euros, a maioria dos bancos e correios será capaz de lhe trocar dinheiro. Ainda pela cidade você encontrará escritórios Bureau de Change onde poderá facilmente cambiar dinheiro. As taxas de comissão dos bureaus de change variam muito de local para local. Os bancos estão abertos das 9h30 às 15h30, sem interrupção.

Forças de autoridade e Segurança em Londres

Ao entrar em Inglaterra vai-se logo deparar com os agentes da Polícia Federal e os de Imigração. As forças de segurança fazem-se sentir um pouco por toda a cidade: desde os principais locais de interesse turístico, aos de importância económica ou política, todos têm polícias fardados a guardar o local.

Apesar de ser uma cidade muito grande, com pouco mais de 8 milhões de habitantes oriundos de todo o mundo, Londres é geralmente considerada uma cidade muito segura. No entanto, deve usar de bom senso e precaução, nomeadamente em relação aos carteiristas que atacam nas zonas mais frequentadas por turistas.

Tome nota: Não ande com jóias e objectos valiosos à mostra, guarde muito bem o dinheiro e os documentos em bolsos de difícil acesso a carteiristas e evite exibir o telemóvel topo de gama. Aliás, quanto menos usar o telemóvel melhor! Vai estar muito mais atento ao que o rodeia e, assim, aproveitar muito mais a viagem e evitar mais facilmente os perigos.

Saiba mais sobre as forças de segurança em Londres.


Fui assaltado. E agora?


Antes de mais, procure manter-se calmo. Se não vir polícia por perto e tiver algum espaço público nas proximidades (seja um café, um museu, restaurante, etc.) dirija-se lá e pergunte onde é a esquadra de polícia mais próxima. Se ficar nervoso ou abalado, o simples facto de entrar num espaço onde se sinta seguro vai ajudá-lo a acalmar-se para procurar ajuda e explicar o que aconteceu.

Em caso de emergência, ou se não encontrar ajuda, ligue para os números de emergência 999 ou 112 (ambos funcionam) e comece por explicar que é um turista e o que lhe aconteceu. O pior já passou, por isso procure manter-se calmo.

Se estiver ferido, ou se houver alguém em perigo, comece por indicar claramente onde está e o que se passa. Procure o nome da rua e, depois, números de portas ou pontos de referência que possam facilitar a identificação da sua localização.

Saiba mais sobre como se proteger e como actuar em caso de emergência em Londres.