Localização de Londres: Bairros e Divisão Administrativa

LOCALIZAÇÃO LONDRES
LOCALIZAÇÃO LONDRES

Londres, com 1579Km² e uma população de oito milhões de habitantes, é a capital e a maior cidade de Inglaterra, uma das quatro nações que compõem o Reino Unido a par com Gales, Escócia e Irlanda do Norte. Já agora, aproveitamos para esclarecer: Reino Unido e Grã-Bretanha não são sinónimos. A primeira, refere-se às quatro nações e, a segunda, às que partilham a ilha maior – Inglaterra, Gales e Escócia.

No século XIX e início do século XX (pelo menos até à Segunda Guerra Mundial) era tal a sua importância que Londres era considerada a maior cidade do mundo. Depois da guerra ficou parcialmente destruída e outras cidades, ainda maiores, acabaram por ficar com esse título.

Se vir o mapa de Inglaterra, a cidade de Londres fica na parte sul da ilha. Mais a sul fica ainda Brighton, virada para o mar. Inglaterra é banhada pelo oceano Atlântico mas também pelo Mar do Norte, a Leste, e o canal da Mancha, a Sul. Saiba mais sobre a História de Londres e a monarquia britânica, mais à frentes nesta página.

DICA IMPORTANTE: Compre o London Pass para ter descontos em monumentos, museus, utilização gratuita da rede de transportes públicos e evitar longas filas para comprar bilhetes – compre o London Pass aqui.

Localização e divisão administrativa

Sabia que o centro da cidade, a antiga City of London é também denominada como The Square Mile ou The City? Londres fica situada a Sudoeste no mapa de Inglaterra, nas margens do rio Tamisa – aliás, fica a 100Km da foz deste rio. O Tamisa banha também Oxford e desagua no mar do Norte. Tem 346km e nasce perto de Kemble.

A área metropolitana é composta por 32 distritos e duas cidades – The City (formalmente The City of London) e Westminster, que possuem cada uma estatuto honorífico de cidade e por isso contam com polícia exclusiva e um “Lord Mayor” à parte. Não é por acaso que se diz que Londres é uma das maiores metrópoles do mundo.

Ao todo, são 12 distritos no centro e 20 fora da região central, para além das já referidas The City of London e Westminster. Os distritos do centro são os seguintes: Camden, Greenwich, Hackney, Hammersmith e Fulham, Islington, Kensigton e Chelsea, Lambth, Lewisham, Southwark, Tower Hamlets, Wandsworth e Westminster (que fica situado na cidade de Westmisnter).

Os restantes 20 distritos fora da região central de Londres são Barking e Dagenham, Barnet, Bexley, Brent, Bromley, Croydon, Ealing, Enfield, Haringey, Harrow, Havering, Hillingdon, Hounslow, Kingston upon Thames, Merton, Newham, Redbridge, Richmond upon Thames, Sutton e ainda Waltham Forest.

Planeamento e áreas de interesse

Para facilitar o seu plano de viagem, pode dividir a cidade por áreas. Londres é uma cidade muito grande e para melhor planear a sua visita – principalmente se tiver poucos dias para a fazer – pode ver o que quer visitar em cada área e organizar tudo para o mesmo sítio, não perdendo assim tanto tempo (e dinheiro, porque os transportes em Londres são caros) em deslocações.

Existem várias maneiras de dividir a cidade por áreas. Para não deixar escapar nada, numa perspectiva turística, temos: a The City, a área de Westminster, South Bank e Southwark, Convent Garden, Soho e West End, Mayfair e St James’s, Bloomsbury e Fitzrovia, Regent’s Park e Marylebone e Kensigton e Knightsbridge.

A City é o coração da cidade. Foi aqui que Londres começou e é aqui que encontra muita da história ligada à cidade. Em 43 d.C. os romanos decidiram fundar aqui – aproveitando o rio Tamisa – um porto chamado Londinium. Existem ainda pedaços da muralha londrina, remanescentes dessa época, que pode ver. É também aqui que encontra monumentos importantes como a Catedral St Paul.

João Leitão VIAGENS no Instagram

Instagram Joao Leitao