O que fazer em Nouadhibou, Mauritânia

Nouadhibou é a primeira cidade depois da fronteira com o Saara Ocidental Marroquino no Norte da Mauritânia. Por aqui passam normalmente centenas de carros roubados, tráfico de pessoas e outros bens, indo de armas até simples vegetais vindos de Marrocos. Nouadhibou é sem dúvida uma cidade sem condições turísticas fazendo assim um perfeito destino para os mais aventureiros.

Burrito carregado com tralhas em Nouadhibou Mauritania
Burrito carregado com tralhas em Nouadhibou caminho do Cabo Cansado

O que há a dizer acerca da cidade, bem, será o que dizer da Mauritânia em geral, que é sem dúvida um país diferente, difícil e cheio de pó. Todo o país é feito de areia. É chamado o “Grande Vazio”. O Deserto do Saara cobre toda a sua superfície excepto alguns kms no Sul que são de savana. Nouadhibou é tal como o resto do país, um ninho de pobreza, conflitos raciais, lixo e redes mafiosas internacionais.

Há uma grande rede internacional de terrorismo altamente conhecida ( devem imaginar qual é… ) que tem um poder enorme na cidade. O facto de não estar em Nouakchot é porque na capital têm menos poder e possíveis conflitos com tropas governamentais. Aqui no Norte estão mais tranquilos e mexem-se à vontade. Esta rede já construiu uma séria de mesquitas pelo país, e a sua riqueza é visível nas grandes mansões e grandes jipes e BMW à porta. Também guardas armados em algumas das casas. Agora, isto num país que o ordenado não é mais que 15000UM, cerca de 40EUROS é algo que dá nas vistas. Acerca de ordenados, não esqueçamos que 40% da população na Mauritania é escrava, pois a lei da escravatura foi abolida só em 1982, ou seja, livres são só todos nascidos depois dessa data.

Cabo Branco cerca de Nouadhibou, Mauritania
Cabo Branco cerca de 11km de Nouadhibou

Fazendo de Nouadhibou mais do que um simples local de passagem como é normal fazer, ficando mais do que uns dias e possivelmente mais do que 1 semana, pode-se ver e reparar e diferenciar os diferents grupos mafiosos que se instalam e criam negócios: máfia russa, máfia chinesa, máfia coreana, máfia senegalesa, máfia nigeriana, e outros que trocam e contrabandam desde carros, drogas, prostitutas, peixe, armas e mesmo pessoas, isto tudo a céu aberto.

Nouadhibou também conhecida por NDB é uma cidade com uma certa mística, mas penso que seja pelo respeito que impõe. É de certa maneira até uma cidade calma, mas que tem uma grande actividade ilegal a vários níveis.

Na cidade pode-se observar vôos de trafico a sairem do aeroporto, carrinhas com máfia nigeriana, restaurante de chineses também metidos em cenas maradas, podemos atravessar campos de tiro da alqaida (hehe não convém fazer disto um spot turístico quando está lá gente! hehe). Estes campos são mais ou menos uns 4km antes do farol do Cabo Branco.

Placa de PERIGO comboio em Nouadhibou, Mauritania
Placa de PERIGO comboio em Nouadhibou, Mauritania
Campo de tiro em Nouadhibou
Campo de tiro em Nouadhibou

Nouadhibou

Eu tive oportunidade de conhecer bem a cidade, pois tive que ficar 1 semana à espera do avião para Lisboa. Estive lá ainda mais umas outras vezes noutras entradas que fiz no país. Apanhei um avião de pesca russo, numa manhã com uma entrada ilegal no aeroporto e depois de esperar que fossem carregados uns aviões com cenas estranhas e gajos mafiosos a guardarem lá foi o meu avião a chegar, com peixe direito a Portugal. Bela boleia esta!

Ainda há algumas coisas para ver nesta cidade de 60,000 pessoas. Monumentos não há. Centros comerciais não há…quer dizer há uma coisa estranha sempre com grande troca de bens contrabando no centro.

Comboio a chegar a Nouadhibou
Comboio em Nouadhibou, dito ser o maior do mundo, ou o 2º maior

O que ver em Nouadhibou

  • Mercado central
  • Cemitério de Navíos na Baía de Cansado
  • Cab Blanc
  • Cabo Cabano e aldeias de pescadores
  • Esperar o comboio maior do mundo na estação
  • Aeroporto
  • Quinta de dromedários
  • Pistas de tiro da Al-Qaida
  • Mercado do peixe
  • Porto de pesca
Vista do Oceâno no Cabo Branco em Nouadhibou
Vista do Oceâno no Cabo Branco em Nouadhibou

A cidade separa-se em 2 partes: “Ville” e “Numerowat”. A última é a zona residencial e que é separada por “robinets”, ou seja, por zonas onde as “torneiras de água” pública estão. Estas estão em cada 500metros seguindo pelo alcatrão desde o centro da cidade até às pistas que seguem para a fronteira e para a saída do país.

Mesquita em Nouadhibou Mauritania
Mesquita em Nouadhibou Mauritania, feita com dinheiro da Al Qaida

A Downtown chama-se “Ville”, tem todo o tipo de negócios, não há caixas multibanco!, tem algumas lojas básicas e tem ainda um mercado muito porreiro com algumas coisas típicas de artesanato e vestimentas tradicionais. A cerca de 10km na zona Sul há uma outra área residencial chamada de Cabo Cansado que tem um cemitério de barcos gigantes ali abatidos e largados ao abandono, isto dentro de água.

Nouadhibou extende-se por uma península, a Dakhlet Nouadhibou sendo Dakhla o nome em árabe para península. Mais ou menos é tudo areia e pedra, tudo rasgado pelo vento, juntando ao mar com algumas baías mais, sem vegetação, tudo destruído e comido pela erosão. Ainda estamos no Saara.

Cabo Cabano

Cabo Cabano fica mais ou menos a 2km de Nouadhibou cruzando o aeroporto. É de uma estranha geografia, uma pedra em erosão que encontra e se mistura com o mar. Muito bonito. Tem ainda algumas aldeias de pescadores e algumas casas perdidas onde os Mouros brancos levam as meninas de engate.

Cabo Cabano, Nouadhibou, Mauritania
Cabo Cabano 5km de Nouadhibou
Cabo Cabano, Nouadhibou, Mauritania
Cabo Cabano 5km de Nouadhibou

Pistas do Aeroporto

Isto é realmente algo que não é normal para nós fazermos, ou seja, cruzar uma pista de um aeroporto internacional. Qui em Nouadhibou é muito fácil, basta ir pelo bairro Numerowat em direcção ao mar, passar a cerca sem que os guardas nos vejam e pronto. De qualquer maneira se alguém disser alguma coisa digam que estam a ir em direcção ao Cabo Cabano a cerca de 2km dali, a andar pela quela direcção.

Pistas do Aeroporto Internacional de Nouadhibou, Mauritania
Pistas do Aeroporto Internacional de Nouadhibou

Meios de transporte em Nouadhibou

O melhor são táxis ou carrinhas táxi, mas alguma salternativas vão em carruagens de burritos. Basta trocar uns olhares com os donos da carroça e se vir que dá salte com jeitinho para não pesar mais ainda ao burro.

Os autocarros na Mauritania
Os autocarros na Mauritania

Os autocarros na Mauritania são velhas carrinhas Mercedes adapatadas para o efeito. Os preços são de 20UM por viagem. Basta saltar para dentro e quando quizer sair basta bater com uma moeda no metal exposto da carrinha que se percebe que é para sair. Se vir uma pessoa mais velha dê o seu lugar sentado, mesmo que haja loutros lugares ajude o velhote a subir e sente-o (isto se for homem, se você for mulher fique quieta, hehe). Estes autocarros podem levar até cerca de 3o pessoas lá dentro. Aproveite bem!

Os autocarros na Mauritania
Os autocarros na Mauritania

Porto de Pesca de Nouadhibou

Este porto é muito interessante básicamente porque a maioria dos seus pescadores são senegaleses transportantdo assim toda a magia dos pescadores e do ambiente africano que muita gente busca no Senegal. Tem que se ter cuidado para não tirar fotos que a máquina pode ser apreendida.

Porto de Pesca de Nouadhibouhibou
Porto de Pesca de Nouadhibouhibou

Cabo Branco

Cabo Branco Nouadhibou Mauritania
Cabo Branco Nouadhibou Mauritania
Cabo Branco Nouadhibou Mauritania
Cabo Branco Nouadhibou Mauritania

Procura um Hotel em Nouakchott? Hotéis em Nouakchott

João Leitão VIAGENS no Instagram

Instagram Joao Leitao