Portugal: Apresentação do país, História, Geografia e Cultura

A história de Portugal começa, sensivelmente, no ano 1095, quando o Conde D. Henrique vem ajudar no combate contra os muçulmanos, recebendo como recompensa o Condado Portucalense de Afonso VI de Castela e Leão. O seu filho, o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, avança na conquista de novos territórios. Com os reinados de D. Afonso II, D. Sancho II e D. Afonso III, conquistou-se o Algarve em 1249. Foi no século XV, que começou a expansão marítima. Portugal chegou a África, à América e à Ásia, tal como descobriram os arquipélagos dos Açores, da Madeira e de Cabo Verde. Fernão de Magalhães permitiu que fosse Portugal o primeiro país a contactar com o Oriente. Sempre lado a lado com a Espanha, ficou subjugado sob o domínio espanhol durante sessenta anos. Com a subida ao trono de D. João IV, Portugal voltou a ser um reino. No ano 1910, é proclamada a República, momento marcado por grande instabilidade económica e política, uma vez que o país participou morosamente na Primeira Grande Guerra.


A geografia de Portugal


A geografia de Portugal conta com a área territorial de 91 951 Km2, localizada no Sudoeste da Europa, mais propriamente na Península Ibérica. Este país só faz fronteira com a nação espanhola, que se localiza a Este e a Norte, sendo que a Sul e a Oeste, localiza-se nas margens do Oceano Atlântico. Este território é também composto pelos arquipélagos ou ilhas atlânticas da Madeira e dos Açores (ambas de origem vulcânica). O Rio Tejo separa a parte continental em duas áreas, sendo outros rios importantes para o país, o Rio Minho, o Rio Douro e o Rio Guadiana. O cenário paisagístico é composto, principalmente, por cadeias montanhosas localizadas no Norte do país, tal como por planaltos no centro, onde existe a prática da agricultura. No Sul, encontramos planícies imensas. O ponto mais alto de Portugal encontra-se na Serra da Estrela, cujo cume mais alto atinge os 1993 metros de altitude.


A cultura de Portugal


A cultura de Portugal é bastante eclética, uma vez que outrora passaram por aqui imensos grupos étnicos, que influenciaram as tradições e costumes deste país de uma forma intensa. As suas raízes partem das culturas celta, espanhola, africana, muçulmana, germânica e romana. É um país bastante conhecido pela sua gastronomia, deliciosa e bastante bem confeccionada. Desde a doçaria, aos pratos de peixe e marisco, é de comer e chorar por mais. As iguarias mais aclamadas são os pratos de bacalhau, a açorda de marisco, os queijos ou o pastel de nata. É um país bastante ligado às suas tradições, o qual tem a máxima qualidade na produção de artesanato e na indústria têxtil e do calçado. A herança dos árabes é ainda hoje bastante visível no Sul do país, onde a secagem dos frutos secos, as chaminés algarvias ou o azulejo, ainda fazem parte do quotidiano deste povo.


Locais UNESCO em Portugal


Descubra alguns dos melhores destinos para visitar em Portugal. Veja a minha página sobre os locais UNESCO Património Mundial em Portugal que são locais protegidos pela sua importância cultural ou natural.

Locais inscritos na Lista do Património Mundial em Portugal:

  • Centro Histórico de Angra do Heroísmo, Açores
  • Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém, Lisboa
  • Mosteiro da Batalha
  • Convento de Cristo, Tomar
  • Centro Histórico de Évora
  • Mosteiro de Alcobaça
  • Paisagem Cultural de Sintra
  • Centro Histórico do Porto
  • Sítios de Arte Rupestre do Vale do Côa, Ribacôa
  • Floresta Laurissilva da Ilha da Madeira
  • Centro Histórico de Guimarães
  • Região Vinhateira do Alto Douro
  • Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, Açores
  • Cidade Fronteiriça e de Guarnição de Elvas e as suas Fortificações
  • Universidade de Coimbra, Alta e Sofia
Guia de Viagem a Portugal