COMPRAS LONDRES

Compras em Londres: Mercados locais e lojas de souvenires

COMPRAS LONDRES
COMPRAS LONDRES

Nem só de cultura se faz Londres e, para além de todas estas sugestões, há ainda muito mais a fazer: quem não aproveita Londres para fazer algumas compras, perder-se nos mercados locais e levar algumas recordações?

DICA IMPORTANTE: Compre o London Pass para ter descontos em monumentos, museus, utilização gratuita da rede de transportes públicos e evitar longas filas para comprar bilhetes – compre o London Pass aqui.

Onde ir às Compras em Londres

Lojas famosas

Em Londres há lojas para todos os bolsos, ou seja, mais caras ou mais baratas. Claro que as grandes marcas estão representadas na cidade inglesa: Louis Vuitton, Prada, Channel, Gucci, Dior, entre muitas outras. É só procurar e, sem grande esforço, vai dar de cara com as suas montras que dão bem nas vistas.


1- Harrods


Têm muita importância em Londres os departamentos de lojas como o Harrods, por exemplo. A ocupar quase dois hectares, o edifício tem de tudo um pouco – desde roupa a comida, podendo passar lá um dia inteiro sem sair, se quiser. Entre as marcas representadas estão nomes como Gucci, Cavalli, Marc Jacobs, Vera Wang, entre muitos outros. A Harrods fica em Brompton Road e, mesmo que não vá comprar nada, merece uma visita ao interior deste edifício com história desde 1849.


2- Harvey Nichols


Outro grande departamento de lojas é Harvey Nichols, onde também encontra de tudo. Fica em Knightsbridge e existe desde 1880. Tem oito andares e, além das grandes marcas de roupa, encontra também restaurantes, lojas de acessórios e artigos de decoração.


3- Fortnun & Mason


Como vê, estes departamentos de lojas são coisa já antiga em Londres. Veja este de 1707! Situado em Piccadilly, a Fortnum & Mason é dos locais que reúne mais coisas chiques, ideal para o planeamento de um evento mais glamoroso. Desde o serviço de chá, ao bolos de casamento, perfumes, acessórios, artigos gourmet, ideias originais para presentes e tudo o que é preciso para um piquenique romântico.


4- Fenwick


Outra loja antiga em Londres é a Fenwick Bond Street. Existe desde 1891 e tem cinco andares de cosméticos, acessórios e roupas para mulher e homem. Tem ainda um café para poder descansar das compras.


5- Selfridges


O Selfridges, desde 1909, é um dos departamentos de lojas mais tradicionais em Londres. Está até a passar, na televisão, uma série televisiva sobre a vida do homem que fundou este império: o senhor Selfridge. Vende roupas para toda a família, decoração e roupas de marca como Alexander McQueen, D&G, Prada, Viviane Westwood, Michael Kors, entre muitas outras.


6- Liberty


A Liberty também está entre as lojas famosas de Londres, cujo charme começa logo com a arquitectura do edifício onde está instalada. A fachada ao estilo Tudor, com detalhes em madeira, convida a entrar e descobrir um mundo de propostas para quem gosta de objectos de decoração, mas também acessórios e roupas. Representa inúmeras marcas de designer e aí pode encontrar muitas souvenires para trazer consigo. Todas muito british!


7- Primark


Famosa pelos seus preços baixos, a Primark pode ser um desafio. Quase é preciso ter algum treino físico para fazer compras nas lojas desta grande cadeia de retalho. Primeiro, porque as lojas desta marca são enormes e, depois, porque têm sempre tanta gente que é inevitável andar para trás e para a frente à procura do que se quer.
A melhor hora para ir à Primark é de manhã bem cedo, quando a loja ainda está arrumada e tudo está no sítio correcto. Vai encontrar sempre uma grande confusão de gente, mas a relação qualidade-preço é imbatível e é, por isso, que a Primark está sempre – sim, sempre – cheia. Também com preços baixos e famosa é a TK Maxx que vende produtos de marcas a preços baixos, do género outlet.


8- Apple


Gosta de maçãs? Se é entusiasta de tudo o que é novidade tecnológica, em particular da famosa marca da maça, saiba que em Londres está instalada uma das maiores lojas do mundo da Apple, aberta desde 2010. Fica em Covent Garden, na esquina com James Street, e tem tudo da marca num edifício com uma arquitectura muito moderna.


9- Burberry


A Burberry pode ter lojas em todo o mundo, mas a de Londres destaca-se. Aberta desde 2012, é a maior loja da marca no mundo inteiro. O edifício de quatro andares, com 200 anos de história, fica em Regent Street e tem uma área de 2.500m2.


10- Floris


Se gosta de locais tradicionais, então a Floris é um poço de história. Existe desde 1730 e é uma das mais antigas perfumarias de Londres (com fragrâncias para homem, mulher e também para a sua casa ficar cheirosa). Fica em Jermyn Street.


11- Hamleys


Em Regent Street encontra uma loja que é a perdição de miúdos e graúdos. A Hamleys é a mais antiga loja de brinquedos do mundo em funcionamento e ali pode encontrar tudo o que é brinquedo e muita bonecada de animações conhecidas como Barbie, Star Wars, Simpsons, Toy Story e muitas mais!

Mercados tradicionais

Não deixe de ir a Londres sem visitar os seus mercados tradicionais, nem que seja só mesmo para passear e ver como são. Não precisa de comprar nada. Aqui, vai experimentar uma vivência mais genuína da cidade, aproveitando para conhecer os locais e também para contactar com a diversidade cultural londrina.


1- Camden Market


O Camden Market é um dos mais conhecidos mercados de Londres e é justo dizer que é um dos mais conhecidos do mundo. Encontra-se de tudo neste mercado, para todos os gostos e feitios, desde discos de música, artesanato, antiguidades, acessórios a decoração, entre muitas outras coisas.

As lojas de roupas e calçado de Camden são muito procuradas por quem segue modas alternativas e vintage. É fácil encontrar aqui várias tribos: desde os punks de Londres, com cabelos pintados de rosa fúcsia, até aos góticos com as suas maquilhagens e roupas pretas.

Este mercado existe desde os anos 70 e engloba as lojas de rua, com fachadas que merecem fotografias, mas também tem uma zona com barraquinhas e uma outra – a Camden Stables Market – que ocupa os antigos estábulos de uma companhia ferroviária, onde estão quase 500 espaços com lojinhas pequenas.

Existem muitos locais em Camden Market onde pode experimentar vários pratos internacionais, com predominância dos restaurantes chineses e principalmente indianos. Como se tornou num local muito turístico, está aberto todo os dos dias do ano, excepto no dia de Natal.


2- Borough Market


É o mais reconhecido mercado de produtos alimentares de Londres. Aqui vai encontrar produtos alimentares frescos de todo o país. Frutas, doces, pão, vegetais, queijos e bebidas – com a cerveja em grande destaque. Pode passar por lá para comprar umas sanduíches e doces, para comer pelo caminho, que acaba por ficar mais barato do que ir a um restaurante. Além disso vive-se neste mercado um ambiente muito animado.


3- Brick Lane Market


É uma zona colorida, com cheiro a caril no ar e restaurantes indianos em cada esquina. Neste mercado encontra bancas de venda de roupa e de acessórios, muitos com tema vintage. As lojas estão abertas todos os dias, sendo o domingo o dia mais concorrido. Nesse dias, as famílias aproveitam o descanso para passearem e há muita gente pelas ruas à procura de pechinchas e artigos em segunda mão.


4- Portobello Market


Um mercado inspirador e muito conhecido. Tão conhecido que já existe noutros países com nomes similares. Existe desde 1800 e fica no bairro de Notting Hill – sim, esse mesmo, que se celebrizou com o filme com o mesmo nome, com Hugh Grant no papel principal. No mercado vai encontrar muitas peças vintage, além das lojas, como livrarias e espaços com artigos de música. Também vai encontrar barraquinhas com artesanato e antiguidades.


5- Broadway Market


Aqui vai encontrar à venda produtos biológicos de agricultores da região. O Broadway Market é o maior mercado coberto do sul de Londres, o que é bom porque não tem de se preocupar com o tempo. Pode estar a chover e fica na mesma confortável lá dentro. Existe desde 1936 e, aos alimentos frescos, acrescenta espaços com venda de artesanato, artigos de decoração, roupa, acessórios, música, electrónica e brinquedos, entre outros. Abre todos os dias excepto ao domingo e feriados, das 9h30 às 18h30. À quarta-feira encerra mais cedo, às 17h30.


6- Columbia Road Flowers


Haverá mercado mais colorido que este? Provavelmente não. O Columbia Road Flowers tem flores e plantas variadas, de todas as cores e feitios, com um cheirinho que invade o espaço. Além de lojas, também tem barraquinhas com as plantas à venda. As flores invadem a rua todos os domingos, das 8h às 13 horas, mas nos restantes encontra também lojas vintage, de mobiliário, de acessórios high fashion ou mesmo de roupa de criança.


7- Old Spitalfields Market


Fica a cinco minutos a pé da Liverpool Street Station. Está aberto todos os dias e em cada dia tem artigos em destaque. À quinta-feira tem artigos vintage, antiguidades e peças de coleccionismo. À sexta-feira, tem roupas e peças de arte. Na primeira e terceira sexta-feira do mês os artigos musicais estão em destaque, incluindo raros discos de vinil. Aos sábados, é escolhido um tema diferente em cada semana, como peças vintage, artesanato e peças de design. Ao domingo vendem de tudo um pouco e o mercado é muito frequentado por famílias neste dia.


8- Greenwich Market


O único mercado histórico de Londres instalado num lugar classificado como Património da Humanidade. Está aberto de quinta-feira a domingo, encontrando aqui muitas lojas de designer independentes e de artesanato, encontrando sempre peças únicas. À quinta e sexta-feira mostra as antiguidades, artigos para coleccionadores e artes. O fim-de-semana é sempre mais movimentado, com artigos de arte, artesanato e muitos espaços com comida. Alguns restaurantes estão abertos todos os dias da semana neste mercado coberto que pede para ser visitado.

Souvenires

Em cada rua do centro de Londres vai encontrar pelo menos uma loja com souvenirs, ou lembranças, para trazer consigo no regresso, para si ou para oferecer a alguém. Junto aos locais mais turísticos é certo que vai encontrar esses espaços onde o orgulho britânico se vai destacar, com o branco, vermelho e azul da bandeira britânica a sobressair em quase todos os artigos.

O merchandising londrino é muito diverso. E cada peça pode incluir imagens distintas das várias as atracções da cidade. Podem ter a imagem do Big Ben, do London Eye, das cabines telefónicas vermelhas, dos autocarros de dois andares, da bandeira inglesa – e esses temas todos em vários suportes: desde louça a malas, tshirts, almofadas, ímanes, canetas, isqueiros, cinzeiros, chapéus e tudo o mais que possa imaginar.

Além dos globos de neve habituais, em Londres é normal ver nos quiosques e lojas de recordações muitas chávenas a fazer lembrar o serviço da família real. Não é que vá tomar chá com a rainha, mas para quem gosta de louça tradicional esta é a prenda ideal. Outras são mais para ‘turista ver’ com as caras dos príncipes impressas. Há gostos para tudo…

Como tomar chá é algo muito tradicional e rotineiro para os ingleses, vai encontrar com facilidade conjuntos completos para comprar: a chávena, o pires, o tabuleiro, bules e as próprias colheres para deitar o açúcar e mexer o chá. Essas colheres dos souvenirs mais chiques – e que ocupam pouco espaço na mala – podem ser uma boa lembrança a trazer de Londres. São muitas vezes objectos de colecção. Existem as que têm brasões reais, ou a extremidade a imitar a coroa da Rainha, ou ainda com a imagem do Buckingham Palace ou a Tower Bridge. A que tem tido mais saída, nos últimos tempos, é a colher com a imagem de William e Kate. Sim, em Londres, saber-se e discutir-se coisas como ‘as colheres de chá com mais saída no mercado’ não é tão insólito como parece…

Continuamos a falar de chá e de como tudo o que está relacionado com a bebida se pode tornar uma boa lembrança, para si ou para oferecer a alguém. Existem também as caixinhas de metal com o chá preto, que é o mais bebido em Inglaterra. Tem caixinhas com elementos de decoração tradicional maiores e outras mais pequenas – e que ocupam pouco espaço na sua mala – em latas que são miniaturas das cabinas telefónicas ou dos marcos de correio, ambas vermelhas.

As Tea Towels têm diversos desenhos com motivos britânicos. São toalhas pequenas, usadas precisamente no serviço do chá das 5 (ou a outra hora qualquer), com os monumentos mais importantes ou com imagens dos pubs londrinos impressos no tecido. As chamadas tea towels servem para tapar os bules do chá para que a bebida não arrefeça tão rapidamente. Sim, porque para os britânicos o chá é mais do que uma bebida, é um ritual.

Os nomes das estações de metro são também muitas vezes usadas em lembranças como porta-chaves ou nos ímanes, por exemplo, ou impressas em tshirts ou malas de senhora. Além disso há canecas para tomar o pequeno-almoço, há saleiros e pimenteiros, toalhas de praia, os porta-passaportes, os baralhos de cartas e tantas outras coisas, que provavelmente vai perder algum tempo nas lojas antes de escolher alguma coisa.

Os ímanes! Esse objecto que quase toda a gente acaba por levar para casa. Todos os principais monumentos de Londres têm direito a representação em ímanes. Assim como os guardas reais, os polícias, os táxis, as cabines telefónicas e o autocarro de dois andares. Ímanes com abre cápsulas foram das melhores invenções para souvenirs. Leve uma recordação que realmente pode dar jeito.

Em algumas lojas vai ainda encontrar à venda produtos do torneio de Winbledon, assim como vai ver por todo o lado artigos com a Union Jack, nome pelo qual é conhecida a bandeira do Reino Unido (e que aparece no canto superior esquerdo das bandeiras de alguns anteriores territórios britânicos, agora parte da Commonwealth). Existe ainda toda uma gama de souvenirs “I Love London” com tudo o que pode imaginar: porta-chaves, canetas, sacos de praias, guarda-chuvas, relógios, tshirts e sweaters, e muito mais.

Além de todas estas ideias de souvenirs, existem ainda muitas peças com a imagem da Princesa Diana, que ainda têm muita saída. E por falar na família Real. Os guardas da rainha, aqueles de chapéu alto, servem de modelo para os ursinhos de peluche muitas vezes comprados para as lembranças dos mais pequenos. Há ainda carrinhos a imitar os táxis londrinos muitas vezes replicados em brinquedos para crianças.

Guia de Viagem a Londres