Eventos Anuais em Londres: Lista de actividades mês a mês

EVENTOS EM LONDRES
EVENTOS EM LONDRES

Veja aqui se algum dos eventos anuais de Londres coincide com a sua passagem pela capital inglesa. Se sim, aproveite para se divertir ainda mais! Há eventos que se estendem por vários meses, por isso verifique bem os eventos descritos nos meses anteriores ao da sua viagem.

DICA IMPORTANTE: Compre o London Pass para ter descontos em monumentos, museus, utilização gratuita da rede de transportes públicos e evitar longas filas para comprar bilhetes – compre o London Pass aqui.

Eventos Anuais em Londres – mês a mês

Janeiro em Londres


Ano Novo Chinês


Entre o final do mês de Janeiro e o início de Fevereiro, celebra-se o Ano Novo Chinês na Chinatown de Londres. As ruas ficam cheias de gente e animação, celebrando a entrada do novo ano, com dragões pela rua, comida típica e artesanato. Uma festa a não perder!

Março em Londres


Oxford and Cambridge Boat Race


Durante o mês de Março decorre a competição anual de remo entre as universidades de Oxford e Cambridge. A prova tem a distância de 6,8 quilómetros no rio Tamisa e juntam-se nas suas margens mais de 250 mil pessoas a assistir e a apoiar a sua equipa (e universidade) de eleição. 

Abril em Londres


London Marathon


A maratona de Londres tem um percurso de 42,195 quilómetros, entre Greenwich Park e Westminster. Realiza-se em meados de Abril e conta com a participação de cerca de 35 mil pessoas por ano.

Maio em Londres


Chelsea Flower Show


Para este evento, que se realiza em meados de Maio, os jardins são criados de propósito para o Chelsea Flower Show. A organização é da Royal Horticultural Society e tem lugar no Royal Hospital Chelsea, onde estão expostas flores e plantas lindíssimas em jardins encantadores.  É uma exposição famosa também porque, além de centenária, recebe a visita da rainha, que é patrona da Sociedade Real de Horticultura. 
 


Royal Academy Summer Exhibition


Entre o mês de Maio e Agosto são expostas mais de 1000 obras, que são seleccionadas entre cerca de 10 mil propostas, por académicos e pelo público. Durante o certame, as obras vão estar à venda por preços mais baixos do que o normal. A exposição realiza-se na Burlington House, em Piccadilly. A primeira exposição deste género aconteceu em 1769 e tem sido realizada, todos os anos, sem excepção.

Junho em Londres


Trooping the Colour


Uma grande celebração militar britânica, com raízes no século XVII, e em cuja parada participam as diversas forças militares britânicas e da Commonwealth. Desde 1748 esta celebração festeja igualmente o aniversário do monarca britânico (independentemente da sua data de aniversário de facto). Aqui, os militares de casaco vermelho e chapéu de pelo, alto e preto, da Household Division, ganham destaque, sendo responsáveis pela escolta da rainha durante a procissão na The Mall, a avenida londrina que se estende da residência oficial do monarca (Palácio de Buckingham) à Trafalgar Square. 
 


Royal Ascot


Muito poucos eventos do Reino Unido terão mais glamour do que este. A cerca de 50km do centro de Londres, a Ascot Racecourse, na pequena cidade de Ascot, recebe o mais importante encontro de equitação, em corridas de cavalos em traçado recto, do Reino Unido. Nas corridas de cavalos, dá-se atenção a tudo, mesmo ao que pode à primeira vista não depender das corridas: os chapéus exuberantes e as roupas chiques, que fazem deste o evento mais badalado do Verão londrino. O primeiro prémio ascende a 5,5 milhões de libras (mais de 7,5 milhões de euros!). Acontece normalmente em Junho, mas a sua data pode variar. Este ano decorre de 16 a 20 de Junho. Os bilhetes mais baratos custas 4,5£ enquanto os mais caros podem ascender a mais de 1000£!
 


Wimbledon Lawn Tennis Championship


Quase dispensa apresentações o torneio de Wimbledon, o mais antigo torneio de ténis do mundo. Realiza-se entre os meses de Junho e Julho. 

Julho em Londres


BBC Promenade Concerts


Para os amantes da música, entre meados de Julho e meados de Setembro, os concertos Promenade da BBC apresentam-se todos os dias no Royal Albert Hall. Existem bilhetes a partir de £7,50. Conta com várias dezenas de artistas, que representam estilos que vão desde o erudito ou clássico ao Gospel. A não perder, para quem visitar Londres nesta altura.

Agosto em Londres


Carnaval de Notting Hill


O Samba pode não reinar neste carnaval, mas nem por isso deixa de haver muita animação (e algum samba também)! O Notting Hill Carnival dura três dias e conta com diversas bandas e DJs a garantir a animação musical de manhã à noite. As ruas enchem-se comida, dançarinos e mascarados. Começa-se no último sábado de Agosto, com uma festa para toda a família. No domingo seguinte, há cortejos pelas ruas para crianças e, na segunda-feira, o carnaval encerra em grande, sendo este o dia principal da festa. Neste ano, o segundo da comemoração dos 50 anos deste carnaval, o tema são precisamente as celebrações carnavalescas e a sua história e evolução pelo mundo e a ligação das artes carnavalescas à celebração de Notting Hill. Este Carnaval não está relacionado com o celebrado no período que antecede a Quaresma, tendo a grande vantagem – pelo menos para os mais friorentos – de, em Agosto, o tempo ser bem mais ameno do que em Fevereiro ou Março.
 


Great British Beer Festival


Quem não gosta de uma pint, ou duas, ou três? Cervejas de todos os tipos e sidras inglesas fazem parte deste festival que acontece em meados de Agosto, no London Olympia. A organização é da Campaign for Real Ale.

Novembro em Londres


Lord Mayor’s Show


No segundo sábado de Novembro, há um coche dourado que atravessa a Square Mile em grande festa. Lá dentro, segue o Mayor eleito na City de Londres. À festa juntam-se carros alegóricos e fogo-de-artifício à noite. Resumindo, uma grande festança nas ruas da cidade.
 


Noite de Guy Fawkes


Em 1605, Guy Fawkes tentou explodir o Parlamento durante a chamada “Conspiração da Pólvora”. Este momento da história londrina é celebrada, no dia 5 de Novembro, com fogueiras na cidade e fogo-de-artifício. Sabia que foi este personagem e momento histórico que inspiraram as máscaras usadas no sucesso de bilheteira “V de Vingança” ou “V for Vendetta”?
 
London Film Festival


São três semanas de sessões de filmes, nos cinemas da capital londrina, a preços reduzidos. Em Leicester Square tem, durante o período do evento, uma barraca que dá informações e programas acerca do festival. Realiza-se em Novembro.

Dezembro em Londres


Natal


It’s Christmas time! O Natal em Londres é mágico! As ruas enchem-se de luzes e mercados de natal, ganhando a cidade toda uma nova magia. É verdade que o Natal é celebrado em todo o mundo cristão mas, acredite, Londres é especial!


Ano Novo


A famosa Torre do Relógio (que abriga o ainda mais famoso Big Ben) é já por si grandiosa, não acha? Agora imagine-a integrada no fabuloso fogo-de-artifício do Ano Novo. Se passar o ano em Londres tente manter-se, pelo menos até às doze badaladas, suficientemente sóbrio (não vale a pena usar meias-palavras, afinal é passagem de ano!) para desfrutar deste espectáculo de luzes magnífico!

Guia de Viagem a Londres