Fotos de Alfama

Miradouro das Portas do Sol, Alfama Lisboa

Nesta excelente foto do Miradouro das Portas do Sol vemos a Igreja de São Vicente de Fora e parte significativa do bairro de Alfama, assim como duas das mesas de uma esplanada que ali se encontra instalada desde há alguns anos.

Fotografia Miradouro das Portas do Sol, Alfama Lisboa
Fotografia Miradouro das Portas do Sol, Alfama Lisboa

Este é um miradouro muito apreciado pelos turistas estrangeiros que visitam a cidade de Lisboa. É fácil compreender porquê: é de fácil acesso, bem central, e oferece vistas fabulosas, que abrangem uma boa parte do Bairro de Alfama, onde se distingue a Igreja de São Vicente de Fora, das águas do rio Tejo e do seu tráfego fluvial, e da Margem Sul.

Junto à sua plataforma encontra-se uma estátua, de São Vicente, onde o santo surge representado com um navio e dois corvos, simbologia bem adequada ao local. Quem visitar o miradouro pode descer à parte baixa de Alfama através das escadinhas que se encontram à sua direita, embrenhando-se depois nas vielas daquele tradicional bairro lisboeta.

Há alguns anos o quiosque que ali existia foi transformado numa base para a esplanada que entretanto foi colocada no miradouro, e que em dias de sol enche por completo.