Blog de Viagens em Modo Aventura
Blog de Viagens em Modo Aventura 1

O João Leitão VIAGENS é um blog de viagem escrito para inspirar viajantes independentes e mochileiros audaciosos através de narrativas exóticas e ideias de viagens e aventuras inesperadas.

Blog de Viagens em Modo Aventura 2

Olá, sou o João! Sejam bem-vindos ao meu blog de viagens, onde partilho consigo as minhas experiências de viagem, e aventuras em países menos conhecidos.

Poderá reparar que a intenção principal deste blog é de incentivar e motivar outros viajantes a descobrirem lugares interessante pelo mundo fora.

Roteiro de 1 semana no Iémen

Roteiros e ideias exóticas para inspirar viajantes independentes. Sente-se preparado para descobrir destinos fora da caixa?

Blog com aventuras em mais de 130 países e territórios pela África, Antártida, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. A viajar desde 1999.

Países preferidos

Explorando o mundo

Planetas

1

Continentes

7

Países

128

Cidades

1297

Unesco

334

Mencionado

Mencionado

Viajar na Síria durante a Guerra

A minha última aventura foi uma viagem à Síria, num altura em que o país ainda estava em conflito. Neste vídeo que podem ver em baixo, resolvi não colocar nenhuma imagem relativa a destruição, de modo a apresentar uma visão positiva do país.

Nesta aventura, consegui explorar vários locais famosos do país, como a cidade de Alepo, o castelo Crac des Chevaliers, Homs, Hama, e a capital da Síria, Damasco. Adorei visitar a Síria, e penso voltar brevemente.

Estive em Alepo no primeiro dia da libertação e em que oficialmente os terroristas já não estavam na cidade. Estando no topo da Cidadela de Alepo, tive a oportunidade de presenciar o primeiro voo Damasco-Alepo a aterrar no aeroporto da cidade, desde o início da guerra na Síria.

Fiz ainda o percurso que cruza toda a Província de Idlib pela famosa auto-estrada M5, que liga Alepo a Damasco, sob fogo cruzado entre russos, terroristas, forças sírias, e turcos. Esteve aberta durante uma semana até voltar a fechar por causa da nova tomada terrorista. Foi mesmo durante esses dias que eu consegui passar, mas pelo meio dos ataques.

Presenciei um autêntico cenário de guerra, com aviões a bombardearem a cidade de Idlib e arredores, homens a avançarem para a linha da frente, e a dada altura num pequeno desvio, um tanque a disparar a uns meros 30 metros do carro onde eu ia.

Tirando esta pequena situação de guerra presenciada, todo o resto da viagem na Síria passou-se tranquilamente e sem grandes complicações. No momento da minha visita só uma pequena parte do território estava em guerra. Todo o resto do país faz-sem problema, e com muitas cidades em plena reconstrução.

O meu roteiro de viagem na Síria foi: Damasco, Maaloula, Crac des Chevaliers, Homs, Hama, Alepo, Latakia, Fortaleza de Saladino, Kassab, Ugarit, Jableh, Castelo Marqab, Tartus, Ilha Arwad, Palmira, e Busra.

Blog de Viagens em Modo Aventura 3

Este é o Templo de Baal em Palmira, depois da detonação de 12 toneladas de explosivos. O arco de entrada do templo resistiu à destruição.

O templo de Baal era um templo antigo localizado em Palmira, na Síria. As suas ruínas foram consideradas entre as mais bem preservadas de Palmira, até serem destruídas pelo grupo militante terrorista islâmico do Daesh em Agosto de 2015.

Muitas pessoas perguntam-me se Palmira foi toda destruída.

NÃO, a maior parte da cidade antiga está bem preservada e, de fato, o Leão de Al-lat, o Templo de Baalshamin, o Templo de Bel, a Torre de Elahbel, os três pilões e parte do teatro foram destruídos, mas o resto dos 80 hectares de ruínas no interior do complexo arqueológico não foram destruídos e continuam impressionantes como sempre foram.

Palmira foi finalmente recapturada pelo exército sírio com a ajuda do exército russo a 2 de Março de 2017, antes que os terroristas pudessem destruir outros monumentos também muito importantes.

Palmira continua a ser uma das cidades antigas mais carismáticas e impressionantes do mundo. Um dos destaques da viagem que fiz à Síria em Fevereiro de 2020.

1 ano na estrada em Modo #VanLife

Há uns anos atrás fiz uma parceria com a Mercedes-Benz, durante uma viagem de 35.000 km percorridos numa auto-caravana Sprinter 4×4 modificada por mim.

Esta aventura por estrada que demorou um ano, levou-me a países como a Rússia, a Arménia, o Tajiquistão, o Irão, o Iraque, a Turquia, o Quirguistão, o Cazaquistão, o Azerbaijão, a Geórgia, a Ucrânia, etc.

Primeiro turista na Arábia Saudita

Vou contar um pouco da minha viagem na Arábia Saudita, num altura que o país ainda não estava aberto ao turismo.

Nesta viagem, aluguei um carro na cidade de Jeddah e guiei até Riade, a capital do país, num roteiro improvisado com mais de 3000 km.

Visitei alguns locais históricos e andei à descoberta das antigas estações da Linha ferroviária do Hejaz, e de gravuras rupestres no deserto do norte do país.

Fui o primeiro viajante a entrar no aeroporto de Jeddah com o novo visto de eventos Sharek.

Quando cheguei à zona de controlo do passaporte e entreguei o documento impresso, o polícia não sabia o que fazer e chamou o superior.

Fui levado para uma outra secção do aeroporto, e o senhor que me acompanhou fez questão em me dizer que eu era o primeiro viajante a entrar naquele aeroporto com aquele tipo de visto de turismo.

Desde o primeiro momento que cheguei, pude logo notar a simpatia e o acolhimento cordial do povo saudita.

Quem é o autor deste Blog de Viagens?

O meu nome é João Leitão. Nasci em Lisboa em 1980, e sou artista visual de formação. Gosto de viagens aventura, fotografia e culinária.

JOÃO LEITÃO

O contacto humano e a comunicação são muito importantes para mim, por isso interagir com os povos autóctones durante as minhas viagens é primordial.

Sou uma pessoa que se define com curiosa. Sempre fui assim, desde pequeno.

Basicamente sou uma esponja, uma criança a explorar o mundo, absorvendo experiências novas diariamente.

Países e pessoas diferentes exercem sobre mim um imenso fascínio. Eu quero é ver, aprender. Arquitectura do Mundo, traços do passado, crenças religiosas, sabores, aromas, línguas e dialectos, expressões musicais. Viajar encaixa perfeitamente na minha personalidade.

Agora estou aqui, a dar-lhe as boas vindas ao meu blog de viagem, onde reuni material com muita informação útil e que pretende motivá-lo a sair de casa e conhecer o nosso maravilhoso Planeta!

Blogger da Equipa Pathfinders

Blogger da Equipa Pathfinders na Lonely Planet

Parcerias

Clientes
Instagram JoaoLeitaoViagens