Viagens de Grupo

Mapa-Múndi: Mapa do Mundo e os Mapas dos Continentes

Categorias Generalidades Etiquetas
Mapa-Múndi
Mapa-Múndi

Vamos aprender mais sobre o Mapa-Múndi, mais conhecido como um simples Mapa do Mundo.

MAPA MUNDI COM A PROJECÇÃO DE MERCATOR

Quem não tem no seu imaginário uma representação plana deste mundo maravilhoso onde vivemos?

E quantas pessoas não colocaram na parede um planisfério, essa palavra pouco usada que designa isso mesmo, um mapa plano do planeta Terra?

O que é um Mapa Mundi?

Os mapas do mundo mais comuns são os chamados “mapas políticos”, que representam as principais cidades, certamente as capitais dos países e as fronteiras entre Estados. Mas há variações, por vezes com combinações entre si. os “mapas físicos” mostram a morfologia tridimensional do planeta, com informação sobre o relevo, quer na superfície terrestre quer nos oceanos, e a natureza dos solos e da vegetação.

Pode também haver planisférios temáticos, ilustrando qualquer fenómeno natural ou humano, desde concentração demográfica a níveis de poluição, enquanto outros representam movimentos históricos, como invasões, migrações ou a evolução de fronteiras.

MAPA DO MUNDO

A Projecção de Mercator, apesar de datada do século XVI, manteve-se em uso até os dias de hoje, marcando a história da cartografia.

Mas antes de Gerardus Mercator criar o seu sistema, já existiam mapas-múndi.

Baseavam-se no sistema criado pelo escolástico grego Ptolomeu, assente numa quadrícula com latitudes e longitudes, mas os mapas de então estavam mais focados nas descrições e a sua fidelidade ao mundo real era algo duvidosa.

Veja também as várias Projecções do Mapa Mundi – Mercator, Mollweide, Peters, etc.

Mapa do Mundo – Planisfério

MAPA DO MUNDO

Mapas do Mundo por Continentes

Mapa do Mundo e seus maiores países

Maiores países do mundo
Maiores países do mundo


Neste mapa mundi podemos observar que os vinte maiores países do mundo são a Rússia, o Canadá, a China, os Estados Unidos da América, o Brasil, a Austrália, a Índia, a Argentina, o Cazaquistão, a Argélia, a República Democrática do Congo, a Arábia Saudita, o México, a Indonésia, o Sudão, a Líbia, o Irão (Irã), a Mongólia, o Peru e o Chade.

Mais Populosos Países do Mundo

  1. Rep Popular da China = 1.321.852.000 hab
  2. Índia = 1.189.172.906 hab
  3. Estados Unidos da América = 313.232.044 hab
  4. Indonésia = 245.613.043 hab
  5. Brasil = 196.741.680 hab
  6. Paquistão = 187.342.721 hab
  7. Bangladesh = 158.570.535 hab
  8. Nigéria = 155.215.573 hab
  9. Rússia = 138.739.892 hab
  10. Japão = 127 433 494 hab.

Menos Populosos Países do Mundo

  1. Vaticano = 793 hab
  2. Nauru = 9945 hab
  3. Tuvalu = 11.264 hab
  4. Palau = 20.770 hab
  5. San Marino = 32.457 hab
  6. Mónaco = 36.371 hab
  7. Liechtenstein = 36.476 hab
  8. São Cristóvão e Nevis = 51.970 hab
  9. Ilhas Marshall = 55.548 hab
  10. Dominica = 71.293 hab

Quando olhamos para um mapa do mundo esquecemos frequentemente que aquela representação contém imperfeições. É que a Terra é tridimensional, uma espécie de esfera achatada, uma forma a que se chama globo, e a sua transformação para um plano bidimensional traz consigo problemas em que não se costuma pensar.

Simplesmente é impossível fazê-lo sem distorcer a realidade, mas mesmo assim o desejo e a necessidade têm levado cartógrafos de todos os tempos a representar o planeta num plano bidimensional.

Os métodos utilizados para minimizar esta distorção têm variado e chamam-se “projecções”. Por outras palavras, em cartografia, uma projecção é a técnica utilizada para representar um globo num plano.

Terra vista do Espaço

Imagens espectaculares da Terra vista do Espaço.

Note-se que na Idade Média muita gente acreditava que a Terra era plana e que nas suas margens se encontrava… isso mesmo, literalmente, o fim do mundo. Pouco importa que muitos séculos antes os homens de ciência da Grécia Clássica tivessem determinado a forma real do planeta. Apesar dos nos meios académicos os princípios de Ptolomeu se terem mantido de forma relativamente sólida, entre as pessoas com um nível cultural mais baixo acreditava-se de facto que a terra era plana. Pode-se imaginar o pavor dos pobres marinheiros dos Descobrimentos, navegando para parte incerta, por mares nunca antes navegados, imaginando que a qualquer momento atingiriam o fim do mundo e cairiam com os seus navios para o infinito.

Mapa com todos os 7 continentes: África, Ásia, Pacífico, América do Norte, América do Sul e Antártica

Na Idade Média o mapa-múndi era objecto de desejo, ferramenta preciosa para marinheiros e aventureiros, uma arte exclusiva de um restrito círculo de cartógrafos. Até há umas décadas atrás faziam parte de qualquer sala de aula e hoje em dia são muito apreciados por viajantes que marcam na sua superfície os países e cidades por onde passaram.

Mapa do Mundo

Mapa Mundi
Grave no Pinterest

Faça um pin desta página e siga o blog no Pinterest.

MAPA MUNDI
Instagram JoaoLeitaoViagens