Viagens de Grupo

Visitar Egito – Roteiros e Dicas de Viagem

Categorias Egito Etiquetas
Visitar Egito - Roteiros e Dicas de Viagem
Visitar Egito – Roteiros e Dicas de Viagem

Guia de Viagem do Egito

Viajar no Egito – informação de viagem.

Tudo sobre visitar os melhores locais e destinos do Egito. Ideias de roteiros e itinerários com informação de alojamento, transporte, muitas galerias de fotografias, restaurantes, vídeos e mapas.

Organize as suas férias no Egito. Alguma pergunta ou opinião deixe um comentário no fim da página.

Nesta página você encontra:

  1. Turismo no Egito – Apresentação
  2. História, Geografia e Cultura
  3. Vídeo promocional do Turismo do Egito
  4. Resumo de viagem ao Egito
  5. Como fazer visto para o Egito
  6. Guia de Viagem: artigos para consultar
  7. Roteiros no Egito – 7 e 9 dias
  8. Locais UNESCO no Egito
  9. Kit de Viagem

Obrigado.

Turismo no Egito, Roteiros de Viagem

Pirâmide de Queops com camelo, Egito
Pirâmide de Queops com camelo, Egito

O Egito é um país fascinante para passar férias. O Egipto é um país cheio de história e factos culturais interessantes. Provavelmente toda a gente no mundo quer visitar o Egipto.

Viajei no Egipto em Fevereiro de 2008 e tive a oportunidade de conhecer um pouco o país usando vários tipos de meios de transporte e visitei alguns pontos importantes tais como a cidade do Cairo e as pirâmides, Sharm El-Sheikh, Luxor e Aswan para ver o excelente Museu Núbio e o Templo de Philae.

Tenho imensas páginas sobre o Egipto que pode explorar consultando o menu Egipto (à sua direita), tome o seu tempo e explore, pode ser que lhe dê algumas ideias para a sua viagem.

Apesar de ter gostado muito de tudo na viagem ao Egipto, fiquei apaixonado por tudo o que há para ver na cidade de Luxor, localizada mais ou menos a 700km a Sul do Cairo.

Luxor era a antiga cidade de Tebas e tem muitos locais muito interessantes e bonitos para se visitar e ficar 2 ou 3 dias.

Apresentação da História, Geografia e Cultura:

Templo de Luxor, Egipto

A história do Egito divide-se em três períodos. O primeiro, o Antigo Império (3200 a.C. – 2100 a.C.), foram construídas as grandes pirâmides dos Faraós Quéops, Miquerinos e Quéfren, tal como se fizeram construções de drenagem/irrigação para o desenvolvimento da agricultura. No período seguinte, o Médio Império (2100 a.C – 1580 a.C.), existiram momentos de prosperidade económica e política, apesar de o poder do Faraó ser oscilante devido aos ataques constantes de outros povos. Por último, o Novo Império (1580 a.C. – 715 a.C.), ficou marcado pelas conquistas territoriais – foi um período de constantes ataques. Passando por vários domínios – Otomano, Islâmico, Romano – foi, no século XIX, que a Inglaterra ocupou este território, militarmente. Em 1922 o Egipto consegue a sua independência, mas durante o período de governação de Sadat, pioraram as condições de vida dos egípcios. Mas a partir dos anos 90, conheceu-se a democracia neste país, embora nos últimos anos exista uma luta vincada sobre os direitos das mulheres e contra o terrorismo.

A geografia do Egito determina que este país se encontra entre dois continentes – situa-se no Extremo Noroeste de África, tal como na parte ocidental da Ásia, mais propriamente na Península de Sinaí. Aqui também situam-se o Vale do Nilo, o Delta e os Desertos Ocidentais e Orientais. Faz fronteira a Norte com o Mar Mediterrâneo, a Este com o Mar Vermelho e Israel, a Sul com o Sudão e a Oeste com a Líbia. O Egipto é uma continuidade do grande deserto que se estende desde o Oceano Atlântico ao Mar Vermelho (Norte de África) e onde também corre um dos rios mais compridos do mundo, o Rio Nilo. Este rio tem cerca de 1000 Km e atravessa o país de Norte a Sul. O ponto mais elevado do país é o Monte Catalina, que conta com 2 407 metros. A cidade com mais índice populacional do Egipto e, de toda a África, é o Cairo.

Templo de Karnak em Luxor, Egipto
A cultura do Egito está profundamente ligada à mitologia ou religião egípcia, nomeadamente às suas divindades e cultos existentes do Antigo Egipto. Este facto é bastante visível, especialmente, na arte, na cultura e na arquitectura, tal como os egípcios foram mestres nos exemplares práticos que ainda hoje desafiam a ciência – a crença politeísta levou os egípcios a construírem imensas imagens e templos gigantes que serviam de culto aos deuses. Aqui só foi possível desenvolver o sentido de comunidades porque existia água em volta do deserto, sendo o Rio Nilo a salvação deste povo – fornecia a água necessária para que existisse vida humana naquele lugar. A Era Tínita, Império Antigo, Médio e Novo, Ptolemaico, Islâmico e Romano, naturalmente provocou uma miscigenação, resultando no povo que conhecemos hoje em dia, mas que no entanto trouxe ainda uma maior riqueza artístico-cultural a este país, um dos que tem das histórias mais antigas e interessantes do mundo.

Amazing Egypt – Best Tourism Video

Vídeo promocional do Turismo do Egito.

[responsive_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=CZTR8xU6fCU”]

O que visitei / Resumo de viagem ao Egito

Por ordem de visita.

[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Cairo, Egito” radius=”0″]CairoCidade do Cairo: A cidade do Cairo é enorme, cheia de confusão, arquitectura caótica misturando o moderno com o antigo, mesquitas com minaretes pontiagudos no meio de blocos de prédios, carros nas ruas, etc. É aqui que esta fascinante cidade se mostra aos visitantes, no meio deste caos. Não perca os bazares e mesquitas na zona antiga Khan el-Khalili, a Cidade dos Mortos, Khan el-Khalili, o fabuloso Museu do Cairo e a Mesquita Muhammad Ali na Citadela Saladin.


Top 10 locais a visitar em Cidade do Cairo:


  1. Pirâmides de Gizé
  2. Grande Esfinge
  3. Museu Egípcio
  4. Mesquita Al Azhar
  5. Souk Khan Al Khalili
  6. Velho Cairo (Cairo Copta)
  7. Cidadela Salah El-Din
  8. Praça Tahrir
  9. Bairro Khan el Khalili
  10. Mesquita e Madraça do Sultão Hassan

[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Taba, Egito” radius=”0″]TabaTaba (fronteira com Israel): Esta é a cidade fronteiriça do Egipto e Israel. Apanhei o autocarro desde a cidade do cairo até aqui, para entrar em Israel. Taba fica no Mar Vermelho e tem paisagens muito bonitas. Voltei mais uma vez para apanhar transporte até Sharm el Sheikh acabando por atravessar a costa do Sinai.


Top 10 locais a visitar em Taba:


  1. Ilha do Faraó
  2. Cidadela de Saladino
  3. Parque Nacional Ras Mohammed
  4. Baía Fjord
  5. Castelo Zaman
  6. Canhão Wishwashi
  7. Golfo de Aqaba
  8. Resort de Golf

[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Sharm el Sheikh, Egito” radius=”0″]Sharm el SheikhSharm el Sheikh: Este é provavelmente o mais famoso local para praia no Egipto. Há imensos hotéis e praias devidamente preparadas para servir turistas. Fiquei aqui na praia até fazer horas para apanhar o barco até Hurghada atravessando todo o Mar Vermelho desde a Península do Sinai até ao outro lado no Egipto.


Top 10 locais a visitar em Sharm el Sheikh:


  1. Parque Nacional Ras Mohammed
  2. Baía Naama
  3. Mesquita Al Mustafa
  4. Praia Ras Um Sid
  5. Catedral Ortodoxa Copta
  6. Mercado Sharm al-Maya
  7. Área Protegida de Nabq
  8. Praia Shark’s Bay
  9. Thomas Reef
  10. Mosteiro de Santa Catarina

[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Assuão, Egito” radius=”0″]AssuãoCidade de Assuão: Assuão é a base para ir visitar a Ilha de Filae no Lago Nasser. Aqui nesta cidade de cultura fortemente Núbia, pode-se apreciar um tipo de arquitectura menos caótica, pessoas muito simpáticas e visitar o fabuloso museu Núbio.


Top 10 locais a visitar no Assuão:


  1. Museu Nubia
  2. Templo de Filae
  3. Jardins Botânico de Assuão
  4. Mosteiro de São Simeão
  5. Obelisco inacabado
  6. Aldeia Nubia
  7. Mausoléu Aga Khan
  8. Sharia al-Souq
  9. Museu de Assuão
  10. Ilha Elephantine

[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Ilha de Filae, Egito” radius=”0″]Ilha de FilaeIlha de Filae no Lago Nasser: Para se chegar aqui tem que se apanhar um barco em Assuão, e depois de 7 km chega-se à ilha para se visitar o fantástico Templo de Ísis. A Ilha de Filae é localizada perto da primeira catarata do Lago e esta viagem de barco é muito bonita de se fazer.


Top 10 locais a visitar na Ilha de Filae:


  1. Templo de Isis
  2. Quiosque de Trajano
  3. Rio Nilo
  4. Porta de Adriano
  5. Vestibulo
  6. Catedral de Samoa
  7. Casa de Nascimento
  8. Relevos de Neos Dionysos
  9. Templo de Hathor
  10. Templo de Augusto

[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Luxor, Egito” radius=”0″]LuxorLuxor: Luxor é uma cidade maravilhosa. Para mim foi o melhor de todo o Egipto. Esta cidade é dividida entre dois lados do Rio Nilo. Fiz uma viagem de balão de ar quente pelo Vale dos Reis e Vale das Rainhas. É aqui nesta cidade onde foram achados os túmulos de Tutankhamon, Ramsés IX, Seti I, Ramsés VI e Horemheb. Em Luxor você pode visitar os famosos monumentos tais como o Templo de Luxor, o Templo de Karnak, o único e impressionante Templo mortuário da Raínha Hatshepshut e o Templo de Medinet Habu.


Top 10 locais a visitar em Luxor:


  1. Templo de Karnak
  2. Templo de Luxor
  3. Vale dos Reis
  4. Templo Deir el-Bahri
  5. Museu de Luxor
  6. Templo de Medinet Habu
  7. Templo dos Nobres
  8. Vale das Rainhas
  9. Templo mortuário da Rainha Hatshepshut
  10. Ramesseum

[/su_box]

[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Pirâmides de Gizé, Egito” radius=”0″]Pirâmides de GizéPirâmides de Gizé: Simplesmente maravilhoso, estes monumentos com mais de 4000 mil anos de existência continuam a tirar o fôlego a todos os visitantes. A Necrópole de Gizé fica nos subúrbios do Cairo, e é aqui que pode visitar a famosa Grande Esfinge, e ainda as famosas Grandes Pirâmides de Gizé: Pirâmide de Quéops ou Khufu, a Pirâmide de Quéfren e as Pirâmides de Miquerinos.


Top 10 locais a visitar nas Pirâmides de Gizé:


  1. Pirâmide de Quéops
  2. Pirâmide de Quéfren
  3. Pirâmide de Mikerinos
  4. Grande Esfinge
  5. Túmulo da Rainha Chentkaus I
  6. Museu Solar Barque
  7. Centro de Artes Wissa Wassef
  8. Cemitério Oriental
  9. Cemitério Ocidental
  10. Túmulo Senegemib-Inti

[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Pirâmides de Sacara, Egito” radius=”0″]Pirâmides de SacaraPirâmides de Saqqara: Saqqara é um local menos conhecido que Gizé, mas também importante a nível arqueológico. É aqui em Saqqara que fica uma das necrópoles da antiga cidade de Mênfis. Aqui pode visitar a famosa Pirâmide de Djoser e o Complexo funerário de Sekhemkhet.


Top 10 locais a visitar nas Pirâmides de Sacara:


  1. Museu Imhotep
  2. Pirâmide de Djoser
  3. Pirâmide de Unas
  4. Túmulo de Nefer-her-ptah
  5. Túmulo de Nefer
  6. Tumulo de Iru-kaptah Khenu
  7. Mosteiro de São Jeremias
  8. Pirâmide de Userkaf
  9. Pirâmide de Teti
  10. Túmulo de Mereruka

[/su_box]

[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Edfu, Egito” radius=”0″]EdfuEdfu: A antiga Behdet, é uma pequena cidade agrícola no Alto Egipto, junto ao rio Nilo, que se distingue pelo seu dinâmico mercado mas sobretudo pelo Templo de Edfu, dois locais que podem ser visitados facilmente a partir do ancoradouro fluvial. O Templo é o maior dedicado ao importante deus Hórus mas também à sua companheira divina, Hathor de Dendera. A sua construção iniciou-se em 237 a.C., por ordem de Ptolomeu III, e completou-se a 57 b.C.. Está em excelente estado de conservação e pode ser visitado entre Outubro e Maio. Um pouco mais afastada, a cerca de 5 km, junto à aldeia de Naga el-Goneima, encontra-se uma pequena pirâmide sobre a qual se conhece pouco e que está a ser estudada pelo Instituto Oriental de Chicago.


Top 10 locais a visitar em Edfu:


  1. Templo de Edfu
  2. Rio Nilo
  3. Igreja Ortodoxa
  4. Mesquita Sheikh Al-Bayoumi

[/su_box]

[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Abu Simbel, Egito” radius=”0″]Abu SimbelAbu Simbel: Junto à pequena aldeia de Abu Simbel encontra-se um dos mais importantes monumentos do Antigo Egipto, salvo nos anos 60 das águas invasoras da barragem de Assuão através de um enorme esforço da UNESCO, que coordenou um projecto de transferência dos monumentos, desmontados peça por peça e recolocados numa área segura. Do complexo de templos destaca-se o que é dedicado a Ramsés II, de longe o mais imponente, construído no século XIII a.C. e “descoberto” em 1813 pelo suíço Jean Louis Burkhart. A construção foi feita de forma que duas vezes por ano um raio de luz entra na câmara e ilumina as estátuas dos deuses Ra e Amunm mas deixando na penumbra a representação de Ptah, respeitando a sua ligação ao mundo das trevas. Acredita-se que os dias em que o feixe de lux incide sobre as esculturas correspondem aos aniversários de nascimento e de coroação de Ramsés II.


Top 10 locais a visitar em Abu Simbel:


  1. Grande Templo de Ramsés II
  2. Templo de Nefertari
  3. Templo de Hathor
  4. Casa dos Deuses
  5. Vestibulo
  6. Salão Hipostilo
  7. Colossi

[/su_box]

Visto para o Egipto

Vistos para o Egipto, Visto Egipto
Visto do Egipto (página direita) feito na embaixada egípcia em Eilat, Israel

Os cidadãos portugueses podem fazer o visto de entrada no Egipto em todos os aeroportos de chegada, no meu caso, foi no aeroporto do Cairo onde facilmente comprei um autocolante / visto por 15 dólares ou 10 Euros. Se você não for português, e para ter a certeza se necessita de visto para o Egipto ou não, visite a minha página de vistos.

Na segunda entrada que fiz no Egipto, vinha de Israel, tive que ir tirar o visto no Consulado do Egipto na cidade de Eilat bem na fronteira de Israel e Egipto. O processo do visto em Eilat é fácil e fiz numa manhã, mas tem que se estar lá o mais cedo possível, preencher os papéis, pagar 100 shekels israelitas (cerca de 20 Euros) e ir buscar o visto depois do almoço.

Na Embaixada do Egipto em Lisboa, sei por experiência que não é difícil, na verdade, em 2003 estava para viajar para o Egipto e fiz o pedido à embaixada, enviei tudo por correio carta registada de Évora para Lisboa, e, recebi o visto depois de 2 semanas pelo preço de 20 Euros. Acabei por não viajar nesta altura mas fiquei com a experiência do que é fazer um visto para o Egipto em Lisboa sem sequer ir à embaixada.

[su_note note_color=”#f2f2f2″]A Embaixada da República Árabe do Egipto em Lisboa é na Av. D. Vasco Gama 8. A Embaixada da República Árabe do Egito em Brasília é na Av. das Nações Lote 12 – Cep: 70.800-914 – Brasília, DF. O Consulado do Egito no Rio de Janeiro é na Rua Muniz Barreto, 741 – Botafogo – Cep: 22.251-090 – Rio de Janeiro, RJ. O Escritório Comercial do Egito em São Paulo é na Av. Paulista 726, 8º andar, Conj. 802 – Cep: 01.310-910 – São Paulo, SP.[/su_note]

[su_box box_color=”#DF7401″ title=”Guia de Viagem: artigos e relatos para você consultar” radius=”0″]

[catlist link_target=_blank name=Egito]

[/su_box]

Roteiros no Egito

Algumas ideias de roteiros para você preparar as suas férias no Egito de maneira independente. Itinerários de turismo no Egito.

[su_box box_color=”#009999″ title=”Roteiro 7 Dias Egito: Cairo até Luxor” radius=”0″]

  • Dia 1 – Cairo
  • Dia 2 – Cairo – Aswan
  • Dia 3 – Aswan
  • Dia 4 – Aswan – Kom Ombo
  • Dia 5 – Kom Ombo – Luxor
  • Dia 6 – Luxor
  • Dia 7 – Luxor – Cairo

[/su_box]

[su_box box_color=”#009999″ title=”Roteiro 7 Dias Egito: Cairo, Abu Simbel e Luxor” radius=”0″]

  • Dia 1 – Cairo
  • Dia 2 – Cairo – Pirâmides de Giza
  • Dia 3 – Cairo – Museu Egípcio
  • Dia 4 – Abu Simbel – Lago Nasser
  • Dia 5 – Rio Nilo
  • Dia 6 – Vale dos Reis – Karnak
  • Dia 7 – Karnak – Cairo

[/su_box]

[su_box box_color=”#009999″ title=”Roteiro 9 Dias Egito: Cairo até Assuão pelo Rio Nilo” radius=”0″]

  • Dia 1 – Cairo
  • Dia 2 – Cairo – Luxor – Rio Nilo
  • Dia 3 – Rio Nilo – Luxor – Edfu
  • Dia 4 – Rio Nilo – Edfu – Kom-Ombo
  • Dia 5 – Rio Nilo – Kom-Ombo – Aswan
  • Dia 6 – Aswan – Cairo
  • Dia 7 – Cairo
  • Dia 8 – Cairo (Pirâmides)
  • Dia 9 – Cairo

[/su_box]

[su_box box_color=”#ff0000″ title=”Locais UNESCO no Egito” radius=”0″]Estes são alguns dos melhores destinos para visitar no Egito. Os locais UNESCO Património Mundial no Egito são locais protegidos pela sua importância cultural e natural.

Locais inscritos na Lista do Património Mundial no Egipto:

  • Ruínas de Abu Mena
  • Cairo islâmico
  • Mênfis e a sua necrópole – Complexo de pirâmides de Gizé a Dahchur
  • Monumentos Núbios de Abu Simbel a Filas
  • Antiga Tebas e sua necrópole
  • Área de Santa Catarina
  • Wadi Al-Hitan (Vale das Baleias)

[/su_box]

[su_note note_color=”#f2f2f2″]Kit Útil para organizar a sua viagem no Egito:

[su_row][su_column size=”1/3″][su_button url=”http://www.booking.com/city/eg/cairo.pt-br.html?aid=353109;label=Cairo” rel=”nofollow” target=”blank” style=”flat” size=”7″ wide=”no” center=”yes” radius=”0″ desc=”pesquisar hotéis no Booking.com” title=”Hoteis no Cairo”]Hotéis no Cairo[/su_button]

[/su_column]
[su_column size=”1/3″][su_button url=”http://www.rentalcars.com/CityLandingPage.do?affiliateCode=joaoblog&countryCode=eg&place=cairo&preflang=pt&prefcurrency=eur” rel=”nofollow” target=”blank” style=”flat” size=”7″ wide=”no” center=”yes” radius=”0″ desc=”pesquisar aluguer de carro no Rentalcars.com” title=”Carro no Cairo”]Carro no Cairo[/su_button]
[/su_column][su_column size=”1/3″][su_button url=”http://clk.tradedoubler.com/click?p=51478&a=2221492&g=17322254″ rel=”nofollow” target=”blank” style=”flat” size=”7″ wide=”no” center=”yes” radius=”0″ desc=”pesquisar bilhetes com Edreams.com” title=”Avião para o Cairo”]Avião para o Cairo[/su_button]
[/su_column][/su_row][/su_note]

Instagram JoaoLeitaoViagens