Venha conhecer Marrocos « Viagem de grupo 7 dias por 430 Euros » Marrakech até Deserto do Saara

« Antártida Continente »

MAPA DA ANTARTIDA

MAPA DA ANTÁRTIDA

Antártida

BANDEIRA ANTARTIDA

  • Capital: não tem.
  • Línguas oficiais: vários idiomas são falados nas várias bases.
  • Bases científicas: 65 bases de 30 países.
  • Jurisdição: Tratado da Antártida.
  • População não permanente: 1.000 habitantes.
  • Área Total: 13 milhões km².
  • Reivindicações de território: Argentina (Terra do Fogo), Austrália (Território Antárctico Australiano), Chile (Região de Magalhães e Antártica Chilena), França (Terra Adélia), Nova Zelândia (Dependência de Ross), Noruega (Terra da Rainha Maud e Ilha de Pedro I), Reino Unido (Território Britânico da Antártica)
  • Clima: gelo.
  • Fronteiras: não tem.
  • Locais a não perder: Neko Harbour, Paradise Bay, Base Antártida Almirante Brown, Ilha de Danco, Ilha Cuverville, Ilha Meia Lua, Ilha Decepção, Ilha Goudier, Ilha Petermann.
  • Quando visitei a Antártida: Fevereiro 2014.

ANTÁRTIDA: O continente antártico é o que se localiza no ponto mais a sul do nosso planeta. O Pólo Sul e os seus glaciares proporcionam o clima mais frio e ventoso da Terra, chegando a atingir temperaturas de -90º. Ainda assim, vivem neste clima inóspito cerca de cinco mil pessoas, o que significa que este continente é o menos povoado do mundo. Devido ao clima extremamente rigoroso e por estar coberto de gelo, poucas plantas e animais resistem neste ambiente. Como curiosidade, não existe uma única espécie de répteis neste território.

O continente antártico não tem país nenhum mas tem 8 reivindicações territoriais oficiais que reclamam o território com um total aproximado de 1000 habitantes e que está dividido em nove sub-regiões: Território Antártico Britânico, Dependência de Ross, Terra Adélia, Ilha de Pedro I, Território Antártico Australiano, Terra da Rainha Maud, Território Antártico Chileno, Antártida Argentina e a Terra de Marie Byrd (território não reivindicado).

Quando visitar a Antártida: Clima e Quando ir

Para saber quando ir à Antártida você precisa de se informar um pouco melhor acerca das suas estações e melhor clima. Para visitar a Antártida deverá estar preparado para enfrentar baixas temperaturas que podem chegar aos -20 graus no Verão.

O clima da Antártida está sob a influência de frentes frias própria desta zona do planeta no continente do gelo e icebergues.

Artigos de viagem sobre a Antártida

O que fazer na Antártida

O que fazer na Antártida Visitar a Antártida é por si uma experiência única. Não são muitos os humanos que se deslocaram a esta terra remota e menos ainda os que regressaram. É portanto uma viagem que se faz uma vez na vida, e apenas ao alcance dos mais afortunados. Contudo, caso…

Como chegar à Antártida – Informação prática

Como ir à Antártida Para visitar a Antártida há que primeiro chegar a um dos portos de onde existem partidas de cruzeiros para o continente gelado. Há partidas de locais mais distantes, como a Austrália e a Nova Zelândia, mas esses cruzeiros têm uma longa duração e custam preços interditivos para quase…

Os Exploradores da Antártida

Nunca se saberá quem foi o primeiro humano a chegar à Antártida. Provavelmente os povos da Polinésia, cujos feitos ficaram gravados na memória oral que chegou até aos dias de hoje. Ao longo do século XVII uma série de navegadores europeus tocaram a Antártida, incluindo alguns portugueses. Mas foi o Capitão James…

Viajar na Antártida – Um fascínio inegável

Viajar na Antártida Estive de viagem na Península Antártica e Ilhas Shetland do Sul durante 15 dias, saindo da cidade argentina de Ushuaia, atravessando a Passagem de Drake (Drake Passage), descendo até 68°11 S 67°00 W na Ilha de Stonington, para lá do Círculo Polar Antártico. Viajar na Antártida no mês de…

Qual a melhor altura para visitar a Antártida?

Quando Visitar a Antártida A Antárctida não pode ser visitada ao longo de todo o ano. Existe uma janela de tempo relativamente apertada, que vai de Novembro a Março, o período que por ali é considerado Verão. Apenas nessa altura do ano o gelo permite a passagem dos navios, existindo contudo algumas…

Ilha Meia Lua – Antártida Gélida e Abandonada

Ilha Meia Lua A Antártida estava escura e enevoada. A minha descida em direcção ao extremo sul da Ilha Meia Lua foi uma experiência desagradavelmente húmida, molhada e fria, mas que me cativou desde o primeiro momento. Num primeiro olhar, destacou-se os restos de um velho baleeiro norueguês, milhares de pinguins e…

Focas-leopardo da Antártica

Focas-leopardo Durante a viagem à Antártica tive a oportunidade de ver e estar muito perto de um animal fantástico mas assustador: a Foca Leopardo. As focas leopardos são enormes, podendo as fémeas chegar a 4 metros e pesar 600 quilos. Praticamente todos os dias vi estas focas, geralmente a dormirem em cima…

Visitar a Antártida – 17 Locais maravilhosos a não perder

Visitar a Antártida A Antártida (Antárctida ou Antártica) é um continente situado no extremo mais austral do globo terrestre, no qual contém o Polo Sul. Visitar a Antártida é fácil, mas requer um pouco de organização. Nota: Para facilmente distinguir a geografia entre o Polo Sul e Polo Norte, é simples: o…

Kit de Viagem

« Onde reservo alojamento? Encontre os melhores hotéis e promoções através do Booking.com »
« Rent-a-car? Eu reservo sempre o meu carro online através do Rentalcars.com »
« Quer estar prevenido? Faça o seu seguro de viagem através do Worldnomads.com »
« Junte-se a um grupo! 7 dias em Marrocos 430 euros desde Marraquexe até ao Deserto do Saara através do Marrocos.com »
« Quer viajar e ter sempre Internet? Faça como eu e compre o aparelho da SkyRoam.com »

O autor do blog

VIVA! Sou o João Leitão. Viajante independente desde 1999, explorei mais de 130 países em África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Oceânia. Bem-vindo ao meu blog de viagens, onde partilho dicas práticas de viagem para o motivar a sair de casa! Siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e YouTube.

« Seguir no Instagram »

Instagram Joao Leitao Blog de Viagens