Viagens de Grupo

Visitar Holanda – Roteiros e Dicas de Viagem

Categorias Países Baixos Etiquetas
Visitar Holanda – Roteiros e Dicas de Viagem
Visitar Holanda – Roteiros e Dicas de Viagem

Guia de Viagem da Holanda

Viajar na Holanda – informação de viagem.

Tudo sobre visitar os melhores locais e destinos da Holanda (Países Baixos). Ideias de roteiros e itinerários com informação de alojamento, transporte, muitas galerias de fotografias, restaurantes, vídeos e mapas.

Organize as suas férias na Holanda. Alguma pergunta ou opinião deixe um comentário no fim da página.

Nesta página você encontra:

  1. Turismo na Holanda – Apresentação
  2. História, Geografia e Cultura
  3. Vídeo à Holanda
  4. Resumo de viagem na Holanda
  5. Guia de Viagem: artigos para consultar
  6. Roteiros na Holanda – 5 e 7 dias
  7. Locais UNESCO na Holanda
  8. Kit de Viagem

Obrigado.

Turismo na Holanda, Roteiros de Viagem

Canais de Amsterdão, Visitar a Holanda
Canais de Amsterdão, Visitar a Holanda

A Holanda é um país fascinante para passar férias.

Os Países Baixos são um país situado na Europa e que são também conhecidos pelo nome de Holanda.

Sem dúvida que muita da fama da Holanda vem da sua capital, a cidade de Amesterdão.

Através da história, a Holanda marcou presença nas trocas comerciais de especiarias entre a Ásia e a Europa, a partir do século XVII logo depois dos portugueses perderem o monopólio.

Assim o Império Colonial Holandês administrou os territórios das Índias Orientais e das Índias Ocidentais.

Um dos factos fascinantes acerca da Holanda é que maior parte do território terrestre tem menos de 1 metro de altitude em relação ao mar e, muitas zonas do país encontram-se mesmo abaixo do nível do mar, daí o seu nome Países Baixos.

Apesar de eu já ter estado inúmeras vezes no aeroporto de Amesterdão, na verdade nunca tinha visitado o país.

Em Dezembro de 2012 fiz uma pequena visita à cidade de Amesterdão para saciar o conhecimento e preparar um projecto de uma nova viagem para um futuro próximo e conhecer outras zonas.

Em Junho de 2017, visitei novamente a Holanda, desta vez com a excelente companhia da minha irmã, e aproveitamos para conhecer outros locais um pouco espalhados pelo país.

Apresentação da História, Geografia e Cultura:

Cidade de Amsterdão

A história da Holanda iniciou-se desde o Baixo e o Médio Paleolítico, aquando das primeiras civilizações (celta e germânica) que marcaram a sua presença nos séculos VIII-I a.C., seguindo-se do domínio do Império Romano entre os séculos I a.C. ao V d.C.. Posteriormente, o Império Romano foi sucedido pelo Império Franco e pelo Império Carolíngio, tendo o seu término após a morte do imperador Luís, o Pio (840). Para colmatar esta queda imperial, surgiram os principados seculares, os quais prestavam vassalagem ao reino alemão e por conseguinte, para com a França. Período de imensos conflitos e guerras que evidenciavam uma ideologia independentista, a qual tirou imenso poder aos reinos da Alemanha e França, embora fosse sem sucesso, pois o reino francês conseguiu manter-se no poder. Mesmo sendo um país neutro durante a Segunda Guerra Mundial, a Holanda foi invadida pela Alemanha, que após a guerra, passou a ser membro da NATO.

A geografia da Holanda, a qual é oficialmente denominada por Países Baixos, conta com a área territorial de 41 526 Km2, situada na Europa Ocidental, mais propriamente no litoral da Planície do Norte da Europa. Faz fronteira a Sul com a Bélgica e a Leste com a Alemanha, sendo banhada a Norte e a Oeste pelo Mar do Norte. O cenário paisagístico aqui presente é composto principalmente por duas zonas distintas. A primeira localiza-se a Sul e a Leste do país e apresenta-se com um relevo ondulado, onde a altitude máxima aqui ilustrada é de 322 metros, sendo que a outra parte do país é bastante plana, onde a maioria do relevo encontra-se 20% abaixo do nível do mar. Os polderes, ou uma porção de terrenos baixos e planos construídos de forma artificial, que promovem a construção de diques a fim de utilizar o território para a agricultura ou habitação, é bastante comum na Holanda.

Cidade de Amsterdão
A cultura da Holanda é bastante interessante, com características únicas e distintas de todas as culturas existentes no mundo. É um país pequeno, mas com uma imensa e rica tradição cultural, a qual é influenciada por imensas culturas e religiões, uma vez que foi um país que tão bem recebeu de braços abertos povos de outras origens e, por conseguinte, as suas influências. É um país com uma personalidade muito própria, o qual tem os menores índices de criminalidade conhecidos e se a língua nativa (Holandês) poderá ser um obstáculo para si, não se preocupe, pois aqui comunica-se em bom Inglês. A Holanda tem cidades muito agitadas e modernas, como Amesterdão, Masstricht ou Roterdão, com muito para oferecer ao nível de eventos culturais e arquitectura, onde também poderá desfrutar de ruas cheias de brio e da beleza dos canais, ideais para passear a pé ou de bicicleta. Para quem procura uma cidade mais histórica, Utrecht é uma óptima opção, uma vez que está repleta de história e de arquitectura da Idade Média.

Vídeo Promocional do Turismo de Amsterdão

[responsive_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=ycLFcMUd64U”]

O que visitei / Resumo de viagem aos Países Baixos

[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Amesterdão, Holanda” radius=”0″]AmsterdaoAmesterdão: é a capital e a cidade com mais população do Reino dos Países Baixos. A origem do nome desta cidade vem do Latim “Homines manentes apud Amestelledamme”, que tem como significado “homens que vivem próximo ao Amestelledamme”, sendo Amestelledamme, água, terra seca e dique, evoluíndo para Amsterdam. Foi durante o século XII, enquanto pequena vila piscatória, que se transformou num dos portos mais importantes do mundo, transaccionando o diamante e o ouro como mercadorias principais. Devido ao seu exponencial desenvolvimento houve a necessidade de expandir a cidade, construíndo novos bairros, a fim de melhorar as condições dos habitantes e de canais, para permitir uma maior navegabilidade, actividade económica principal de Amesterdão. Amesterdão encontra-se abaixo do nível do mar, razão pela qual, os canais integram um sistema quase perfeito em forma de círculos que os interligam. É uma cidade contemplada pelo selo da UNESCO – Património Cultural da Humanidade, pois apresenta uma culturalidade sem igual. É uma cidade repleta de coisas para fazer, o que poderá nomeadamente visitar a Casa de Anne Frank e o Museu de Van Gogh, o Jardim Botânico (o qual tem espécies de plantas raras) e o Tropenmuseum (com peças artísticas do Oriente), o Rijksmuseum (exibição de obras de Rembrandt) e a Fábrica de Cerveja Heineken. Poderá ver também um jogo de futebol do clube AFC Ajax ou ver um concerto na sala Concertgebouw. O Dia da Rainha é um dia especial para todos os holandeses, pois a população sai à rua vestida de cor-de-laranja, para vender todo o tipo de produtos. Perca-se nesta cidade a fim de desfrutar das inúmeras igrejas e praças e claro as pontes, sem igual. Os aspectos mais singulares deste lugar são, sem dúvida, as coffeeshops (onde é permitido o consumo de drogas leves) e as casas de sexo legalizadas.


Top 10 locais a visitar em Amesterdão:


  1. Rijksmuseum
  2. Museu de Anne Frank
  3. Royal Palace
  4. Igreja Velha (Oude Kerk)
  5. Vondelpark
  6. Bloemenmarkt
  7. Museu De Van Gogh
  8. De Negen Straatjes (As 9 Ruas)
  9. Bairro histórico De Plantege
  10. Rede de canais fluviais

[/su_box]

[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Zaandam, Holanda” radius=”0″]
Zaandam: a antiga Saenredam, foi um importante centro de moagem na época de ouro do Império Holandês e uma das cidades onde a Revolução Industrial se revelou marcante tendo ao longo da sua história tido ilustres habitantes, como o pintor Claude Monet ou o Czar Pedro I da Rússia que aqui estudou construção naval durante uma semana. Mas o que torna a cidade especial é a arquitectura e as casas tradicionais. Uma que merece destaque é precisamente aquela em que o imperador russo viveu em 1697, a Tsaar Peterhuisje. A Blauwe Huis van Monet distingue-se por ter sido pintada por Monet em 1871. É possível ver o seu interior com visitas guiadas a custar cerca de 10 Euros. Chega-se a Zaandam facilmente a partir de Amesterdão e o famoso Zaanse Schans fica mesmo ao lado.


Top 10 locais a visitar em Zaandam:


  1. Blauwe Huis van Monet
  2. Zaans Museum
  3. Moinhos de vento Zaanse Schans
  4. Tsaar Peterhuisje (Czar Peter’s House)
  5. Centro histórico de Zaandam
  6. Museu Histórico Zaans
  7. The Clog Museum
  8. Hotel Inntel Zaandam
  9. Zeilenmakerspad
  10. Igreja de São Bonifácio

[/su_box]

[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Volendam, Holanda” radius=”0″]
Volendam: a pequena cidade de Volendam localiza-se junto ao lago Markermeer, a nordeste de Amesterdão. É famosa pelas suas bonitas casas tradicionais, construídas em madeira e pintadas com cores garridas, e também pelo pitoresco porto de pesca tradicional. A sua malha urbana é cruzada por canais sobre os quais foram construídas encantadoras pontes que acentuam o carácter romântico das ruas de Volendam. Algumas das pessoas locais usam ainda roupas tradicionais. Não se deve perder a área a que eles chamam Doolhof (O Labirinto), uma das mais antigas da cidade. Existem alguns museus em Volendam: o Palingsound aborda a antiga (e ainda praticada) arte de fumar enguias; o museu de Volendams é mais geral, abordando a história e a vida quotidiana da cidade . Outro ponto a visitar é a Fábrica de Queijo, que é também um museu, onde se poderá experimentar um pedaço de queijo Volendam.


Top 10 locais a visitar em Volendam:


  1. Doolhof (O Labirinto)
  2. Museu de Volendam
  3. Fábrica de Queijo
  4. Igreja Stolphoevekerk
  5. Palingsoundmuseum
  6. De Visafslag
  7. Igreja Vincentiuskerk
  8. Marginal de Volendam
  9. Marina de Volendam
  10. Burg. Boelenspark

[/su_box]

[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Zaanse Schans, Holanda” radius=”0″]
Zaanse Schans: é um museu etnográfico ao ar livre, onde se pode passear enquanto se observam casas tradicionais holandesas e o desempenho dos ofícios que nelas costumavam ter lugar. Por exemplo, a padaria, a oficina do relojoeiro, a mercearia tradicional, a destilaria, a fábrica de chocolates e a queijaria. Os seis moinhos, tipicamente holandeses, ocupam um lugar de destaque e por vezes estão em funcionamento sendo possível observar todo o processo de moagem. Se o visitante se afastar um pouco do centro da “aldeia”, encontrará a paz do espaço rural holandês. Chega-se a Zaanze Schans com o autocarro 391 que parte da Estação Central de Amesterdão (40 minutos – 5 Euros). A entrada é livre, mas são cobrados ingressos para algumas das casas e para ver os moinhos por dentro.


Top 10 locais a visitar em Zaanse Schans:


  1. Zaans Museum
  2. Moinho De Huisman
  3. Moinho De Gekroonde Poelenburg
  4. Moinho De Kat
  5. Moinho Het Jonge Schaap
  6. Moinho De Os
  7. Moinho De Zoeker
  8. Moinho Het Klaverblad
  9. Moinho De Bonte Hen
  10. Albert Heijn Museumshop

[/su_box]

[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Marken, Holanda” radius=”0″]
Marken: esta simpática aldeia pode ser encontrada numa península que se forma no lago Markermeer e até meados do século XX era bem diferente: como tinha acesso ao mar (algo que já não se verifica) era uma aldeia de pescadores e até 1957 era de facto uma ilha. Hoje em dia as pessoas já não se vestem como antigamente e se o fazem é apenas para promover o turismo. As casas de madeira continuam a ser muito pitorescas, e muitas delas estão classificadas como património nacional. Poderá visitar o Museu de Marken, instalado numa casa tradicional e com bastante informação sobre a Península, mas apenas aberto na época turística (Abril-Outubro). A Grote Kerk, uma igreja de madeira do início do século XX vale também pela colecção de modelos de barco que hospeda. Ali perto poderá querer ver o faro, Paard van Marken, considerado monumento nacional, mas encerrado a visitantes.


Top 10 locais a visitar em Marken:


  1. Museu de Marken
  2. Grote Kerk
  3. Farol Paard van Marken
  4. Museu Kijkhuisje Sijtje Boes
  5. Conjunto de Casas de Madeira de Marken
  6. Vestígios arquelógicos
  7. Marina de Marken
  8. Bairro Havenbuurt
  9. Bairro de Kerkbuurt
  10. Porto de Marken

[/su_box]

[su_box box_color=”#DF7401″ title=”Guia de Viagem: artigos e relatos para você consultar” radius=”0″]

[catlist link_target=_blank name=Holanda]

[/su_box]

Roteiros na Holanda (Países Baixos)

Algumas ideias de roteiros para você preparar as suas férias na Holanda de maneira independente. Itinerários de turismo na Holanda seja de 5 ou 7 dias.

[su_box box_color=”#009999″ title=”5 Dias: Amsterdão e Roterdão” radius=”0″]

Dia 1 Amsterdão
Dia 2 Utrecht
Dia 3 Roterdão
Dia 4 Roterdão
Dia 5 Amsterdão

[/su_box]

[su_box box_color=”#009999″ title=”5 dias: um pouco de tudo” radius=”0″]

Dia 1 Amsterdão
Dia 2 Haarlem
Dia 3 Beverwijk
Dia 4 Zaanstad
Dia 5 Amsterdão
[/su_box]

[su_box box_color=”#009999″ title=”1 semana na Holanda” radius=”0″]

Dia 1 Amsterdão
Dia 2 Utrecht
Dia 3 Zeist
Dia 4 Hilversum
Dia 5 Amsterdão
Dia 6 Amsterdão
Dia 7 Amsterdão

[/su_box]
[su_box box_color=”#ff0000″ title=”Locais UNESCO nos Países Baixos” radius=”0″]Estes são alguns dos melhores destinos para visitar na Holanda. Os locais UNESCO Património Mundial na Holanda são locais protegidos pela sua importância cultural ou natural.

Locais inscritos na Lista do Património Mundial nos Países Baixos:

  • Schokland e Arredores
  • Linha de Defesa de Amesterdão
  • Rede de Moinhos de Kinderdijk-Elshout
  • Zona Histórica de Willemstad, Cidade Antiga e Porto, Antilhas Holandesas
  • Estação de Bombagem a Vapor de D.F. Wouda
  • Ir.D.F. Woudagemaal (Estação de Bombagem a Vapor de D.F. Wouda) (1998)
  • Pólder de Beemster
  • Casa Rietveld Schröder
  • Mar de Wadden (sítio transfronteiriço dividido com a Alemanha)
  • Zona dos Canais Concêntricos do Século XVII no Interior do Singlegracht em Amesterdão
  • Van Nellefabriek

[/su_box]

Instagram JoaoLeitaoViagens